
MSSANTOS Escreveu:Amigos,
Venho contar-vos a situação actual da idosa que tinha os 10 gatos, que com a ajuda de todos se conseguiu novos donos.
A D. Esperança ficou com dois cãezinhos de porte pequeno, para lhe fazer companhia e não ficar completamente só.
Infelizmente neste mundo cruel, esta senhora com arterioesclerose foi piorando, esquecendo-se de tomar a medicação, ou sobre medicando-se...
Vou colar aqui toda a esta triste história, que tenho enviado por e-mail a alguns amigos dos animais.
Peço ajuda para se conseguir adopção para os dois cãezinhos, que não podem continuar nesta situação muito mais tempo, porque o tempo está-se a esgotar...![]()
Obrigada.
Um abraço,
Marisa Santos
T. 916689952
quote="MSSANTOS"]E-mail enviado em 01 de Setembro:MSSANTOS Escreveu:E-mail enviado em 29 de Agosto:
-------------------------------------------------------------------------------------
Boa tarde,
Infelizmente acabei de saber que desde ontem a D. Esperança está internada no Hospital Pedro Hispano em Matosinhos, a sobrinha diz que não vai ao hospital, nem sequer para ir buscar as chaves de casa…
A senhora de idade que é também amiga da D. Esperança, foi ver a casa para tentar dar de comer aos cães através do postigo, mas infelizmente os cães estão trancados numa sala no interior… a berrar desalmados…
A casa deve ter sido assaltada, pois vê-se pelo postigo a sala toda desarrumada, virada do avesso, mas a porta de entrada está trancada…
Talvez ela tenha sido assaltada e depois tenha saído para pedir ajuda…
Não sabemos se a D. Esperança caiu na rua (como disse a sobrinha) ou se foi assaltada e agredida e veio para a rua…
Estou a tentar contactar o Magalhães Lemos, em último recurso vou levar lá a polícia, mas necessito de ajuda para poder realojar em FAT os dois cãezinhos, são de porte pequenino…
Por favor divulguem!
Na Sexta-feira ao fim do dia, a sobrinha da D. Esperança foi ao hospital para tentar saber o que se passou, ninguém sabia o que tinha acontecido, foi a PSP que a levou para lá.
A pedido do médico, a enfermeira voltou a ver nos pertences da D. Esperança e encontraram a chave. A sobrinha explicou ao médico a situação da D. Esperança, e que por não poder ficar com a tia não a ia tirar do hospital, o Dr. disse que ia expor a situação à Segurança Social.
A D. Esperança estava toda suja, e as roupas cheiravam muito mal…
A sobrinha foi logo dar de comer aos cães e confirmou a confusão na sala…
Os cãezinhos estavam esfomeados e fezes e urina por todo o lado…
A sobrinha também telefonou para a PSP, que informou que alguém passou na rua e viu: a porta toda aberta, a D. Esperança caída no sofá com a mesa da sala por cima dela, e essa pessoa (não se sabe quem terá sido) telefonou para a polícia…
A polícia supôs que ela pode ter-se sentido mal e ao cair ter-se agarrado à mesa.. mas nesse caso pergunto eu: e porque razão estava a porta toda aberta????????
Na Sexta-feira enviei um e-mail para a Segurança Social de Matosinhos a expor a situação da D. Esperança.
Falei com o Magalhães Lemos que ia contactar hoje de manhã sem falta a Assistente Social de Matosinhos, para tentar a colocação urgente da D. Esperança num lar.
Combinei ir ter com a sobrinha da D. Esperança, no sábado logo de manhã para ficar com a chave da casa e poder tratar dos cãezinhos, com a intenção de os retirar de lá com urgência.
Esta manhã a Assistente Social contactou a querida Amiga Sónia Pereira que tanto ajudou e sempre acompanhou toda esta situação desde o inicio, e disse-lhe que não era possível a colocação num lar, perguntou se havia alguém (de nós que ajudamos) que pudesse ficar com ela durante o dia, mas nenhuma de nós tem essa disponibilidade, assim ela ia contactar a sobrinha para tentar encontrar uma solução.
Falei há pouco com a sobrinha da D. Esperança, e a Assistente Social já tinha telefonado e facultou um contacto de uma senhora que poderá ficar com a D. Esperança durante o dia, a sobrinha esclareceu a situação da Esperança, que ela não pode regressar para a casa e ficar sozinha.
Sobre o pagamento à tal senhora, a Assistente Social disse para depois informar o custo, para ver o que é que a Seg. Social pode fazer.
Se a Segurança Social não pagar a despesa (falamos de um ordenado), mais ninguém tem condições de pagar e a situação volta à estaca zero.
Os cãezinhos ficarão na casa até se confirmar se a D. Esperança volta para casa com alguém a olhar por ela durante o dia.
Entretanto eu irei lá dia sim, dia não, pois não posso lá ir todos os dias…
Problemas graves existentes:
- a D. Esperança não consegue gerir o dinheiro da reforma, quase todos os dias vai ao banco (até ao fim-de-semana!) e quando a reforma está disponível ela levanta o dinheiro todo… o banco não pode recusar os levantamentos enquanto há dinheiro na conta, pois a D. Esperança não está interdita pelo tribunal e a conta é dela…
A senhora de idade que ajudava:
• indo com ela ao banco,
• tentando que ficasse na conta os 125€ para a “Associação Batista Agape” (que enquanto o serviço foi pago, levava 1 refeição por dia e dava “um banho” por semana numa bacia),
• levando os 28€ da renda para depositar na conta da senhoria,
• e separando o dinheiro para pagar as contas de luz, água e telefone,
… já não pode ajudar porque a D. Esperança na sua instabilidade mental, insultou publicamente no banco esta senhora que é muito doente e não se pode afligir…
Quando a D. Esperança anda pior da cabeça, insulta toda a gente de ladra e nomes piores, e depois afirma que viu as pessoas a roubar… depois passa-lhe e ela nem se lembra de ter insultado ou lembra-se e arrepende-se…
- este será o sexto mês em que a renda da casa não é paga – poderá chegar a qualquer momento uma ordem de despejo.
- as últimas facturas de luz, água e telefone não foram pagas.
- não há água quente na casa – nunca houve.
- o lava-loiça está entupido… (só existe uma torneira no lava-loiça e outra no lavatório).
- os armários da cozinha estão todos podres, e com uma camada de lixo terrível…
- o fogão já não funciona, o último disco que funcionava avariou-se…
- as ligações eléctricas da casa estão todas à vista (sem caixas e com os fios todos de fora descarnados) e em péssimo estado, algumas delas já não funcionam…
- Não há banheira nem chuveiro… só sanita e lavatório.
- a casa está imunda, o cheiro a urina é enorme, e há imensas pulgas.
- a única comida existente na casa era um pacote e meio de leite, mais nada…
Nem farinha, açúcar ou sal, NADA!
- Ouve-se os ratos a fazerem corridas entre as telhas e o tecto…
No conjunto da casinhas aquela é a única ainda habitada, há uns anos atrás foram todos recolocados em apartamentos camarários, mas como a D. Esperança tinha na altura 4 cães e 15 gatos, não aceitou sair sem os animais…
- As roupas da D. Esperança, as roupas de cama, e toalhas estão todas velhas…
- Os tachos todos furados, são daqueles muito velhos em alumínio que o tempo já corroeu…
- Quase não tem talheres nem pratos, só algumas caçarolas de plástico velhas…
Todo o cenário é de miséria humana… esta idosa que viveu sempre para ajudar os animais de rua… como nós…
Vamos aguardar a resposta da Segurança Social…
Se entretanto alguém conseguir ajudar de alguma forma, nem que seja combinar um dia para se conseguir fazer uma verdadeira limpeza era excelente…
Seria também muito bom tentar angariar coisas usadas que possam ser úteis para a D. Esperança, e que alguém não queira ou possa ajudar, como:
- talheres, pratos, panos, toalhas, roupas
- produtos de limpeza…
- se alguém tiver conhecimentos de electricidade ou de canalizador…
- um fogão usado… nem que seja pequenino, mas eléctrico (o gás é perigoso demais para ela!)
- e quando ela voltar para casa: alimentos como por exemplo leite, pão, iogurtes, fruta, bolacha maria, cevada, batata, cenoura…
Bem hajam a todos pela divulgação e pela ajuda a esta pobre idosa Amiga dos Animais.[/quote]
A historia continua e para nao "carregar" muito a abertura podem continuar a segui-la aquiMSSANTOS Escreveu:E-mail enviado dia 04 de Setembro:
Nesta Terça-feira à noite fui tratar dos cãezinhos, que mal se mexeram das poltronas, a ganir baixinho, nem quiseram ir comer…
Parecia que estava gente em casa… eram os ratos por cima do tecto…
Troquei a água dos vários recipientes, apanhei algum lixo, e fiz um bocadinho de companhia, aproveitei para tirar as fotografias que anexo…
Não é preciso mais palavras, elas falam por si…
A senhora que foi contactada conforme a seg. social indicou, disse que podia ir durante o dia mas que não cozinhava…
… muito provavelmente também se ia recusar a tratar dos cães…
…então se ela visse a “casa”…
Ontem a sobrinha da D. Esperança foi buscar documentos da tia à casa, e viu que os cães não comeram nada, nem beberam água… não se mexeram das poltronas, ganiam baixinho…
Estes meninos estão a desistir de viver…
A D. Esperança já não vai voltar para casa…
No hospital, já verificaram que a D. Esperança tanto está lúcida como de repente está desorientada e insulta toda a gente… só lhe dão alta saindo para um lar, porque ela não pode ficar sozinha, mesmo que fosse só à noite….
Ela chora muito pelos cãezinhos dela… mal ela sabe que eles também estão a chorar por ela… 
Neste momento a D. Esperança precisa apenas de roupa, pois as que estão em casa ou estão estragadas pela falta de serem lavadas ou estão rotas…
Se alguém tiver roupa de senhora tamanho L, as calças não sei o tamanho, mas vou saber (ela não usa saias), e o calçado é n.º 37, se for 38 não faz mal porque ela tem joanetes… 
É preciso FAT ou doninhos para estes meninos com urgência!
Vão ter que ser desligados os serviços de luz, telefone e água, pois as dívidas estavam a acumular-se…
Por favor divulguem!
Muito obrigada por toda a ajuda!
http://www.companhiadosanimais.pt/pets/ ... 12&t=41537
Peço desculpa a moderação, não sei se tal é possivel, no entanto nao consegui ficar indiferente a esta "historia" e como o objectivo é ajudar os animais vou arriscar.