ruptura de ligamentos / TPLO- já vos aconteceu?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

lua1
Membro
Registado: sábado jul 22, 2006 4:31 pm

quinta set 18, 2008 2:14 pm

Olá a todos...

Um dos meus cães começou a coxear... depois de algumas idas ao vet, rx, etc, descobriu-se que tem displasia da anca (mas sem sintomas, pelo menos para já) e que a razão para ele coxear é uma ruptura dos ligamentos na zona do joelho (acho que é conhecida como doença dos jogadores de futebol, nos humanos). O tratamento aconselhado pela Vet e pelo ortopedista que o viu foi uma TPLO (Osteotomia de Nivelamento da Meseta Tibial). A cirurgia é cara (600 euros, mais ou menos), a recuperação um pouco demorada, mas não posso deixar o meu menino a coxear e sem conseguir brincar e correr, não é?

Como em todas as cirurgias que os meus caes já fizeram, estou nervosissima... às vezes não tenho a certeza se estou a tomar a decisão certa...

A cirurgia só vai ser feita daqui a uma semana mais ou menos, na zona de Coimbra. é uma cirurgia (segundo a Vet) que, no nosso país ainda existem poucos cirurgioes a fazer.

Algum de vocês já passou por uma experiência destas? Como correu a cirurgia? E o pós-operatório? Que cuidados tiveram? ...Valeu a pena?
Loopie
Registado: sexta set 12, 2008 4:04 pm

quinta set 18, 2008 5:53 pm

nunca me aconteceu. Portanto não sei responder às suas perguntas, mas desde já muito boa sorte para a operação, espero que corra tudo muito bem!
angelaM27
Membro
Registado: quarta abr 30, 2008 11:11 am

quinta set 18, 2008 6:09 pm

trabalho num centro veterinário que fazem esse género de operação, sim realmente é raro fazer em portugal, mas se o médico tiver experiência é aconselhável para o seu cão pois vai melhorar e muito a qualidade de vida dele.

Tente seguir à risca as indicações do médico, no pós operatório o mais certo é ele ter de ficar imobilizado por algum tempo, ter de ficar num espaço em que ele não se possa mexer muito (transportadora,jaula) se for um cão muito irrequieto é melhor pedir um calmante, é muito melhor para ele.

Possivelmente terá que fazer fisioterapia, a minha cadela foi operada à anca e o médico aconselhou "natação" ou seja pô-la umas horas numa piscina para ela caminhar, mas isso foi na operação da minha cadela :wink:

Mas acho que a melhor fisioterapia é uma boa dose de mimo enquanto recupera, a minha cadela ficou muito carente :D

Felicidades para o seu cão
Torrez
Membro Veterano
Registado: domingo jun 29, 2008 1:14 am
Localização: 1 Rott(Black), 1 Yorkshire Terrier (Skippy) e 1 São Bernardo (BIG), 1 Cocker Spaniel (Martinha... no

sexta set 19, 2008 2:21 pm

Felizmente não, mas o black é tão doido que ando sempre atento para não correr o risco...
Como já contei aqui à uns tópicos atrás, um rapaz que vinha passear a sua rott aqui perto do INEM, passou por essa situação. Costumava levar a cadela para a beira rio e de tanto esforço nas brincadeiras fez uma ruptura dos ligamentos cruzados anteriores em ambas as patas trazeiras... O rapaz estava desolado... A bicha andava toda tortinha, até a mim me custou, vê-la assim. O valor da operação é o mesmo 600€, mas no caso dele era a dobrar.
Infelizmente até hoje nunca mais vi a cadela, nem o rapaz... Só espero que a cadela esteja em fase de recuperação, e que ele não saia com ela por causa disso, pois senão, é porque adormeceu a pekenita... :roll:
"A razão de eu amar tanto o meu cão, é que quando chego a casa ele é o único que me trata como se eu fosse os Beatles."
Bill Maher

"Os cães são o nosso elo ao paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão no topo de uma colina, numa tarde linda, é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
Milan Kundera
lua1
Membro

sexta set 19, 2008 3:19 pm

Pois, o problema é que o meu cão não pára quieto...adora correr: corre de lado com uma velocidade incrivel...; não passa ninguém no portão sem ele dar sinal e empoleirar-se nas patas de trás a ladrar... é dificil mantê-lo quieto. não sei como vai ser na recuperação. já ouvi falar em 6 meses de recuperação; é muito tempo!

Neste momento, ele está mais calmo. como coxeia, não arrisca tanto movimento como normalmente mas mesmo assim abusa um bocado.

Na recuperação, pensei deixá-lo dentro de casa, para não ter tendência a correr para o portão sempre que ouvir barulho ou sempre que o carteiro se aproximar (coitado do carteiro!) Pelo menos dentro de casa, fica mais calmo. O problema é que tenho mais 3 cães. Se deixo um dentro e os outros fora, ninguém vai dormir nas redondezas durante os 6 meses! Se os ponho a todos dentro de casa, é uma grande confusão e ainda por cima tenho também um gato (que só anda dentro de casa)! Enfim, vai ser bonito, vai!!!

Quanto ao preço, acho carissimo e sinceramente, não estou assim tão bem de finanças para pagar assim de repente 600 euros, mas quanto a isso não há nada a fazer... Já prometi a mim mesma que, depois disto passar vou fazer um seguro de saúde para todos os meus animais! Nestes casos, custa muito menos...
lua1
Membro

sexta set 19, 2008 3:24 pm

Torrez disse: "A bicha andava toda tortinha, até a mim me custou, vê-la assim. O valor da operação é o mesmo 600€, mas no caso dele era a dobrar.
Infelizmente até hoje nunca mais vi a cadela, nem o rapaz... Só espero que a cadela esteja em fase de recuperação, e que ele não saia com ela por causa disso, pois senão, é porque adormeceu a pekenita... "

No meu caso, ele não coxeia assim tanto, mas também é só de uma pata.

O que vi na net, numa das minhas pesquisas sobre o assunto é que quando um cão faz ruptura de ligamentos numa pata, tem tendência a fazer seguidamente na outra (por estar a esforçar a pata saudável, por não conseguir usar a outra)... pode ter acontecido isso.
Esperemos que a ausência da cadela seja mesmo por estar em recuperação...
Leila
Membro Júnior
Registado: terça jan 15, 2002 3:29 pm

sexta set 19, 2008 4:02 pm

Boa Tarde,
Sei bem o que está a passar, pois já passei por isso.
A Clyde (Boxer) sofreu no início deste ano uma ruptura de ligamentos e teve mesmo que ser operada.
O problema reside mesmo no facto de tentar imobilizar um animal que tem muita vida e passa o tempo todo a correr e a brincar.
A Clyde é uma cadela muito activa e foi com muito custo que lhe diminuímos os movimentos- deixamos de ter a porta aberta para o quintal e sempre que era para fazer as necessidades ía de trela ao quintal, isto porque logo a seguir à operação numa ía ao quintal já queria ir a correr atrás de um gato que anda por lá. :( . Até acho mesmo que o problema dela surgiu nas investidas aos gatos vadios que por lá aparecem de vez em quando.
Enfim a operação foi em Março e ainda hoje ela não está totalmente recuperada, tenho que estar constantemente a insistir com ela para usar as 4 patas (em vez das 3 que quer utilizar). Apesar de comer bem está magrita e não recuperou a agilidade que tinha. Vamos ver se com mais tempo fica melhor.
Desejo que corra tudo bem com o seu cãozinho. As melhoras e se puder ajudar em mais alguma coisa é só dizer.
lua1
Membro

sexta set 19, 2008 4:41 pm

Olá Leila,

O meu cão também é assim: muito activo e cheio de vida. a vet diz que é em cães com estas características que este problema mais aparece.

A cirurgia que fizeram à Clyde foi a TPLO ou outra? Em que zona do país foi?

Desculpe as perguntas, mas ando nervosissima com esta situação e é a primeira pessoa que encontro que já passou por isto.

Tenho medo de não estar a tomar a decisão acertada, mas também não tenho muitas alternativas. a vet diz que há cães que não são logo operados, mas que isso condiciona a vida deles e que, mais cedo ou mais tarde, têm de ser operados de urgência, com todas as complicações que isso implica.

Como foram os primeiros tempos pós-operatórios? Eles vÊm para casa com a pata imobilizada? O vet aconselhou alguma fisioterapia, natação, passeios, ... Quanto tempo é que a Clyde ficou internada?

Obrigada, beijinhos e rápidas melhoras para a Clyde.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta set 19, 2008 5:18 pm

lua1 Escreveu: Tenho medo de não estar a tomar a decisão acertada, mas também não tenho muitas alternativas. a vet diz que há cães que não são logo operados, mas que isso condiciona a vida deles e que, mais cedo ou mais tarde, têm de ser operados de urgência, com todas as complicações que isso implica.
Olá.
Se não está segura do diagnóstico e decisão da vet deve procurar uma segunda opinião.
Quanto ao preço é normal para cirurgia ortopédica. Faz bem em subscrever o seguro e talvez o devesse fazer agora, antes da operação, não sei se tem peíodo de carência, se não tiver ainda recupera algum.

Cumprimentos e as melhoras do animal.
Última edição por dinodane em sábado set 20, 2008 10:15 am, editado 1 vez no total.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Leila
Membro Júnior

sexta set 19, 2008 8:21 pm

olá Lua1,
Sim a operação que fizeram á Clyde foi a TPLO, ou seja cortaram o osso e fizeram um tipo de cunha para que a articulação funciona-se bem, eu não sei ao pormenor, mas depois foi colocado interiormente uma "estaca" para que fique bem soldado um osso ao outro e agora vai ficar assim a menos que o organismo mais tarde o venha a rejeitar. O veterinário não aconselha a menos que seja necessário, retirar o artefacto uma vez que a clyde já tem 8 nanos (idade já um bocado avançada, quando se trata da raça Boxer).
Ela não ficou internada, foi operada ao início da tarde e por volta das 22h fomos busca-la. Não vinha com a pata ligada, apenas com um penso por causa de prevenir infecções na zona onde levou os pontos, vinha era como é normal com o funil, o que se tornou um problema. Primeiro que ela se adapata-se ao funil, foi muito chato, batia em tudo :( .
Uma coisa que fizemos aconselhados pelo veterinário foi dar calmantes nos primeiros dias, mas parece que o efeito foi contrário, enfim foram noites sem dormir :) .
Mas tudo passa e agora embora não totalmente recuperada, já está bem melhor, é claro que continuamos a ter que ter muita atenção ao exercício que ela quer mas não pode fazer.
O veterinário aconselhou uma hidroterapia ao fim de cerca de 3 meses, embora não tenha sido possível faze-lo. Compramos uma piscina de propósito para fazer a ginástica, mas pelo menos este Verão, aqui no norte o tempo não esteve grande coisa e para a colocarmos em água fria preferimos não o fazer. :oops:
Vale a pena o sacrificío, pois segundo o veterinário se a Clyde não fosse sujeita à operação iria desenvolver um tipo de artrose profunda (já estava a começar e isso nunca mais desaparece) e aí sim seria muito pior causando para além da imobilização provável da cadela, umas dores acentuadas.
Espero ter ajudado, mas esteja à vontade para perguntar o que for necessário.
Compreendo perfeitamente, pois nós (eu e o meu marido) antes da operação da cadela também estvamos muito aflitos, sem saber o que nos esperava e também andamos á procura de toda a informação possível.
O site do Hospital Veterinário do Porto (é só pesquisar no google) tem informações bastante interessantes, dê uma olhade-la.
Já agora o preço que lhe deu o veterinário diz respeito apenas à operação não é?e que a nossa ficou na globalidade mais caro (análises antes da operação, RX pós operatório e consultas e medicamentos). Tem que fazer essas contas, mas poderá sugerir ao veterinário o pagamento parcelado :wink: é sempre uma ajuda.
As melhoras, vai correr tudo bem.
Fique bem
Leila
lua1
Membro

sábado set 20, 2008 9:18 am

Leila, obrigada pelas respostas... é realmente um sufoco!

O meu cão ainda só tem 4 anos e a Vet também falou em problemas de artrose e artrite no caso de não ser operado.

Também sou da zona norte do país... se calhar somos vizinhas e não sabemos... :)

O que a vet me disse é que era preferivel ele ficar internado 2 noites para ver se estava tudo a correr bem. preferia que ele viesse logo para casa, até porque ele fechado numa jaula não se vai calar nem um segundo.

Já pesquisei o site do hospital vet porto; sempre que tenhoalguma duvida sobre doenças ou diagnósticos é lá que vou pesquisar. Eles são dos poucos no nosso país que fazem a TPLO.

Quanto ao preço, só me falaram nos 600 euros, mas penso que isso só inclui o internamento e a cirurgia. Até agora já gastei 300 euros, só em rx, consulta de ortopedia, ...
Sinceramente não perguntei muito sobre o preço porque fiquei tão assustada que já nem disse mais nada...
Também pensei em perguntar se posso pagar pelo menos em 2 vezes...é que assim de repente não é fácil!

Agora só quero que estes dias passem depressa e que corra tudo bem com a cirúrgia e recuperação. acho que estou mais preocupada com a recuperação do que com a cirurgia...

mais uma vez obrigada...

Vou dando noticias
Leila
Membro Júnior

sábado set 20, 2008 8:41 pm

Olá novamente
Sem dúvida que o pós operatório preocupa mais do que a operação em si.
Mas vai correr tudo bem, :D
Depois dê noticas do seu menino
Boa Sorte
Beijinhos
tisabelgiao
Membro Júnior
Registado: sexta mai 25, 2007 9:08 am

segunda set 22, 2008 1:34 pm

Olá :D
A minha cadela Boneca foi operada em Agosto do ano passado a uma ruptura do ligamento do joelho. Fiquei com muito medo da operação por ela ter na altura 12 anos e ser muito gorda, mas sem a cirurgia ela não iria ter qualidade de vida, ela arrastava-se e tinha muitas dores. Levou uma dose muito grande de anestesia mas correu td bem e agora já tá completamente recuperada. Tem agora uma liberdade de movimentos mais restrita, pois tb tem artroses e o ligamento da outra perna trazeira tb não está famoso. Nada de escadas, subir para cadeiras ou sofás e andar em chão direito de preferência, mas andar pois o exercicio tb faz bem. A cirurgia, análise, rx e medicamentos tb ficou perto dos 600€. Espero que corra td bem e uma recuperação rápida (na medida do possivel pois é um bocadito longa nestes casos).
lua1
Membro

quarta out 01, 2008 8:05 pm

O meu cão foi operado ontem... correu tudo bem! Hoje ao final da tarde fui buscá-lo.
Deram-me mil e uma indicações que vou tentar seguir à risca, mas a mais dificil de todas é mesmo a de repouso absoluto durante um mês!!!
Agora já estou em casa com ele. Preparei uma divisão cá de casa para o acolher e vou tentar mantê-lo sempre aqui, embora não seja muito fácil.

Está a tomar anti-inflamatório e antibiótico.

Alguma dica para o entreter e melhorar o próximo mês?

Agora é torcer para que a recuperação corra bem...

Torçam por nós...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta out 01, 2008 8:08 pm

Estou a torcer.

Das vezes que os meus cães sofreram cirurgias ortopédicas programei as coisas (excepto 1 vez, acidente, tirei férias) de modo a poder estar em casa durante o pós-operatório que é sempre uma carga de trabalhos, o imobilizar, o repouso, o impedir que estrafegassem pensos, drenos e afins...

Boa sorte.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cães”