Então expliquem lá como é que um gato que nunca sai de casa é infectado??dinodane Escreveu:Correcto.blue2 Escreveu:Se não estou em erro, um animal para ter raiva precisa de ser mordido por um infectado, certo?TheGreatDane Escreveu:Blue2... a vacina da raiva que muita gente diz não ser preciso dar, por esta estar erradicada, ainda há pouco tempo um animal com raiva terá passado por Portugal. Eu francamente não queria ter nas minhas mãos a vida de ninguém por facilitar.
Sem falar depois do que pode acontecer legalmente
Dar banho??
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 26, 2007 5:17 pm
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm
Basta um adistração de um segundo para ele sair de casa e ser infectado. Fiv, por exemplo.
Como é que gatos fechados em casa caem de 3 e 4 andares ?
Por um segunbdo
Por um segunbdo
blue2 Escreveu:Então expliquem lá como é que um gato que nunca sai de casa é infectado??dinodane Escreveu:Correcto.blue2 Escreveu:Se não estou em erro, um animal para ter raiva precisa de ser mordido por um infectado, certo?TheGreatDane Escreveu:Blue2... a vacina da raiva que muita gente diz não ser preciso dar, por esta estar erradicada, ainda há pouco tempo um animal com raiva terá passado por Portugal. Eu francamente não queria ter nas minhas mãos a vida de ninguém por facilitar.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
-
- Membro Veterano
Pois, bastante conveniente esta resposta. Só caem porque as pessoas não têm responsabilidade suficiente.TheGreatDane Escreveu:Basta um adistração de um segundo para ele sair de casa e ser infectado. Fiv, por exemplo.
Por um segunbdo
blue2 Escreveu:Então expliquem lá como é que um gato que nunca sai de casa é infectado??dinodane Escreveu:Correcto.blue2 Escreveu:Se não estou em erro, um animal para ter raiva precisa de ser mordido por um infectado, certo?TheGreatDane Escreveu:Blue2... a vacina da raiva que muita gente diz não ser preciso dar, por esta estar erradicada, ainda há pouco tempo um animal com raiva terá passado por Portugal. Eu francamente não queria ter nas minhas mãos a vida de ninguém por facilitar.
pelas respostas dos entendidos do forum posso ficar descansada: os que estão há minha responsabilidade só apanham raiva se ela entrar pelas frinchas da porta

Bom dia, pode ser dar banho antes de ter o esquema de vacinação completo, há uns tempos encontramos uns gatinhos bebés no campo todos sujos de terra e pulguentos e o veterinário que normalmente vou com os meus bicharocos aconselhou-me um produto para lhes dar banho e os gatos não morreram nem lhes aconteceu nada, muito pelo contrario ficaram todos limpos e cheirosos.agatha Escreveu:Porque é que só se deve dar o 1º banho a um gatinho após ter o esquema de vacinação completo?? Alguém sabe fundamentar isto???
O produto chama-se Dermocanis 1º Banho 0-2 meses e passo a citar o que diz no rótulo "Espuma seca, foi especialmente formulado na higiene de cachorros e gatinhos com menos de 2 meses de idade, antes da 1ª vacinação e desparasitação. Este produto pode utilizar-se a partir do 1º dia de vida"
Logo não vejo o inconveniente de utilizar o produto, se o gatinho cheira mal, está sujo e precisa.... porque não?!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Não é se.................... o gato for de apartamento exclusivamente e mesmo assim a Lei obriga a que estejam vacinados contra a Raiva! Aliás, se o gato não for de exposição ou para criação, é a única vacina obrigatória!!! Se for de criação e ou exposição terá então que ter as outras. E, não é costume "dar-se" se os donos não quiserem cumprir a Lei!blue2 Escreveu:A vacina da raiva não é costume ser dada a gatos.
Caso um gato seja gato de casa mas que vá ao exterior, é melhor que esteja vacinado contra a raiva porque caso haja uma queixa de alguém, a primeirinha coisa a mostrar, às autoridades, é o boletim do gato com a vinheta da vacina da raiva

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Todas as pessoas que refere serem irresponsaveis...eram rsponsaveis até o dia em que deixaram de o ser..
blue2 Escreveu:Pois, bastante conveniente esta resposta. Só caem porque as pessoas não têm responsabilidade suficiente.TheGreatDane Escreveu:Basta um adistração de um segundo para ele sair de casa e ser infectado. Fiv, por exemplo.
Por um segunbdo
pelas respostas dos entendidos do forum posso ficar descansada: os que estão há minha responsabilidade só apanham raiva se ela entrar pelas frinchas da porta
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
-
- Membro Veterano
Desculpe mas a vacina da raiva não é obrigatória para gatos. Não me tratem como uma ignorante qualquer que quer poupar dinheiro a todo o custo: mais depressa deixo de ter para mim do que para eles, ok? Assim que for obrigatório chipar os gatos, vou fazê-lo apesar de gato nenhum meu colocar patinha fora de casa.leonildecarvalho Escreveu:Não é se.................... o gato for de apartamento exclusivamente e mesmo assim a Lei obriga a que estejam vacinados contra a Raiva! Aliás, se o gato não for de exposição ou para criação, é a única vacina obrigatória!!! Se for de criação e ou exposição terá então que ter as outras. E, não é costume "dar-se" se os donos não quiserem cumprir a Lei!blue2 Escreveu:A vacina da raiva não é costume ser dada a gatos.
Caso um gato seja gato de casa mas que vá ao exterior, é melhor que esteja vacinado contra a raiva porque caso haja uma queixa de alguém, a primeirinha coisa a mostrar, às autoridades, é o boletim do gato com a vinheta da vacina da raiva![]()
Leo
Há quem diga que "o gato tem sete vidas", mas se não houver os devidos cuidados, arrisca-se a que o seu gatinho nem à "segunda vida" chegue! Os gatos e gatinhos também devem ser vacinados. As vacinas recomendadas são as que protegem contra: a panleucopénia (gastroenterite), a coriza (a vulgarmente chamada gripe dos gatos) e, caso o médico veterinário recomende, a leucose felina. Tal como com os cães, a revacinação é anual, de modo a manter a validade das vacinas. A vacina da raiva também poderá ser administrada a partir dos 4 meses, tal como nos cães. No entanto, nos canídeos, a vacinação anti-rábica é obrigatória, enquanto que nos gatos esta não é obrigatória.
Fonte: http://www.lpda.pt/02companhia/saude_animal.htm
A vacinação anti-rábica é obrigatória para todos os canídeos com três ou mais meses de idade, de acordo com o Plano Nacional de Luta e Vigilância da Raiva e Outras Zoonoses. A vacina da raiva requer uma administração anual.
A vacinação anti-rábica está sujeita ao pagamento da taxa de vacinação anualmente determinada pela Direcção Geral de Veterinária e conforme o período em que é feita a sua aplicação (Período Normal de 1 de Março a 31 de Maio e Período Extraordinário de 1 de Junho a 28/29 de Fevereiro).
No caso dos felinos, a vacinação anti-rábica não é obrigatória, mas aconselhada.
Fonte: http://lisboalimpa.cm-lisboa.pt/index.php?id=992
Nunca falo do que não sei, ok? e tenho humildade suficiente para saber que nunca saberei tudo e quando tenho alguma dúvida questiono quem sabe e pesquiso muito, certo?
Senhor thegreatdane , os gatos só caem/ fogem se as pessoas não souberem o que é um gato. Eu tenho janelas basculantes, logo posso arejar a minha casa em segurança, se não tivesse iria colocar rede para poder abrir janelas em segurança. Eu sei o que é ter gatos, sei que basta virar os olhos 2 segundos e há asneira na certa, por isso nenhum vai para a varanda, de maneira nenhuma por razão alguma.
Os meus pais vivem numa moradia, adoptaram-nos uma gatinha há 1 ano e tiveram que fazer mudanças na sua maneira de estar, pois as opções seriam: abrir as janelas ou perder a gatinha.
É tudo uma questão de prioridades nesta vida: há quem tenha como prioridade arejar a casa, há quem tenha como prioridade a vida dos seres que estão há nossa responsabilidade.
A minha é a 2ª
Gatos não são cães, nem de longe nem de perto
-
- Membro Veterano
Ninguém a trata como ignorante por isso blkue2 não trate dessa forma os outros.
Como já referi, para acontecer uma situação bastam dois segundos e a blue2 não pode garantir que não aocnteça. Até porque a maioria das pessoas a quem acontece desastres é regra geral bem informada. Mas se é assim tão melhor que todos a prevenir, então decerto que não tem seguros, pois não precisa...afinal sabe que nada irá alguma vez lhe acontecer.
Como já referi, para acontecer uma situação bastam dois segundos e a blue2 não pode garantir que não aocnteça. Até porque a maioria das pessoas a quem acontece desastres é regra geral bem informada. Mas se é assim tão melhor que todos a prevenir, então decerto que não tem seguros, pois não precisa...afinal sabe que nada irá alguma vez lhe acontecer.
-
- Membro Veterano
Como mediadora de seguros, casada com um mediador de seguros e tendo como sogro um mediador de seguros bem mais experiente posso lhe dizer que os seguros de saúde animal deixam muito a desejar.
Daí não, não tenho. Os acidentes podem acontecer sim, mas garanto que os meus não caem de varandas nem de janelas, leia bem: é impossivel cair de uma varanda abaixo quando não se vai a varandas, certo?
É impossivel cair de janelas abaixo se não têm acesso a janelas abertas
Afinal era disto que me acusavam (ainda não perdi o fio à meada
) que gatos sem vacina da raiva eram um perigo, fugiam, etc...
Pois.....
Daí não, não tenho. Os acidentes podem acontecer sim, mas garanto que os meus não caem de varandas nem de janelas, leia bem: é impossivel cair de uma varanda abaixo quando não se vai a varandas, certo?
É impossivel cair de janelas abaixo se não têm acesso a janelas abertas
Afinal era disto que me acusavam (ainda não perdi o fio à meada

Pois.....

-
- Membro Veterano
Dei-me ao trabalho de ler o tópico e ninguém a acusou ou teceu quaisquer considerações sobre si e seus animais.
Não perdeu o fio à meada parece é que nunca o teve.
Permita uma opinião. Referiu aqui que estranha o esquema de vacinação A e B e aparenta ser contra a vacina preventiva da raiva. Tem o seu direito, mas deve reconhecer aos que lhe responderam preferirem a vacina da raiva o direito à existência, bem como aos esquemas de vacinação diferentes do que a blue2 conhece.

Permita uma opinião. Referiu aqui que estranha o esquema de vacinação A e B e aparenta ser contra a vacina preventiva da raiva. Tem o seu direito, mas deve reconhecer aos que lhe responderam preferirem a vacina da raiva o direito à existência, bem como aos esquemas de vacinação diferentes do que a blue2 conhece.
-
- Membro Veterano
Veja bem o que você disse de quem não vacina contra a raiva:
Não sou nada contra outros planos de vacinação, acho que o senhor devia voltar a ler tudo outra vez. Como vocês adoram dizer a quem se chateia com certas coisas aqui pelo forum: quem vem a um forum está sujeito a ler opiniões e eu limitei-me a dar a minha opinião, que vale o que vale, o que não admito é que acusem de colocar os meus gatos em perigo nem de fugir a responsabilidades legais.
Se vissem o que eu já vi provocado por Vet's supostamente muito competentes se calhar tentariam pensar no bem-estar do gatinho e menos em serem tão conflituosos.
Afinal, acusou ou não?u francamente não queria ter nas minhas mãos a vida de ninguém por facilitar.
Não sou nada contra outros planos de vacinação, acho que o senhor devia voltar a ler tudo outra vez. Como vocês adoram dizer a quem se chateia com certas coisas aqui pelo forum: quem vem a um forum está sujeito a ler opiniões e eu limitei-me a dar a minha opinião, que vale o que vale, o que não admito é que acusem de colocar os meus gatos em perigo nem de fugir a responsabilidades legais.
Se respondi foi porque havia dúvidas. Acham normal vacinarem o gato de 15 em 15 dias? A imunidade do pobre animal nem se vai ressentir pois não?o gato for de apartamento exclusivamente e mesmo assim a Lei obriga a que estejam vacinados contra a Raiva! Aliás, se o gato não for de exposição ou para criação, é a única vacina obrigatória!!! Se for de criação e ou exposição terá então que ter as outras. E, não é costume "dar-se" se os donos não quiserem cumprir a Lei!
Caso um gato seja gato de casa mas que vá ao exterior, é melhor que esteja vacinado contra a raiva porque caso haja uma queixa de alguém, a primeirinha coisa a mostrar, às autoridades, é o boletim do gato com a vinheta da vacina da raiva Wink
Se vissem o que eu já vi provocado por Vet's supostamente muito competentes se calhar tentariam pensar no bem-estar do gatinho e menos em serem tão conflituosos.
-
- Membro Veterano
Mas desculpe lá, eu estava a falar de si ?
Não. Eu respondi à sua questão de: Porque é que deveria vacinar os seus gatos contra a raiva.
Simplesmente falei da razão porque EU prefiro vacinar os meus gatos. Ponto final parágrafo.
Partir daí para dizer que as pessoas a estão a acusar a si sabe lá Deus de quê, é da sua parte um exercicio extraordinário de imaginação. Realmente agora percebo porque participa aqui, as opiniões dos outros quando não são de acordo com as suas são entendidas como ataqaues pessoais. assim sendo, não val a pena falar consigo. Vou coingir-me neste tópico a escrever com quem goste de opiniões e de debates e que não crie entrelinhas que não existem, nem que sejam conflituosas e incorrectas sem razão.
Já estou como a dino e a lumaria.
Passe bem.

Simplesmente falei da razão porque EU prefiro vacinar os meus gatos. Ponto final parágrafo.
Partir daí para dizer que as pessoas a estão a acusar a si sabe lá Deus de quê, é da sua parte um exercicio extraordinário de imaginação. Realmente agora percebo porque participa aqui, as opiniões dos outros quando não são de acordo com as suas são entendidas como ataqaues pessoais. assim sendo, não val a pena falar consigo. Vou coingir-me neste tópico a escrever com quem goste de opiniões e de debates e que não crie entrelinhas que não existem, nem que sejam conflituosas e incorrectas sem razão.
Já estou como a dino e a lumaria.
Passe bem.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
blue2 Escreveu:Desculpe mas a vacina da raiva não é obrigatória para gatos. Não me tratem como uma ignorante qualquer que quer poupar dinheiro a todo o custo: mais depressa deixo de ter para mim do que para eles, ok? Assim que for obrigatório chipar os gatos, vou fazê-lo apesar de gato nenhum meu colocar patinha fora de casa.leonildecarvalho Escreveu:Não é se.................... o gato for de apartamento exclusivamente e mesmo assim a Lei obriga a que estejam vacinados contra a Raiva! Aliás, se o gato não for de exposição ou para criação, é a única vacina obrigatória!!! Se for de criação e ou exposição terá então que ter as outras. E, não é costume "dar-se" se os donos não quiserem cumprir a Lei!blue2 Escreveu:A vacina da raiva não é costume ser dada a gatos.
Caso um gato seja gato de casa mas que vá ao exterior, é melhor que esteja vacinado contra a raiva porque caso haja uma queixa de alguém, a primeirinha coisa a mostrar, às autoridades, é o boletim do gato com a vinheta da vacina da raiva![]()
Leo
Há quem diga que "o gato tem sete vidas", mas se não houver os devidos cuidados, arrisca-se a que o seu gatinho nem à "segunda vida" chegue! Os gatos e gatinhos também devem ser vacinados. As vacinas recomendadas são as que protegem contra: a panleucopénia (gastroenterite), a coriza (a vulgarmente chamada gripe dos gatos) e, caso o médico veterinário recomende, a leucose felina. Tal como com os cães, a revacinação é anual, de modo a manter a validade das vacinas. A vacina da raiva também poderá ser administrada a partir dos 4 meses, tal como nos cães. No entanto, nos canídeos, a vacinação anti-rábica é obrigatória, enquanto que nos gatos esta não é obrigatória.
Fonte: http://www.lpda.pt/02companhia/saude_animal.htm
A vacinação anti-rábica é obrigatória para todos os canídeos com três ou mais meses de idade, de acordo com o Plano Nacional de Luta e Vigilância da Raiva e Outras Zoonoses. A vacina da raiva requer uma administração anual.
A vacinação anti-rábica está sujeita ao pagamento da taxa de vacinação anualmente determinada pela Direcção Geral de Veterinária e conforme o período em que é feita a sua aplicação (Período Normal de 1 de Março a 31 de Maio e Período Extraordinário de 1 de Junho a 28/29 de Fevereiro).
No caso dos felinos, a vacinação anti-rábica não é obrigatória, mas aconselhada.
Fonte: http://lisboalimpa.cm-lisboa.pt/index.php?id=992
Nunca falo do que não sei, ok? e tenho humildade suficiente para saber que nunca saberei tudo e quando tenho alguma dúvida questiono quem sabe e pesquiso muito, certo?
Boas.
Primeiro, não confunda chip com vacina da raiva que foi ao que me referi e ninguém a tem por totó… e quando me referi a terem que levar vacinas, sei do que falo porque recentemente tive que vacinar os meus gatos contra a raiva por receio duma abécula, next door.
Se diz ter a humildade em perguntar a quem saiba, pois não a teve ao generalizar de forma leviana e insinuando alguém estar incorrecto porque não responderam nas suas expectativas…!
Depois, a vacina da raiva faz, AINDA, parte do controle das zoonosses existentes no nosso País.
E, não generalize dizendo que não é obrigatória esta vacina nos gatos porque não é bem assim!!! Depende do local (zona do País/Portugal) em que o animal se encontre.
Como não tenho tempo para desperdícios… entretenha-se a ler o que os links abaixo colocados ainda a podem informar apesar de se achar demasiado bem informada.
Quanto à LPDA..., já nem sequer comento

http://www.hospvetprincipal.pt/vacinar.htm
http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx ... 0000000230
http://www.pegadas.iol.pt/index.php?opt ... &Itemid=90
http://www.cm-monchique.pt/portal_autar ... Companhia/
1.
É obrigatório proceder ao registo e licenciamento do meu cão/ gato?
Sim, é obrigatório o registo de todos os cães em Portugal. No caso dos gatos o registo só se tornará obrigatório quando também for obrigatória a sua identificação electrónica. Contudo, para registar e licenciar um animal é obrigatório que este esteja validamente vacinado. A única vacina obrigatória no nosso país, para cães e gatos, é contra a raiva. E nalguns casos também é obrigatória a identificação electrónica. Por este motivo está instituído um Programa Nacional de Profilaxia da Raiva e outras Zoonoses, em que a taxa cobrada pela vacinação anti-rábica e a taxa de colocação de microchip é estabelecida pelo Estado, sendo por isso o seu valor, em geral, um pouco inferior ao que é cobrado na clínica privada. O valor das taxas a serem cobradas, assim como o calendário do Serviço Oficial de Vacinação Anti-rábica e de Identificação Electrónica são afixados em Editais próprios.
No entanto existem outras doenças (como a esgana, a parvovirose, tosse do canil, panleucopénia felina, leucose, etc.) que provocam uma grande mortalidade nos animais de companhia. Portanto, apesar de não ser obrigatório, é recomendável realizar uma vacinação mais completa, a partir dos 2 meses de idade, a qual poderá ser aplicada por qualquer médico veterinário. Estas vacinas não são comparticipadas pelo Estado.
http://membros.aveiro-digital.net/rottw ... 317_85.htm
CAPÍULO V
Vacinação anti-rábica dos cães e gatos
Artigo 22º
(Possibilidade da obrigatoriedade da vacinação anti-rábica)
LeoA Direcção- Geral da Pecuária poderá declarar, quando o julgar necessário e com a frequência que entender, a obrigatoriedade da vacinação anti-rábica dos cães por concelhos ou zonas, competindo- lhe promover, orientar e coordenar, através das direcções regionais de agricultura, a execução daquela acção sanitária.
A declaração da obrigatoriedade a que se refere este artigo será feita por aquela Direcção- Geral, por aviso publicado no Diário da República, devendo os competentes serviços das direcções regionais de agricultura torná- la pública na área da sua jurisdição por meio de editais a afixar nos lugares públicos do costume, no prazo de 20 dias contados da publicação no Diário da República, ou de aviso directo da Direcção- Geral da Pecuária em que constará qual o tipo ou tipos de vacina que poderão ser utilizados, bem como as respectiva doses.
A vacinação anti-rábica dos gatos, por norma em regime de voluntariado, pode ser declarada obrigatória, em áreas a definir, nos termos deste artigo.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
DESCULPEM-ME.....
SOU O IMAS !! LOL
Não sou veterinário...Nem especialista na area... Mas No Hospital Vet.Estefania onde levei o meu gatinho e fui bastante bem atendido..Até desobriram logo que as orelhinhas bem pretas aram acaros( ao invés do ultimo VET k gastei 18€ num antibiotico para otites mas sem efeito nos ácaros Pk de tantas urgencias no consultório...) este VET disse-me que as duas Corisas que o gatinho levou eram suficientes(O meu gato não sai de casa) e só haveria de reforçar após um ano... Aqui fala-se em vacinas de Raiva??.... Mas afinal já
a não entendo nada dos planos de Vacinação....... rsrrsrrsrrss.......

SOU O IMAS !! LOL
Não sou veterinário...Nem especialista na area... Mas No Hospital Vet.Estefania onde levei o meu gatinho e fui bastante bem atendido..Até desobriram logo que as orelhinhas bem pretas aram acaros( ao invés do ultimo VET k gastei 18€ num antibiotico para otites mas sem efeito nos ácaros Pk de tantas urgencias no consultório...) este VET disse-me que as duas Corisas que o gatinho levou eram suficientes(O meu gato não sai de casa) e só haveria de reforçar após um ano... Aqui fala-se em vacinas de Raiva??.... Mas afinal já
a não entendo nada dos planos de Vacinação....... rsrrsrrsrrss.......

imas Escreveu:DESCULPEM-ME.....
SOU O IMAS !!

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>