Lombrigas em cachorro de 4 meses

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta set 19, 2008 11:49 pm

Strondo Escreveu:
Compreenderam agora????
Existem coisas que compreendo, mas outras nem por isso!

Ter um cão como cão (animal) que é (Canis lupus familiaris) não implica mariquices, mas também não implica negligência!!

Existem coisas com que concordo, mas outras não!!

Quem não sabe antecipadamente e minimamente o que é um cão (enquanto espécie), não deveria deter um cão!!

Não é por acaso que dou preferencia a pessoas que já tiveram cães e (isto é muito importante!!) que perceberam os erros que cometeram e que percebem onde têm que mudar.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Strondo
Membro
Registado: segunda set 15, 2008 8:09 pm

sábado set 20, 2008 1:34 am

Olá!

Não sei qual é o seu conceito de negligência.
No meu entender não sou negligente com o cão!
O amigo tem de perceber uma coisa.
Eu, como todos nós tivemos a nossa educação e formação!
Um animal no meu seio familiar nunca foi uma prioridade. Nunca foi uma ambição. Nunca foi uma necessidade. Nunca foi um passatempo. Eu tenho o tempo muito ocupado, embora suficiente para dar tooooda a assistência à minha mulher e principalmente filhos, e alguma (a que resta) ao animal e aos meus hobbies e divertimentos. É evidente que por vezes o "doguito" partcipa em algumas destas actividades. Desculpem a minha franqueza mas lá em casa as regras são assim. E lá mando eu (e não só). Aki no forum mandam uns "tais", os cães e os moderadores.
Agora... eu garanto conforto, alimento, atenção, enfim... tudo o que o animal precisa. Ele está feliz, saudável e brincalhão. Que posso eu kerer mais?
No essencial, 1 animal, para os meus foi e será uma fonte de recreio!

Um abraço!
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
sábado set 20, 2008 2:00 am

Apesar de ter caído nas suas boas graças, estou de acordo com o Francisco (Fang). Concordo com muita coisa que diz, apesar de eu ser uma maricas com as minhas cadelas e quem me conhece sabe que sou muito, principalmente no que toca a higiene, mas isto sou eu. Banho com sabão azul e branco eu não sou a favor a não ser numa situação de SOS. :lol: Mas penso que fez muito bem, se ele realmente estava imundo. :wink: Mas aconselho-o a comprar um champô bom, os bons champôs são muito concentrados e acabam por fazer valer bem o preço que se dá por eles e dão para diluir até mais do que recomendam na embalagem, acabam por ser low cost tb e acaba por poupar em veterinário mais tarde com problemas de pele.

Bom a diante.
Eu não o acho negligente, acho que faz aquilo que lhe dita a consciência, afinal pelo que me pareceu já o levou ao vet e foi feita no vet a desparasitação, mas pelos vistos precisa de outra dose, vá novamente ao vet coloque-lhe a questão e façam um plano se desparasitação. Já agora era conveniente como a forista LuMaria lhe disse e muito bem, desparasitem-se todos as crianças não costumam ter grandes cuidados de higiene nesses casos, mexe no cão e mete as mão à boca o cão lambe a boca, etc.
Não é necessário passar a vida no vet, para se ser um bom dono. Não é necessário comer Hills, é o ideal, mas também era o ideal beber um litro de leite por dia e quem bebe?
Como disse, é amado, respeitado, desejado, ok por mim tudo bem.
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
fang
Membro Veterano
Contacto:

sábado set 20, 2008 2:38 am

Strondo Escreveu:Olá!

Não sei qual é o seu conceito de negligência.
No meu entender não sou negligente com o cão!
O amigo tem de perceber uma coisa.
Eu, como todos nós tivemos a nossa educação e formação!
Um animal no meu seio familiar nunca foi uma prioridade. Nunca foi uma ambição. Nunca foi uma necessidade. Nunca foi um passatempo. Eu tenho o tempo muito ocupado, embora suficiente para dar tooooda a assistência à minha mulher e principalmente filhos, e alguma (a que resta) ao animal e aos meus hobbies e divertimentos. É evidente que por vezes o "doguito" partcipa em algumas destas actividades. Desculpem a minha franqueza mas lá em casa as regras são assim. E lá mando eu (e não só). Aki no forum mandam uns "tais", os cães e os moderadores.
Agora... eu garanto conforto, alimento, atenção, enfim... tudo o que o animal precisa. Ele está feliz, saudável e brincalhão. Que posso eu kerer mais?
No essencial, 1 animal, para os meus foi e será uma fonte de recreio!

Um abraço!
Segundo percebi (se calhar percebi mal...), você só tem o cão e lhe providencia o mínimo, por satisfação aos seus! Para si, o cão nem sequer existia. Certo??

Então se quer agradar aos "seus", coloque perguntas concretas para que lhe tentem responder também concretamente (que com menos tempo e conversa, teria resolvido o problema telefonando ao veterináro) e deixe-se de "filosofias" baratas que até são interessantes (para outras discussões), mas não para o assunto do tópico em causa.
É que assim, passamos este tópico em conversa de "encher chouriços". ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
gaacr
Membro
Registado: quarta jun 27, 2007 2:05 pm

sábado set 20, 2008 3:11 am

Nem mais!!!

Ou é para desparasitar, ou não é! Agora, conversas da treta, sinceramente, já começa a enjoar.

Trate mas é do animal e o resto que fique ao seu critério que aqui ninguém tem nada com isso.
fang
Membro Veterano
Contacto:

sábado set 20, 2008 3:14 am

Strondo Escreveu: Não sei qual é o seu conceito de negligência.
Negligencia para mim é andar a pedir conselhos a desconhecidos em fóruns da internet, quando podia resolver isso com o vet a quem levou o cão.

Negligencia para mim é dar dinheiro por um cão rafeiro parecido com um cão de raça, fomentando o negócio de criação de animais de pseudo-raça. Ou se quer um rafeiro ou um cão de raça. Detesto esses meios termos que fomentam pseudo-raças, contribuindo para estragar muitas vezes o pouco que resta das mesmas (as genuinas).

Negligencia para mim é, de acordo com o anteriormente mencionado, fomentar o contraproducente relativamente ao bem estar animal (punível pr lei). Se aparentemente quem lhe vendeu o cão, parecia te-lo criado em condições, muitos existem que não o fazem. Ora porra!! São seres vivos e merecem as condições mínimas de bem estar de acordo com as necessidades da espécie!!

Negligencia para mim é não zelar pela saúde mínima do animal, não assumindo o compromisso de ser responsável por um ser vivo dependente (não um cão de loiça), assumindo por princípio o abate de um animal que se por alguma razão der despesa acrescida no vet, vítima daquilo que poderia muito bem ser feito e não foi. Uma coisa é o abate por problemas de saúde graves que possas aparecer, outra é o abate por problemas de saude que surgiram por negligencia.

Enfim... são 4 da matina, eu daqui a pouco tenho que ir trabalhar (para sustentar a minha família e os meus 400kg de cães) e não estou para escrever mais, por agora...

Hasta
<p>Francisco Barros</p>
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sábado set 20, 2008 9:19 am

bem escrito fang.

estranho que tão pouca gente aqui escreva...enfim outros que disessem o que o strondo aqui diz caiam aqui logo os beija flor todos... :lol:
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
sábado set 20, 2008 10:08 am

TheGreatDane Escreveu:bem escrito fang.

estranho que tão pouca gente aqui escreva...enfim outros que disessem o que o strondo aqui diz caiam aqui logo os beija flor todos... :lol:
Depende muito de como são ditas as coisas. Verdade seja dita o Strondo não é mal educado, o que permite ter uma conversa com ele apesar de não ser da mesma opinião.
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado set 20, 2008 10:14 am

fang Escreveu:
Strondo Escreveu: Não sei qual é o seu conceito de negligência.
Negligencia para mim é andar a pedir conselhos a desconhecidos em fóruns da internet, quando podia resolver isso com o vet a quem levou o cão.

Negligencia para mim é dar dinheiro por um cão rafeiro parecido com um cão de raça, fomentando o negócio de criação de animais de pseudo-raça. Ou se quer um rafeiro ou um cão de raça. Detesto esses meios termos que fomentam pseudo-raças, contribuindo para estragar muitas vezes o pouco que resta das mesmas (as genuinas).

Negligencia para mim é, de acordo com o anteriormente mencionado, fomentar o contraproducente relativamente ao bem estar animal (punível pr lei). Se aparentemente quem lhe vendeu o cão, parecia te-lo criado em condições, muitos existem que não o fazem. Ora porra!! São seres vivos e merecem as condições mínimas de bem estar de acordo com as necessidades da espécie!!

Negligencia para mim é não zelar pela saúde mínima do animal, não assumindo o compromisso de ser responsável por um ser vivo dependente (não um cão de loiça), assumindo por princípio o abate de um animal que se por alguma razão der despesa acrescida no vet, vítima daquilo que poderia muito bem ser feito e não foi. Uma coisa é o abate por problemas de saúde graves que possas aparecer, outra é o abate por problemas de saude que surgiram por negligencia.
100% de acordo.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Strondo
Membro

sábado set 20, 2008 11:11 am

LuMaria Escreveu:Boas a todos,

Lol valha-nos a Santa, desculpem lá.
Bom... esta tanga toda a ser verdade existe um facto e contra factos não há argumentos. Uma pessoa que parece ser tão arreigada a valores, como o CãoPequeno e que tem duas filhas pequenas, devería, ao detectar que o animal está a largar parasitas, entrar em contacto com a veterinária imediatamente. Porquê? Porque se eu tenho duas crias minhas e uma cria canina, e há "minhocas" a circular pelo meio, a primeira coisa que penso é: Pera lá, são parasitas, algo não está bem, em que medida isto pode ser prejudicial para as minhas filhas? Et voilá. Simples, metódico, responsável, cuidadoso, preocupado, entre vários outros adjectivos.

Portanto, medidas a tomar, mesmo para pessoas inexperientes, telefonar ou encaminhar-me a um veterinário e colocar a questão. É que nem é necessário levar o animal, a não ser que a veterinária assim o peça.

Para informação do CaoPequeno, não só o cão terá que fazer um programa de desparazitação mais abrangente, como as suas filhas deverão tomar desparazitante e vocês próprios o deverão fazer.

Na medida em que o CaoPequeno tem as suas convicções tão peremptóriamente assumidas e prioridades tão definidas, causa-me algum espanto não tomar medidas necessárias, senão para protecção do cão, pelo menos por protecção das suas filhas. É que mesmo sem perceber nada de parasitas, só o nome me indica que em excesso, não podem trazer nada de bom e existindo no cão, podem exitir nos restantes membros familiares.
Olá!
Como ao longo dos dias não pude responder aos compenheiros do fórum e é para mim um parzer fazê-lo porque "amo" a conversa e é para isso que um fórum deve existir, vou começar por esta senhora de nome LuMAria.
Amiga... Fez uma boa análse... preservo muito os valores. Acho que 1 dos problemas da sociedade é precisamente a falta de valores.
Uma pequena correcção não são duas filhas. Trata-se de 1 rapaz e uma menina. Claro que não é importante, mas aki fica a correcção.
Crias? Desculpe eu não tenho crias... Não me vai levar a mal, tá bem?
Eu tenho FILHOS e mulher e, curisamente, uma semana após a vinda do "béu-béu" cá para casa iniciámos todos um processo de desparasitação com akele produto que agora não me lembro o nome, mas que começa por "Z". Ke fique claro. Estou num fórum de animais e não vou falar da saúde dos meus filhos. É outro tema e não vou discutir isso consigo nem com mais pessoas num sítio onde há indivíduos que consideram um animal (cão) como filhos. Não me refiro a si por ter falado em "crias" mas a mundo à parte que para aki existe e diz que um cão é = criança (humana). É aquela história de VALORES que a LuMaria se referia.
Até breve
Abraço
Strondo
Membro

sábado set 20, 2008 11:30 am

Bolota2006 Escreveu:
Strondo Escreveu:...
Disseram-me para não passear o cão na rua antes das vacinas todas... Já sabem a minha atitude são sabem??? Pois... ia mesmo ter o cão não sei quantas semanas sem poder passear com ele pela rua, idas à esplanada, praia (quando está vazia porque não acho normal levar um cão para uma praia cheia de gente), etc... etc...
Meus amigos... já não tenho paciência para mariquices!!!

Caro Strondo

Cito, apenas como exemplo, aquilo que considero ser uma burrice fenomenal. Mas não sei de quem é a culpa, se sua se da falta de informação dada pelo seu veterinário.
Olá
Vou responder a outra questão que tinha em "atraso"
Amiga Bolota...
Leia bem este fórum, porque ao que parece que não sou o único a privar o cão e a minha família de passeios em comum até ao tal plano de vacinação estar completo.
Fui claramente avisado pela vet. Mas... lá está fui pelo meu instinto. Leia akele meu "testamento" onde falo da provícia e da minha infância com os aniais. Talvez perceba as minhas opções.
Um abraço... sem "burrice nenhuma!
Última edição por Strondo em sábado set 20, 2008 12:56 pm, editado 1 vez no total.
Strondo
Membro

sábado set 20, 2008 11:46 am

nicasxi Escreveu:Sr Strondo!

É a sua posição, o seu modo de ver as coisas. Se entende que uma vida " low cost" é o seu modo de vida quem são os outros para criticarem ou apontarem sequer o dedo . A vida é sua vive-a como quer.
Mas neste seu modo de vida decidiu incluir um cão. Levantou aqui várias questões, obteve algumas respostas e essencialmente polémicas .
Não tenho o direito, nem sequer pretendo, de o criticar pelo seu modo de vida. Mas critico-o aqui publicamente pela sua postura de " contra" . Parece-me a mim que o que você procura realmente são confrontos verbais onde possa fazer grandes dissertações sobre a sua " vidinha" .....

Ah! Aquela tentativa de piada sobre o avião chegar ao destino e não ser Spanair foi de um extremo mau gosto.......
Olá nicaxi:
1. Vou começar pelo fim. A história da Spanair não foi piada. Peço a TODOS desculpa mas eu passo a explicar porque falei neste acidente. Sou um amante de Viagens. Sou também um aficcionado pela aviação. De há uns anos a esta parte apareceram as empresas low-cost. Ou seja... Juntaram-se uma série de coisas que para mim são importantes para o meu ócio... Viajar... aviões... preço baixo. Logo passei a viajar mais po essa Europa fora e sem medo nenhum. Acontece que há imensos críticos das viagens low-cost e como as pessoas das minhas relações sabem das minhas preferências por estas companhias vieram logo... "vês... vês... olha bem que acontece aos aviões low-c?"
Aki está o ponto onde eu keria chegar. A Spanair não é uma companhia low-c. É uma companhia dita "normal". Foi neste intuito que encaxei a Spanair. Não tem piada, nunca teve e nunca terá piada. Mas isto não tema deste fórum é apenas uma explicação ao facto de se ter falado nesta companhia/acidente. Está a compreender nocaxi?
2. Voltando ao mundo das 4 patas e deixando as asas de ferro...Não tenho uma posição que chama de "contra". Tenho a minha posição. Não alinho "no rebanho", acho estranhos os "fofuchos" e venho para aqui com o intuito de conversar e trocar ideias. Só isso e pouco mais. Gosto, claro, do debate que pode ser vivo e por vezes emocionante.

Obrigado

1 abraço!
Strondo
Membro

sábado set 20, 2008 12:06 pm

marijonscp Escreveu:Há 30 anos já havia veterinários e também já havia quem levasse os seus cães ao veterinário.
Só temos todos a ganhar ao sabermos mais devido aos avanços da ciência e disso podermos fazer uso. :wink:
Olá!
É claro que já havia médicos veterinários. Se calhar já existem há 100, 200, 300 anos sei lá!
Mas da minha terra, há 30 anos, percebo eu!
Os meus avós e mais uma percentagem enorme da população portuguesa e falando apenas desde o início do séc XX (estamos no XXI) por vezes nem tinham dinheiro para alimentar os seus, por norma, muuuuitos filhos. A minha avó materna teve 6 e a paterna 7...
Na minha terra a electricidade chegou quando eu já tinha 10 anos (tenho quase 41).
Na minha terra, como já aki disse demorava-se hora e meia a pé para se ir à missa ao domingo. E olhoe que esse era o dia de divertiemnto daquela boa gente. Nesse dia compravam-se mantimentos, os homens cortavam o cabelo, viam-se os familiares de vinha cedo para casa para... lá está... tratar dos animais que constituiam parte integrante das sua vidas diárias!
Por isso, peço-lhe, não fale dakilo que desconhece e não faça afirmações do género... "há 30 anos já havia vets!" Claro que sim... mas enquadre as coisas.
Repare... Se calhar a população há 30 anos em Portugal era sensivelmente a mesma, certo?
Quantos carros, por exemplo, havia em 1975? E agora? Acha que não havia stands que chegassem? Acha que os fabricantes não produziam carros em abubdância?
O que disse aki, juntamente com o que disse no meu "testamento" anterior não é uma posição. É um facto.
É um esclarecimento!
Obrigado

1 abraço!
Strondo
Membro

sábado set 20, 2008 12:30 pm

nicasxi Escreveu:
Strondo Escreveu:Olá a todos!

F A N T Á S T I C O!

Fikei contente por saber que há pessoas que aprovam a saída dos canitos à rua antes do tal. Plano de vacinação!

BB:
Apesar de ser crítico de muitas das suas posições, nama me move contra si. Se calhar... 1 dia ainda vamos beber um copo!!!
Lá está... ocê explicou uma coisa que eu sempre pensei mas nunca consegui conretizar...
Refiro-me ao tal equilíbrio... O cão não sai e não apanha a parvo... não si o quê...
Mas o animal acaba por não ter possibilidade de contactar com as situações que a natureza lhe pode proporcionar....
É uma bocado aquilo que eu dizia no meu pos relativamente às alergias das crianças humanas.
Vê, meu caro amigo, eu sou chato, teimoso, rigoroso com as minhas opções, mas lá no fundo am algumas coisas vou tendo razão.

Outra coisa... rspondendo a outros companheiros... Não sou saudosista. Dei exemplos do que se passava (e se calhar ainda de passa) na provínvia na minha criancice.

Outra coisa... Veterinário há 30 anos????... Minha senhora, na minha terra até para se ir à missa, tinha-se de ANDAR A PÉ cerca de hora e meia todos domingos. Agora já lá há uma capelinha, já tem estrada alcatroada, mas ainda nem 1 café existe. Não dá para as despesas.
Fosse lá a senhora há 20 ou 30, ou mesmo 10 anos falar em veterinário...
Na altura um veterinário era akela pessoa que punha umas letras com tinta roxa na carne que se vendia no talho... Acredite que é verdade!

Agora sim, neste momento, tirando 1 ou outro insulto, temos uma discussão interessante... Venham mais posts, mas com esta "qualidade" dos mais recentes!

Grande abraço!!!

Grande abraço!
LLLLOOOOLLLL! De facto você fala como se fosse um ancião muito saudoso do " volta atrás".
Mesmo no Portugal profundo a sabedoria e o conhecimento podem chegar. Esta invenção com 4 rodas leva-nos a todo o lado. Isto para não falar da televisão....
Já que gosta de histórias:
A minha avó morreu há 25 anos. Com 80 anos. Era transmontana e posso afirmar-lhe que foi uma das pessoas com os horizontes mais abertos que eu alguma vez conheci. Isso de ser da provincia e consequentemente ser-se limitado , desculpe mas cada vez mais é desculpa!

TIVE EDITAR ESTE TEXTO PORQUE CONFUNDI PESSOAS...
Olá!
Amiga... Somos pessoas. Temos opiniões diferentes.
Fala-me em invenção de 4 rodas no Portugal profundo. Refere-se
àkela coisa chamada carro?
Amiga... eu disse-lhe que na terra dos meus avós (que chamei minha) não havia estrada! E isto é só 1 exemplo!
Televisão? A única coisa que se falava de animais era o TvRural do Eng.º Sousa Veloso.... Mas... quantas pessoas tinham televisão? Acha que a emissão chegava com qualidade a todo o país?
O meu avô tinha uma "telefonia" e já era "o maior"
As pessoas tinham dificuldade em alimentar os FILHOS!
Veterinário para tratar o cão? O gato? Em tempo de vacas magras? Onde é que a minha amiga deixou a nave???
A sua avó? Tinha horizontes abertos? Óptimo para ela e para todos!
No princípio do século passado até existiram 2 portugueses que foram os primeiros do mundo a voar entre Portugal e Brasil, e então? O que é que isso tem a ver com levar cães/gatos ao vet quando não havia mais nada que trabalhar de sol-a-sol excepto no dia do Senhor.
Repito o que disse... eu relatei factos!
Os mais velhos sabem do que falo e os mais novos... oiçam, perguntem, questionem, mas não digam "baboseiras"
NÃO SOU SAUDOSISTA. NÃO ESTOU A DIZER QUE NAQUELE TEMPO É QUE ERA BOM!
Excepções claro que existiam, como hoje...
Somos uma país medíocre em muitas coisa, mas temos o melhor jogador do mundo, apesar de ser parolo. Temos o melhor treinador... dos melhores vinhos, da melhor gastronomia, o melhor cavalo (ouvi dizer que o cav. lusitano é o melhor do mundo).
Amiga... como dizem os brasileiros... cai na real! A real de há anos atrás.
Mais um abraço
Última edição por Strondo em sábado set 20, 2008 1:04 pm, editado 1 vez no total.
Strondo
Membro

sábado set 20, 2008 12:45 pm

angeleyes20 Escreveu:Curioso que trabalho aqui ... que a terra mais próxima tem...erh... uns 80 habitantes quanto mais...e as pessoas levam os cães ao veterinário! E telefonam-lhe e tudo!!! (não conheço todas as pessoas: mas conheço o veterinário lololol) Gostava que pelo que foi dito não se assuma que por se viver na terrinha se tem menos carinho pelos animais ou senso comum para saber o que fazer quando há um problema de saúde.
Olá...
Oh céus!
E você a dar-lhe...
Nunca falei na actualidade. Falei no passado. Nasci em 1967 e referi-me a um período até 1975 e também ao estilo de vida dos meus avós e dos seus contemporâneos (desde o princípio do séc XX). Percebeu agora! Não havia carros... Em alguns sítios luz, água, telefone... Não havia escola em todo o lado (na terra dos meus avós havia) Será que percebeu agora!
As pessoas raramente iam ao médico... Parece história, mas, que raio... o meu avô foi buscar um médico a cavalo (num macho) para assistir ao meu parto! Quando chegou eu já tinha nascido e a minha mãe estava tudo menos bem...
Percebe?
Percebe?
Percebe?
Percebe?
O meu pai (estava no Brasil) só soube que eu nasci, 2 ou 3 dias depois, por telegrama que o meu avô foi por à vila mais próxima e deverá ter levado umas 3 a 4 horas para lá chegar. Ok... não sei se foi a pé ou de macho (uma espécie de cavalo... Sabe o que é?)
Acha que no meio disto tudo havia lugar para veterináros de cãezinhos e gatos?
Agora sim... há veterinários meios para dar saude aos nossos animais. ÓPTIMO. EXCELENTE! PORRA! E eu faço e farei sempre uso destas ferramentas... SEMPRE...
Percebeu?
Percebeu?
Percebeu?
Percebeu?
Óh Céus! Como alguém diria!
1 Abraço e peço alguma desculpa se me excedi...
Bloqueado

Voltar para “Cães”