germinar sementes

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda set 22, 2008 5:35 pm

Eu tenho lá em casa Amukina. Ainda não tive oportunidade de ver a composição, mas uma coisa lhe digo só àgua salgada e soro fisiológico aquilo não é de certeza. Trezanda a lexivia, e na embalagem até avisa para não deixarmos aquilo cair na roupa porque descolora. ão sei o que tem mais, mas lá que tem 'lexivia', isso tem. ;)
Por isso, atendendo à falta de informação desse professor da faculdade relativamente ao que é a Amukina, inclino-me a que simplesmente nem conheça o produto...e por isso a opinião de que 'é uma treta' não valerá de muito ;)
VMPH
Membro
Registado: segunda abr 28, 2008 12:10 pm

segunda set 22, 2008 7:25 pm

Foi o que me foi dito. Também me custou a acreditar. Não que eu duvide da palavra da minha amiga (não vejo interesse em ela mentir-me), mas porque, em princípio, aquilo teria/tem de ter algo mais do que essas substâncias, algo que consiga remover fungos. De resto, não faria sentido, por muito bom marketing que um produto possa ter, embora isto seja passível de discussão. Além disso, li este fim-de-semana, na Internet, que aquilo também tresandava a lixívia e que era um dos seus constituintes, daí ter estranhado o que ela me tinha dito. Tendo ela comprado a tintura de iodo, irei experimentar e ver se compensa (monetariamente, como disse, até sai mais caro do que Amukina).

Já agora, duas coisas: a primeira é que podes tratar-me por tu, tal como estou a fazer contigo; a segunda é para, s.f.f, sendo eu um novato nisto da germinação, dares(m) a tua/vossa opinião sobre o que escrevi.

Obrigado.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda set 22, 2008 8:29 pm

Bem, eu também sou 'novatissimo' na germinação, mas pelo que tenho lido parece-me um metodo tao bom com os outros.
nsantos
Membro
Registado: quarta abr 28, 2004 2:21 pm

terça set 23, 2008 4:54 pm

Boas, verifiquem este link para ver a composição da amukina (em comprimidos), é um documento em PDF.

http://www.angelini.it/public/schedepha ... cpr_ok.pdf

Se lerem o pdf, verificam que tem uma substância equivalente ao Cloro.
<p>--------------------------------------
Um abra&ccedil;o,
Nuno Santos
nunos7@[REMOVER]hotmail.com
--------------------------------------</p>
VMPH
Membro

segunda set 29, 2008 5:12 pm

Boa tarde!
PauloC1 Escreveu:Bem, eu também sou 'novatissimo' na germinação, mas pelo que tenho lido parece-me um metodo tao bom com os outros.
Mencionei este esquema mais para saber se não faria algo de errado, só por isso. Pelos vistos é bom! A única diferença para o teu, pelo que vi, é que, mesmo nós dois usando um germinador, tu metes as sementes de molho 10-12 horas com Amukina, ao passo que eu meto água (+/- 300ml) com tintura de iodo no sifão branco, que passa logo para o prato das sementes e pouco tempo depois passa para a tigela estanque branca. Alguma coisa deve desinfectar, ainda que pouco (talvez nem fosse preciso desinfectar por usar o germinador e por não ficarem a germinar muito tempo, não mais do que 2/3 dias). Acham que deva, mesmo assim, pôr de molho as sementes durante esse tempo (10-12 horas) e só depois começar a germinar?

Ainda sobre desinfectar as sementes, só mais uma pergunta: assim que estão germinadas, já li que há quem, antes de dar às aves, passe só por água como é o caso do PauloC1, mas gostaria de saber se há alguém que use água e desinfectante. Se sim, durante quanto tempo?

Meti no sábado, às 10h, sementes a germinar, tendo algumas já germinado, outras nem por isso, havendo umas que não germinaram sequer. Por que não terão germinado? Será que demorarão mais tempo? Estarão estragadas? Porquê? Alguém sabe?

Quanto ao Amukina, assim que acabar a tintura de iodo e o germinado seja uma coisa habitual na alimentação dos meus papagaios (tenciono que eles comam germinado dois ou três dias por semana, o resto da semente é para o granulado), comprá-lo-ei, até porque, como já disse, se formos a fazer as contas, sai mais barato do que tintura de iodo.

Obrigado.
VMPH
Membro

terça set 30, 2008 10:08 am

Bom dia!

Experimentei dar-lhes hoje sementes germinadas de mistura para pombo e adoraram. Mais uma pergunta para a colecção: quantas vezes por semana costumam dar sementes germinadas? Já agora, mencionem que ave(s) têm. Pergunto porque tencionava, como escrevi, dar umas duas vezes por semana e pôr pouco granulado nesses dias, mas talvez passe a dar mais vezes, pois além de lhes fazer bem, é barato.

Mais uma questão: vocês compram alimentos avulso para os vossos papagaios? Pergunto, referindo-me a casos como o milho ou mesmo sementes para germinar (ou mesmo, ainda que erradamente, sementes de girassol), por causa das poeiras e pensar que possa ser prejudicial por causa de bactérias, ainda que não tenha lido muito sobre isso. Se sim, no caso do milho, até porque ainda não procurei, quanto costumam gastar num Kg?

Obrigado.
Última edição por VMPH em sábado nov 22, 2008 3:00 pm, editado 1 vez no total.
VMPH
Membro

sábado nov 22, 2008 1:10 pm

Boa tarde!

Mais duas questões:

1) alguém daqui dá sementes para germinar da Versele-Laga? Se sim, o que acham? Pergunto por estar a pensar comprá-las por ter lido, noutro fórum, que são boas e que não há o problema da poeira.

2) como lavam os vossos germinadores? Pode-se pôr os pratos na máquina? Costumo fazê-lo normalmente à mão, com detergente e, por vezes, vinagre, mas confesso que, por vezes, para não ter trabalho, a minha vontade é pôr os pratos na máquina, mas tenho medo que isso possa estragar as "propriedades" que os mesmos têm para germinar.

Obrigado.
Responder

Voltar para “Aves”