é com grande alegria que partilho isto convosco!!
No início deste ano montei um aquário maior e resolvi pela primeira vez ter discus, apesar de não ter muita experiência sempre foram os meus peixes favoritos. Comecei com seis juvenis, perdi alguns, agora estão cá quatro, juntamente com escalares, cardinais, tetras pinguins e outros peixes.
Hoje, o meu casal de escalares começou mais uma postura o que é sempre bonito de ver e, enfim, prova que o aqua está bem equilibrado e que os peixes estão bem instalados.
Mas qual não é o meu espanto quando vejo um disco, o maior, a preparar uma folha de valisnéria como a fêmea escalar já tinha feito. O espanto passou a incredulidade quando vi a disco começar a colocar ovos! Eu nem sabia que era uma fêmea! E achava que eles ainda não têm maturidade para criar. Não sei o que isto vai dar até porque me parece que o par, o macho, não sabe muito bem o que há-de fazer, não sei se vai fertilizar os ovos ou não e como a postura da disco está próximo da postura dos escalares, a fêmea escalar está a tentar comer a postura da disco, enquanto o macho escalar está a tomar conta dos seus ovos!
Partilho convosco as fotos possíveis:
A fêmea disco e o início da postura:

A fêmea escalar e a postura:

O casal de discus:

Os dois casais:


