Ajuda a todos os principiantes...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
lprm
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2008 10:09 pm

quarta set 24, 2008 9:04 pm

Este manual destina-se a todos os que queiram começar no mundo da aquariofilia. Recomendo a toda a gente a leitura do documento com cuidado e se tiverem duvidas metam um post.

Aquário

- Tentem comprar o maior aquário possivel, apesar de muita gente pensar que os aquários pequenos são os mais faceis de manter, não é verdade para um principiante aconselha-se um aquário no minimo de 40L, pois não ocupa muito espaço e já dá para manter alguns peixes.

Filtro

- O filtro é responsavel pela limpeza do aquário sendo obrigatório em todos os aquários. O filtro deve ter no minimo capacidade de fazer toda a água do aquario por ele 3 vezes sendo aconselhado 5 vezes.
( Passo a explicar melhor, a capacidade de um filtro é medida em L / H ou seja num aquário com 50 L o filtro deve fazer 250 L / H pois 50x5 igual a 250)
- Tipos de Filtro

Existem estes 3 tipos de filtro:

:arrow: Interno:É um filtro que se coloca no interior do aquário. São normalmente baratos, embora tenham uma eficiencia de filtragem reduzida e deve ser limpo todas as semanas.

:arrow: Externo (tipo mochila/cascata) : os filtros tipo mochila (HOB) são filtros que se penduram no aquário ficando o corpo do filtro no exterior. São mais eficientes que os internos e um pouco mais caros. Têm o inconveniente de poderem causar algum barulho de água a cair e de não se adaptarem a aquários que precisem de estar tapados. A limpeza dos filtros de mochila ocorre de 15 em 15 dias ou de 3 em 3 semanas.

:arrow: Externo (balde) : Os filtros externos de balde são os reis dos filtros. Altamente eficientes, capazes de filtrar o aquário e manter uma colónia de bactérias em boas condiçoes. São normalmente bastante caros, aumentando o preço com a capacidade de filtragem. Os intervalos de limpeza variam desde 1 a 3 meses, dependendo da quantidade e tipo de peixes no aquário.

Termoestato

O termoestato já é conehcido pelas pessoas que têm repteis em casa. Serve para manter a temperatura agradavel para os peixes, é obrigatória a utilização em aquarios de peixes tropicais, em aquários de agua fria recomenda-se pois existem peixes que apenas se sentem bem apenas em agua acima dos 18 Cº

Substrato

O substrato é o fundo do nosso aquário. Pode ser areia fina, pode ser areão grosso, podem ser substratos especiais para plantas. Devem-se evitar os substratos coloridos com cores fortes pois perturbam os peixes e dão um ar muito artificial a algo que se quer o mais natural possivel.
A areia/areão pode ser recolhida na natureza, devendo ser bem lavada e fervida antes de colocar no aquário.

Tudo pronto e pode-se começar a meter a água

Quimica da água - Ciclo do azoto

Este é um factor muito importante que a maioria dos novatos descura. O ciclo do azoto é o responsável pela manutenção de todas as condições de vida no aquário.
No fundo o que o ciclo faz é converter a amónia resultante da urina dos peixes e dos processo de decomposição em nitritos e posteriormente em nitratos.
Esta conversão fica a cargo de bactérias que no inicio de vida de um aquário não existem ainda em quantidade suficiente e que precisam de tempo para se estabelecerem.
O ciclo inicia-se normalmente colocando UM peixe no aquário e monitorizando os niveis de amónia, nitritos e nitratos.
O ciclo termina quando após ter existido um pico de amónia, seguido por um de nitritos , a amónia e os nitricos atingem valor 0 e os nitratos apanham um pico.

Testes

Falou-se anteriomente de amónia, nitritos,nitratos. Estes valores são medidos com recurso a testes quimicos. Existe uma grande quantidade de testes no mercado, alguns fundamentais, outros nem por isso.
Assim temos como fundamentais/aconselhados:

:arrow: PH - Este teste mede o nivel de acidez/alcalinidade. O ph determina o tipo de peixes e também o grau de toxicidade da amónia, é por isso um teste fundamental.

:arrow: NH3/NH4 - Este teste mede a amónia no aquário. É fundamental.

:arrow: NO2 - Teste de nitritos. Não é fundamental porque com o de amónia e o de nitratos podemos controlar bem o fim do ciclo do azoto.

:arrow: NO3 - Teste de nitratos. Fundamental. O nivel de nitratos diz-nos quando devemos fazer TPA's e ajuda a perceber fenomenos como booms de algas ,etc.

Depois temos outros testes que se utilizam em estágios mais avançados no hobby:

:arrow: KH - Mede a dureza carbonatada. Este teste permite saber se a nossa água tem uma dureza carbonatada elevada. Águas com muita dureza carbonatada têm PH elevado e torna-se dificil de o fazer baixar.

:arrow: GH - Mede a dureza da água. Este teste permite saber se a nossa água é muito ou pouco mineralizada. Alguns peixes preferem águas muito mineralizadas, outros preferem água muito pouco mineralizadas.

Feito isto está na hora dos peixinhos

Peixes

As únicas regras sobre os peixes é perguntar no fórum se são compativeis e em peixes de pequeno - porte geralmente usa-se a regra 1cm de peixe para 1 L de água ( isto n serve para a maior parte dos peixes de médio e grande-porte)

Fontes:

Aquariofilia.net
E alguma sabedoria

Qualquer erro ou sugestão postem, que eu altero no texto.

E Bom inicio na Aquariofilia
prum
Membro Júnior
Registado: quarta set 24, 2008 7:14 pm

quarta set 24, 2008 11:31 pm

muito bom o post ehehe so ali a parte em que se mete um peixe no aquario e ver os niveis e que nao tou bem dentro disso =(
Bgamer
Membro
Registado: domingo ago 31, 2008 7:37 pm

quarta out 01, 2008 10:36 am

eu quiria me iniciar no mundo da aquariofilia mas parece tão complicado que acho que nem vou começar é que por muita tristeza minha não precebi patavida do testo que o membro lprm fez com tanta dedicadeza. :cry: :( :|
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta out 01, 2008 10:53 am

O texto do lrpm não é assim tão complicado, Bgamer...

Não leves a mal, mas talvez devesses começar a ler qualquer coisinha em vez de veres só televisão, ia-te ajudar imenso na escola, a escrever melhor e sem tantos erros e a compreender...

Que idade tens, Bgamer?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Tanytany
Membro
Registado: segunda set 22, 2008 4:58 pm

quarta out 01, 2008 11:26 am

Não desistas, é giro e vale a pena.Assim por alto, primeiro tens que pensar(antes de comprar) em peixes que gostarias de ter, convém saberes ou seja pesquisares se são espécies que se dão bem para que não andem todos á dentada uns aos outros e para que não dês por falta de peixes. Sendo de espécies compativeis, ph e temperatura tb compativeis tens então que comprar um aquário, caso não tenhas, um filtro e o termostáto. Tens que ver que fundo vais pôr, mas nas lojas de animais costumam ter esse material. depois tens que ver o ph da água e normalmente aconselha-se a escolher espécies que se dêem com o ph da nossa zona. Claro que é para iniciantes ou não, porque depois há as gotas para se pôr mais para o alcalino, para o ácido ou mesmo neutra e o pessoal quando já é craque no assunto (não é o meu caso, mas tenho aprendido muito aqui) já consegue lidar com phs bem diferentes da zona.. terás que fazer a ciclagem da água antes de os lá meter, só para que possam estar o mais próximo do habitat deles percebes? Isso de comprar peixinhos e meter simplesmente em água, não é bem assim, porque eles vêem de sítios , em que as águas diferem e não podemos simplesmente pô-los num copo com água, comida e já está. Boa sorte
Bgamer
Membro
Registado: domingo ago 31, 2008 7:37 pm

quarta out 01, 2008 11:26 am

dinodane Escreveu:O texto do lrpm não é assim tão complicado, Bgamer...

Não leves a mal, mas talvez devesses começar a ler qualquer coisinha em vez de veres só televisão, ia-te ajudar imenso na escola, a escrever melhor e sem tantos erros e a compreender...

Que idade tens, Bgamer?
obrigado pelo conselho. tenho 14 anos
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta out 01, 2008 4:59 pm

Foi dado na boa fé e com a melhor das intenções, Bgamer. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

cesar19
Membro Júnior
Registado: sábado dez 06, 2008 8:52 pm

domingo dez 14, 2008 6:04 pm

parabens pelo post é uma grande ajuda para todos os iniciantes . tenho apenas uma dúvida, o sr da loja quando lhe falei em comprar testes de amónia indicou-me que não seria preciso , bastaria apenas comprar um de nitritos e regulá-los que não existiria problemas com amáonia. isso é verdade?

abraço
lprm
Membro Veterano

segunda dez 15, 2008 1:42 pm

se tiveres cuidado, excusas de comprar. eu so uso pH e kH, mas eu n sou exemplo para ninguem :D
Atençao que o meu aqua ficou 2 meses a ciclar
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

segunda dez 15, 2008 6:40 pm

O teu aqua ficou 2 meses a ciclar, mas sem medires amonia , nitritos e nitratos, como sabes que o ciclo tava completo?

Os nitratos são importantissimos, só são fatais a niveis bem altos, mas dizem-nos muita coisa, como por exemplo se as TPA's tão a ser feitas em quantidade e número correcto.
lprm
Membro Veterano

quarta dez 17, 2008 3:32 pm

acho que 2 meses e a adicionar bacterias, mau era senao tivesse ciclado
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quarta dez 17, 2008 5:49 pm

Lá está, sem testares não sabes :wink:
batrachus
Membro Júnior
Registado: quinta jan 01, 2009 3:06 am

quinta jan 01, 2009 11:59 pm

lprm Escreveu:
Filtro

- O filtro é responsavel pela limpeza do aquário sendo obrigatório em todos os aquários. O filtro deve ter no minimo capacidade de fazer toda a água do aquario por ele 3 vezes sendo aconselhado 5 vezes.
( Passo a explicar melhor, a capacidade de um filtro é medida em L / H ou seja num aquário com 50 L o filtro deve fazer 250 L / H pois 50x5 igual a 250)
- Tipos de Filtro

Existem estes 3 tipos de filtro:

:arrow: Interno:É um filtro que se coloca no interior do aquário. São normalmente baratos, embora tenham uma eficiencia de filtragem reduzida e deve ser limpo todas as semanas.

:arrow: Externo (tipo mochila/cascata) : os filtros tipo mochila (HOB) são filtros que se penduram no aquário ficando o corpo do filtro no exterior. São mais eficientes que os internos e um pouco mais caros. Têm o inconveniente de poderem causar algum barulho de água a cair e de não se adaptarem a aquários que precisem de estar tapados. A limpeza dos filtros de mochila ocorre de 15 em 15 dias ou de 3 em 3 semanas.

:arrow: Externo (balde) : Os filtros externos de balde são os reis dos filtros. Altamente eficientes, capazes de filtrar o aquário e manter uma colónia de bactérias em boas condiçoes. São normalmente bastante caros, aumentando o preço com a capacidade de filtragem. Os intervalos de limpeza variam desde 1 a 3 meses, dependendo da quantidade e tipo de peixes no aquário.
Boas,
Está bem salientado por mim que a capacidade de filtragem não tem a ver APENAS com o caudal. Para isso bastaria comprar uma cabeça motorizada com 3 a 5 vezes o volume do aqua para o termos em condições. :o

Faltou-te um pormenor imortantíssimo (e que te terá escapado por inteiro na fonte que citas), que é o volume de massas filtrantes e a sua qualidade: esponjas de malha larga, fina, lã de vidro e sobretudo as cerâmicas para a mais importante das filtragens: a biológica, pois é lá que se deposita a esmagadora maioria das bactérias nitrificantes que compõem o ciclo do azoto.

Para além este pequeno pormenor que pode induzir em erros crassos os principiantes a quem o texto é dirigido, fiquei sem perceber exactamente o que é o ciclo do azoto, como se processa e sobetudo como se inicia sem torturar animais: CICLO DO AZOTO.

Também te esqueceste de dizer que o KH muito baixo 3-4ºdH (graus alemães) ou cerca de 50 ppm deixa de estabilizar o pH, tornando esse valor altamente instável.

Depois vejo se me lembro de mais alguma coisa. Para já lê melhor esse outro fórum.
<p>Cumprimentos Aquari&oacute;filos.</p>
batrachus
Membro Júnior
Registado: quinta jan 01, 2009 3:06 am

sexta jan 02, 2009 2:49 pm

lprm Escreveu:acho que 2 meses e a adicionar bacterias, mau era senao tivesse ciclado
Olá. E como alimentaste essas bactérias?

Os testes de início e ciclo obrigatórios são os de amónia (1ª substância tóxica a surgir), nitritos (2ºs tóxicos), nitratos> quando a amónia e os nitritos estiverem a zero os nitratos disparam e podem causar um boom de algas.

Outros testes imprescindíveis para a vida toda do aquário (incluindo os de cima) são os de pH e KH, visto o KH estabilizar o pH que influi directamente a vida da fauna.

O teste de PO4 (fosfatos) não é obrigatório mas pode também explicar um boom de algas no aqua.
O de GH (dureza total) será eventuamente o que menos influência tem na vida do aqua.

Foram só umas pequenas achegas, a tua intenção até era boa :wink:
<p>Cumprimentos Aquari&oacute;filos.</p>
nikas94
Registado: terça dez 02, 2008 7:31 pm

terça mar 17, 2009 9:08 pm

eu gostaria de ter 1 aquario mas estou com 1 duvida, como é que se medem os niveis de PH, NO2, NO3, etc??
Responder

Voltar para “Peixes”