afinal que marca de ração dão??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nicasxi
Membro Veterano
Mensagens: 5381
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta set 26, 2008 2:46 pm

MDogster Escreveu:
BigBrother Escreveu:
Strondo Escreveu:Pérolas... pérolas!
Não será "alvíssaras!!! alvíssaras!!!" ? :D
Eu acho que é mais "Ó inclemência! Ó martírio!" :D
Para mim é mais:
http://www.youtube.com/watch?v=9LBKVXyr ... re=related
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

sexta set 26, 2008 4:04 pm

http://www.canine-epilepsy-guardian-ang ... of_bha.htm



http://chemistry.about.com/library/weekly/aa082101a.htm

http://www.cyberpet.com/cyberdog/articl ... clinic.htm

http://www.peteducation.com/article.cfm ... cleid=2688

http://www.4pawsu.com/dogfood.htm

http://www.dogfoodanalysis.com/about.html


http://www.hua.org/Food.html

E por último este da FDA sobre Melamina em algumas rações. Afinal, os chineses, ao que se prova usam e abusam desta substancia :roll:


http://www.accessdata.fda.gov/scripts/p ... ecall/#Dog
Pet Food Recall (Melamine)/Tainted Animal Feed
Updated: February 6, 2008
This page involves only products involved in the melamine animal feed recall.
If you are interested in other recalls, please check our Recalls page or the Enforcement Report.

http://www.fda.gov/oc/opacom/hottopics/petfood.html

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta set 26, 2008 4:46 pm

pifo Escreveu:Descreva-me, por favor, baseada em artigos de revisão, os malefícios do BHA nas doses utilizadas pela generalidade das marcas de alimento animal.
E já agora, um (basta um!) caso relatado com comprovada influência deste género de conservantes num problema de saúde animal.

É que toda a gente fala do BHA, mas ninguém me consegue provar com dados fidedignos o que afirma.
Ai pifo pifo... basta pesquisar pela internet para encontrar tudo e mais alguma coisa sobre os efeitos nocivos que todos estes quimicos podem ter no organismo, nomeadamente e em concreto o BHA/BHT. E quando falamos de organismo, concorda comigo, que a diferença entre um cão e um humano não será assim tão grande.

Tome lá este link em português, pág. 78 (clikem, se vos apetecer, e vão beber um café que leva tempo a abrir) e como este encontrei vários, incluindo, normas do parlamento Europeu sobre este assunto, dizendo que tem de ser realmente avaliado.

http://web2.sbg.org.br/congress/sbg2008/pdfs/MU.pdf

Também encontrei um estudo extensivo cheio de bonequinhos e fórmulas quimicas avaliando os quimicos utilizados na alimentação e seus efeitos negativos. Mas é ainda maior que o anterior e ainda leva mais tempo a abrir.

Mas a arca tem destas coisas boas. Põe o pessoal a fazer o trabalho de casa. E quem quiser faz, quem não quiser, continúa a marrar na mula :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta set 26, 2008 6:14 pm

Eu dou raçao aos meus cães, mas apenas por uma questão prática e de comodidade. Obviamente que se eu tivesse tempo, paciência e muita vontade de ter a certeza que os meus cães comem comida o mais saudável possível, dar-lhes-ia comida natural e confeccionada por mim. E mesmo assim, como não crio animais para abate nem cultivo vegetais ou os outros alimentos de que necessitaria, nunca poderia ter certezas a 100% dessa qualidade ;)
Isto tudo para dizer que o melhor indicador de que estao a dar a ração certa ao vosso animal é o facto dele estar COMPROVADAMENTE saudável.
Discutir a composição quimica de rações até é util, mas não sabendo nós se os estes componentes quimicos são obtidos a partir de 'lixos' como a melamina, ficamos na mesma.
Uma coisa é certa, uma ração que custa 9 ou 10 euros por 15 kilos, até pode ter a composição quimica mais 'equilibrada' do mercado.....mas milagres não há.
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta set 26, 2008 8:39 pm

PauloC1 Escreveu:Eu dou raçao aos meus cães, mas apenas por uma questão prática e de comodidade. Obviamente que se eu tivesse tempo, paciência e muita vontade de ter a certeza que os meus cães comem comida o mais saudável possível, dar-lhes-ia comida natural e confeccionada por mim. E mesmo assim, como não crio animais para abate nem cultivo vegetais ou os outros alimentos de que necessitaria, nunca poderia ter certezas a 100% dessa qualidade ;)
Isto tudo para dizer que o melhor indicador de que estao a dar a ração certa ao vosso animal é o facto dele estar COMPROVADAMENTE saudável.
Disso não tenho dúvidas!! Os meus cães nunca estiveram tão bem como nos cerca de 6 meses que comiam exclusivamente produtos não confeccionados artificialmente!!
PauloC1 Escreveu: Discutir a composição quimica de rações até é util, mas não sabendo nós se os estes componentes quimicos são obtidos a partir de 'lixos' como a melamina, ficamos na mesma.
Uma coisa é certa, uma ração que custa 9 ou 10 euros por 15 kilos, até pode ter a composição quimica mais 'equilibrada' do mercado.....mas milagres não há.
Sim, milagres não há. Mas dentro do "rol" de rações que existem no mercado, com alguma pesquisa e conhecimento ( coisa que grande parte das pessoas não está para isso), consegue-se rações a quase 50% do preço de equivalentes que fazem dinheiro à custa de Marketing !!

Não cito publicidade, mas cada vez que vou a um Hiper para me desenrascar (nas falhas ...), vejo n pessoas a optarem pela pior escolha de qualidade versus preço!!!

Ora, isto tem apenas com o efeito "publicidade". Ninguem se está para chatear a verificar a composição de determinada ração. Compram porque viram um anúncio publicitário na TV...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
pifo
Membro Veterano
Mensagens: 398
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm
Localização: Tobias & Gaspar

sexta set 26, 2008 9:21 pm

LuMaria Escreveu:
pifo Escreveu:Descreva-me, por favor, baseada em artigos de revisão, os malefícios do BHA nas doses utilizadas pela generalidade das marcas de alimento animal.
E já agora, um (basta um!) caso relatado com comprovada influência deste género de conservantes num problema de saúde animal.

É que toda a gente fala do BHA, mas ninguém me consegue provar com dados fidedignos o que afirma.
Ai pifo pifo... basta pesquisar pela internet para encontrar tudo e mais alguma coisa sobre os efeitos nocivos que todos estes quimicos podem ter no organismo, nomeadamente e em concreto o BHA/BHT. E quando falamos de organismo, concorda comigo, que a diferença entre um cão e um humano não será assim tão grande.

Tome lá este link em português, pág. 78 (clikem, se vos apetecer, e vão beber um café que leva tempo a abrir) e como este encontrei vários, incluindo, normas do parlamento Europeu sobre este assunto, dizendo que tem de ser realmente avaliado.

http://web2.sbg.org.br/congress/sbg2008/pdfs/MU.pdf
Obrigado, LuMaria. Finalmente alguém!

Mas como eu também gosto de pesquisar e este é um tema que como já deu para ver, me interessa particularmente, encontrei isto neste endereço:
http://www.scielo.br/pdf/csp/v13s1/1423.pdf

Código: Selecionar todos

Autores&#58; Maria Regina Gomes-Carneiro, Luís Felipe Ribeiro-Pinto, Francisco José Roma Paumgartten
Título&#58; Fatores de risco ambientais para o câncer gástrico&#58; a visão do toxicologista
Publicado em&#58; Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, 13&#40;Supl. 1&#41;&#58;27-38, 1997
O butilato de hidroxianisole (BHA) e o butilato de hidroxitolueno (BHT) são compostos antioxidantes, usados como aditivos de alimentos industrializados. Os antioxidantes de um modo geral, incluindo o BHA e o BHT, sequestram radicais livres e funcionam como agentes antimutagênicos, ou anticarcinogênicos, em vários sistemas in vitro e in vivo. Apesar de antimutagênicos, o BHT e o BHA inibiram a comunicação intercelular em cultura, o que, como já comentamos, é um efeito característico de substâncias promotoras da carcinogênese. Além disso, Ito et al. (1983) demonstraram que a administração crônica de altas doses de BHA (2% na dieta) induzia o aparecimento de hiperplasia e neoplasias no estômago anterior (estômago aglandular) de ratos. Este efeito se deveu à indução de proliferação celular do epitélio escamoso e não apareceu em espécies como o porco, o cão e primatas, que, diferentemente de ratos e camundongos, não apresentam porção aglandular queratinizada no estômago. As lesões em ratos provavelmente se deveram à produção de radicais semiquinona, os quais, em doses muito elevadas de BHA, não seriam prontamente “detoxificados” (Altmann et al., 1986). O BHT também apresentou atividade promotora da carcinogênese in vivo, mas em relação a outros órgãos-alvo, como a bexiga urinária e o fígado. É improvável que o BHA e outros antioxidantes fenólicos relacionados, nas concentrações em que são usados como aditivos, constituam fator de risco para o câncer gástrico, ou de qualquer outra localização, em seres humanos. Entretanto, este exemplo ilustra bem como a mesma substância pode funcionar como anticarcinogênica (bloqueando a iniciação) ou carcinogênica (promovendo o desenvolvimento da neoplasia), dependendo da dose e de outras circunstâncias.
Ou seja, nas doses usadas, o risco é reduzido.
Certo?
Cumps ;)
BigBrother
Membro Veterano
Mensagens: 453
Registado: sexta mai 16, 2008 6:31 am

sábado set 27, 2008 7:03 am

Não sei. Há duas coisas importantes aqui:
1º toda a gente diz que é provável que as doses sejam seguras. Ninguém se atreve a dizer que as doses são de certeza seguras.

2º há aqui uma coisa de que o pifo se está a esquecer, é de como essas concentrações "seguras" são estabelecidas. Para quem não sabe, as coisas funcionam assim:

- para já, os limites de incorporação são estudados apenas em termos de alimentação humana (o pessoal está-se bem a marimbar com a alimentação dos bicharocos, excepto quando os bicharocos possam entrar na nossa cadeia alimentar, o que não é muito provável no caso dos cães ...)

- os estudos toxicológicos definem uma quantidade diária máxima admissível de ingestão dessa substância (chamemos L).

- para chegar à percentagem de incorporação nos alimentos, o processo começa por se determinar que alimentos e quantidades são consumidos pelos vários grupos da população (crianças, grávidas, adolescentes, etc e tal)

- imaginemos agora que se chega à conclusão que se vai usar BHA ou BHT na gordura com fins industriais, nos cereais de pequeno almoço e nas pastilhas elásticas, e que o grupo alvo mais sensível ingere por dia 3 bolachas, 1 sopa instantânea, uma dose de cereais de pequeno almoço e duas pastilhas elásticas. As bolachas trazem a quantidade x, a sopa, y, os cereais w e as pastilhas elásticas z, e a quantidade total x+y+w+z tem que ficar abaixo do limite pré-estabelecido L.

- As coisas complicam-se porque, enquanto que os limites de BHA e BHT são definidos por grama de produto no caso das pastilhas e dos cereais (ou seja, a legislação diz que se pode incorporar x de BHA ou BHT por cada 100 g de pastilhas ou de cereais), nos outros casos os limites são definidos em termos da gordura que têm (tipo x de BHA por cada 100 g de gordura). Portanto não basta saber que se come 3 bolachas por dia, tem ainda que se saber que quantidade de gordura é precisa para fazer essas 3 bolachas. É em função disso que depois se estabelece que o teor de BHT na gordura industrial (que vai servir para fazer as bolachas e as sopas instantâneas) tem que ser v/100 g de gordura (para que a quantidade diária não ultrapasse x e y, respectivamente).

- Periodicamente são efectuados estudos para determinar se o consumo diário do BHA e BHT se mantém abaixo dos limites aceitáveis. Caso se verifique uma alteração nos padrões alimentares, os teores de incorporação do BHA e BHT são ajustados.

Ora bem, o que é que isto interessa? É que toda esta coisa faz com que nos papers se diga que provavelmente os teores de BHA e BHT presentes actualmente na alimentação humana são seguros (embora, como já disse muitas vezes, estejam debaixo de olho, existam pressões para que venham a ser gradualmente substituidos por outras substâncias, e estão sujeitos a serem banidos imediatamente à mais pequena ocorrência). E os alimentos para animais? Eu sinceramente não sei que teores é que são usados (se alguém tiver números concretos agradecia) mas desconfio que se utilizarão os mesmos limites adoptados na alimentação humana. Agora, um limite que foi adoptado partindo do princípio que se vai comer 3 bolachas por dia (que têm o quê? 1 g de gordura?) não vai de todo ter o mesmo efeito se usado numa ração de cão - com 300 g de ração por dia de uma ração a 15% de gordura , o cão ingere 45 g de gordura. Bem diferente das 3 bolachas, hem? E multipliquem isto por 7 dias por semana, 4 semanas por mês, 12 meses por ano, durante 12-15 anos. Que efeitos é que isto pode ter? Ninguém sabe. Por isso entra em jogo o sábio princípio da precaução, que diz que se devem evitar situações de segurança desconhecida, ainda para mais quando existem alternativas mais seguras e que não encarecem o produto final.

Eu não me chateia ver BHA ou galhato de propilo numa ração de emagrecimento ou renal, destinada a ser usada durante 6 meses. Para uma ração que se destina a ser consumida todos os dias prefeiro alternativas mais seguras. Agora, cada um que faça o que entender.
Big Brother is (still) watching you ... And laughing like hell with all the nonsense you say.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

sábado set 27, 2008 9:04 am

http://www.canine-epilepsy-guardian-ang ... of_bha.htm
According to Dr. Wendell Belfield, DVM, practicing veterinarian for some 26 years, both BHA and BHT are known to cause liver and kidney dysfunction and are banned in some European countries. He adds that ethoxyquin is suspected of causing cancer and that propylene glycol (a pet food ingredient closely related to anti-freeze) causes destruction of red blood cells.
Ethoxyquin
Promoted kidney carcinogenesis.
Significantly increased incidence of stomach tumors.
Enhanced bladder carcinogenesis.
Ethoxyquin is listed and identified as a hazardous chemical by OSHA. It has a rating of 3 on a scale of 1 to 6, with 6 being super toxic requiring less than 7 drops to cause death. When manufactured by Monsanto, the containers are marked with the word POISON. Monsanto makes no representations and will not be responsible for damages of any nature whatsoever. The Department of Agriculture lists and controls Ethoxyquin as a pesticide.




O busílis da situação, por muito "segura" que seja hoje em dia, amanhã verifica-se que afinal não era seguro de todo e lá se retiram do mercado porque A ou B contraiu doença grave, Nos "entretantos" mais gente e animais foram acumulando toxinas no organismo que mais tarde é que se vem a saber da pior forma, como em quase tudo no que respeita a medicações e determinados alimentos. As "cobaias" (consumidores) é que "pagam a factura"...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
pifo
Membro Veterano
Mensagens: 398
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm
Localização: Tobias & Gaspar

sábado set 27, 2008 12:21 pm

BigBrother

Resposta 5*****. Até deu prazer lê-la, apesar de no final as nossas opiniões continuarem discordantes, mas ao menos deu para estimular o intelecto.
Cumps ;)
meilinmommy
Membro Veterano
Mensagens: 1161
Registado: domingo jun 29, 2008 3:54 pm

sábado set 27, 2008 7:27 pm

A minha cadela come uma ração holística desta marca:

www.proformancepet.com

pareceu-me uma marca diferente e interessante. Ela adora...e parece-me estar bem.
TheGreatDane
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sábado set 27, 2008 9:13 pm

meilinmommy Escreveu:A minha cadela come uma ração holística desta marca:

www.proformancepet.com

pareceu-me uma marca diferente e interessante. Ela adora...e parece-me estar bem.
Olá.

Como é que uma ração generalista se pode chamar holística ;)
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
alexandratavares
Membro Veterano
Mensagens: 1064
Registado: sábado jul 19, 2003 11:49 am

domingo set 28, 2008 5:55 am

fang: afinal q ração sao essas q custam menos 50% e têm qualidade igual?

por razao toda a gente é tao cuidadosa e tem tanto receio em dizer o q da de comer aos seus caes? ha alguem aqui com comissao é isso?

poor exeplo em discussao com a vet sobre preço versus qualidade era refeiru um exemplo: continente premium - diz ser um exemplo em q as marcas brancas sao boas e melhores q muitas de marca.

alguem tem conhecimento doutras assim?
TheGreatDane
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo set 28, 2008 7:17 am

Gente cuidadosa ? O que não falta são informações sobre dezenas de rações que dão em centenas de tópico aqui na arca. Basta pesquisar. :)

alexandratavares Escreveu:fang: afinal q ração sao essas q custam menos 50% e têm qualidade igual?

por razao toda a gente é tao cuidadosa e tem tanto receio em dizer o q da de comer aos seus caes? ha alguem aqui com comissao é isso?

poor exeplo em discussao com a vet sobre preço versus qualidade era refeiru um exemplo: continente premium - diz ser um exemplo em q as marcas brancas sao boas e melhores q muitas de marca.

alguem tem conhecimento doutras assim?
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
tobias1
Membro
Mensagens: 59
Registado: quarta jul 04, 2007 5:50 pm
Localização: Stella

domingo set 28, 2008 2:54 pm

TheGreatDane Escreveu:Gente cuidadosa ? O que não falta são informações sobre dezenas de rações que dão em centenas de tópico aqui na arca. Basta pesquisar. :)

alexandratavares Escreveu:fang: afinal q ração sao essas q custam menos 50% e têm qualidade igual?

por razao toda a gente é tao cuidadosa e tem tanto receio em dizer o q da de comer aos seus caes? ha alguem aqui com comissao é isso?

poor exeplo em discussao com a vet sobre preço versus qualidade era refeiru um exemplo: continente premium - diz ser um exemplo em q as marcas brancas sao boas e melhores q muitas de marca.

alguem tem conhecimento doutras assim?
Boa Tarde,
este não deixa de ser um assunto muito complexo, porque uns utilizam rações baratas, outros nem tanto e outros que só utilizam rações caras para os nossos amiguinhos, sejam, cães ou gatos. Certo é que existe no mercado milhares de marcas e sabores para os nossos amigos, não é por acaso que se movimenta biliões de dólares por ano na venda destes produtos em todo o mundo.
As rações são o que são e na minha opinião, entre muitas e variadas rações, se excluirem as que têm os tais sub-produtos e aditivos identificados como prejudiciais á saúde dos nossos amiguinhos, reduzem em muito uma lista de variadas marcas, dou o meu exemplo, a ração que eu dou ao meu Tobias tem o seguinte:

• Frango fresco – Frango fresco para facilitar a digestão.

• Benefícios para a pele e para o pêlo - Ácidos gordos omega 6 e omega 3 em proporções correctas fomentam a saúde da pele e do pêlo.

• Saúde do intestino e do tracto urinário – Com nucleótidos para auxiliar a digestão; minerais equilibrados e extracto de erva do monte adicionado para ajudar a manter a saúde do tracto urinário.

• Benefícios para os dentes e a boca – Extracto de citrinos orgânico adicionado para melhorar a saúde oral e dentária.

• Adição de vitaminas e antioxidantes – Com antioxidantes e vitaminas para melhorar a eficácia do sistema imunitário.

Ingredientes: Farinha de frango* (min. 27%), arroz em grãos inteiros (min. 26%), milho em grãos inteiros, gordura de frango*, polpa de beterraba, frango fresco (min. 5%), levedura de cerveja seca, ovo em pó, farinha de peixe*, sementes de linho, óleo de peixe*, minerais, vitaminas, nucleótidos, FOS (fructoligossacarídeos) pré-bióticos, MOS (mananoligossacarídeos) pré-bióticos, extracto de uva-do-monte, sulfato de condroitina, sulfato de glucosamina, MSM (metilsulfonilmetano), extracto de iúca
* Conservado com tocoferóis misturados e extracto de alecrim.

Análise típica: Proteína 25%, óleo 15%, fibra 2,5%, cinzas 7%, humidade 8%, omega6 2,53%, omega3 0,37%, vitamina A 15000 IU/kg, vitamina D 1000 IU/kg, vitamina E 100 IU/kg, cálcio 1,1%, fósforo P 0,75%, cobre 20mg/kg (como sulfato cúprico).
....publicidade á parte, esta ração que eu dou ao Tobias, de entre muitas outras que já comprei para experimentar desde a mais cara á mais barata, esta venceu em tudo até no preço e o resultado está á vista, o meu Tobias tem o pêlo espectacular, macio, cai muito menos pêlo, deixou de fazer muitas fezes, a urina não é tão activa no cheiro e a vitalidade dele melhorou em muito, os olhos sempre limpos, os dentes mais limpos sem utilizar outros produtos, o sabor da ração deve ser espectacular porque o tobias come em 2 minutos 1 dose diária e no preço apenas 43€ /15kg e entregam em casa. Gasto 15kg em 3 meses com o Tobias, já vou na terceira saca e é para continuar, mas cada cão tem caracteristicas especificas, não estou a impingir nada a ninguém, só que como estou muito feliz por ver as diferenças no meu Tobias, apenas quis deixar aqui a ideia de que os nossos amigos cães ou gatos tem o direito de viver com saúde e felizes ao lado dos donos....lambidelas do Tobias para os amiguinhos da Arca.......
meilinmommy
Membro Veterano
Mensagens: 1161
Registado: domingo jun 29, 2008 3:54 pm

domingo set 28, 2008 6:02 pm

TheGreatDane Escreveu:
meilinmommy Escreveu:A minha cadela come uma ração holística desta marca:

www.proformancepet.com

pareceu-me uma marca diferente e interessante. Ela adora...e parece-me estar bem.
Olá.

Como é que uma ração generalista se pode chamar holística ;)
E uma coisa impede a outra?!?
Responder

Voltar para “Cães”