Escovar dentes... ?
Moderador: mcerqueira
Fiz uma pesquisa pelo forum, e nao consegui encontrar nenhum topico sobre este tema.
Apesar de algumas dicas do vet, a verdade é q na pratica a coisa é bem diferente... diria mesmo, missão impossivel!
Alguem tem alguma dica ou é mais... epahhh e tal... é melhor esqueceres isso !
Apesar de algumas dicas do vet, a verdade é q na pratica a coisa é bem diferente... diria mesmo, missão impossivel!
Não custa nada. Compra uma escova propria numa loja de animais. Para o habituar, nas primeiras lavagens utiliza comida enlatada para cão. Quando estiver habituado utiliza a pasta propria que eles também costumam gostar.
Tudo isto claro, se ele a deixar mexer na boca. Espero que sim.
Uma boa lavagem uma vez por semana é quanto baste
Tudo isto claro, se ele a deixar mexer na boca. Espero que sim.
Uma boa lavagem uma vez por semana é quanto baste

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Os canídeos dos tempos áureos, comiam carne rija e ou até crua e roíam ossos. Era essa a sua alimentação base! Por esta razão, não acumulavam tártaro nos dentes. A alimentação dos cães, actualmente, mudou drasticamente e então vamos ao tal tártaro...tártaro este que se não houver uma higiene dentária, tal como num humano, começa por proliferar e causar gengivites, piorreias e outras doenças da boca... Ora, como doenças da boca normalmente espoletam outras enfermidades a nível até de rins, coração, estômago, etc... não convém que os "canitos" venham a sofrer destas doenças porque além de sofrerem, os donos CONSCIENCIOSOS sofrem a par com eles!!! Ou então, quem sem consciência alguma sofra só pela parte parte que mais lhe doi
o bolso! Ou na pior das hipóteses o “bobi” que sofra e morra porque até foi baratucho e de onde esse veio vai-se buscar outro, não é?
[Editado pela moderação (tlopes)]
Leo

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm
Algumas rações próprias podem dar uma ajudinha, no controlo de tártaro. Mas a pasta própria é o melhor e deve começar de pequenino. Asugestão a do patê...mas não me parece que resulte
, quando ele sentir o sabor.

Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am
Ola,a minha Tuga tambem da uma carga de trabalho para lhe abrir a boca na hora de escovar os dentes , como tem dentes pequenos piora ainda mais a tarefa, mas vou falando a palavra candy(para animais) e ela distrai-se ,pois como dava bastante luta para escovar, deixei de o fazer e o resultado foi ter de fazer uma destartarizacao com apenas 1 ano e pouco,sempre a comer racao de boa qualidade ,a causa era uns candys da pedigre
que ela adorava
por isso ,mesmo que eles nao gostem,e muito importante

"O homem justo ,cuida dos seus animais"
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm
Dar ossos com alguma frequência, não resolveriam o problema?
Respeito quem escove os dentes ao seu cachorro...
Agora que não me estou a ver a escovar os dentes aos meus, lá isso não estou mesmo
Abraços
Respeito quem escove os dentes ao seu cachorro...
Agora que não me estou a ver a escovar os dentes aos meus, lá isso não estou mesmo

Abraços
Olácmmpcd Escreveu:Fiz uma pesquisa pelo forum, e nao consegui encontrar nenhum topico sobre este tema.
Ração seca na vez de húmida ajuda a não formar tanto tártaro
Depois existem os dentasticks que também ajudam um pouco
Se o piqueno continuar renitente à escovadela, sugiro que use tantum verde em spray que pode ser usado nos canitos...
Cumprimentos
Boa noite!!cmmpcd Escreveu:Fiz uma pesquisa pelo forum, e nao consegui encontrar nenhum topico sobre este tema.
Com o Pluto não tive bons resultados ao usar a escova de dentes porque ele tenta mordê-la.
Tenho que aplicar directamente a pasta no meu dedo e esfregar nos dentes dele. Sei que esta marca de pasta também tem uns sticks para eles roerem e que o efeito é o mesmo.
Boa sorte com as escovágens!
Lambidelas do Pluto
RP
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm
hanjos Escreveu:Boa noite!!cmmpcd Escreveu:Fiz uma pesquisa pelo forum, e nao consegui encontrar nenhum topico sobre este tema.
Com o Pluto não tive bons resultados ao usar a escova de dentes porque ele tenta mordê-la.
Tenho que aplicar directamente a pasta no meu dedo e esfregar nos dentes dele. Sei que esta marca de pasta também tem uns sticks para eles roerem e que o efeito é o mesmo.
Boa sorte com as escovágens!
Lambidelas do Pluto![]()
RP
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Um beta splendens
Três hamsters campbell
Pode tentar os famosos dentasticks como já lhe sugeriram, mas não desista....
Como já lhe disseram aqui, se não arranjar forma de controlar o táraro, isso pode ter consequências como o apodrecimento de dentes.
Já imaginou ter com o cão os cuidados quase todos e ter um lindo cão, com dentes podres; gengivite e afins?
vá força nisso.
Quando o meu peste tinha ano e meio teve que fazer uma limpeza... doeu no bolso, não foi nada giro vê-lo sedado e sairam calhauzitos de tártaro (já lhe deviam doer as gengivas)...estavamos desavisados e deu asneira.
O cão não é para alguns um membro da familia (respeito isso). Mas enquanto cão um dente podre ou uma gengiva infectada causam dor e dificultam a alimentação.
Como já lhe disseram aqui, se não arranjar forma de controlar o táraro, isso pode ter consequências como o apodrecimento de dentes.
Já imaginou ter com o cão os cuidados quase todos e ter um lindo cão, com dentes podres; gengivite e afins?

Quando o meu peste tinha ano e meio teve que fazer uma limpeza... doeu no bolso, não foi nada giro vê-lo sedado e sairam calhauzitos de tártaro (já lhe deviam doer as gengivas)...estavamos desavisados e deu asneira.
O cão não é para alguns um membro da familia (respeito isso). Mas enquanto cão um dente podre ou uma gengiva infectada causam dor e dificultam a alimentação.
-
- Membro
- Registado: domingo ago 10, 2008 4:31 pm
------------
cmmpcd
Bom dia,
Ontem levei a minha menina à última vacina e aproveitei para perguntar ao veterinário o que devia fazer para que ela não comece a ganhar tártaro.
Ele disse-me que, se houver dificuldade em usar a escova de dentes, os ossos também são bons (às vezes até é preferível, uma vez que se o cão não deixar escovar bem os dentes e depois não tiver um ossito, o tártaro e as cáries podem aparecer ainda que mais lentamente). Aqueles prensados são muito bons, porque eles roem roem e levam mais tempo a "destruir" que os outros.
Espero ter ajudado.
Bjs
Telma
------------
cmmpcd
Bom dia,
Ontem levei a minha menina à última vacina e aproveitei para perguntar ao veterinário o que devia fazer para que ela não comece a ganhar tártaro.
Ele disse-me que, se houver dificuldade em usar a escova de dentes, os ossos também são bons (às vezes até é preferível, uma vez que se o cão não deixar escovar bem os dentes e depois não tiver um ossito, o tártaro e as cáries podem aparecer ainda que mais lentamente). Aqueles prensados são muito bons, porque eles roem roem e levam mais tempo a "destruir" que os outros.
Espero ter ajudado.
Bjs
Telma
O tópico foi editado. Provocações gratuitas não são admitidas neste fórum. Todas as opiniões são bem-vindas, desde que expostas de forma correcta e sustentada.
Melhores cumprimentos,
Melhores cumprimentos,
obrigado a tds pelas dicas... vou experimentar essa da comida na escova talvez ate misturada com a pasta para ele se ir habituando ao sabor!
Ufs...ja estava a imaginar "cenas terriveis" depois das ultimas tentativas frustadas!
Ufs...ja estava a imaginar "cenas terriveis" depois das ultimas tentativas frustadas!