e quando os nossos cães falecerem?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

isatoday
Membro Veterano
Registado: sexta fev 01, 2008 5:44 pm
segunda jun 09, 2008 3:15 pm

ana264 Escreveu:Para quem tem casa com terreno é bem mais facil, a casa dos meus pais tem bastante terreno, já perdemos a nossa Juma que era uma pastora Alemã, e ela tá bem debaixo da nossa palmeira, que era o sitio onde gostava de dormir. Deu bastante trabalho, mas com uma escavadora tudo se faz!
comigo isso nao funcionou bem assim...

uma das minhas cadelas morreu em casa, por isso enterramo-la lá ... o problema é que os outros sentem o cheiro e tentam desenterrar. acabou por ser necessario cimentar a campa.

infelizmente é num sitio sem crematorio, por isso os caes vao para o aterro... :(
Mariskada
Registado: quinta jun 12, 2008 11:04 pm

quinta jun 12, 2008 11:19 pm

É sempre um momento complicado, mas já existem serviços em Portugal que ajudam em tudo o que é preciso e de modo digno.
Aconselho vivamente a funerária animal que trabalha na área da Grande Lisboa que é dirigida por veterinárias. Tratam de tudo... vão a casa, fazem cremação individual (ou colectiva) e até podes ter memorial e as cinzas, se quiseres.
Vê em http://www.funerariaanimal.com
Ana_e_Kaiser
Membro
Registado: quinta out 05, 2006 8:18 pm

sexta jun 13, 2008 5:35 pm

Nós também temos imenso terreno cá em casa. Quando morreu o Kaiser, em Março passado, enterraram-no por aqui. Onde é que eu não sei pois não quis saber, nem sequer o quis ver morto, portanto, não sei se foi num lugar que ele gostasse ou não, mas é 'bonito' isso de o enterrar num lugar onde ele gostasse.

Claro que quem o enterrar perto de casa, tem de fazer uma cova BEM funda! Não convém que os outros cães tentem desenterrar...
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta jun 13, 2008 6:34 pm

Mariskada Escreveu:É sempre um momento complicado, mas já existem serviços em Portugal que ajudam em tudo o que é preciso e de modo digno.
Aconselho vivamente a funerária animal que trabalha na área da Grande Lisboa que é dirigida por veterinárias. Tratam de tudo... vão a casa, fazem cremação individual (ou colectiva) e até podes ter memorial e as cinzas, se quiseres.
Vê em http://www.funerariaanimal.com
Depois de morto é pouco importante o pormenor da empresa funerária ser dirigida por veterinários a não ser que pretendam certidão de óbito.

Todos os meus animais que ao longo dos anos têm morrido (cães ou gatos) têm sido enterrados no quintal de casa da minha mãe. Os restantes visto serem de pequeno porte têm sido remetidos ao caixote do lixo, por muito frio e estranho que lhes possa parecer.

Eu entendo que depois de morto é indiferente o local onde ficam, importante é enquanto são vivos.
Mas claro, cada qual é como cada um e eu respeito as ideias dos outros.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

sábado jun 14, 2008 1:15 am

Esta é a parte mais dolorosa de todas... pessoalmente só uma das minhas gatas não esta em sitio certo... o vet levou-a com ele e enterrou-a junto dos animais dele. Todos os meus animais estão em terrenos familiares,mas sinceramente isso pouco me importa, porque nunca volto ao local onde descansam...
Penso com alguma frequencia nas proximas perdas, porque muitos dos meus animais são séniors, mas para mim o importante é o que vou guardar de cada um deles!
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
Carla37
Membro Júnior
Registado: quinta mar 20, 2008 10:11 pm

segunda jun 16, 2008 7:55 pm

se vc tiver um quintal,pode enterrá-lo lá.
quando minha hamster morreu(eu n tenho quintal)enterrei-a na margem do rio Trancão
Mariskada
Registado: quinta jun 12, 2008 11:04 pm

quarta jun 18, 2008 9:58 pm

kitten Escreveu:Depois de morto é pouco importante o pormenor da empresa funerária ser dirigida por veterinários a não ser que pretendam certidão de óbito.
Não é só pela certidão de óbito. É que quer optando por enterrar em cemitério ou cremar (que foi o que fiz) fica-se com uma certificação oficial de que aquele é mesmo o meu bichinho e que fizeram tudo direitinho (por uma questão de saúde pública e legal).
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

quarta jun 25, 2008 11:38 pm

Mariskada Escreveu:
kitten Escreveu:Depois de morto é pouco importante o pormenor da empresa funerária ser dirigida por veterinários a não ser que pretendam certidão de óbito.
Não é só pela certidão de óbito. É que quer optando por enterrar em cemitério ou cremar (que foi o que fiz) fica-se com uma certificação oficial de que aquele é mesmo o meu bichinho e que fizeram tudo direitinho (por uma questão de saúde pública e legal).
Se o entregar para cremação, por exemplo no canil de Lx em Monsanto ou em clinicas veterinárias com serviço fúnebre também tem garantia de que o animal foi entregue.

Eu pessoalmente não gostava de ter as cinzas do meu cão em cima da lareira mas repeito quem o faça.
CFSG
Registado: domingo jan 08, 2006 7:00 pm

quinta jun 26, 2008 12:42 am

JÁ TIVE UMA SETTER MORREU DE VELHICE E ALGUNS PROBLEMAS GRAVES. SIMPLESMENTE PEDI AO VETERNÁRIO PARA DAR A INJECÇÃO E LEVOU-O. VENDO BEM REALMENTE IMAGINO QUE FOI CREMADA !!!
NathalyGo
Membro
Registado: sábado jun 14, 2008 2:01 pm

sexta jun 27, 2008 9:51 am

Suiiissa... infelizmente o meu cão partiu a quase 3 meses, depois de um longo tratamento, que quando se foi descobrir era Leishmaniose, é uma fase muito dificil, alias não é uma fase, porque até hoje eu choro por ele, infelizmente nos ultimos dias de vida dele, teve de tomar soro, estava no veterinário constantemente. Houve uma altura em que ele já não comia, não se levantava, não conseguia fazer as necessidades, não conseguia nem mexer a cabecinha... o sofrimento dele era tremendo. Até que eu e a minha familia ponderamos bem esta nossa decisão e levamos-o ao veterinário, nessa noite a clinica já estava fechada, mas como talvez a veterinária saberia que iamos precisar dela, deixou-nos com o numero de telefone dela, pra quando fosse preciso. Eram 7h da noite, ligamos para ela porque já não aguentavamos mais ver o bichinho assim... ela disse que não havia solução, que agora estavamos numa fase que era só esperar que ele parti-se, mas acreditem o sofrimento de o ver a morrer aos poucos era pior, bem pior...então combinamos com ela, as 9h lá na clinica, quando lá chegamos, eu não conseguia deixa-lo, abraçei-me a ele e chorei...chorei... por mim ficaria o resto da minha vida abraçada a ele assim...nós conversamos com ela e ela disse "Eu sei que custa muito tomar esta decisão, mas como podem ver a unica coisinha que ainda mexe é o coração, e os olhinhos"(msm que já não fossem tão brilhantes como antes). "E como ele está desta noite já não passava e o sofrimento dele era pior" Ela perguntou se queriamos assistir...nós dissemos que não, mesmo que a minha vontade fosse ficar ao lado dele para sempre...e despedimo-nos dele, quando olhamos para tras, não sei onde ele foi buscar força mas o certo é que levantou a cabecinha e viu-nos a sair e a chorar. :'( Nós falamos com a médica para saber onde o colocariamos depois e ela disse que se nós quizessemos ela pudia mandar cremar, e assim foi, e digo-te foi a melhor coisa que fizemos que enterrar na minha opinião é desumano, eu sei que é o ritual mais comum no homem, mas pelo menos os animais que nos sao mais queridos, tem de ter uma morte digna. Agora só te vou dar um conselho: "Trata bem dos teus bichinhos, porque quando um dia (não daqui a 10, mas sim daqui a 15, 20 aninhos) :) eles partirem tu vais sentir que não fizeste tudo o que pudias ter feito...dá-lhe todo o carinho e amor que puderes, faz como eu, pq ele partiu mas eu sei que mais tanto pelo carinho, amor, ternura, como pela tentativa de cora-lo eu fiz TUDO, o que eu pudia fazer. Beijinho...
croquidilo
Registado: terça jul 17, 2007 5:04 pm

sábado jun 28, 2008 11:51 pm

Nós tivemos a "sorte" de ter uma casa em Souselas, e enterramos o Sancho debaixo de uma arvore onde o meu marido brincava quando era miudo, e que dá muita luz!Assim sempre ficou mais próximo de nós!
hanjos
Membro
Registado: domingo jun 12, 2005 6:48 pm

sábado ago 23, 2008 9:24 pm

Apesar de considerar este tópico muito útil, porque infelizmente é necessário ter estas informações, senti um aperto enorne na garganta e não consegui controlar as lágrimas....
Sei que não é saudável, mas este assunto para mim é tabu...evito pensar, nem sequer quero respirar sobre a infima possibilidade de poder vir a perder o meu Pluto... :cry:
Lambidelas do Pluto
RP
SofiaICS
Membro Júnior
Registado: quinta ago 21, 2008 7:14 pm

sábado ago 23, 2008 11:30 pm

Apesar de custar lembrar a minha cadelinha Pastora Alemão que partiu há muitos anos foi enterrada num terreno meu que se encontra perto da minha casa. Fizemos uma sepultura humilde e bonita... Foi triste mas ela mereceu que trabalhássemos a sua partida... :(
<strong>Sofia Isabel</strong>
mariana22
Registado: segunda jul 28, 2008 11:44 pm

terça set 30, 2008 7:54 pm

[Editado pela moderação (tlopes)]

infelizmente já tive que recorrer aos serviços deles e foi tudo tratado com muita seriedade e dignidade para este ultimo momento do meu Toby.
CyberLino
Membro Júnior
Registado: sábado out 04, 2008 10:46 am

sábado out 04, 2008 6:52 pm

[Editado pela moderação (tlopes)]
Responder

Voltar para “Cães”