Iguana nova deixou de comer....

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Judas
Registado: terça set 30, 2008 11:37 am

terça set 30, 2008 11:52 am

Boas comprei recentemente uma Iguana Verde, onde coloquei num terrareo com 70 cm de altura 50 de profundidade e 110cm de largura, este terrareo está equipado por uma lampada de ceramica de 100Watt, e uma reptileglo de 5.0 UVB de 75 Watts a temperatura ronda os 30º e a humidade os 70. como li no forum deixei a pequena durante 10 dias habituar-se a casa nova, trocando somente a agua e a comida. acontece que vi os primeiros 2 dias ela se alimentar de vegetais, deu umas trincas em alface, feijao verde e maça este tem sido o alimento dela segundo a loja onde comprei, verifiqeui que deixou de comer quando comecei a socializar-me com ela, sendo ate um pouco agressiva, mordendo e chicoteando com a cauda, processo que acredito que seja normal. gostava de saber se a ração juvenil é o mais indicado para ela e quanto tempo deveria brincar com ela fora do terrareo, umas dicas valentes é o que me vinha a calhar.

Obrigado
Litoss
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:35 pm

terça set 30, 2008 3:21 pm

Em 1º lugar, e mais uma vez, o dono da loja disse-te algumas coisas erradas.

Não deves dar alface à iguana, pois provoca-lhe diarreia o que pode levar a problemas mais sérios. Alfaçe feijao verde e maça não os unicos alimentos para uma iguana, podes dar muitas mais ervas, legumes e frutas, basta veres no fórum da iguana que tens lá vários tópicos sobre isso. Tenta variar o máximo possivel para ela não se fartar de comer sempre o mesmo, experimenta alimentos coloridos como a manga ou outro para lhe chamar mais a atenção.

Quanto ao facto da tua socialização, não deves começar logo a pegar nela, no inicio tenta que se habitue a ti, vai lhe fazendo algumas festas, nada de movimentos bruscos e muita muita calma e paciência senão podes causar bastante stress ao animal e fazer com que possa até deixar de comer, depois aí sim podes começar a pegar-lhe quando estiver mais habituada. É normal que no inicio ela tente morder e dar chicotadas mas não te podes deixar desmoralizar, com o tempo ela vai habituar-se e não te vai atacar mais. :wink:

A ração não é o alimento indicado para elas, podes juntar alguma aos legumes, ervas e frutas que sim devem ser a sua alimentação. A ração é mais para "comida de férias".

Quanto ao terrário, para já serve embora daqui a uns tempos vais ter de mudar, mas deve dar no minimo para um ano. A temperatura está boa assim como a humidade e também tens uvb por isso penso que o terrário está bom. :)

Espero ter ajudado
Cumps :wink:
C3DR1C
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:26 pm
Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...

quarta out 01, 2008 5:58 am

Judas Escreveu:reptileglo de 5.0 UVB de 75 Watts
:?: :?:

Uma UVB de 75w????? Isso existe? Tens a certeza k é uvb? :?
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

quarta out 01, 2008 11:00 am

C3DR1C Escreveu:
Judas Escreveu:reptileglo de 5.0 UVB de 75 Watts
:?: :?:

Uma UVB de 75w????? Isso existe? Tens a certeza k é uvb? :?
ganda power!
jaderribeiro
Membro
Registado: segunda mai 12, 2008 9:23 am

quarta out 01, 2008 1:46 pm

arranja uma lampada da exoterra uvb 5.0 de 13w....75W?acho que isso nao ha...na lhe des alface nunca...as minhas, nem sabem o que isso é...porque nunca, lhes dei...é composta de 90% de agua, n tem vitadinas nhumas, faz diarreia, e isso e considerado calmante...da-lhe frutas e legumes...compra um suplemento vitaminico, em po...e mistura no comer, ou mete numa seringa e junta com um pouquinho de agua...e da-lhe...boa sorte
BlueDragon78
Membro Júnior
Registado: sexta set 19, 2008 7:34 pm

quarta out 01, 2008 8:31 pm

Ja aqui foi dito que nao deves dar alface, uma das coisas que elas gostam e coentros.
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

quinta out 02, 2008 11:05 am

BlueDragon78 Escreveu:Ja aqui foi dito que nao deves dar alface, uma das coisas que elas gostam e coentros.
A alface,pelo que tenho lido,provoca diarreia,sonolencia e é muito pobre a nivel nutriciunal,é composta por 90% de agua e contem algumas fibras,eu prefiro sempre algo com mais valor nutriciunal,ha aqui alguns topicos com o que podem\nao podem\devem comer,

Peace and cumps ;D
Judas
Registado: terça set 30, 2008 11:37 am

quinta out 02, 2008 12:30 pm

peço desculpa a lampada na realidade é de 13W, fiz confusao com uma red heat que comprei, já agora.... devo usar a red heat? Já possuo a de ceramica como indiquei no inicio do topico....como devo manter a aproximação com a iguana? tenho colocado dentro da t-shirt e dado algumas festas, quando chego do trabalho por um periodo de 15 min +- tenho meno que fique fria e se constipe, estou a ser exageradamente cuidadoso?????

obrigado
Litoss
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:35 pm

quinta out 02, 2008 3:34 pm

Se já tens lampada de cerâmica não deves precisar da red heat. Quanto à tua aproximação, não precisas de ter tanta preocupação, se não tiver muito frio e ela tiver com festas ou no teu colo não tens problemas.
Convém que fiques com ela algum tempo por dia para que se habitue a ti, 15 minutos é pouco podes ficar até uma hora sem problemas desde que não esteja muito frio. :wink:

Cumps
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”