Desesperado com o meu dragão barbudo...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

progressive
Membro Veterano
Registado: domingo jan 13, 2008 3:50 pm

segunda set 08, 2008 7:14 pm

Boas pessoal . Após alguns meses de ausencia volto a pedir a vossa ajuda...desta vez com um carácter urgente, já que estou bastante preocupado com o meu dragão barbudo. O animal tem cerca de 1 ano e à cerca de 2-3 meses notei que estava com dificuldade em se movimentar, não tendo coordenação nos membros, e apresentando uma postura incorrecta. Já consultei um veterinário especializado em exóticos, próximo da zona onde vivo, aveiro, e uma das causas possiveis serão carência de cálcio ou vitamina B, apesar de usar um complemento com cálcio e vitaminas diariamente na salada. A veterinária não consegui retirar uma amostra de sangue, devido à dificuldade em encontrar a veia, e óptamos por não sacrificar mais o animal naquela altura. O raio X tambem não revelou nada de invulgar na formação óssea do dragão. Nesta situação penso ser aconselhável ouvir uma segunda opinião, pelo que estou a pensar deslocar-me ao Porto. A vossa ajuda seria útil no sentido de me indicarem um bom médico veterinário especializado em repteis.

Aguardo respostas com urgência.

Cumprimentos.
ZordLyon
Membro
Registado: quarta out 31, 2007 8:44 am
Super Hypo Tangerine Carrot Tail (Paradox?!)

segunda set 08, 2008 7:58 pm

Aconselho te a dra Carla Monteiro em Esposende...Ela e muito boa em repteis e percebe.
<p>&nbsp;Andr&eacute; Carvalho</p>
PeaceandLove
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii

segunda set 08, 2008 10:27 pm

Em esposende fica mais barato, mas ela tambem trabalha no hospital veterinário do Porto! Mando te o ocntacto por pm;)

Cumps
<p>1.1.3 Crotaphytus collaris</p>
<p>1.0.0 Chlamydosaurus kingii</p>
KevinP
Membro
Registado: quarta ago 20, 2008 11:07 pm

segunda set 08, 2008 10:37 pm

Elah... Esposende... tenho casa em fao e nao sabia de tal coisa... eheh... apesar de morar em azeitao... para a proxima ja sei... eheh
<strong>Cumps, Kevin Pereira</strong>
ZordLyon
Membro
Registado: quarta out 31, 2007 8:44 am
Super Hypo Tangerine Carrot Tail (Paradox?!)

segunda set 08, 2008 10:45 pm

eu ja mandei Peace...lol...
Ya kevin ela e muito boa...

Peace no Porto os preços são o dobro... :/
<p>&nbsp;Andr&eacute; Carvalho</p>
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

terça set 09, 2008 10:36 pm

Se pudesses colocar uma fotos do animal seria mais fácil perceber o que queres dizer com postura incorreta.

Sem mais dados ocorrem-me 2 ou 3 coisas:
- Há quanto tempo foi comprada a lâmpada de UVB actual, a que distância está do DB e qual é a marca e o modelo dela?

- Qual é o complemento de Ca e vitaminas que colocas na salada? De que é composta a salada e o que é que lhe dás regularmente para comer?

Ricardo
<a href="http://repteis.info">http://repteis.info</a>
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

terça set 09, 2008 11:20 pm

rbl Escreveu:Se pudesses colocar uma fotos do animal seria mais fácil perceber o que queres dizer com postura incorreta.
Sem ver o dragão ao vivo e observar atentamente a locomoção do animal, dificilmente vamos conseguir algum diagnóstico, a menos que seja uma fractura e muito evidente, é quase como tirar nabos da púcara. Já tens PM, mas, à priori, o que é mais normal, dependendo dos quadrantes que não consegue mover:
. Obstipação, o que em princípio terá sido excluído no raio-x, mas nunca fiando;
. MBD, possível, dado que o dragão já tem um ano e picos, ainda assim, improvável se tiver uma iluminação adequada e suplementos;
. Malformação ou atrofia muscular, que pode ser causado por um terrário pequeno para a actividade necessária ao desenvolvimento saudável ou uma alimentação incorrecta.

Mas de qualquer forma, já tens a PM e falamos melhor no MSN. E entretanto, vai procurando um veterinário competente na área.

Boa sorte. :wink:
<p>
</p>
progressive
Membro Veterano

quarta set 10, 2008 4:43 pm

Antes de mais obrigado por toda a ajuda.
Vou tentar responder, de forma clara, a toda as questões e dúvidas. Irei colocar fotos assim que possível. Relativamente à lâmpada UVB, é uma Réptil Glo 8.0 (Exo Terra). Está a cerca de 25cm de distancia do dragão no ponto mais baixo, e cerca de 10cm no ponto mais alto. Foi colocada á exactamente 6 meses, motivo pelo qual já fiz encomenda de uma nova que chegará nos próximos dias. O complemento de CA e vitaminas é da ZOOMED. A salada que lhe dou diariamente é composta por diversos legumes e frutas, desde nabiça, feijão verde, cenoura, pepino, maça, pêra, entre outros. Ultimamente tenho colocado na salada um pouco de ração para dragões, pois, apesar de ser difícil habitua-los a comer, já me foi aconselhado por vários veterinários, como sendo um alimento bastante completo. À parte da salada, e no que diz respeito à alimentação, dou diariamente grilos. Alimento e apite nunca lhe faltou...!!! Relativamente ao terrário, tem um metro de comprimento x 50cm largura. Relativamente à locomoção, as patas de trás não exercem qualquer força, sendo apenas arrastadas e mantendo-se quase estáticas. Não querendo fazer um diagnóstico parece-me também que tem as patas inchadas (efeito popey). Nas patas da frente ele tem bastante força, mas tem dificuldade em movimentar-se, tremendo os membros antes de dar um novo passo. Nota-se que apesar de ter força, não tem coordenação nos movimentos e a postura quando está parado não é normal. Por vezes tem as patas invertidas quando estão pousadas, ou mesmo debaixo do corpo, como se não existissem. Espero estar a ser claro nesta explicação! O problema começou à cerca de 3 meses, e veio-se a agravar. No início não dei importância, pareceu-me algo normal, infelizmente. Como vêem o animal tem todos os cuidados básicos. Não sou propriamente leigo na "matéria" e sempre me esforcei para que tivesse todos os cuidados necessários e indispensáveis. Julgo que o estado em que o animal está não é tão avançado como o do jmangelico, pelo menos fazendo uma avaliação pelas fotos. Ele já está a ser medicado pela veterinária de Aveiro, com uns comprimidos à base de cálcio e vitaminas, apesar de o diagnóstico não ter sido confirmado..!! No entanto amanha de manha vou a Esposende, a uma consulta com a médica aconselhada por vocês. Uma das causas apontadas pela veterinária foi o facto de o crecimento ter sido muito rápido, pois o dragão já tem cerca de 40cm.Espero que ainda esteja a tempo de corrigir ou atenuar esta situação, pois ele ainda se encontra em fase de crescimento, tem no máximo um ano. Ah...a única coisa onde por vezes falho é no modo como lhe dou os grilos. Nem sempre lhe deixo os grilos para ele caçar, dando-os com uma pinça. Mas não julgo que esta falha seja motivo para o que aconteceu, pois ele sempre foi bastante activo.

Amanha dou noticias quando voltar do veterinário...

:(
jmangelico
Membro Veterano

quarta set 10, 2008 5:53 pm

(Sem efeito. Mensagem repetida.)
Última edição por jmangelico em quarta set 10, 2008 6:00 pm, editado 1 vez no total.
<p>
</p>
jmangelico
Membro Veterano

quarta set 10, 2008 5:56 pm

progressive Escreveu:(...) Relativamente à lâmpada UVB, é uma Réptil Glo 8.0 (Exo Terra). (...) Uma das causas apontadas pela veterinária foi o facto de o crecimento ter sido muito rápido, pois o dragão já tem cerca de 40cm. (...)
Pode estar na associação destes dois factores o teu problema. Ainda que improvável, pode ser. Diagnósticos que vão além dos problemas chapa 3, posso pensar neles, mas não me arrisco a expor aqui, publicamente. Um conselho, se ainda fores a tempo, encomenda uma lâmpada 10.0. De resto, só te tenho a desejar a melhor das sortes. Faço questão de ir seguindo de perto o caso.
<p>
</p>
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

quarta set 10, 2008 7:02 pm

Obrigado pela resposta! É raro ser tão completa! =)

Aparentemente fizeste o trabalho de casa todo pois não vejo nada de errado no que descreveste.
Há no entanto 2 ou 3 coisinhas que queria chamar-te a atenção pois podem ter alguma influência na situação actual:
- Julgo que o suplemento da Zoomed que falas é o Reptivite pois da linha de suplementos deles, este é o mais comum por cá. O Reptivite tem um rácio Ca:P (cálcio:fósforo) de 2 para 1 e apesar deste ser indicado para muitos répteis, não o é para DBs. Os DBs precisam de 2:0. O único que é comum por cá com esse rácio é o da T-Rex:
http://t-rexproducts.com/products/calci ... hosphorus/

- Adicionar suplementos na salada ou água não é boa ideia. Nunca sabemos se estamos a dar a dose certa e pior ainda, não controlamos a quantidade de suplemento ingerido. A melhor forma é metendo os grilos dentro de um saco ou caixa juntamente com o suplemento, abanar até eles ficarem cobertos e servir =)

- Cenoura e pêra tem níveis altos de P. Se a tua salada tiver sempre uma grande percentagem de alimentos ricos em P, é bem possível que (juntamente com o suplemento) estejas a dar-lhe demasiado P.
Se ainda por cima ele cresceu rapidamente, o que não é de estranhar pois não lhe faltam condições para isto, o que pode estar a acontecer é que as necessidades de Ca dele não estão a ser supridas e o que recebe está, ainda por cima, a ser "bloqueado" pelo excesso de P (simplificando um longo e complicado processo, o P impede a fixação de Ca nos ossos).
Isto só poderás confirmar depois de uma análise ao sangue e raio-x no veterinário e ele/a certamente te dará todas as informações que precisas para que o animal recupere.

De qualquer forma fica a recomendação que deves trocar de suplemento e tentar equilibrar a salada um pouco melhor.
Julgo que além do problema apontado, o Reptivite tem proporções ainda piores de vitaminas A : D : E

Quanto à ração, e sem querer ir contra a palavra de quem certamente sabe muito mais do que eu, pessoalmente acho que se tens disponibilidade de lhe dar alimento vivo e salada, terás sempre um animal muito melhor alimentado do que aqueles que comem ração. Sempre achei que ração é "comida de férias".
Relativamente à locomoção, as patas de trás não exercem qualquer força, sendo apenas arrastadas e mantendo-se quase estáticas. Não querendo fazer um diagnóstico parece-me também que tem as patas inchadas (efeito popey). Nas patas da frente ele tem bastante força, mas tem dificuldade em movimentar-se, tremendo os membros antes de dar um novo passo. Nota-se que apesar de ter força, não tem coordenação nos movimentos e a postura quando está parado não é normal.
Bem... os DBs são conhecidos pelas poses e posições esquisitas. É comum andarem a arrastar a barriga quando não tencionam ir muito longe mas mesmo assim não tremem.
Uma boa forma de ver a locomoção é vê-los a perseguir um grilo. Tenho alguns DBs que são mt preguiçosos e aos olhos de alguém menos familiarizado poderiam parecer doentes pois na maior parte do tempo não mexem as patas de trás mesmo que os estejamos a chatear mas quando coloco comida no terrário, levantam-se a correm como flechas!
Por vezes tem as patas invertidas quando estão pousadas, ou mesmo debaixo do corpo, como se não existissem.
Se te referes às patas de trás, isto não é nada comum. As articulações não são capazes de fazer isto.
Tens alguma coisa muito alta no terrário? De onde possa ter caído e possivelmente fracturado as pernas?
Ele já está a ser medicado pela veterinária de Aveiro, com uns comprimidos à base de cálcio e vitaminas, apesar de o diagnóstico não ter sido confirmado..!!
Não sei quem é mas se não for uma vet de répteis, não gastes o teu tempo e dinheiro a levar lá o DB.

Dar os grilos com a pinça só o torna preguiçoso e pouco adepto no futuro a perseguir a comida dele =)

Boa sorte com o vet! Fico à espera de saber notícias.

Ricardo
<a href="http://repteis.info">http://repteis.info</a>
progressive
Membro Veterano

terça set 16, 2008 4:58 pm

Após alguns dias de ausência arranjei uns minutos para passar aqui e deixar-vos a par dos ultimos acontecimentos...
No veterinário foi-lhe receitado cálcio e diagnosticado uma data de parasitas internos.... :/ Ontem chegaram os resultados das análises ao sangue que indicam que os níveis de cálcio estão dentro do normal, o que à partida poe de lado o cálcio como a causa do problema, e aponta mais para o parasitismo como o principal problema. Irão ser feitas análises periódicas às fezes para ver a evolução da situação....Resta esperar agora...
O que tem sido mais dificil é a toma da medicação, que naturalmente tem que ser forçada, causando-lhe bastante stress e fazendo com que praticamente não toque na salada nem nos grilos... o que me anda a preocupar um pouco...no espaço de uma semana não comeu praticamente nada!!
Aproveito tambem para vos colocar uma questão.... Que significado tem ao final do mês, uma lampada tubular de 30w e uma de aquecimento de 100w ligadas cerca de 12horas por dia, na conta da luz?? Alguem faz ideia??

Cumprimentos e mais uma vez obrigado por toda a atenção.
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

terça set 16, 2008 6:12 pm

Pelas minha contas dá á volta de 8 euros mensais!
Brake
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

quarta out 01, 2008 9:39 pm

...
Última edição por TMSurfer em quinta out 02, 2008 10:41 am, editado 1 vez no total.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
jaderribeiro
Membro
Registado: segunda mai 12, 2008 9:23 am

quinta out 02, 2008 8:21 am

ola pessoal... olhem, aconteceu-me que a iguana da minha namorada teve doencia osseo metabolica,e tava tao mal....depois fomos ao hospital veterinario principal dr cristina alves na charneca a caparica....pois eles teem la gente especializada em repteis....e a iguana safou-se....agora esta 5*****. sou de azeitao.

fica aqui o site...http://www.hospvetprincipal.pt/
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”