- fotos do aqua 14/03/09

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

segunda set 29, 2008 11:19 am

Para fazer o combate a cianobacterias que tenho na areia do aqua pretendo remover totalmente esta areia, fazer um apagão de 3 dias e depois aplicação de antibiótico generalista. é um aqua de 240l, com 9ciclideos africanos juvenis, vallisnérias e anubias

Tenho duvidas quanto ao apagão... posso ter 2 periodos diários de 10 min para alimentar os peixes sem comprometer o sucesso do apagão?

Tpa's de 30% diariamente durante todo o processo e durante a aplicação de antibiotico ... serão suficientes para manter a amonia em niveis aceitáveis para os peixes?

Estas medidas serão suficientes para eliminar as bactérias actualmente presentes no meio?

O que fazer para evitar a nova praga destas bactérias? :D
Última edição por tarasofia em sábado mar 14, 2009 6:21 pm, editado 2 vezes no total.
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

segunda set 29, 2008 4:26 pm

Boas

Que iluminação tens no aqua?
tarasofia
Membro Veterano

terça set 30, 2008 6:05 pm

a iluminação é uma calha com duas power-glo t5 54watt
element
Membro Veterano

terça set 30, 2008 8:58 pm

Não parece ser muito, mas quanto tempo por dia estão ligadas? O aqua apanha luz solar directa? Como tão os niveis de nitratos, fosfatos etc?
De quanto em quanto tempo são feitas as TPA's e que percentagem?
tarasofia
Membro Veterano

quarta out 01, 2008 11:44 am

estão ligadas 8 h dia, o aqua nunca apanha luz solar directamente.
Os niveis de de azoto estão normais, os fosfatos não sei, não tenho teste para o fosforo, mas também não faço fertilização (faço sera florena praí 5ml/semana... que pouco significado tem).
As tpa's são semanais de cerca de 60l ... quase 1/3 do volume do aquario.

As causas do aparecimento prendem-se quase de certeza com a tendencia que tenho para sobrealimentar os peixes, mais uma zona de pouca circulação de água, em que certamente se reuniram as condições para a proliferação das bactérias, pois foi nesse local que surgiram...

Eu quero mesmo saber é se o procedimento que descrevi serve para acabar com elas e manter os peixes em relativa segurança... para corrigir o problema vou adicionar extra circulação de agua com mais um filtro... perfazendo assim 1800l/h, e tentar colocar as saidas de agua de forma a evitar zonas de deficiente circulação...
element
Membro Veterano

quarta out 01, 2008 6:10 pm

O que consideras niveis de azoto normais? Até 20 mg/l? Até 50? 0?

Seja como for, podes reduzir um pouco o tempo de iluminação, praí 6h diarias e fazer TPA's com menos tempo de intervalo.

Apagões completos não aconselho.

Qual a capacidade do filtro e que matérias filtrantes tens?

O excesso de comida pode ser um factor.
tarasofia
Membro Veterano

quinta out 02, 2008 11:05 am

Os niveis de azoto mantêm-se inferiores a 5ml/l

TPA's de 60l ocupam mesmo um bom bocado... e por si só não resolvem o problema, uma vez que as bacterias continuam a proliferar...

tenho dois filtros que perfazem 1200l/h, vou trocar um deles este fim de semana para passar para 1400l/h, nos filtros agora so tenho ceramicas e filtragem mecanica (esponjas e lãs).
element
Membro Veterano

quinta out 02, 2008 5:39 pm

Exprimenta fazer TPA's mais frequentemente, cerca de 20%, tipo de 3 em 3 dias duarante umas duas ou três semanas. Exprimenta também colocar carvão activado no filtro.

Há quanto tempo o aqua tá a funcionar?
tarasofia
Membro Veterano

sexta out 03, 2008 11:59 am

Pois este aqua é novo, foi colocado a ciclar no inicio de Abril, coloquei um pleco no final de abril... os outros habitantes têm entrado +- 2/mês...

Vou para já desligar um filtro, e manter cerca de 700l/h ( os peixes são todos pequenotes... não devo ter problemas de amónia), antes do filtro vou colocaqr um prefiltro com uv e massas filtrantes e no actual colocar o carvão activado...funcionará em vez do antibiotico?
element
Membro Veterano

sexta out 03, 2008 5:57 pm

Se está a funcionar desde Abril já teve tempo mais que suficiente para maturar e estabilizar, aconteceu por certo qualquer coisa por aí, não teras limpo demasiado os filtros de forma a destabilizar a colónia de bactérias nitrificantes?

O carvão activado o que faz é, eleminar nutrientes que são muitas vezes a causa das algas.
tarasofia
Membro Veterano

segunda out 06, 2008 10:56 am

A limpeza dos filtros não deve ter sido... já que nunca são limpo na mesma semana...

O carvão está colocado no filtro exactamente para ajudar a remover os detritos causados pela falencia (espero eu) da colonia de bactérias...

Vamos aguardar uma semanita... depois volto a colocar um novo areão a ver o que acontece
tarasofia
Membro Veterano

quarta out 15, 2008 1:47 pm

Bem depois de mudar toda a areia, liguei um filtro uv, até agora nunca mais vi nenhuma colónia destas malvadas... espero que se mantenha assim.

Agora deixo uma fotos dos meus reguilas... ainda não são muito coloridos porque são muito bebézitos...

O meu favorito, um melanochromis cyaneorhabdos macho (azul e preto), e o pseudotropheus elongatus 'chewere', que a seu tempo espero também que adquira uma forte tonalidade de azul
ImagemImagem

nesta dá para ver o casal de melanochromis, o casal de 'cheweres', dois peixes joia de bijagós e os dois amarelinhos são caeruleus
ImagemImagem

a linda femea de melanochromis

ImagemImagem
depois logo ponho umas do meu gigante gentil, mais conhecido por torcidas, o pleco leopardo e umas gerais de como está o aqua
lprm
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2008 10:09 pm

quarta out 15, 2008 3:16 pm

bonitos os peixes.
Tenta meter uma foto do aquario em geral.
tarasofia
Membro Veterano

sábado mar 14, 2009 6:27 pm

a semana passada introduzi mais 2 peixotes.... 2 synodontis multipunctata, cá vai a unica foto que consegui fazer, pois estes dois são muito timidos e jntaram-se à equipe do pleco.... ou seja, os peixes que alimento mas quase nunca vejo :x
Imagem

e uma foto do novo 'mandão' do aqua, que destronou assim a liderança do tirano melanochromis cyaneorhabdos
Imagem
o trio de caeruleus
Imagem

espero que gostem
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado mar 14, 2009 7:21 pm

Muito. :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Peixes”