Pedras de aquário com verdete

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Tanytany
Membro
Registado: segunda set 22, 2008 4:58 pm

quinta out 02, 2008 12:12 pm

Boas. Eu tenho pedrinhas no meu aquário que têm de diametro 1 cm ou 2 cms mais ou menos. Noto que algumas pedras estão a ficar com verdete. Queria saber se é normal :?: Se não for, digam-me o que está errado e como proceder.
Obrigada.
nazgull
Membro Veterano
Registado: sábado mar 15, 2008 3:15 pm
Massarongo do Senegal |||
Papagaio de Asa Laranja |||
Peixes|||Tarentola m

quinta out 02, 2008 12:45 pm

boas

estás a ter um surto de algas, é possivel que tenhas uma iluminaçao muito forte, ou entao nao teres peixes comedores de algas podes indicar os parametros da agua, os peixes quee tens e a iluminaçao

cumps
gaacr
Membro
Registado: quarta jun 27, 2007 2:05 pm

quinta out 02, 2008 1:34 pm

Depende de quanto verdete tens. Isso normalmente ou é excesso de iluminação ou de fosfatos e nitratos. Algum verdete no aquário não é mau de todo, na natureza também se forma. Agora, depende do tipo de aquário...

Em excesso é que já convém tomar algumas atitudes. Afastar da luz solar. Eventualmente diminuir a exposição a luz artificial, aumentar o nº de plantas, medir os fosfatos e nitratos e se necessário reduzir a alimentação, usar um produto para evitar/eliminar as algas e/ou recorrer à famosa equipa de batalha contra verdete, que é o mais natural :)

Fazer uns TPA's regulares também ajuda.
Tanytany
Membro

quinta out 02, 2008 6:45 pm

Olá . A que te estás a referir quando dizes equipa de batalha? Se é a coridoras eu tenho 4 Se é caracois não tenho nenhum achas que arranje? e quantos?. O meu aquário leva 54 litros tem 60 cms por 30 por 30. O ph é neutro para o alcalino 7.0 a 7.2, quanto aos níveis de nitritos faço todas as semanas os testes, os tpas todas as semanas e como tenho alevins numa caixa dentro do aquário(a boiar para não serem comidos) todos os dias tiro um pouco da água do aquário, deito fora a dos alevins e acrescento essa do aquário a eles. Duas vezes por semana como o nível da água vai descendo porcausa de tirar para dar aos alevins, por ex: acrescento um litro na segunda e mais um pouco na quarta ou quinta e sexta lá faço outra vez os Tpas. Tenho o aquário á um mês e tal e só tenho uma plantinha que comprei na terça e por enquanto tenho umas três ou quatro pedras com o tal verdete que é pouco e não tem volume por enquanto. As plantas fazem o verdete desaparecer?
E em relação aos nitritos os Tpas de a 70 ou 80 por cento não os fazem baixar?
Tanytany
Membro

sexta out 03, 2008 3:01 pm

Olá fiz agora o tpa e está tudo dentro dos conformes a nível de ph etc. se me puderem responder ás dúvidas que menciono em cima agradeço.
Nino1
Membro
Registado: domingo out 02, 2005 12:50 pm
Localização: COOKIE-Yorkshire terrier, BICA-Cocker spaniel, NINO-Periquito, Aquario Comunitário 90l (Água doce)

sexta out 03, 2008 3:51 pm

Quanto aos caracois não conte comprar um e ficar sempre um no aquario... Se arrajar dois caracois vai ter passado uma semana dez ou mais (se o aquario favorecer a sua reprodução). É verdade que os caracois ajudam a limpar mas o aquario não fica relusente.
As mollys tambem ajudam a limpar as algas do aquario (vejo-as sempre a comer as alginhas das plantas , vidros...)

Quanto á mudança de agua deve de mudar 10% dos litros que o aquario leva por mês (ou seja, se o aquario leva 100l deve mudar 10l por mês)
<p>Os animais s&atilde;o nossos verdadeiros amigos, n&atilde;o s&atilde;o c&iacute;nicos nem falsos, s&atilde;o leais e para sempre.</p>
gaacr
Membro

sexta out 03, 2008 5:17 pm

Sim, as plantas ajudam a consumir os nutrientes que as algas usam para proliferar.

Se percebi bem o aquário tem só 1 mÊs e meio?! Então ainda nem estabilizou biologicamente.

A equipa de limpeza são corydoras, ancistrus (cresce um bocadinho), otocinclus, e outros peixes vegetarianos (neste caso para as algas).

Para baixar nitratos, é preferível fazer vários tpa's a 10-15% do que um de 50-60% semanal. Pouca água, mas muitas vezes.

Podes também adicionar umas bactérias para favorecer o ciclo do azoto. Mede o valor dos fosfatos.
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sexta out 03, 2008 5:39 pm

Se indicares todo o setup do aquário é mais fácil ajudar, mas em relação as TPA's, estas devem ser entre 20 a 30% semanalmente.
Tanytany
Membro

sexta out 03, 2008 7:21 pm

Hum, li aqui em vários topicos, em q uns falam em Tpas semanais de 60% e outros falam em Tpas de três quartos. Hora pensei que estava a fazer bem :oops: e afinal só fiz asneira. Então acham que as minhas 4 coridoras que chega? e agora se o meu aquário leva 56 litros devo mudar 5.6 litros por mês? :?: Não vai ficar um nojo, se semanal 60% já vejo a porcaria que sai :( .. element então 30% consola-me um pouco mais, posso fazer então assim? É que não se esqueçam que tiro todos os dias um pouco de água para pôr aos alevins e depois acabo por acrescentar no áqua água limpa...
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta out 03, 2008 9:17 pm

Eu cá sempre gostei de ver algumas algas verdes nos aquários. 8)

Quando quero ter um aquario limpinho, arranjo um Pleco... ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
gaacr
Membro

sexta out 03, 2008 10:22 pm

Tanytany Escreveu:Hum, li aqui em vários topicos, em q uns falam em Tpas semanais de 60% e outros falam em Tpas de três quartos. Hora pensei que estava a fazer bem :oops: e afinal só fiz asneira. Então acham que as minhas 4 coridoras que chega? e agora se o meu aquário leva 56 litros devo mudar 5.6 litros por mês? :?: Não vai ficar um nojo, se semanal 60% já vejo a porcaria que sai :( .. element então 30% consola-me um pouco mais, posso fazer então assim? É que não se esqueçam que tiro todos os dias um pouco de água para pôr aos alevins e depois acabo por acrescentar no áqua água limpa...
Vai-te habituando (acontece em todos os fóruns, independentemente do tema):

"cada cabeça, sua sentença".

Faz tpa's! E pronto! :D
nazgull
Membro Veterano
Registado: sábado mar 15, 2008 3:15 pm
Massarongo do Senegal |||
Papagaio de Asa Laranja |||
Peixes|||Tarentola m

terça out 07, 2008 12:53 pm

boas

faz tpa semanais de 10 a 20 %, pelo o que me parece nao deixaste adaptar o aquario (ciclo de azoto) e colocaste logo peixes com um aumento de peixes estes libertam no2 para o teu aquario e pufff tiveste uma explosao de algas e agora só com tpa e deixares maturar o aquario se tiveres boas condiçoes de subtracto coloca mais plantas mas rapido crescimento estas vao encarregar-se de diminuirem o surto de algas

cumps e boa aquariofilia
Tanytany
Membro

terça out 07, 2008 3:15 pm

olá não tenho nenhuma explosão de algas, disse que eram umas três ou quatro pedras com um pouco de verdete, nem expessura tinham, mas obrigada na mesma
Miguelito6
Registado: sábado set 03, 2005 8:51 pm

quarta abr 01, 2009 4:02 pm

Podes por as pedras em vinagre e a sujidade é eliminada
Responder

Voltar para “Peixes”