Cuidados

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

afpereira
Membro Júnior
Registado: quarta out 01, 2008 10:16 pm

quarta out 01, 2008 10:39 pm

Estou a pensar a adoptar um labrador e gostaria de saber quais os cuidados a ter neste inicio de vida deste cão.
Hakuma
Membro Veterano
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am

quarta out 01, 2008 11:02 pm

O básico é:
  • Deve pensar se quer mesmo o cão, considerando que ele vai estar na sua vida mais de uma dezena de anos, dando despesas mensais consideráveis
  • Deve escolher o veterinário antes do cão chegar a casa. Informe-se com amigos ou conhecidos sobre o melhor da sua zona. Quando tiver o cão leve-o lá para fazer um "checkup", ver plano de vacinação e tirar dúvidas iniciais.
  • Deve dar-lhe a mesma ração que ele comia em casa do criador. Se quiser mudar, mude gradualmente escolhendo uma de boa qualidade. O seu vet poderá ajudá-lo neste assunto também.
...
Há muito mais, mas vou deixar os outros utilizadores do fórum dar o seu contributo também. :lol:

Entretanto deixo-lhe este endereço adequado ao seu caso para analizar:
http://www.dogbreedinfo.com/bruno/puppyraising.htm

Cumprimentos.
CaoGrande
Membro Júnior
Registado: quarta out 01, 2008 3:57 pm

quinta out 02, 2008 11:14 am

Olá afpereira!

Ó amigo... eu nunca tive cão. Trouxe para casa há cerca de 1 mês um Teckel que agora tem 4,5 meses.
Vou-lhe contar a minha experiência.
Não kero transmitir a ideia que "é assim que se deve fazer", mas comigo funcionou em pleno!
Essa história de "preparar a vinda de um cão" parece-me um dogma. Tratar de um cão com normalidade é intuitivo...
Trouxe o cão. No dia em que chegou, é que lhe aranjei sítio para ficar...
Comida... trouxe um pouco da que ele comia e até nem gostava... ao fim de 2 dias quase não comia... fui a uma loja, explikei o sucedido... deram-me outra ração e agora é um "ver se te avias". Dosagens... Foi só ver o peso/ idade do bicho e dar a dose recomendada na embalagem. No meu caso o cão tem 5,1 kg e está a comer 115 g de ração/dia.
É do consenso geral não dar banho ao animal quando não tens as vacinas todas tomadas. Pois... mas eu não aguentava o cheiro do bicho e lavei-o muito rapidamente com água tépida e algum sabão azul e branco!
Em termos de veterinário optei por uma associação de animais existente em Lisboa. Se kiser dou-lhe o contacto em MP. É barato e tem um óptimo atendimento...
Também é o do consenso não passear com o cão pela rua enquanto o bicho estiver a ser vacinado. Sempre saí com o cão. Aliás há aki pessoas no fórum que dizem que, apesar dos "pigos, é importante para o desenvolvimento do cão ir tendo sensações que só a natureza lhe proporciona.
Quanto a xixis e cocós... Não poderia estar mais contente. O bicho só os faz em local apropriado. Acho que tive sorte!
Enfim... Na 2.ª feira fiz uma 2.ª visita ao vet. (rotina e vacinas). Recebo os parabéns pois o meu cão está óptimo, bonito, esperto, desenvolvido, etc... etc...
Não sei se o meu caminho foi o melhor...
Não sei se tive sorte...
Os resultados estão à vista! Pode acreditar!

Abraço e boa sorte!
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

quinta out 02, 2008 11:54 am

eu só não arriscava a levar à rua tão cedo, já vi muitos casos de doenças causadas muitas vezes pela ''birra'' dos donos.

mas acho muito bem que as pessoas façam o ''trabalho de casa'' antes de terem o cão para depois não haverem cães para adopção porque o dono não se preparou para os obstáculos que iriam aparecer...
Ritaraujo
Membro
Registado: segunda set 29, 2008 12:22 pm

quinta out 02, 2008 6:03 pm

CaoGrande, Concordo consigo em tudo, só não concordo com as saidas antes das vacinas, porque é um rissco.
Acho que a preparação que se deve ter é mental, ou seja ter a noção das despesas, do carinho, da paciencia, da dedicação,e do trabalho que dá um cão. Quando isso estiver mentalizado e quando se sentir apto, o resto vem aos poucos, por intuição, até porque os cães são todos diferentes.
CaoGrande
Membro Júnior

quinta out 02, 2008 6:37 pm

Ritaraujo Escreveu:CaoGrande, Concordo consigo em tudo, só não concordo com as saidas antes das vacinas, porque é um rissco.
Acho que a preparação que se deve ter é mental, ou seja ter a noção das despesas, do carinho, da paciencia, da dedicação,e do trabalho que dá um cão. Quando isso estiver mentalizado e quando se sentir apto, o resto vem aos poucos, por intuição, até porque os cães são todos diferentes.
Olá!
Muito recentemente foi aki debatida a decisão do cão sair ou não antes das vacinas. Existem pessoas como você que não concordam, mas existem pessoas que optam, por sair com o bicho para lhe proporcionar sensações em contacto "com a realidade" da natureza.
Não me lembro do nome do tópico.
ALGUÉM SE LEMBRA?
Abraço!
Ritaraujo
Membro
Registado: segunda set 29, 2008 12:22 pm

sexta out 03, 2008 9:31 am

Olá CãoGrande,
Não é um questão de concordar, cada um sabe de si.É como com as pessoas, se eu estiver com gripe, não vou sair à rua se estiver frio, por medo de ficar pior ou mais doente. Se os outros fazem , problema deles.
Mas eu não sei qual o beneficio para o cão sair antes das vacinas. é para criar anti-corpos? Para isso servem as vacinas,não é?
Se souber o nome do tópico que fala sobre isso, diga-me por favor. Gostava de o ler. :wink:
Cats3Dogs
Membro Veterano
Registado: quarta abr 09, 2008 2:33 pm
Todos Super Amados!!

sexta out 03, 2008 9:39 am

Ritaraujo Escreveu:Mas eu não sei qual o beneficio para o cão sair antes das vacinas. é para criar anti-corpos?

O beneficío do cão sair antes de todas as vacinas serem dadas é a sociabilização.
Um cão que só saia de casa após o plano de vacinação estar completo não tem convivência com o mundo exterior, carros, outras pessoas, outros cães, outras experiências, etc por isso pode tornar-se um pouco ''anti-social'' por não ter sido habituado desde bebé a conviver nesse ambiente.
eu sou apologista de os levar mesmo antes de todas as vacinas!
Aprendi por experiência própria, os maleficíos que lhes pode trazer a sobre-protecção de ficarem em casa com medo que apanhem alguma doença.
<p><strong>There Is No Psychiatrist In The World Like&nbsp;A&nbsp;Puppy Licking Your Face!!!</strong></p>
<p>&nbsp;Bernard Williams</p>
mpgbg
Membro
Registado: quarta out 31, 2007 1:53 pm

sexta out 03, 2008 9:53 am

Eu sempre os levei e nunca tive qualquer problema. O que me foi dito foi, para evitar “sítios onde fosse comum a muitos cães”, e tb evitar que ele chegasse perto das fezes de outros.
CaoGrande
Membro Júnior

sexta out 03, 2008 12:48 pm

Ritaraujo Escreveu:Olá CãoGrande,
Não é um questão de concordar, cada um sabe de si.É como com as pessoas, se eu estiver com gripe, não vou sair à rua se estiver frio, por medo de ficar pior ou mais doente. Se os outros fazem , problema deles.
Mas eu não sei qual o beneficio para o cão sair antes das vacinas. é para criar anti-corpos? Para isso servem as vacinas,não é?
Se souber o nome do tópico que fala sobre isso, diga-me por favor. Gostava de o ler. :wink:
Olá Ritaraujo!
O que eu lhe keria dizer era mais ou menos o que estas duas últimas pessoas do fórum disseram.
Eu até desconhecia, antes de ter o cão, que pode ser desaconselhável para alguns, sair com o cão.
Honestamente e sem me levarem a mal achei mesmo uma "marikice"...
Depois de ouvir, na devida altura, a opinião de algumas pessoas como estas duas últimas (mas há mais) não tive dúvidas em sair com o meu Teckel!
De facto acho mesmo importante que o animal tenha a possibilidade de agir com o mundo exterior desde cachorro bem pequeno!
Agora... cada 1 faz o que ker e a mais não é obrigado!
O meu cão está cheio de saúde felizmente!
Abraço!
CãoG
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta out 03, 2008 2:47 pm

mpgbg Escreveu:Eu sempre os levei e nunca tive qualquer problema. O que me foi dito foi, para evitar “sítios onde fosse comum a muitos cães”, e tb evitar que ele chegasse perto das fezes de outros.
E o conselho dado pela "JE", via PM a 3 de Setembro, ao Sr, cãopequeno "enquanto cãopequeno", precisamente porque a zona dele é muito povoada por imensos cães, foi:
Nao salte a obrigacão de nao deixar o canito pisar a rua, sem ter as vacinas TODAS!!!!! Isto se não o quer perder no maior dos sofrimentos por ter contraído, por exemplo; PARVOVIROSE que o pode matar num ápice e no maior dos sofrimentos!!! Seria uma agonia para todos, em especial para o animal e para as crianças. Acredite que e um conselho extremamente válido e que NUNCA iria deixar de lho dar!!! Aguarde ate ao fim de toda a vacinação!!! É que ainda por cima, segundo percebi, andam muitos canitos pelas redondezas...e basta já o perigo de contaminação pelo vosso próprio calçado, de quando pisam os locais por onde esses canitos defecaram e urinaram...em que depois o vosso calçado faz de veículo de transmissão até ao vosso canito!!!!!!!!!
Enfim... há gente com muita sorte e canitos com pouca dela.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Snusjunkie
Membro Júnior
Registado: terça ago 12, 2008 6:52 pm

sexta out 03, 2008 3:16 pm

editado
Última edição por Snusjunkie em segunda jan 18, 2010 3:15 pm, editado 1 vez no total.
Takos
Membro
Registado: sábado mar 29, 2008 6:27 pm

sexta out 03, 2008 4:05 pm

Não sair com o cachorro antes das vacinas é o conselho de qualquer vet ,há sempre quem ignore e depois pode ser contagiado com várias doenças que já foram mencionadas,não são "mariquices".Engraçado oCãogrande lembra alguém,e tinha um Teclel!
BigBrother
Membro Veterano
Registado: sexta mai 16, 2008 6:31 am

sexta out 03, 2008 5:39 pm

Snusjunkie Escreveu:Com a Parvovirose não se brinca e um cachorro sem vaccinas fica vulneravel, se a apanhar é sentença de morte!!!
A minha Dálmata de 3 meses, ia levar hoje a 3ª vaccina mas mesmo com todos os cuidados (o unico sitio que ela vai à rua é o nosso terraço e ao veterinário) ela foi infectada pelo virus
Ora bem, mais um testemunho na 1ª pessoa de que o facto de não se sair de casa, ao contrário do que muita gente pensa, não impede que um cachorro caia doente.
Snusjunkie Escreveu: os veterinários que trataram dela disseram que a sorte dela foi ter as 2 primeiras vaccinas e ter sido atendida mal apareceram os primeiros sintomas
Correcção: a sorte dela foi ter sido atendida mal apareceram os primeiros sintomas PONTO FINAL. O facto dela ter caido doente só prova que as 2 vacinas que ela levou antes não serviram rigorosamente para nada.
Snusjunkie Escreveu:outro aspecto importante das vaccinas, há que escolher bem o veterinário, um hospital animal é talvez a melhor opção pois, costumam ter mais trabalho de pesquisa e tem vários médicos para trocarem impressões
Esta de nos hospitais veterinários se fazer trabalho de pesquisa foi engraçada, sim senhor :D Um hospital veterinário é a melhor opção, sim, mas para o TRATAMENTO.
Snusjunkie Escreveu:a 1ª vaccina é muito importante
Helas, a vacina que é importante é mesmo a última - e esta é infelizmente aplicada por muitos vets DEMASIADO CEDO. Mas queria-vos ver manter um cão encerrado em casa até aos 4 meses 8)
Big Brother is (still) watching you ... And laughing like hell with all the nonsense you say.
Snusjunkie
Membro Júnior
Registado: terça ago 12, 2008 6:52 pm

sexta out 03, 2008 5:55 pm

Editado
Última edição por Snusjunkie em segunda jan 18, 2010 3:16 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”