Canário

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
ricardomm
Membro
Registado: segunda jul 07, 2008 9:55 pm

quarta jul 09, 2008 12:44 am

Boas antes de comprar um canário gostaria de saber quantos anos eles duram, o que comem e qual a dimensão da gaiola que devo comprar obrigado espero que ajudem.
SandraNunes
Membro Veterano
Registado: sexta mar 28, 2008 5:42 pm

quinta jul 10, 2008 10:55 am

oi. Já tive um canario que durou cerca de 11 anos, foi o 1º mas quando morrem é uma grande perda porque afeiçoas-te com muita facilidade. Agora tenho um que me ofereceram em questão de gaiola tenho uma daquelas rectangulares cerca de 50cmx40cm. Se for um macho vais ter sempre musica, e eles são inteligentes. Se comprares em loja vê as condições em que o tem se está bem de saude o melhor era comprares no criador. Alimentação é o basico alpista, á uma papa propria para eles, o meu adora maça.
ricardomm
Membro
Registado: segunda jul 07, 2008 9:55 pm

quinta jul 10, 2008 2:31 pm

Ok, obrigado pela ajuda :D
Tchuza
Membro Veterano
Registado: terça set 26, 2006 11:29 am

quinta out 02, 2008 6:52 pm

Olá boa noite, é a primeira vez que venho ao forum das aves, e para não estar a abrir outro tópico sobre o mesmo assunto, vou expor aqui as minhas duvidas e agradeço desde já todas as respostas.

Na semana que vem vão me oferecer um canário macho, já comprei uma gaiola espaçosa com dois poleiros e um baloiço, já arranjei sitio para a colocar (fica numa marquise à beira da janela para abrir para apanhar ar) em relação à exposição ao sol?! será aconselhavel retirar a gaiola da marquise durante o dia ou por uma cortina na janela?! o vidro é opaco.
Deverei comprar outro canário para lhe fazer companhia?! Outro macho ou uma femea?
Comprei mistura para canários; é necessário dar algum suplemento vitaminico visto que estão na altura da muda da pena?

Pareço uma criança no natal por causa do canário. Quero que tudo esteja perfeito quando ele chegar :D

Melhores Cumprimentos
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quinta out 02, 2008 7:32 pm

Já criei muitos canários e devo confessar que é um espectáculo, temos melodia o dia inteiro. Relativamente à gaiola, acho que essa de 50x40 é boa para um canário, claro que como é uma ave, quanto maior melhor mas essa chega. Relativamente a alimentação, aconselho a mistura para canários, maçã, cerralhas( uma ervas daninhas com flor amarela) adoram, rebentos de couve, enfim todas as verduras é ir experimentando as que prefere, atenção, alface, no máximo uma folha de 15 em 15 dias, faz-lhes mal aos intestinos(mas adoram, daí 15x15 dias) também pode disponibilizar papa de ovo mas também não todos os dias para que não fique obeso, quanto a suplementação vitamínica, só mesmo na época da muda para que a ultrapassem mais facilmente. Quanto a ter mais canários, é uma questão de opção, ou tem mais um macho para cantar também e aí é um despique entre os dois machos que nunca se vão calar,em gaiolas separadas, ou então, espera por dezembro e compra uma fêmea e na primavera, terá filhotes, muito giro também, mas mais trabalhoso apesar de bastante simples.
Espero ter ajudado, boa sorte
Tchuza
Membro Veterano

sexta out 03, 2008 4:46 pm

apaguei porque está repetida
Última edição por Tchuza em sexta out 03, 2008 4:48 pm, editado 1 vez no total.
Tchuza
Membro Veterano

sexta out 03, 2008 4:47 pm

Quanto a ter mais canários, é uma questão de opção, ou tem mais um macho para cantar também e aí é um despique entre os dois machos que nunca se vão calar,em gaiolas separadas, ou então, espera por dezembro e compra uma fêmea e na primavera, terá filhotes, muito giro também, mas mais trabalhoso apesar de bastante simples.
Espero ter ajudado, boa sorte

Mas não posso ter dois canários machos na mesma gaiola?! Eu não estava numa de tar a fazer criação, e dá me pena o bicho ficar sozinho :roll:
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta out 03, 2008 6:02 pm

Não convem ter dois macho na mesma gaiola, sobretudo na epoca de reprodução, porque existe a hipotese de se poderem atacar mutuamente.
Quanto à alimentação, eu sugiro uma boa mistura para canários. Atenção ao excesso de sementes gordas que eles a edoram mas lhes fazem mal ao figado. Se necessário misture Alpista simples à mistura.
Complemente esta alimentação com uma boa papa, umas duas vezes por semana, com fruta, verduras (broculos, espinafre, nabiça, dente de leão, etc.) . As vitaminas, tal como foi referido, sao mais importantes na epoca de muda, na convalencença de tratamentos médicos ou na preparação e durante a cria (no mercado existem várias adequadas a cada situação e necessidade).
Joaoejoca
Membro Veterano

sexta out 03, 2008 6:59 pm

Concordo plenamente. Dois machos na mesma gaiola, mesmo habituados desde pequenos é complicado pois quando chegar a época de criação, entrarão em guerra para ficar com o território todo só para um dos machos. O que pode fazer, é ter só um canário e dar-lhe bastante atenção, com tempo até aprendem a andar soltos pela casa, ou então, se achar que não vai ter tempo para lhe dar assim tanta atenção e que deve ter uma companhia para quando fica sozinho, ou outro macho noutra gaiola ou uma fêmea com ele que lhe vai "cortar" o canto e se não colocar ninho não farão criação. Mas na minha opinião, o ideal é que tenha só um canário, que o leve bem jovem para casa e o habitue a dar umas voltinhas por casa de vez em quando e dê-lhe muita atenção, vai ver que fica feliz assim. Felicidades
Tchuza
Membro Veterano

sexta out 03, 2008 8:48 pm

Obrigada por todas as respostas, o macho que me vão dar sinceramente não sei se é jovem ou não, só sei que é muito bonito. Como não ia ter nenhuma fêmea na gaiola nem em lado algum da minha casa, pensei que não havia problema de lhe arranjar um companheirozito, quando vou a petshops vejo os machos todos numa gaiola e fêmeas em outra gaiola.
Em relação em vir a andar solto pela casa, está fora de questão, as minhas gatas ficavam loucas se o vissem fora da gaiola, mesmo dentro da gaiola vai ser uma novidade.

Os canários são muito sensiveis às temperaturas?
Tchuza
Membro Veterano

sexta out 03, 2008 8:53 pm

Em relação à alimentação comprei-lhe mistura para canários, papa de ovo, barritas de mel e frutos, umas gotas para colocar na àgua para ajudar na muda; depois comprei tambem um género de miolo de milho para colocar no fundo da gaiola para absorver os cócozitos e um resguardo todo bonito para colocar no fundo da gaiola.

Será que está tudo?! O canário vou busca-lo amanhã :D
Joaoejoca
Membro Veterano

sexta out 03, 2008 10:46 pm

Tenha muita atenção aos gatos, arranjam sempre forma de chegar às gaiolas, o melhor será pendurar no tecto de forma que não possam mesmo chegar senão, adeus canário.... Digo isto porque já vi gatos fazerem verdadeiras proezas para apanhar os passarinhos que estão nas gaiolas. Se pensa pendurar a gaiola numa parede, pendure a uma altura que não dê acesso de forma alguma aos gatos, se sobem para a gaiola........ Boa sorte
Tchuza
Membro Veterano

sábado out 04, 2008 7:07 am

Eu pensei logo nisso, ela foi fixada a uma parede a uma altura de 1 metro e 85 centimetros mais ou menos, as gatas não chegam lá 8)
Tchuza
Membro Veterano

sábado out 04, 2008 9:51 pm

Já está cá em casa o Canário. Ele come tanto :o desde que chegou só o vi comer! Cantar ainda não o fez... É muito bonito, e as minhas gatas até o receberam bem; quer dizer a fani anda lá de volta para ver o que se passa, mas a Lokinha nem olha que está uma gaiola na parede. Vamos lá ver como é, ainda não consegui tirar uma fotografia de jeito para postar aqui.

Eu reparei uma coisa que fiquei um pouco intrigada, ele estava de boca aberta... e ficou assim durante algum tempo... Então pus lhe uma tacinha com agua para ele se molhar... Seria calor?! Não estava calor...
Joaoejoca
Membro Veterano

domingo out 05, 2008 12:30 am

Relativamente a cantar, é normal que só comece a cantar daqui a uns dias, depois de se ambientar. Relativamente a estar com o bico aberto, repare se foi momentâneo ou se costuma estar assim porque pode ter sido uma situação pontual em que esvoaçou pela gaiola e estava cansado ou podem ser problemas respiratórios, por vezes comuns nos canários, se reparar que se mantém com esse sintoma, procure uma loja onde lhe possam vender medicamentos para os problemas respiratórios, ou mesmo um veterinário, mas não fique demasiado preocupada, com uns comprimidos da avizoon resolve isso em 3,4 dias, procure uma loja especializada em aves que concerteza terão. Fique com atenção pois pode não ser nada, ou pode ser uma doença que leve à perda da sua ave..... Mas não vai ser nada e não tarda está aí um belo cantor que não a deixa dormir após o nascer do sol, felicidades
Responder

Voltar para “Aves”