Obrigada.
Pedras de aquário com verdete
Boas. Eu tenho pedrinhas no meu aquário que têm de diametro 1 cm ou 2 cms mais ou menos. Noto que algumas pedras estão a ficar com verdete. Queria saber se é normal
Se não for, digam-me o que está errado e como proceder.
Obrigada.
Obrigada.
-
nazgull
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 15, 2008 3:15 pm
Massarongo do Senegal |||
Papagaio de Asa Laranja |||
Peixes|||Tarentola m
boas
estás a ter um surto de algas, é possivel que tenhas uma iluminaçao muito forte, ou entao nao teres peixes comedores de algas podes indicar os parametros da agua, os peixes quee tens e a iluminaçao
cumps
estás a ter um surto de algas, é possivel que tenhas uma iluminaçao muito forte, ou entao nao teres peixes comedores de algas podes indicar os parametros da agua, os peixes quee tens e a iluminaçao
cumps
Depende de quanto verdete tens. Isso normalmente ou é excesso de iluminação ou de fosfatos e nitratos. Algum verdete no aquário não é mau de todo, na natureza também se forma. Agora, depende do tipo de aquário...
Em excesso é que já convém tomar algumas atitudes. Afastar da luz solar. Eventualmente diminuir a exposição a luz artificial, aumentar o nº de plantas, medir os fosfatos e nitratos e se necessário reduzir a alimentação, usar um produto para evitar/eliminar as algas e/ou recorrer à famosa equipa de batalha contra verdete, que é o mais natural
Fazer uns TPA's regulares também ajuda.
Em excesso é que já convém tomar algumas atitudes. Afastar da luz solar. Eventualmente diminuir a exposição a luz artificial, aumentar o nº de plantas, medir os fosfatos e nitratos e se necessário reduzir a alimentação, usar um produto para evitar/eliminar as algas e/ou recorrer à famosa equipa de batalha contra verdete, que é o mais natural
Fazer uns TPA's regulares também ajuda.
Olá . A que te estás a referir quando dizes equipa de batalha? Se é a coridoras eu tenho 4 Se é caracois não tenho nenhum achas que arranje? e quantos?. O meu aquário leva 54 litros tem 60 cms por 30 por 30. O ph é neutro para o alcalino 7.0 a 7.2, quanto aos níveis de nitritos faço todas as semanas os testes, os tpas todas as semanas e como tenho alevins numa caixa dentro do aquário(a boiar para não serem comidos) todos os dias tiro um pouco da água do aquário, deito fora a dos alevins e acrescento essa do aquário a eles. Duas vezes por semana como o nível da água vai descendo porcausa de tirar para dar aos alevins, por ex: acrescento um litro na segunda e mais um pouco na quarta ou quinta e sexta lá faço outra vez os Tpas. Tenho o aquário á um mês e tal e só tenho uma plantinha que comprei na terça e por enquanto tenho umas três ou quatro pedras com o tal verdete que é pouco e não tem volume por enquanto. As plantas fazem o verdete desaparecer?
E em relação aos nitritos os Tpas de a 70 ou 80 por cento não os fazem baixar?
E em relação aos nitritos os Tpas de a 70 ou 80 por cento não os fazem baixar?
-
Nino1
- Membro
- Registado: domingo out 02, 2005 12:50 pm
- Localização: COOKIE-Yorkshire terrier, BICA-Cocker spaniel, NINO-Periquito, Aquario Comunitário 90l (Água doce)
Quanto aos caracois não conte comprar um e ficar sempre um no aquario... Se arrajar dois caracois vai ter passado uma semana dez ou mais (se o aquario favorecer a sua reprodução). É verdade que os caracois ajudam a limpar mas o aquario não fica relusente.
As mollys tambem ajudam a limpar as algas do aquario (vejo-as sempre a comer as alginhas das plantas , vidros...)
Quanto á mudança de agua deve de mudar 10% dos litros que o aquario leva por mês (ou seja, se o aquario leva 100l deve mudar 10l por mês)
As mollys tambem ajudam a limpar as algas do aquario (vejo-as sempre a comer as alginhas das plantas , vidros...)
Quanto á mudança de agua deve de mudar 10% dos litros que o aquario leva por mês (ou seja, se o aquario leva 100l deve mudar 10l por mês)
<p>Os animais são nossos verdadeiros amigos, não são cínicos nem falsos, são leais e para sempre.</p>
Sim, as plantas ajudam a consumir os nutrientes que as algas usam para proliferar.
Se percebi bem o aquário tem só 1 mÊs e meio?! Então ainda nem estabilizou biologicamente.
A equipa de limpeza são corydoras, ancistrus (cresce um bocadinho), otocinclus, e outros peixes vegetarianos (neste caso para as algas).
Para baixar nitratos, é preferível fazer vários tpa's a 10-15% do que um de 50-60% semanal. Pouca água, mas muitas vezes.
Podes também adicionar umas bactérias para favorecer o ciclo do azoto. Mede o valor dos fosfatos.
Se percebi bem o aquário tem só 1 mÊs e meio?! Então ainda nem estabilizou biologicamente.
A equipa de limpeza são corydoras, ancistrus (cresce um bocadinho), otocinclus, e outros peixes vegetarianos (neste caso para as algas).
Para baixar nitratos, é preferível fazer vários tpa's a 10-15% do que um de 50-60% semanal. Pouca água, mas muitas vezes.
Podes também adicionar umas bactérias para favorecer o ciclo do azoto. Mede o valor dos fosfatos.
Hum, li aqui em vários topicos, em q uns falam em Tpas semanais de 60% e outros falam em Tpas de três quartos. Hora pensei que estava a fazer bem
e afinal só fiz asneira. Então acham que as minhas 4 coridoras que chega? e agora se o meu aquário leva 56 litros devo mudar 5.6 litros por mês?
Não vai ficar um nojo, se semanal 60% já vejo a porcaria que sai
.. element então 30% consola-me um pouco mais, posso fazer então assim? É que não se esqueçam que tiro todos os dias um pouco de água para pôr aos alevins e depois acabo por acrescentar no áqua água limpa...
Eu cá sempre gostei de ver algumas algas verdes nos aquários.
Quando quero ter um aquario limpinho, arranjo um Pleco...
Quando quero ter um aquario limpinho, arranjo um Pleco...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Vai-te habituando (acontece em todos os fóruns, independentemente do tema):Tanytany Escreveu:Hum, li aqui em vários topicos, em q uns falam em Tpas semanais de 60% e outros falam em Tpas de três quartos. Hora pensei que estava a fazer beme afinal só fiz asneira. Então acham que as minhas 4 coridoras que chega? e agora se o meu aquário leva 56 litros devo mudar 5.6 litros por mês?
Não vai ficar um nojo, se semanal 60% já vejo a porcaria que sai
.. element então 30% consola-me um pouco mais, posso fazer então assim? É que não se esqueçam que tiro todos os dias um pouco de água para pôr aos alevins e depois acabo por acrescentar no áqua água limpa...
"cada cabeça, sua sentença".
Faz tpa's! E pronto!
-
nazgull
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 15, 2008 3:15 pm
Massarongo do Senegal |||
Papagaio de Asa Laranja |||
Peixes|||Tarentola m
boas
faz tpa semanais de 10 a 20 %, pelo o que me parece nao deixaste adaptar o aquario (ciclo de azoto) e colocaste logo peixes com um aumento de peixes estes libertam no2 para o teu aquario e pufff tiveste uma explosao de algas e agora só com tpa e deixares maturar o aquario se tiveres boas condiçoes de subtracto coloca mais plantas mas rapido crescimento estas vao encarregar-se de diminuirem o surto de algas
cumps e boa aquariofilia
faz tpa semanais de 10 a 20 %, pelo o que me parece nao deixaste adaptar o aquario (ciclo de azoto) e colocaste logo peixes com um aumento de peixes estes libertam no2 para o teu aquario e pufff tiveste uma explosao de algas e agora só com tpa e deixares maturar o aquario se tiveres boas condiçoes de subtracto coloca mais plantas mas rapido crescimento estas vao encarregar-se de diminuirem o surto de algas
cumps e boa aquariofilia
-
Miguelito6
- Registado: sábado set 03, 2005 8:51 pm
Podes por as pedras em vinagre e a sujidade é eliminada