Cão perdido na minha rua

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quarta jun 11, 2003 11:32 pm

Olá
E acho irresponsavel dizer isso a alguem que aparentemente nada percebe de cães nem de canis.
Mais até por essa razão.

Os canis das sociedades protectorasc efectivamente têm falta de cães para adopção. os cães lá instalados têm todos uma vida feliz e saudável e o que as SPA precisam é que lá vão depositar mais bobis.

TRETAS. e irresponsabilidade. Fizemos uma boa acção fomos levar um bobi ao canil tal para ser recolhido- dizem os amiguinhos dos animais- Demagogia digo eu.

Essa maneira , quase irracional , de resolver problemas é como varrer e o lixo para debaixo do tapete.

Os cainis municipais , recolhem os animais vadios alojam-nos por 5 dias . para ver se aparece alguém a reclamá-los e preferem a soluçaõ de arranjar donos ao abate . e é assim que deve ser com mais ou menos tempo de espera.
O resto são tretas.
Um abraço
Tenente_Ramos
Membro
Registado: sexta mai 16, 2003 12:03 pm

sexta jun 13, 2003 9:28 am

A associação que ficou com o cão chama-se Zoopata
Hannibal
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 8:48 am

sexta jun 13, 2003 9:33 am

Desculpará a minha ignorância. Onde fica essa Associação?
Obrigado.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta jun 13, 2003 12:09 pm

E trabalhar activamente para acabar com caes e gatos vadios, em geral para mim significa tratar do animal até encontrar quem o queira adoptar.
Concordo. Quer ficar com uns que andam aqui 'perdidos' na minha rua até que os donos apareçam? Desculpe lá, Sandrap, mas o problema é que não há espaços e condições para recolhermos todos os cães que andam na rua! As associações têm recursos limitados e o que menos precisam é de beneméritos que lhe 'ofereçam' mais cães. Nesta medida é que eu concordo com o Gary. É claro que antes devem esgotar-se todas as opções, e se quem encontrar um cão puder ficar com ele ( para si, para dar a adopção ou para encontrar os donos) eu acho isso o ideal. Mas não sendo possível, então há que chamar quem de direito.
Os canis (os que abatem) abatem ao fim de uma semana.
Acho pouco tempo
Uma semana, um mês ou um ano será pouco tempo porque muitos donos não vão procurar os cães aos canis ( a maioria das pessoas nem sabe onde é o canil Municipal da sua área!). Se o "Sistema" funcionasse e as autoridades fizessem o que lhes compete, e se as pessoas soubessem que quando um cão desparece o canil é o sitio onde procurar, uma semana chegaria perfeitamente.
Atenção que á excepções, e até já para aí se falou de canis que não cumprem os procedimentos legais em termos de abate! Mas isto não é dse aceitar e assumir que é assim, e por essa razão nunca os chamar! Há é que denunciar e acabar com essas sutuações de ilegalidade para que as coisas possa funcionar 'bem'.

Abraços
Paulo C.
papoila
Membro Veterano
Registado: segunda nov 11, 2002 12:54 am
Localização: Maria Papoila, Eva e Ginja (cadelas), Smecky (gato)
Contacto:

sexta jun 13, 2003 6:33 pm

Hannibal,
A Zoopata realizou no mês passado uma campanha de adopção junto ao Fonte Nova, foi durante um fim-de-semana e colocaram aqui um post a avisar. Eles não têm site, é pena. Quando lá fui, vi pessoas muito dedicadas a todos os animais e eles estão muito ligados a quem cuida deles, como é óvio. Não vi lá muita gente, penso que deveria ter sido divulgado de outra forma e ter sido montado de forma mais atractiva. Mas a intenção valeu e conseguiram doar alguns animais.
Pedi-lhes o cartão e transcrevo aqui os dados que tenho:

Zoopata - Associação de Defesa e Apoio ds Animais Abandonados e Ambiente

P/ correspondência:
Apartado nº 40064
1500 Lisboa

(Ou seja, não sei onde ficam as instalações. A menos que os animais estejam repartidos pelas casas dos voluntários).

Se quiser o nº de telefone da pessoa que consta no cartão (secretária da Zoopata), envio-lhe por pm.

Bjs,
Carla
Hannibal
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 8:48 am

sábado jun 14, 2003 8:10 am

Quem falou no cartão foi o Tenente Ramos. Foi a ele que pedi para dar a indicação.
Mas, com o esclarecimento que a papoila acaba de dar já sei de quem se trata, logo dispenso o cartão e os respectivos contactos.
Bom fim de semana.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado jun 14, 2003 9:24 am

Eu também sou da opinião que se alguém apanha um animal sem dono deve-se responsabilizar pelo mesmo até arranjar um novo dono...

O hábito de apanhar os animais e deixá-los em canis associativos é para mim uma má acção. Má porque contribui para prejudicar a associação aumentando os custos e não contribui grandemente para a felicidade do animal que se vê preso com centenas de outros muitas vezes para sempre e nem sempre nas melhores condições.

Portanto ajudar é louvável sim mas desde que a pessoa se esforce, não é chegar e atirar com a responsabilidade para outros.

Fala-se muito mal dos canis municipais, eu conheço alguns que têm as condições possiveis e outros que têm condições más. Não devemos medir tudo pela mesma bitola e responsabilizar o Estado

Os responsáveis são aqueles que os abandonam.

Alguns canis abatem os cães, Sandra ?

Desculpe desiludi-la sobre o abate mas associações de protecção animal idóneas como a RSPCA também o fazem segunido critérios penso que rigorosos.

É graças a isso que não estão falidos.

Garantem algum tempo de qualidade de vida aos cães não adoptáveis por algum tempo e depois que estes se vão, outros podem ocupar o seu lugar.

Acham correcto uma associação tratar 15 anos de um cão não adoptável, muitas vezes em má qualidade de vida e deixarem morrer de fome na rua uns 10 adoptáveis ?

Eu não.
[
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda jun 16, 2003 1:12 pm

eu não sei se é boa ou má política despachar os animais para as aa. no meu caso, já o fiz e ao fim de dias, apareceram donos para os levar. como já referi, andei meses à procura de um dono para a carlota e não apareceu ninguém. ou seja, apareceu quando eu desisti de a dar. também tem acontecido as aa estarem atafulhadas de gatos e quando eu telefone, era mesmo daquele que andavam à procura. sorte? coincidência?
e quando não se encontra um cão, mas uma ninhada e respectiva mãe? deixa-se lá? toda a gente é obrigada a viver num palácio? eu por mim já comprei umchicote para me fustigar. pertenço ao role dos milhões que vivem de um salário e que têm um tectozito para se abrigarem.
watchdog999
Registado: quarta mai 07, 2003 3:08 pm

segunda jun 16, 2003 3:13 pm

:o :o :o :o
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda jun 16, 2003 5:49 pm

O que há a fazer , a meu ver, é lutar em várias frentes :

- ajudar as associações (com voluntariado, com dinheiro e bens necessários, ajudando a procurar donos para os animais que lá estão, arranjando mais sócios, etc)

- continuando com campanhas como a que aqui foi lançada pela Nanico - esterilizar as cadelas vadias (não é preciso arranjar donos, se tal fôr possível óptimo, senão pelo menos salvam-se os filhotes que ela teria se não fosse esterilizada)

- Procurando levar as entidades oficiais (e não só) a determinarem critérios DECENTES de abate - isto a meu ver passa por uma discussão alargada pois não é evidente que sejam abatidos animais deficientes (conheço vários casos de adopção de coxinhos, sem uma ou duas pernas - veja-se a Tripé - cegos - veja-se a Maria da Java (quase cega), etc), velhos (a Maria têm 7 anos, o Calvin tinha 6 anos),etc.

Parece-me acima de discussão o abate de cães com doenças sem solução.

Não me parece aceitável o abate de um cão (com sinais de ter sido perdido) ao fim de uma semana.
Também gostaria que quando o abate fosse decidido que se inscrevesse claramente o motivo (dizer que é um perigo para o público, não é nada)

Mas é muito discutível, concordo.

Realmente imprecíndivel é avançar com a esterilização, a "chipagem" e responsabilização dos donos, dotar as associações com mais e melhores meios.

A solução mais fácil nunca é a boa solução.
Podemos ter de viver com ela em situações de crise, mas tomá-la pela SOLUÇÃO, é mera fuga às questões de fundo.

A vida em si deve ser tomada como um valor (o primeiro de todos) e qualquer solução que fuja a este princípio só pode ser temporária e de recurso (em qualquer caso que não jogue a autodeterminação - e, mesmo aí, é preciso garantir que a decisão é tomada em plena consciência e liberdade).

Mais um discurso.

Mas são as minhas convicções.
Por elas me bato, dentro das minhas limitações.

PS- Nanico, então quando é que continuamos a campanha das esterilizações ?
Miau
Membro Veterano
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

segunda jun 16, 2003 5:56 pm

anjaazul Escreveu: eu não sei se é boa ou má política despachar os animais para as aa. no meu caso, já o fiz e ao fim de dias, apareceram donos para os levar. como já referi, andei meses à procura de um dono para a carlota e não apareceu ninguém. ou seja, apareceu quando eu desisti de a dar. também tem acontecido as aa estarem atafulhadas de gatos e quando eu telefone, era mesmo daquele que andavam à procura. sorte? coincidência?
e quando não se encontra um cão, mas uma ninhada e respectiva mãe? deixa-se lá? toda a gente é obrigada a viver num palácio? eu por mim já comprei umchicote para me fustigar. pertenço ao role dos milhões que vivem de um salário e que têm um tectozito para se abrigarem.
Tal como a anjaazul, eu não posso abrigar mais animais em casa... e o que fazer se achar um animal desprotegido na rua????? Tipo um cachorro???? Um cão mais velho e doente?????? Ou um cão grande como o que está na minha rua????? Acham melhor procurar uma Associação ou deixar o animal na rua?

Quem me dera poder proteger todos os animais da rua, ter uma casa com quintal, não por mim, mas pelos animais que podia ter... :roll:

Miau
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

segunda jun 16, 2003 6:01 pm

A campanha de esterilizacoes nao acabou. Pelo menos no meu coracao, nao vai acabar nunca.
Peguem numa cadela que esteja na rua, deem-lhe um nome e contem comigo! Para aquilo que eu puder e ate onde eu puder! O Oscar, com as suas sagas, (brevemente em forma de livro) tambem esta a inteira disposicao deste projecto.

Vamos esterilizar mais uma, cambada?
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

segunda jun 16, 2003 6:42 pm

Infelizmente, as leis que temos nao protegem os animais, penalizam-nos com a morte pelo abandono dos donos. A meu ver a legislacao esta mal pensada. O problema dos caes vadios nao se resolve enviando uns quantos para morrer em condicoes horriveis num canil municipal. O problema resolve-se se os animais que agoram estao na rua forem esterilizados/castrados para que nao tenham descendencia. Tambem se resolve criando subsidios para esterilizacoes, a exemplo do que existe em todos os paises civilizados. Uma cadela cheia de sarna como o era a Maria, e ainda por cima sujeita a ter uma ninhada de 6 cachorros no proximo cio e um perigo publico e para a saude maior do que aquilo que a Maria se tornou.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda jun 16, 2003 9:08 pm

Tal como a anjaazul, eu não posso abrigar mais animais em casa... e o que fazer se achar um animal desprotegido na rua????? Tipo um cachorro???? Um cão mais velho e doente?????? Ou um cão grande como o que está na minha rua?????
Olá Miau,
Tente sair um pouco de dentro de si e coloque-se no lugar de uma Assocoação de protecção a Animais ;) Nessa posição iria constatar exactamente o mesmo, ou seja, eles não podem agrigar mais animais! Normalmente estão a arrebentar pelas costuras e em condições deploráveis. Então teriam ele mais depressa legitimidade para dizer que não podem abrigar mais, do que a Miau.
Acham melhor procurar uma Associação ou deixar o animal na rua
?

O que é que a Miau faz quando encontra um cão na rua e se lembra que já não pode abrigar mais? Não o leva para casa, certo ?;)
Então porquê levá-lo para uma associação? Imagine que era ao contrário e as associações lhe começavam a levar os cães a si!

É aqui que quero chegar. Se não se tem possibilidade de ajudar, não se vai passar essa responsabilidade para os outros! Isso não é ajudar! Ajuda-se quando se pode, tentam-se todas as maneiras, mas omoletes sem ovos não se fazem.

Quanto à discussão da legitimidade de eutanasiar os cães, isso é melhor abrirem outro tópico, porque dá uma discussão para muitas páginas ;)

Abraços
Paulo C.
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

terça jun 17, 2003 7:59 am

Olá

Quando nos deparamos com cães abandonados temos sempre a possibilidade de escolher entre ajudar ou não ajudar.

Mas não é ajudar ter só "peninha" do cão e entregá-lo a uma Associação, dando a outras pessoas mais uma dura enxaqueca, isto no minimo será macabro!!!

Ajudar é ficar com ele ou tentar todos os meios (incluindo o forum) para adopção

Ajudar é saber que é preferivel eutanasiar cachorros recem-nascidos de mamas abandonadas, (do que lançar mais uns tantos para um cruel destino), é que depois será somente necessário arranjar um dono para ela.

Ajudar é ser responsável pela escolha

Bye
Responder

Voltar para “Cães”