Como distinguir caturra macho de caturra femea?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
bitex
Membro
Mensagens: 159
Registado: quarta abr 16, 2003 5:12 pm
Localização: uma cadela bichon maltês um rafeiro galinhas 3 canários 1 periquito 5 mandarins

quinta jun 12, 2003 9:22 pm

Hoje ofereceram-me uma caturra que apanharam na rua mas nao sei nada de caturras por isso gostava de saber como distinguir uma macho de uma femea e se ha algum procedimento especial para as caturras. ela é muito brava como posso amansá-la? esta caturra está um pouco danificada faltam-lhe penas na cabeça e nas asas. :D :D
Conselheiro
Membro
Mensagens: 72
Registado: sábado out 26, 2002 10:50 pm

quinta jun 12, 2003 10:11 pm

As Caturras Macho, da variedade selvagem, têm as manchas laranjas da face sobre a cor amarela, as fêmeas não têm a cor amarela ficando a mancha laranja sobre o cinza.

As Caturras são fáceis de educar e podem mesmo falar. É preciso muita atenção diária e paciência para o conseguir. Mas em breve irá perceber que é você que lhe dá água e comida e irá acalmar do choque da fuga e da casa nova.

Se foi encontrada com falha de penas é normal que demore umas 4-6 semanas até ficar com um aspecto mais composto.

Para terminar, duram cerca de 20 anos, havendo casos de 30 anos.


Boa Sorte e Boa Recuperação.
bitex
Membro
Mensagens: 159
Registado: quarta abr 16, 2003 5:12 pm
Localização: uma cadela bichon maltês um rafeiro galinhas 3 canários 1 periquito 5 mandarins

quinta jun 12, 2003 10:36 pm

mas a minha caturra é branca com as "bochechas" vermelhas e a poupa amarela. nao tem cinza. Como a distingo?
lamarosa
Membro Veterano
Mensagens: 218
Registado: terça dez 31, 2002 1:03 am
Localização: periquitos, periquitos e periquitos, mandarins, pardais de java
Contacto:

quinta jun 12, 2003 11:16 pm

bitex,

a melhor forma de distinguir o sexo de qualquer variedade de caturras (expecto as albinas) é pelas penas das asas.

Para verificar isto basta apanhar a caturra e abrir uma asa. Verifique se ela apresenta um padrão semelhante a bolas na coloração das penas interiores das asas. Se as penas forem todas lisas (da mesma cor), então estamos perante um macho. No caso de apresentar um padrão de bolas ao longo das penas estamos perante uma fêmea. (NOTA: de momento não tenho bem a certeza se será assim ou se não terei trocado a sexagem, mas acho que é assim, de qualquer forma se pretender fazer um casal só tem que arranjar uma caturra que tenha as penas interiores das asas diferentes das da caturra que já possui).

É de salientar que antes da primeira muda de pena todas as caturras apresentam o padrão de bolas nas asas. Este método aplica-se a todo o tipo de cores, excepto albino. O método da face nem sempre é o mais eficaz uma vez que muitas vezes as aves podem ser resultantes de cruzamentos entre caturras "normais" e caturras de face braca.
pinfas
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: sexta jul 26, 2002 9:36 am

sexta jun 13, 2003 9:06 am

Eu também tenho a mesma dificuldade em distinguir o sexo das caturras.

Juntei na mesma gaiola, à cerca de um ano, um casal de caturras com um ano de idade, com a intenção de elas virem a acasalar este ano.

Julgo que tenho uma caturra macho, porque ele canta muito bem para a caturra fêmea, que pouco canta. No entanto, deparei-me que em quatro meses foram postos cerca de 30 ovos e não tenho a certeza se são todos da caturra que julgo ser fêmea.

Já me pareceu ver o macho a tentar pôr-se em cima da fêmea, mas a fêmea não o permite. Já não sei o que hei-de fazer.
bitex
Membro
Mensagens: 159
Registado: quarta abr 16, 2003 5:12 pm
Localização: uma cadela bichon maltês um rafeiro galinhas 3 canários 1 periquito 5 mandarins

sexta jun 13, 2003 1:45 pm

e como posso amansá-la? ela nao parece ser muito brava porque quando eu tenho a mao dentro da gaiola ela vai comer á mesma e passa por cima da minha mao. ainda á bocado pousou em cima da minha mao pra me picar, até fez sangue... :cry: mas como posso fazer para ela ficar na minha mao e comer nela? nao sei que idade é que ela tem
lamarosa
Membro Veterano
Mensagens: 218
Registado: terça dez 31, 2002 1:03 am
Localização: periquitos, periquitos e periquitos, mandarins, pardais de java
Contacto:

sexta jun 13, 2003 8:33 pm

amansá-la poderá ser um processo moroso e até mesmo desmotivante de início... Terá que passar algum tempo com ela todos os dias...

Sempre que se aproximar da gaiola deve falar com ela (dar-lhe um nome ajuda bastante)...
Depois vá tentando aproximar-se lentamente mas nunca force o contacto físico. Terá que ser ela a ganhar confiança suficiente para o fazer... Para acelerar este processo poderá tentá-la com alguns petiscos de forma a tentar fazer com que ela perca o medo da sua mão. Esta será a tarefa mais difícil mas a partir do momento qm que ela comer na sua mão tudo será mais fácil e rápido...

Boa sorte

Alberto
pavlo
Membro Veterano
Mensagens: 496
Registado: sábado abr 26, 2003 12:50 am
Localização: muitos mas não os suficientes.

sábado jun 14, 2003 1:03 pm

boas
macho vs fêmea
as fêmeas têm nas penas da "cauda" estrias mais escuras e horizontais, isto verifica-se facilmente na maioria das mutações, relativamente as lutinos é necessário colocar essas penas contra uma luz para que se possam verificar a existência de listas ou não, os albinos não sei pois nunca vi nenhum e como têm ausência de pigmentação possívelmente só através de comportamento ou exame de adn.

asta
Mozungo
Membro Veterano
Mensagens: 529
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

segunda jun 16, 2003 11:31 pm

Como espécie biologica que tb somos, podemos aplicar nas aves algumas das nossas próprias técnicas para atrair o sexo oposto......se uma fêmea ou um macho não aceita o parceiro, muitas vezes resulta provocar o ciúme do membro do casal que não aceita o parceiro. Se tiver espaço, experimente pôr na mesma gaiola ou então nas proximidades, uma ave do mesmo sexo da ave que rejeita o parceiro...........ninguém gosta de ver um/a intrusa no seu territorio, constituindo um potencial parceiro...para o seu parceiro. Ou então adquirir um outro casal.......o facto de haver perto outro macho e outra fêmea passa a constituir uma ameaça para cada um dos membros do casal mais antigo e eles resolvem esquecer os seus diferendos e tratar de vida...antes que as coisas se compliquem; no fundo, não somos, enquanto espécie biológica tão diferentes assim do resto da bicharada :D
RuteMartins
Membro Veterano
Mensagens: 325
Registado: sábado jun 21, 2003 2:36 pm
Localização: Lady(indefenida),bianca basset hound

quarta jun 25, 2003 4:21 pm

Olá a todos

Eu também tenho uma dúvida sobre as caturras e outras aves semelhantes, Como as ensino a dizerem umas palavrinhas?Bigado
bzzzzzz
Membro
Mensagens: 80
Registado: sexta mai 16, 2003 12:21 am
Localização: Periquitos, Caturras, Agaponis, Mandarins

quarta jun 25, 2003 7:56 pm

[quote=RuteMartins]
Olá a todos

Eu também tenho uma dúvida sobre as caturras e outras aves semelhantes, Como as ensino a dizerem umas palavrinhas?Bigado
[/quote]

Olá Rute, isso talvez seja a tarefa mais complicada de todas as que pudesses pedir.
Tens que começar com aves muito novas e, acima de tudo, ter muita paciência. Creio que com os machos pode ser mais fácil, porque normalmente são mais sociáveis.
Boa sorte
luper
Mensagens: 3
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado set 06, 2003 6:52 pm

eu vejo se e macho ou femea passando os dedos nos pekenos osos ke tem ao fundo do peito . se os ossos estiverem kuase juntos e macho se tiverem mais afastados e femea
luper
Mensagens: 3
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado set 06, 2003 6:56 pm

eu vejo se e macho ou femea passando os dedos nos pekenos osos ke tem ao fundo do peito . se os ossos estiverem kuase juntos e macho se tiverem mais afastados e femea
saracardoso
Mensagens: 1
Registado: sexta mai 24, 2013 3:26 pm

sexta mai 24, 2013 3:35 pm

Olá,

Eu tenho um casal de caturras quando os comprei o senhor da loja disse que eram um macho e uma fêmea, mas agora ela canta como ele e até agora não tem havido manifestações de afeto nem fizeram criação. Será que ela é um macho?


Obrigada
saracardoso
boeing747
Mensagens: 1
Registado: domingo dez 29, 2019 9:26 pm

domingo dez 29, 2019 9:27 pm

tenho uma caturra toda branca , mas não sei se é macho se fêmea , queria fazer o casal , como posso saber ?
obrigado.
Responder

Voltar para “Aves”