Que se passa com o meu porquinho ??

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
terezinha14
Membro Júnior
Registado: sexta set 26, 2008 8:10 pm

quinta out 02, 2008 6:35 pm

Boa noite :D
Amanhã já tenho a minha outra porquinha...
Mas tenho medo que elas se chateie com esta que aqui tenho e vice-versa...
Visto que nenhuma delas é novita...
O que achei melhor fazer, foi arranjar uma gaiola para uma e outra para outra, estão ao lado uma da outra, e depois meto-as no chão com as portinhas abertas e debaixo do meu olho vejo se elas convivem bem fora das casinhas e se vão para dentro de uma da outra... conseguem me entender ?
Espero nao arranjar problemas...
Obrigada.
karrla
Membro Veterano
Registado: domingo mai 18, 2008 7:08 pm
2 cadela, 1 coelha, 5 hamsters sirios, 8 chinchilas e 6 porquinhos da india

quinta out 02, 2008 6:47 pm

Parabéns pela sensatez em arranjar outra menina para fazer companhia áquela que já tens, de certo que ela se vai sentir muito melhor... para primeira introdução ao companheirismo entre as duas acho que fazes bem se de facto já tens a outra gaiola, ou se a existente só comportar um unico animal, mas futuramente parece-me importante que as deixes juntas, pois eles gostam de tocar nos focinhos e enroscarem-se uns nos outros para dormir. Penso que o contacto fisico seja muito importante para se sentirem acompanhadas de facto. eu juntei os meus dois machos no jardim em terreno neutro e depois deles cheirarem-se e repelirem-se acabaram por gostar da companhia um do outro e foram para a gaiola. nunca tive problemas de disputas. ( a gaiola foi toda lavada para que não houvesse odores do que já cá estava - ele estava com uma fêmea, mas para evitar bebés ele saiu da gaiola e comprei um macho novinho pra lhe fazer companhia.).
Importante é que se sintam felizes, pois assim nós tb ficamos...
stellar1
Membro Veterano
Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm

quinta out 02, 2008 8:12 pm

Olá... Pelo que parece, a julgar pela tua foto, a tua primeira porquinha é novinha, por isso o risco de haver disputa entre ambas é mínimo... A Karrla falou e muito bem, mas foi de machos... Penso que com as fêmeas não seja necessário tantos cuidados... O que eu faria e que tenho feito, visto só ter tido fêmeas até agora, era juntar as duas por um pouco e ver o que acontece... Não é ficar à espera que se matem. Quando as colocares juntas, se uma se sentir muito incomodada, tu apercebeste logo... É como tenho feito até agora e não tenho tido problemas! E se a tua primeira porquinha tiver um temperamento calmo, o risco de haver briga é mesmo mesmo pequenino... :wink:
StellaR ;)
karrla
Membro Veterano

quinta out 02, 2008 9:02 pm

sim os meus eram machos ( e continuam a ser ... :lol: :lol: ), por isso são mais zelosos do seu território, nomeadamente quando há femeas por perto... não que estejam todos juntos, mas como disse só separei o macho da femea quando comprei o outro macho aos roedores do algarve para juntar ao que já tinha, mas mesmo assim habitam numa moradia ( :D ) de 1ª andar e rés de chão onde eles ficam no rés de chão e elas no 1º andar e é claro, existem os tais dos odorezinhos, por isso tb tive mais cuidado, mas eles são animais muito amistosos, mesmo uns com os outros não creio que hajam assim muito frequentemente brigas "feias". é só uma questão de tempo... podem resmungar uns com os outros no 1º dia, mas no dia seguinte já se enrolam todos juntos...
por isso não tenhas medo, que tudo vai correr bem...
terezinha14
Membro Júnior

sexta out 03, 2008 1:20 pm

olá
Já tenho a minha porquinha cá em casa.
É muito diferente da minha primeira.
Bem, meti-as no chão e pareceu-me que se entenderam...
Então resolvi fazer assim, meti a gaiola da minha antiga em cima duns caixotes, e a outra à frente e com a portinha aberta de cima elas andam para cima e para baixo sempre que querem.. Pelo menos era esse o objectivo, porque quem mais anda para cima e para baixo é a mais 'antiga'. :roll:
E bem, eu sei que ainda é o primeiro dia, ainda não se deu para ambientar, mas, quando a mais 'antiga' desce para a casinha de cartão onde a outra se encontra muito quietinha, das duas uma ou enrosca o focinho dela na nova e a nova não se mexe, ou então tenta saltar-lhe para cima ! Não é um saltar de acasalamento, porque ambas são femeas, mas não sei, tenho mesmo medo que elas não se deêm bem. :cry:
Porque a mais 'antiga' está super à vontade porque é o território dela, agora a outra, ainda nem fez sons e nem se mexe...
Obrigada e um resto de boa tarde :)
terezinha14
Membro Júnior

sexta out 03, 2008 1:48 pm

Ahh, e a minha 'antiga' faz um son que parece ser um bater de dentes sempre que a aproximo da outra...
Não percebo mesmo, e estou a ficar preocupada...
eu arranjei outra foi para lhe fazer companhia, não foi para ter com quem se chatear :(
karrla
Membro Veterano

sexta out 03, 2008 3:32 pm

Tens que ver que a pobrezinha chegou e ainda não se ambientou... se tu vais a casa de alguém que não conheces não te deitas no sofá nem mexes no comando da tv ou nas gavetas dos armários, pk não tens á vontade para isso... a casa não é tua né?, pois eu acho que isso acontece com eles tb, ela veio para um ambiente que lhe é estranho, pois é natural de actue de uma forma diferente da outra que já mora aí e considera seu o território. em relação aos barulhos é (acho que seja) para mostrar á nova que quem manda ali é ela... existe sempre um hierarquia , ou seja alguém assume o comando e está no topo, aqui com os meus machos passa-se o mesmo, o brownny que é o mais velho quando se quer deitar num determinado sítio e está ocupado, chega perto do "OKupa" e bate os dentes, em sinal de : "eu é que mando aqui por isso dá-me o lugar pra eu me deitar".
Não tem nada de mal, é mesmo natural deles... mesmo quando o freddy chega perto do Jonas que é o bebé e o brownny acha que o outro está agindo com o bebé ( que é filho dele) de uma forma que não deve ele chega perto dos dois e bate os dentes, e é ver cada um ir para o seu lado em sinal de respeito pelo "chefe"... por isso é normal.
elas vão dar-se bem com toda a certeza. tens é que dar tempo á outra para que perceba que ali é o lar dela a partir de agora
terezinha14
Membro Júnior

sexta out 03, 2008 4:28 pm

E se eu te disser que a minha mais 'antiga' se atirou à outra ?
A novita entrou na gaiola dela e ocupou uma das casinhas de cartão que a 'antiga' tem, e esta entrou lá para dentro também e só vi as duas embrulhadas...
Retirei a mais nova e mandei vir com a mais velha...
Estão separadas, mas perto uma da outra, mas claro, que vou deixá-las andar juntas, mas primeiro, durante uns tempos, faço-o enquanto elas estão debaixo do meu olho e soltas,... Só depois aos poucos
e que as introduzo na mesma gaiola.
karrla
Membro Veterano

sexta out 03, 2008 6:36 pm

POis pode acontecer... mas regra geral eles não são animais de brigarem uns com os outros, são animais bastante amistosos, mas é como tudo...
terezinha14
Membro Júnior

sexta out 03, 2008 8:19 pm

Boa noite.
Agora estou mesmo preocupada...
A minha porquinha da india mais velhinha, anda a fazer xixis completamente brancos... Isto é sinal de quê ?
Falta de alguma coisa ? Ou excesso de alguma coisa ?
:S
terezinha14
Membro Júnior

sexta out 03, 2008 9:01 pm

Bem, que parvoice a minha...
Já me disseram que os xixis dos porquinhos normalmente são brancos...
mas como a minha quando veio para cá fazia tipo, amarelado transparente, pensei que era sempre assim.
Mas se é normal serem brancos, ainda bem, é sinal que está tudo bem com a minha porquinha linda +.+
karrla
Membro Veterano

sexta out 03, 2008 9:38 pm

Eu vou-te dar um conselho... relaxa... não te apavores ... curte as meninas... acho que estas demasiado tensa e receosa que algo de mal aconteça. mas sabes uma coisa ? os pensamentos negativos atraem as coisas más...
não podes ver um problema em cada comportamento "menos usual"...
Acho que tu estás muito receosa que as coisas não deêm certo e isso de alguma forma passa para os animais, pode parecer parvoice, mas é verdade... Vai dar tudo certo. Não te preocupes, encara essas brigazinhas delas como uma cena de ciúmes entre irmãos, com a devida cautela é claro! não as deixes debaterem-se até causar ferimentos, mas um arrufo aqui outro ali todos nós temos... não podes é ficar preocupada e nervosa com medo que elas nunca se deêm bem, pois eles presentem esses sentimentos...
stellar1
Membro Veterano
Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm

sexta out 03, 2008 10:15 pm

Essa atitude de bater dentes é considerado como sinal de agressividade.
Quando dizes que uma se atira à outra, como isso acontece? Pela minha experiência com meninas, tenho uma que é mesmo a dominante, quando chega uma nova anda atrás delas, a persegui-las e depois põe-se a andar toda tensa, para mostrar quem manda...
A minha opinião é que não tem lógica estarem separadas, pois assim o período de integração será mais demorado... Se elas estiveram juntas e não houve nenhuma agressão física, não tens porque estar tão tensa...
Em relação à urina, penso que seja diferente, pois a mais velha está a marcar território... É que esse xixi não é nada fácil de retirar do fundo da gaiola.
Boa sorte com as meninas... :wink:
StellaR ;)
karrla
Membro Veterano

domingo out 05, 2008 9:24 am

E então Terezinha, estamos aqui ansiosos para saber como se estão a dar as tuas meninas... já se ambientou a "piquena"? e a mais velha já gosta mais dela?
diz qualquer coisa...
terezinha14
Membro Júnior

domingo out 05, 2008 12:53 pm

Mais ou menos...
Já não há brigas nem bater de dentes, apenas um rosnar mansinho.
Mas já percebi o porquê disto tudo.
A minha colega acabou por me dar uma porquinha grávida !!
A minha 'antiga' está grávida...
Achei estranho andar a comer tanto e parecer uma bola.
Hoje peguei nela e já dava para ver duas maminhas cá em baixo de fora !
Fiquei um bocadinho em pânico, porque antes tinhamos tido uma hamster que ao ter os filhos comeu-os :S
Tenho receio que seja assim também, mas nem quero nem tenho pensado muito nisso.
De resto, ainda não estão na mesma gaiola, visto que a que está grávida não acha muito correcto ter de abdicar do seu sitio onde se sente bem e onde vai ter os seus filhinhos a outra 'qualquer'.
Por isso, junto-as fora das gaiolas, e até se dão mais ou menos. Mas por enquanto não as quero juntar, tenho medo que corra mal visto que esta mais antiga está pronta para criar os filhinhos :)
Até estou a pensar em ficar com um que seja femea. Depois o resto dou à rapariga que mos deu, porque ela não se importa, ou a alguém que os queira, claro.
Mas bem, se alguém souber de algumas coisas que se deva ou não deva fazer às porquinhas grávidas... por exemplo sei de certos vegetais que não se devem dar a este tipo de porquinhas, mas é só isso.
Por enquanto, vou informar-me.
Obrigada pela preocupação e pela ajuda de todos.
Espero que esteja tudo a correr da melhor forma com vocês e com os vossos animais ! :wink:
Responder

Voltar para “Exóticos”