Que se passa com o meu porquinho ??

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
jmiguel15
Membro Veterano
Registado: segunda ago 20, 2007 1:53 pm

domingo out 05, 2008 1:12 pm

Com que então temos boas noticias. Parece que aí por casa se está tudo a encaminhar! Ainda bem, fico contente por isso.

Não sei muito de porquinhos da índia, por isso não te posso ajudar muito. Resta-me apenas desejar-te boa sorte com todos os teus novos meninos!
<strong>Int&eacute;</strong>

Joaao Miguel Campos Costa, os prazeres ficam para depois(!)
terezinha14
Membro Júnior
Registado: sexta set 26, 2008 8:10 pm

domingo out 05, 2008 1:14 pm

:)
Obrigada.
O meu pai agora anda mal humurado, porque rejeita a ideia de os ter no meu quarto.
Mas eu gosto de os ver aqui, mas o meu pai que sempre foi um bruto não percebe nada.
Vou tentar convence-lo mas não me parece que tenha grande sucesso.
jmiguel15
Membro Veterano

domingo out 05, 2008 1:19 pm

terezinha14 Escreveu::)
Obrigada.
O meu pai agora anda mal humurado, porque rejeita a ideia de os ter no meu quarto.
Mas eu gosto de os ver aqui, mas o meu pai que sempre foi um bruto não percebe nada.
Vou tentar convence-lo mas não me parece que tenha grande sucesso.
Tenta convence-lo a deixa-los no teu quarto porque agora que a porquinha está gravida e depois quando tiver o bebes convém que esteja num sitio sossegado (sem musica, barulho, etc...) para ficar calma e saber que pode criar os seus bebés em segurança!

Boa sorte xD

terezinha14
Membro Júnior

domingo out 05, 2008 1:23 pm

Olá a todos novamente, tenho umas dúvidas acerca da gravidez da minha porquinha da india.
Gostava de saber se alguém sabe quantos dias depois é que já os posso separar da mãe, quando param de se amamentar da mãe e quando é que os posso dar a outra pessoa...
Obrigada e um bom fim de semana.
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

domingo out 05, 2008 1:47 pm

terezinha14 Escreveu:Mas a verdade é que se estivesse sempre a dar-lhe comia conforme ele pede ele iria estar gordissimo.
Só reparei agora nesta frase :P
Sim, é verdade e isto é importante. Claro que eles reagem a sons relacionados com os rituais diários da refeição mas não podes estar sempre a dar comida (ração só deve ser dada uma vez por dia e em quantidade moderada), pois ficam obesos e isso provoca problemas cardíacos neles tb.
"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem."
terezinha14
Membro Júnior

domingo out 05, 2008 2:07 pm

:)
Se algém souber algumas recomendações e me souber responder às perguntas que anteriormente referi, sobre a gravidez da minha PDI obrigada :)
Di1975
Membro Veterano

domingo out 05, 2008 3:24 pm

terezinha14 Escreveu:Gostava de saber se alguém sabe quantos dias depois é que já os posso separar da mãe, quando param de se amamentar da mãe e quando é que os posso dar a outra pessoa...
Olá :)
Os bebés só devem ser retirados da progenitora às 4 semanas ou um pouco antes se tiverem pelo menos 250gr de peso. Eu nunca tiro da mãe antes das 4 semanas.
Embora eles comecem a comer um pouquinho de feno no 2º dia e também alguns vegetais e ração depois de uns dias (varia de animal para animal), isso não dispensa o leite materno, até mesmo porque não bebem água nesta fase, nem ao bebedouro chegam :P
Outra coisa que já referi várias vezes aqui a membros: o macho não deve estar com a fêmea quando ela parir, não porque faça mal aos filhotes, antes pelo contrário (até ajuda a aquecer), mas o problema é que engravida a fêmea pq elas entram novamente em cio cerca de 6h/8h após o parto.
"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem."
terezinha14
Membro Júnior

domingo out 05, 2008 4:07 pm

Obrigada, mas e durante essas quatro semanas, não há perigo de um dos filhos ser macho e tentar engravidar uma das irmãs ou até a mãe, certo ?
Quanto tempo dura normalmente uma gravidez deles ?
A minha já tem duas maminhas de fora :P
E há perigo de a mãe deles morrer depois do parto ou os comer ?
O macho não está cá, porque já ma deram grávida. Supostamente era macho mas veio femea e grávida .
E elas ficam com muita fome depois de parirem ? E fica tudo cheio de sangue ? e devo-lhe dar banho ?
Desculpa tantas perguntas, mas não quero errar em nada.
Acho melhor não estar presente durante o parto, embora passe a maior parte do tempo fechada no meu quarto com elas...
Obrigada.
Di1975
Membro Veterano

domingo out 05, 2008 5:11 pm

terezinha14 Escreveu:mas e durante essas quatro semanas, não há perigo de um dos filhos ser macho e tentar engravidar uma das irmãs ou até a mãe, certo ?
Quanto tempo dura normalmente uma gravidez deles ?
A minha já tem duas maminhas de fora :P
E há perigo de a mãe deles morrer depois do parto ou os comer ?
E elas ficam com muita fome depois de parirem ? E fica tudo cheio de sangue ? e devo-lhe dar banho ?
Desculpa tantas perguntas, mas não quero errar em nada.
Acho melhor não estar presente durante o parto, embora passe a maior parte do tempo fechada no meu quarto com elas...
Ora vamos por partes...
1 - Os machos não representam perigo nenhum durante as 4 semanas. Após esse tempo a progenitora começa a rejeitá-los de qualquer maneira, mas com fêmeas ela entende-se. Os machos têm q ser tirados porque podem depois engravidar mãe e irmã(s);
2 - A gravidez dura, em média, 64 dias. Isto é uma média, como eu disse. Pode ir dos 62 aos 70 dias, depende de cada animal. As maminhas de fora todas têm, já estão preparadas para amamentar, e só têm 2, por isso se forem 3 ou 4 bebés eles vão trocando e todos mamam :wink: ;
3 - Os porquinhos não têm hábitos de canibalismo como os hamsters. Se porventura uma cria nascer com algum problema e a progenitora vir que não vai sobreviver, pura e simplesmente rejeita-a, deixando-a de lado, para que a natureza faça o resto. Há sempre a possibilidade do aborto, por isso mesmo não se deve manusear uma fêmea grávida;
4 - Obviamente a fêmea tem fome e, sim, sobretudo de parir e estando a amamentar... Aliás, é a amamentação que as desgasta mais... mais do que a gravidez em si... atenção;
5 - O chão da gaiola poderá ficar com um pouco de sangue, aconteceu a uma minha hoje de manhã quando pariu. A irmã dela que pariu 3 dias antes já tinha limpo tudo. Não se deve mexer em nada nem perturbar a fêmea. Elas - tal como as gatas - comem tudo o que expelem e lavam completamente os filhos, que nascem já cobertos de pêlo e de olhos abertos;
6 - Não, não deves dar banho. De forma alguma. Deixa isso para depois do desmame e quando tiveres dado as crias. Se forem de pêlo curto nem precisam de banho, tratam da sua própria higiene.
Por fim, podes estar ou não presente, cabe a ti decidir; se ficares, apenas não interfiras nem perturbes. O instinsto dela dir-lhe-á tudo o que ela precisa saber. :wink:
jmiguel15
Membro Veterano

domingo out 05, 2008 5:30 pm

Di1975 Escreveu:Por fim, podes estar ou não presente, cabe a ti decidir; se ficares, apenas não interfiras nem perturbes. :wink:
É uma questão interessante que eu me punha a mim mesmo se tivesse nessa situação. Mas eu acho que queria ficar a assistir. Deve ser uma coisa magnifica. Afinal de contas é uma operação da natureza que é realizada com todos os cuidados! Deve ser fantástico.

Uma questão: as fêmeas quando estão a parir devem ter luz (natural ou artificial) ou devem estar ás escuras?

Di1975
Membro Veterano

domingo out 05, 2008 7:23 pm

jmiguel15 Escreveu:
Di1975 Escreveu:Por fim, podes estar ou não presente, cabe a ti decidir; se ficares, apenas não interfiras nem perturbes. :wink:
É uma questão interessante que eu me punha a mim mesmo se tivesse nessa situação. Mas eu acho que queria ficar a assistir. Deve ser uma coisa magnifica. Afinal de contas é uma operação da natureza que é realizada com todos os cuidados! Deve ser fantástico.
Eu já tive o privilégio de ver, tanto numa gata como em porquinhas (porque sou criadora e é frequente), e é de facto uma experiência linda, ver criaturas maravilhosas virem ao mundo... :)
jmiguel15 Escreveu:Uma questão: as fêmeas quando estão a parir devem ter luz (natural ou artificial) ou devem estar ás escuras?
:D Quando estão a parir?... Não necessitam nada artificial. Ou ocorre de dia (hoje tive uma ninhada, começou a parir o 1º às 11h e pouco da manhã), ou ocorre durante a noite e aí não vejo porque estou a dormir. Basta terem a casinha delas confortável e limpa, feno à disposição sempre, até porque comem feno depois de lavar os bebés e comerem as coisas que expelem (pelo menos as minhas) e já está :wink: :)
terezinha14
Membro Júnior

domingo out 05, 2008 7:25 pm

Muito obrigada :)
Sinto-me mais esclarecida !
Mas não entendi bem uma situação...
Deixo ficar então os filhos machos essas quatro semanas com a mãe ?
Não há mesmo problema em ele(s) tentar engravidar as irmãs ou mãe ?
:D

Esta semana devo andar um pouco atarefada e não devo passar por aqui, mas assim que ela parir e tiver noticias meto aqui umas fotografias e noticio.
Mito obrigada :)
Di1975
Membro Veterano

domingo out 05, 2008 7:26 pm

terezinha14 Escreveu:Mas não entendi bem uma situação...
Deixo ficar então os filhos machos essas quatro semanas com a mãe ?
Não há mesmo problema em ele(s) tentar engravidar as irmãs ou mãe ?
Não se tiram crias nenhumas da mãe antes das 4 semanas ou antes de atingirem 250gr. :roll: :wink:
terezinha14
Membro Júnior

domingo out 05, 2008 7:32 pm

Ah ok :)
Obrigada, obrigada, obrigada.
Boa noite.
Di1975
Membro Veterano

domingo out 05, 2008 7:35 pm

terezinha14 Escreveu:Ah ok :)
Obrigada, obrigada, obrigada.
Boa noite.
Sempre que precisares ou tiveres dúvidas diz :wink:
É sempre melhor fazer muitas perguntas do que fazer asneira sem querer... :?
Responder

Voltar para “Exóticos”