Dar comidinha na rua
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm
Volta e meia encontro aquelas senhoras que andam na rua a deixar comida aos animaus abandonados. Geralmente há um cão numa rua( isso nos suburbios onde há vivendas) que toda a gente conhece...mas que ninguém adopta.É o coitadinho, que em alguns casos é levado ao veterinário para vacinas,pelos moradores da rua, que pode ser protegido da carrinha da câmara, que se é atropelado vai fazer uma tala... e finalmente que come a ração dada pela senhora fulana.
Se é cadela anda grávida e após dois meses e pouco lá anda ela com os filhos, que depois a engravidam, etc. Os miúdos provocam os cães, um deles morde e de repente de bom da fita e "tadinho" ele acaba por ser demonizado e enviado ao canil, ou ainda abatido por quem o alimentava, á paulada, ou sacholada
Estas situações sempre me fizeram confusão. Como é possivel uma pessoa ( ou várias) dizer que gosta de animais e fazer o mais básico.Sim, porque dar comida, não custa, até uma pessoa que vai a passar o pode fazer.
Agora um grupo de pessoas de um bairro ou mini comunidade fazê-lo, parece-me a mim que da forma que descrevi acima é uma forma de catarse colectiva de forma a lavarem-se de sentimentos de culpa, ou para sentirem que façam algo por menos que seja...
Que acham ?
Se é cadela anda grávida e após dois meses e pouco lá anda ela com os filhos, que depois a engravidam, etc. Os miúdos provocam os cães, um deles morde e de repente de bom da fita e "tadinho" ele acaba por ser demonizado e enviado ao canil, ou ainda abatido por quem o alimentava, á paulada, ou sacholada
Estas situações sempre me fizeram confusão. Como é possivel uma pessoa ( ou várias) dizer que gosta de animais e fazer o mais básico.Sim, porque dar comida, não custa, até uma pessoa que vai a passar o pode fazer.
Agora um grupo de pessoas de um bairro ou mini comunidade fazê-lo, parece-me a mim que da forma que descrevi acima é uma forma de catarse colectiva de forma a lavarem-se de sentimentos de culpa, ou para sentirem que façam algo por menos que seja...
Que acham ?
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Dou-lhe toda a razão...
No bairro onde vivo, apareceu o mês passado uma cadela. Não era de ninguém, mas toda a gente gostava dela (até a deixavam entrar no café de um fulano da P.S.P.), mas quando ela passou a ladrar a noite TODA e eu ameacei que chamava as autoridades, simplesmente "desapareceu" (claro que sei que esse "alguém" a levou para uma Quinta que tem não-sei-onde, mas isso não interessa, interessa é que, com um bocadinho de "ajuda" ela foi acolhida!).
A mesma sorte não têm outros (4 ou 5) cães (cada vez são mais) que vivem na praceta mais abaixo... Como não há casas, os funcionários dos armazéns dão-lhes comida de 2.ª a 6.ª... Ao Sábado e ao Domingo vão "almoçar fora" (ao nosso bairro), pois acham «pena que os bichinhos não tenham comida ao fim-de-semana», claro que se esquecem que todos eles estão com sarna, que podem pegar aos nossos e que podem morder em alguém (o que já aconteceu).
Por isso, infelizmente isso acontece em todo o lado e o problema é que sempre vai acontecer, enquanto não começarem a responsabilizar as pessoas que os alimentam.
No bairro onde vivo, apareceu o mês passado uma cadela. Não era de ninguém, mas toda a gente gostava dela (até a deixavam entrar no café de um fulano da P.S.P.), mas quando ela passou a ladrar a noite TODA e eu ameacei que chamava as autoridades, simplesmente "desapareceu" (claro que sei que esse "alguém" a levou para uma Quinta que tem não-sei-onde, mas isso não interessa, interessa é que, com um bocadinho de "ajuda" ela foi acolhida!).

A mesma sorte não têm outros (4 ou 5) cães (cada vez são mais) que vivem na praceta mais abaixo... Como não há casas, os funcionários dos armazéns dão-lhes comida de 2.ª a 6.ª... Ao Sábado e ao Domingo vão "almoçar fora" (ao nosso bairro), pois acham «pena que os bichinhos não tenham comida ao fim-de-semana», claro que se esquecem que todos eles estão com sarna, que podem pegar aos nossos e que podem morder em alguém (o que já aconteceu).
Por isso, infelizmente isso acontece em todo o lado e o problema é que sempre vai acontecer, enquanto não começarem a responsabilizar as pessoas que os alimentam.

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 29, 2008 1:14 am
- Localização: 1 Rott(Black), 1 Yorkshire Terrier (Skippy) e 1 São Bernardo (BIG), 1 Cocker Spaniel (Martinha... no
Acho que não entendeu o sentido do texto pituxa.... 

"A razão de eu amar tanto o meu cão, é que quando chego a casa ele é o único que me trata como se eu fosse os Beatles."
Bill Maher
"Os cães são o nosso elo ao paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão no topo de uma colina, numa tarde linda, é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
Milan Kundera
Bill Maher
"Os cães são o nosso elo ao paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão no topo de uma colina, numa tarde linda, é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
Milan Kundera
Devemos ter sido dois a não entender, porque a mim o texto da pituxa parece-me perfeitamente enquadrado naquilo que eu entendi como sendo o sentido do tópico.Torrez Escreveu:Acho que não entendeu o sentido do texto pituxa....
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm
Ò Torrez, eu acho que ele está perfeitamente enquadrado.Torrez Escreveu:Acho que não entendeu o sentido do texto pituxa....

Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
O mal da situação é determinadas alminhas pensarem que os animais errantes vivem só de comida
e essas alminhas, muitas delas, esquecem-se que a via pública não é uma lixeira...!
Eu sou das "alminhas" que alimenta alguns mas faço-o com pés e cabeça (modéstias à parte), o que me dá mais trabalho e especialmente despesa...! Não me pesa a consciência DE NADA nas "minhas boas acções do dia"
. Faço-o e continuarei a fazer até que continue a poder fazê-lo de forma equilibrada, higiénica e humana. Quando um dia, por qualquer razão não o possa fazer, prefiro que sejam eutanasiados do que vê-los a morrer à fome, sede, frio, calor, doenças, etc...!
Virar a cara a animais com fome é que NUNCA, sabendo que vou de barriguinha cheia para a cama, afinal para não dormir!
Leo

Eu sou das "alminhas" que alimenta alguns mas faço-o com pés e cabeça (modéstias à parte), o que me dá mais trabalho e especialmente despesa...! Não me pesa a consciência DE NADA nas "minhas boas acções do dia"

Virar a cara a animais com fome é que NUNCA, sabendo que vou de barriguinha cheia para a cama, afinal para não dormir!
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Perdoem-me os defensores da tigelinha de ração e da água , mas essa atitude parece-me de pouca ajuda para os animais.
Alem de não ser só de comida que eles precisam, às vezes estão tão doentes,tão maltratados,tão sofridos que a captura e consequente abate é o melhor que se pode fazer por eles.
E quem sabe se algum possivel " abandonador" ao ver que afinal até há uma senhora , 4 ou 5 quarteirões abaixo que costuma alimentar os vadios que por ali andam, não fica mais " descansado", porque afinal se for lá largar o animal dele de certeza que tambem lhe vão dar comer e água numas tigelinhas ao pé de umas caixas de cartão debaixo do vão das escadas.
Alem de não ser só de comida que eles precisam, às vezes estão tão doentes,tão maltratados,tão sofridos que a captura e consequente abate é o melhor que se pode fazer por eles.
E quem sabe se algum possivel " abandonador" ao ver que afinal até há uma senhora , 4 ou 5 quarteirões abaixo que costuma alimentar os vadios que por ali andam, não fica mais " descansado", porque afinal se for lá largar o animal dele de certeza que tambem lhe vão dar comer e água numas tigelinhas ao pé de umas caixas de cartão debaixo do vão das escadas.
-
- Membro
- Registado: sábado jan 05, 2008 10:20 pm
SEIS ROSICOLLIES:
PeRIQUITOS:MANDARINS:CASAL DE GALINHAS HOUDAN: ROLAS DIAMANTE: CÁG
Boa noite.
Estou com a Leonilde.Tenho vários animais,gatos,pássaros,e dois aquários.
Não tenho condições para muito mais e por isso alimento alguns animais de rua,como verdilhões, pintassilgos, e gatos.Algum problema?
Eutanasiá-los é o melhor?.....opiniões....
Não tenho condições para muito mais e por isso alimento alguns animais de rua,como verdilhões, pintassilgos, e gatos.Algum problema?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm
O que me parece é que, alimentar estes animais não chega.gatabeta Escreveu:Boa noite.
Há algum controle de natalidade nestes?
É que, caso não haja, é mais que certo que os mesmos irão criar e criar... e criar o quê? Mais inocentes sofredores a este mundo! Parece-me um custo demasiado elevado...
Há que ponderar.
Abraços
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 29, 2008 1:14 am
- Localização: 1 Rott(Black), 1 Yorkshire Terrier (Skippy) e 1 São Bernardo (BIG), 1 Cocker Spaniel (Martinha... no
TheGreatDane Escreveu:Ò Torrez, eu acho que ele está perfeitamente enquadrado.Torrez Escreveu:Acho que não entendeu o sentido do texto pituxa....
Mas então... a pituxa pretende responsabilizar quem alimenta os cães vadios, e você pretende que haja evolução nesse campo, e que as pessoas não os alimentem apenas, mas que os adoptem. Correcto?
"A razão de eu amar tanto o meu cão, é que quando chego a casa ele é o único que me trata como se eu fosse os Beatles."
Bill Maher
Milan Kundera
Bill Maher
Milan Kundera
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Para que algumas "alminhas" percebam que nem todos os "defensores da tigela" merecem ser inglobados nas suas adjectivações de escarne:leonildecarvalho Escreveu:O mal da situação é determinadas alminhas pensarem que os animais errantes vivem só de comidae essas alminhas, muitas delas, esquecem-se que a via pública não é uma lixeira...!
Eu sou das "alminhas" que alimenta alguns mas faço-o com pés e cabeça (modéstias à parte), o que me dá mais trabalho e especialmente despesa...! Não me pesa a consciência DE NADA nas "minhas boas acções do dia". Faço-o e continuarei a fazer até que continue a poder fazê-lo de forma equilibrada, higiénica e humana. Quando um dia, por qualquer razão não o possa fazer, prefiro que sejam eutanasiados do que vê-los a morrer à fome, sede, frio, calor, doenças, etc...!
Leo
De forma equilibrada

De forma higienica

De forma humana

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
bom dia
tenho dois ou tres vizinhos. mas a vizina que morava ao meu lado faleceu uma senhora de 80 e tais anos.
agora á alguns gatos que ficaram sem dona eu compro a raçao e dou de comer mas eles estão dentro do espaço que deles.
daqui a algum tempo serão muitos mais.
a pergunta é se eu pegar nas femeas e levar ao vet das Associações que sou socia. fazem me mais em conta.são 4 as Associações se forem 4 femeas levava uma a cada associação para não subcarregar.
não costumo ir la a nenhuma apenas socia.
se alguem me souber responder
agradeço
tenho dois ou tres vizinhos. mas a vizina que morava ao meu lado faleceu uma senhora de 80 e tais anos.
agora á alguns gatos que ficaram sem dona eu compro a raçao e dou de comer mas eles estão dentro do espaço que deles.
daqui a algum tempo serão muitos mais.
a pergunta é se eu pegar nas femeas e levar ao vet das Associações que sou socia. fazem me mais em conta.são 4 as Associações se forem 4 femeas levava uma a cada associação para não subcarregar.
não costumo ir la a nenhuma apenas socia.
se alguem me souber responder
agradeço
Esta é dificil... eu alimento sempre todo e qualquer animal que me apareça pela frente com fome, não consigo ficar indiferente, infelizmente não posso leva-los a todos para casa, mas é mesmo muito complicado virar costas... eu ainda não consigo.
No caso dos gatos, até acho menos complicado. A minha mãe alimenta uma colónia de gatos, muitos não deixam sequer tocar... as gatas estão quase sempre todas esterilizadas (quase sempre porque volta e meia aparecem gatas mansas na colónia... e curioso é que vêm quase sempre prenhes
), por mais gatinhos que tiremos da rua, todos os anos temos 1 ou 2 ninhadas novas, a custa disto ja toda a familia tem gatos da colónia em casa... nós temos 9!!!! não dá para ficar com todos, e nem sempre arranjamos doninhos para os outros... Lá está, os cuidados de saude são poucos, os mais mansos ainda se vão safando, são desparasitados, e quando estão doentes são vistos por vets... Temos plena consciencia que não estamos a fazer nada por eles, mas pelo menos não passam fome... e têm um fim digno sempre que necessário.
Com os cães já não vejo as coisas assim... ou ficam cá em casa até arranjar donos, ou ficam... ou dormem. Prefiro mil vezes que adormeçam tranquilamente que fiquem na rua. Por mil e um motivos a rua não é definitivamente local para um cão viver.
No caso dos gatos, até acho menos complicado. A minha mãe alimenta uma colónia de gatos, muitos não deixam sequer tocar... as gatas estão quase sempre todas esterilizadas (quase sempre porque volta e meia aparecem gatas mansas na colónia... e curioso é que vêm quase sempre prenhes

Com os cães já não vejo as coisas assim... ou ficam cá em casa até arranjar donos, ou ficam... ou dormem. Prefiro mil vezes que adormeçam tranquilamente que fiquem na rua. Por mil e um motivos a rua não é definitivamente local para um cão viver.
Os meus olhos não vêm, as minhas mãos não tocam, mas o meu coração SENTE!
Quando se toma a decisão de adoptar um animal, é para a vida dele, correcto? O que eu condeno é que muita gente (onde vivo) diz que tem animais, mas só são donos de nome, pois quando chove os cães ficam na rua, quando eles têm de comer e começam a ganir aos portões dos "ditos donos" eles afastam-nos e quando eles atacam alguém, não são deles.Torrez Escreveu:TheGreatDane Escreveu:Ò Torrez, eu acho que ele está perfeitamente enquadrado.Torrez Escreveu:Acho que não entendeu o sentido do texto pituxa....
Mas então... a pituxa pretende responsabilizar quem alimenta os cães vadios, e você pretende que haja evolução nesse campo, e que as pessoas não os alimentem apenas, mas que os adoptem. Correcto?
Eu não sou ninguém para condenar outra pessoa, mas acho esquisito uma pessoa dizer "os meus cães" e depois sabermos que a/o vizinha/o é que lhes dá a comida (é é só às vezes).
Quando somos donos, somos quando eles se portam bem e estão saudáveis, mas também o somos quando eles são mais "desobedientes" ou mais doentinhos.
Em relação à responsabilização, eu apenas acho que, se acham "engraçado" dar comida aos "pequenitos" (dito por pessoas do meu bairro), também podem achar engraçado pagar veterinários, esterilizações e ficar com eles nos seus quintais, como eu faço com os meus. Acho que era mais responsável da parte destas pessoas (e continuo a dizer que só falo em relação ao meu bairro, pois é a realidade que eu presencio todos os dias) adoptarem-nos (porque podem) ou então levarem-nos ao veterinário para pôr fim ao sofrimento deles (não é a primeira vez que vejo cães "carregados" de sarna em sofrimento e desses toda a gente se afasta!).
Peço desculpa pelo "testamento", mas espero que me tenha feito entender.
Lambidelas a todos.