Gato atropelado, pedido de ajuda.

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

JosueRod
Membro Júnior
Registado: terça out 07, 2008 8:11 am

terça out 07, 2008 8:52 am

Embora seja a minha primeira intervenção, tenho sido leitor assíduo deste forum ( na área dos cães ... confesso ).

O texto pode ser longo, por isso apelo á vossa paciência.

Ontem acontece-me uma situação desagradável. Estava dentro do carro e um outro automóvel, a fazer uma manobra atropelou um pequeno gato com a roda de trás.
O gato ficou a "espernear", paramos o nosso carro e reparamos que o gato estava vivo, mas apenas mexia as patas da frente ( as de trás arrastavam-se ).

Tentou fugir mas lá o conseguimos apanhar.

Sem coragem de o deixar ali, veio conosco para casa.

Problema 1 - Precisa de ir ao Vet. mas não há tempo ( horários muito complicados lá em casa saímos de casa as 08:00 e só chegamos as 21:00 .... ) só no fim de semana é que o vamos levar ao medico.

Problema 2- Ontem quando chegou a casa estava agressivo ( pudera .... ) mas conseguimos dar-lhe um pouco de leite.

Problema 3- Hoje de manha tentamos novamente dar-lhe leite ( da mesma forma , mas ele recusa-se a beber )

Problema 4- Está constantemente a tremer, principalmente quando nos chegamos perto dele. ( é normal ? )

Problema 5- A dormir dá-lhe espasmos. ( é normal ? )

Problema 6- O Cão ... não gosta de gatos ...

Não sei a idade do gato, mas têm cerca de 15cm .... ( é muito pequeno )

pelo menos já mexe as patas de trás , mas ainda não se põe a pé.

A minha questão é :

Nunca tive um gato na minha casa, estas reacções são normais ? que alimentação lhe devo dar ? o que posso fazer ? será que ele está a sofrer ?
o que posso fazer para ele comer ?

Sei lá as questões são tantas !
Quem me pode ajudar ?

Josué Rodrigues
Última edição por JosueRod em terça out 07, 2008 9:35 am, editado 2 vezes no total.
catarinamar
Membro
Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm

terça out 07, 2008 9:27 am

Leve o gatinho ao vet, parece me ser urgente, a mairoria das coisas q citou não são nada normais num gatinho.
O meu gato tb veio pa minha casa muito pequenino e eu dava-lhe o leitinho da royal canin para gatos bébes, é muito bom!!!
Neste momento o mais importante é tratar dele, pode ter imensos problemas, derivados não só do atropelamento como também do facto de ser ainda mto pequenino.
Os gatos normalmente são resistentes mas tb precisam da nossa ajuda!! Ajude o nesta fase (é agora que ele precisa) ele mostrár se á pa sempre grato!!! Boa sorte para o pequenino e vá dando noticias
JosueRod
Membro Júnior

terça out 07, 2008 9:45 am

Como lhe dou o leite ? será que ainda precisa de biberão ?
Ontem tentei com um pequeno recipiente mas ele não bebeu.
Apenas conseguimos com a ajuda de uma seringa ( bebeu cerca de meio copo de leite ), mas hoje já não quis.
O leite estava aquecido ( morno ) tanto ontem como hoje .... será que é isso ? deveria estar a que temperatura ?

desculpem tantas perguntas ... mas nunca tivemos um gato cá em casa !

O vet. .... eu sei que é prioritário ...... mas ele não atende depois das 20:00 h !

Alguem têm mais alguma sugestão ?

Obrigado.

Josué Rodrigues.
mpgbg
Membro
Registado: quarta out 31, 2007 1:53 pm

terça out 07, 2008 9:47 am

tambem concordo, no meu ver deveria ter ido ontem mesmo. não há nenhum hospital veterinária na sua zona que esteja 24/24h? ou mesmo o seu vet?

se não tem tempo passe por um vet antes de ir para o trab e explique lhe a situação. diga-lhe que passa la no final do dia.

diga alguma coisa

ele necessita de um medico
catarinamar
Membro

terça out 07, 2008 9:59 am

O leite da royal canin já vem com um biberon, um pequenino adaptado ao gatinho é muito fácil e o leite convém ser morno!
Se ainda precisa de biberon ou não só o veterinário é q lhe pode dizer, se tiver menos de um mês acho que precisa, se já tiver mais, pode comprar ração seca ou molhada adaptada à sua idade.

Tente descobrir um vet q esteja aberto 24 horas por dia, há alguns, n sei é quais!!
Os gatos são friorentos ponha lhe uma mantinha quentinha na cama pa ele se sentir mais quentinho.
Boa sorte!!
catarinamar
Membro

terça out 07, 2008 10:02 am

Este leite que lhe falei da royal canin compra-se em qualquer loja de animais, quer seja num centro comercial quer seja numa loja de rua!! Há também outras rações/leites que se compram nessas lojas, apenas falei na rc por ter sido aquela q dei ao meu gato e considero muito boa, acho q a maioria também tem qualidade.
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

terça out 07, 2008 10:08 am

O gato está num sofrimento horrível. Imagine o que era ser atropelado e não ser socorrido imediatamente.

Quanto mais cedo for visto, mais hipóteses irá haver de sobreviver sem sequelas.

Pelo amor de Deus não esperem até ao fim de semana. O gato vai morrer e vocês vão ficar com remorsos de não o terem socorrido mais cedo.

Telefone ao veterinário e explique a situação, duvido que ele se recuse a ver um gatinho nesse estado depois da hora... Ou falem com os vossos respectivos patrões e digam que têm um compromisso pessoal inadiável. Ou peçam a outra pessoa para ir por vocês. Por favor arranjem alternativas.

Em que zona do país estão? De certeza que há vets abertos depois da hora ou que até o venham buscar a casa.

Se o problema foi o dinheiro, faz-se uma colecta aqui na Arca e noutros fóruns para ajudar. Disponibilizo-me desde já para contribuir.

Mas pelas alminhas levem o gato ao vet... para ontem!
Butterfly_21
Membro Veterano

terça out 07, 2008 10:12 am

Já agora... Vi no perfil que é de Braga, não sei se está correcto...

Aqui fica uma lista de clínicas abertas 24 horas por dia:

http://www.abra.org.pt/html/index.php?p ... %20target=
JosueRod
Membro Júnior

terça out 07, 2008 10:58 am

Bom ... agora sinto-me mal.
Se estava preocupado ... agora fiquei desesperado.

Vou levar o pequeno logo ao veterinário, a ver se me atende aquela hora ... ( se não atender ... ví que existe um em Barcelos ... a 37km de casa ...com atendimento 24h ? )

Felizmente o problema não é o dinheiro, nem os patrões , mas muito obrigado na mesma pela generosidade.
Mas vou ver se consigo ir para casa mais cedo.

Obrigado a todos pelas dicas. Amanha darei noticias.

Josué Rodrigues
Butterfly_21
Membro Veterano

terça out 07, 2008 11:05 am

Josue, se o problema não são os patrões nem o dinheiro, por favor faça alguma coisa já.

Eu não quero fazê-lo sentir mal, mas de facto acho que não tem noção da gravidade em que se encontra o gatinho. Sendo pequenino, se for socorrido cedo tem muito mais hipóteses de ficar bem.

Tive o caso de uma gata que por ter andado muito tempo com um osso da perna deslocado, ficou manca para toda a vida. Quando foi operada já nada havia a fazer porque como era pequenina e estava a crescer na altura em que levou a pancada, a lesão no osso calcificou logo. Foi operada só para não ter mais dores, pois continua aleijada.

Na lista que lhe dei há imensas clínicas. Tem de haver algo que possa fazer. Ligue para lá, fale com os vets, explique que a situação é grave.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça out 07, 2008 1:49 pm

O bicho tem que ir ao vet urgentemente...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

PaulaCG
Membro Júnior
Registado: quinta fev 09, 2006 8:07 pm
Localização: ! Chinchi: Tiko; 1 Hamster: Teka; 1 Pintassilgo: Nico

terça out 07, 2008 3:19 pm

toda a sorte do mundo e quando tiver noticias partilhe connosco.
Butterfly_21
Membro Veterano

terça out 07, 2008 3:29 pm

Se o gato tem 15 cm é bebé e tem de comer de 4 em 4 horas, se não estou em erro... Senão morre rapidamente... E não lhe pode dar leite de vaca!

Por favor vá a um veterinário hoje, ele explica-lhe tudo o que tem de fazer... Se não o fizer o gatinho morre ou fica com danos irreversíveis!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça out 07, 2008 4:05 pm

:o

Então, recolheu o animal por ser humano... e depois deixou-o a agonizar...? :o :?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça out 07, 2008 4:31 pm

:o Pergunto-me como é que o rapaz tá vivo. Deve ser o super gato!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Gatos”