Dar comidinha na rua

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Torrez
Membro Veterano
Registado: domingo jun 29, 2008 1:14 am
Localização: 1 Rott(Black), 1 Yorkshire Terrier (Skippy) e 1 São Bernardo (BIG), 1 Cocker Spaniel (Martinha... no

segunda out 06, 2008 6:11 pm

pituxa Escreveu:
Torrez Escreveu:
TheGreatDane Escreveu:
Torrez Escreveu:Acho que não entendeu o sentido do texto pituxa.... :roll:
Ò Torrez, eu acho que ele está perfeitamente enquadrado. :o

Mas então... a pituxa pretende responsabilizar quem alimenta os cães vadios, e você pretende que haja evolução nesse campo, e que as pessoas não os alimentem apenas, mas que os adoptem. Correcto?
Quando se toma a decisão de adoptar um animal, é para a vida dele, correcto? O que eu condeno é que muita gente (onde vivo) diz que tem animais, mas só são donos de nome, pois quando chove os cães ficam na rua, quando eles têm de comer e começam a ganir aos portões dos "ditos donos" eles afastam-nos e quando eles atacam alguém, não são deles.

Eu não sou ninguém para condenar outra pessoa, mas acho esquisito uma pessoa dizer "os meus cães" e depois sabermos que a/o vizinha/o é que lhes dá a comida (é é só às vezes).

Quando somos donos, somos quando eles se portam bem e estão saudáveis, mas também o somos quando eles são mais "desobedientes" ou mais doentinhos.

Em relação à responsabilização, eu apenas acho que, se acham "engraçado" dar comida aos "pequenitos" (dito por pessoas do meu bairro), também podem achar engraçado pagar veterinários, esterilizações e ficar com eles nos seus quintais, como eu faço com os meus. Acho que era mais responsável da parte destas pessoas (e continuo a dizer que só falo em relação ao meu bairro, pois é a realidade que eu presencio todos os dias) adoptarem-nos (porque podem) ou então levarem-nos ao veterinário para pôr fim ao sofrimento deles (não é a primeira vez que vejo cães "carregados" de sarna em sofrimento e desses toda a gente se afasta!).

Peço desculpa pelo "testamento", mas espero que me tenha feito entender.
Lambidelas a todos.
Sim, sim, concordo plenamente...
Eu tinha entendido que preferia abolir os animais da rua (dito assim até eu queria), mas independentemente da maneira como era feito.
Esclarecido, dsculpe a confusão.
"A razão de eu amar tanto o meu cão, é que quando chego a casa ele é o único que me trata como se eu fosse os Beatles."
Bill Maher

"Os cães são o nosso elo ao paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão no topo de uma colina, numa tarde linda, é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
Milan Kundera
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

segunda out 06, 2008 9:47 pm

leonildecarvalho Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu:O mal da situação é determinadas alminhas pensarem que os animais errantes vivem só de comida :roll: e essas alminhas, muitas delas, esquecem-se que a via pública não é uma lixeira...!
Eu sou das "alminhas" que alimenta alguns mas faço-o com pés e cabeça (modéstias à parte), o que me dá mais trabalho e especialmente despesa...! Não me pesa a consciência DE NADA nas "minhas boas acções do dia" :wink: . Faço-o e continuarei a fazer até que continue a poder fazê-lo de forma equilibrada, higiénica e humana. Quando um dia, por qualquer razão não o possa fazer, prefiro que sejam eutanasiados do que vê-los a morrer à fome, sede, frio, calor, doenças, etc...!
Virar a cara a animais com fome é que NUNCA, sabendo que vou de barriguinha cheia para a cama, afinal para não dormir!

Leo
Para que algumas "alminhas" percebam que nem todos os "defensores da tigela" merecem ser inglobados nas suas adjectivações de escarne:

De forma equilibrada :arrow: Alimentar SÓ pequenos números de animais de cada vez ou até possívelmente 1 a cada vez alterando (se necessário) o local de "refeições".

De forma higienica :arrow: Colocar o alimento (ração) em recipientes apropriados e retirados após os animais se tiverem alimentado para que não haja a proliferação de outros animais menos desejáveis (ratos, baratas, etc..).

De forma humana :arrow: Tratar animais doentes, para isso recorrendo, por vezes, a internamento ou separação de alguns a fim de evitar contágios e em alguns casos de doença mortal ou muito grave, recorrendo à eutanásia! Também efectuar esterilização das fêmeas. Dentro do humanamente possível arranjar-lhes quem os adopte, muitas das vezes tendo que se fazer a sua "domesticação/socialização" meses a fio até serem adoptados.

Leo
A mensagem que coloquei foi dirigida a gatabeta.
Tendo em conta que a mesma citação tinha o seu nome e pudesse sugerir que me referia a si, a verdade é que não me referia...
Não tenho intenções de julgar a sua postura em relação aos animais que alimenta. Para mim é igual ao litro.
Admito que houve uma ligeira falha de interpretação da minha parte em relação ao meu post. Foi sem intenção...
Não pense que estou ao "ataque" em relação a si, porque não estou. É que não vale a pena... Tenho mais com que me preocupar e desejo que a Sra. também o tenha :wink:

PS: Não venha dizer que esse post não era dirigido a mim, ok?

Abraço e tudo de bom para si ou melhor... Desejo-lho em triplo aquilo que deseja para mim.

Abraços a todos

Vitor Neto
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

terça out 07, 2008 9:51 am

Pois eu dou comidinha se algum desgraçado aparecer na minha rua, dou comidinha, dou baninho e se for preciso veterinário tambem vou( se a minha carteira o permitir, se não der tento angriar de forma a poder leva-lo).
Naturalmente tento solucionar o "problema" tentando a adopção, mas se não conseguir enquanto o animal se mantiver por perto a assistência que possa dar mantem-se.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça out 07, 2008 10:30 am

A ver se me consigo fazer entender sem entrar em " àpartes" para não se estragar assim outro tópico.
Quando digo que a ajuda de tigelinha e caixa de cartão não basta , claro que não me refiro a pessoas como a Ponky por ex., que fazem todos os esforços para resolver o problema do animal. E essas tentativas passam por banhos, consultas em veterinário , comida e acima de tudo , tentar arranjar dono.
Mas, agora pergunto eu, e se não se arranja dono? E se a carteira não comporta hotel para o cão? Se ninguem ajudar? Se as associações como sempre a abarrotar , não aceitarem mais nenhum? Lá vai ficar o cãozinho por ali. E como é cão de ninguem , lá vão vir as criancinhas mal educadas torturar o cão, lá vai vir a senhora do r/c do prédio com uma vassoura bater no cão porque já está farta do mau cheiro, lá vai o rapazola do prédio em frente fazer pontaria com o carro a ver se consegue passar-lhe por cima só das patas de trás, lá vem....., lá vem.....
E isto é bom?????
Eu falo por mim, a mim doi-me bem mais ver cenas destas do que vê-los irem para um canil ......
Mas isto sou eu....
cbraga
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm

terça out 07, 2008 11:35 am

Mas então sugerem o quê?
Que se deixe os animais morrerem à forme? E à sede? Só porque muitas vezes as pessoas que os alimentam não têm possibilidade de fazer mais?
Chamar o canil para os levar?
É que eu entendo que se deveria fazer o "tratamento completo" mas quando assim não é possível, o que sugerem? Isso é que eu gostaria de saber, não o que as pessoas fazem menos bem ou não.
nicasxi
Membro Veterano

terça out 07, 2008 11:48 am

Depois de esgotadas as hipoteses de tirar o animal da rua, chamar o canil, sim!!!!!!
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

terça out 07, 2008 12:15 pm

Depois de esgotadas as hipoteses de tirar o animal da rua, chamar o canil, sim!!!!!!
Não concordo... se um animal não for adoptado enquanto ainda têm alguem que se preocupa minimamente (supondo que alguem o mantém alimentado, sem parasitas e aceitavelmente limpo), não me parece que seja no canil que arranje donos, pelo que enviar um cão dificilmente adoptavel para um canil definitivamente não! Prefiro mil vezes um cão morto a um cão num canil de abate.

Porque prolongar a angustia aos animais? Ao fim ao cabo, com ou sem dono, um cão de rua quando é levado para um canil certamente que sofre... e continuará a sofrer por tempo indeterminado até que chega a hora de o por a dormir...
eu dispenso esta parte...e se o fim é o mesmo porque não faze-lo logo?

Obvio que não é com gosto que afirmo isto, muito pelo contrário, mas sacudir a agua de cima do capote é egoísmo.
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
nicasxi
Membro Veterano

terça out 07, 2008 12:28 pm

Mas eu concordo plenamente.....
Dizia chamar o canil, mas para esse fim.....
Não é sacudir a água de cima do meu capote , é simplesmente não ter coragem para ser eu a eutanasiar ......
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça out 07, 2008 1:01 pm

E chamar o canil para sofrerem lá até serem abatidos?
Ou acham que chegam e lhe é dada a injecção misericordiosa?

Eu tambem faço parte dos que alimenta animais errantes.

Normalmente gatos porque esses, em desespero de causa posso acolher.
Mas já me aconteceu com cães tambem.

Procuro dar sempre ração seca e esperar que o animal coma para não deixar nada sujo.
Os meigos, esterilizo/castro e procuro donos.
Os bravos faço o mesmo, vacino e solto no mesmo local.

Hoje mesmo irei apanhar um dos bravitos que está coxo.
Já fui ao vet reservar uma jaula para ele lá estar até se ver o que tem.
Neste caso divido as despesas com uma amiga.

Há 2 semanas demos uma gatinha bebé, que se encontrou na rua com piometra e tivemos de operar com urgência.

Não posso salvar o mundo mas posso, dentro do possivel dar uma ajudinha aos que se cruzam comigo.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
nicasxi
Membro Veterano

terça out 07, 2008 1:14 pm

Ou acham que chegam e lhe é dada a injecção misericordiosa
Os bravos faço o mesmo, vacino e solto no mesmo local

E qual é a diferença? Os que solta no mesmo local, não sofrem??????
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

terça out 07, 2008 1:15 pm

"da discusão nasce a luz" :wink:
Sinceramente entre colocar o animal num Canil ou em algumas associações, é realmente preferivel adormece-lo...mas só o faria se fosse por doença do animal ou por saude publica.
No momento em que coloco um animal em hotel, com ajudas ou não, o mesmo ja faz parte do meu "agregado canino" :lol: e ai tenho mesmo que conseguir suportar a despesa que assumi.
Agora suposições tipo " e se parece outro?", não consigo responder...a nao ser " só espero que nao me apareça lá mais nada :? "

É complicado sem duvida, principalmente quando vivemos em sociedade, o meu vizinho nao é obrigado a "gramar" o animal a quem eu dou comida na rua, é legitimo, mas o que fazer? tou sujeita a ser chamado o Canil por parte dele, está no seu direito, no entanto deitar-me e pensar que está a minha porta um animal com fome nao consigo :roll: .
Tal atitude nao me faz uma pessoa melhor, mas possivelmente deixa-me um pouco mais tranquila pensar que pelo menos hoje a barriguinha daquele "amiguinho" está cheinha de comidinha :wink:
lagutrop
Membro Veterano

terça out 07, 2008 1:26 pm

nicasxi Escreveu:
Ou acham que chegam e lhe é dada a injecção misericordiosa
Os bravos faço o mesmo, vacino e solto no mesmo local

E qual é a diferença? Os que solta no mesmo local, não sofrem??????
Sofrem como?

São alimentados, vacinados anualmente e sempre que algum está doente é apanhado e tratado.

O ideial seria arranjar donos para todos mas e, não sabendo qual é a sua experiência com gatos, digo-lhe que nem todos são felizes entre 4 paredes.

Tambem não são soltos no meio da rua.
Voltam para a colonia onde sempre viveram ou, se for um local de risco por transito ou envenamento, procura-se uma outra onde fiquem seguros

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

terça out 07, 2008 1:27 pm

nicasxi Escreveu:Mas eu concordo plenamente.....
Dizia chamar o canil, mas para esse fim.....
Não é sacudir a água de cima do meu capote , é simplesmente não ter coragem para ser eu a eutanasiar ......
Desculpe, comecei por a citar, mas a parte da água de cima do capote não era dirigida a ninguem especificamente... é uma posição minha.
Compreendo muito bem o que sente, e acredite que muito sofrimento nos causa levar um animal à morte, mas existe como que um alívio por se terminar um sofrimento.

Eu pessoalmente tento cada vez mais lidar com a morte de forma natural, embora a verdade seja que cada vez me assusta mais esta palavra... mas o sofrimento assusta-me ainda mais.

Eu ando sempre com ração no carro, faço 'amigos' em qualquer lado, às vezes nem precisam de ser abandonados para receberem 1 ou 2 biscoitos, é um comportamento que nem questiono :roll: . Mas de forma regular alimentar um cão na rua não o faço... às tantas já o cão pensa que tem dono, depois passa a fat e por fim... bem tenho uma em fat há mais de 12 anos, e não é a unica... e infelizmente não posso mant€€€€r todos os cães abandonados que me aparecem pela frente da forma que eles merecem ser tratados...
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça out 07, 2008 1:30 pm

Coincido a 100% com a Leonilde.

A responsabilidade da existencia de cães vadios é, em primeiro lugar, de quem os abandona, depois das autoridades que não fiscalizam esse abandono e não recolhem os abandonados.

O problema existe, está à vista de todos, nem toda a gente tem possibilidade de os recolher. Se fôr sensível a vê-los numa situação de fome e doença, só tenho que elogiar se os alimentarem. A alternativa será chamar os serviços de recolha, para internamento e mais que possível abate. Ou então deixá-los morrer à fome.

Entre estas 3 opções, e não sendo nenhuma delas a ideal, escolho a primeira.
lagutrop
Membro Veterano

terça out 07, 2008 1:32 pm

Se os animais entrassem nos canis e fossem imediatamente abatidos, enfim, embora me custasse muito a aceitar, acho que era uma opção mas a questão é que eles ficam dias e dias em muito más condições até ao final.

<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”