Corte de caudas nos cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Sock
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: segunda jul 14, 2008 5:18 pm

terça out 07, 2008 12:35 pm

Alguém me sabe informar se o corte de caudas nos cães é definitivamente proibido em Portugal?
Ou é simplesmente desaconselhado?

Se souberem gostaria que identificassem o documento legislativo a referir este assunto

Já procurei esta informação em vários locais mas não encontro

Agradeço antecipadamente

Maria
I_Pereira
Membro Veterano
Mensagens: 422
Registado: domingo jan 04, 2004 1:42 am

terça out 07, 2008 1:08 pm

Não é proibido. Aqui na arca há vários tópicos que se fala disso.
<p>Ivo Pereira</p>
<p><a href="http://fibus12.blogspot.com">http://fibus12.blogspot.com</a></p>
nicasxi
Membro Veterano
Mensagens: 5381
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça out 07, 2008 1:50 pm

Ó Ivo não sejas mauzinho e posta lá aqui os n tópicos sobre o assunto.....
Vá lá é só escrever o tema no espaço pesquisar e clicar..... :lol:
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça out 07, 2008 2:08 pm

De uma forma resumida: o corte de cauda ainda é permitido MAS deve ser feito durante a primeira semana de vida do cachorro.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Sock
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: segunda jul 14, 2008 5:18 pm

terça out 07, 2008 4:29 pm

Fiz a citada pesquisa e encontrei muitas opiniões mas não o que procuro:
a identificação completa da portaria, decreto ou qualquer outra coisa do género, em vigor, que me permita concluir que é permitido, ou não é permitido, cortar as caudas aos cães em Portugal.

Aliás também ficaria satisfeita se soubesse onde posso dirigir-me para efectuar esta pergunta e ter a certeza que é a mais recente legislação sobre este assunto.

Agradeço desde já qualquer ajuda

Maria
Ritaraujo
Membro
Mensagens: 141
Registado: segunda set 29, 2008 12:22 pm

terça out 07, 2008 5:10 pm

E porque quer ter a certeza se é proibido ou não? Quer cortar a cauda ao seu cão mas não queria infringir a lei? :roll:
I_Pereira
Membro Veterano
Mensagens: 422
Registado: domingo jan 04, 2004 1:42 am

terça out 07, 2008 5:21 pm

Está tudo nas 2 primeiras páginas :P

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=50477

(nicas preguiça de hora de almoço :lol: )
<p>Ivo Pereira</p>
<p><a href="http://fibus12.blogspot.com">http://fibus12.blogspot.com</a></p>
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça out 07, 2008 5:31 pm

dinodane Escreveu:De uma forma resumida: o corte de cauda ainda é permitido MAS deve ser feito durante a primeira semana de vida do cachorro.
Legalmente o corte de cauda pode ser feito em qualquer altura da vida do animal.

Sobre o decreto-lei pode procurar na arca. No Sub-Forum do Rotts tambem está lá tudo chapado.

Ritaraujo Escreveu:E porque quer ter a certeza se é proibido ou não? Quer cortar a cauda ao seu cão mas não queria infringir a lei? :roll:
Porquê? É crime? :twisted:
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça out 07, 2008 6:08 pm

CindelP, eu não escrevi "legalmente", eu escrevi "deve"...

Como sabe, a amputação na cauda de um cachorro de dias é um procedimento que não acarreta sofrimento para o animal pois a cauda ainda não tem terminações nervosas, é feito sem anestesia até. Daí o "deve".

Agora depois, é um procedimento muito mais complicado, e certamente concordamos neste ponto.
Pessoalmente não sou nada a favor desse tipo de intervenção, mas lá que é legal pelos vistos é. E será que há muitos vets dispostos a amputar uma cauda por motivo estético a um cão com meses ou adulto? :|
Se amputar as orelhas é considerado mutilação e proibido, pela mesma óptica o corte da cauda num animal passados os primeiros dias de vida também devia ser.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça out 07, 2008 6:23 pm

dinodane Escreveu:CindelP, eu não escrevi "legalmente", eu escrevi "deve"...

Como sabe, a amputação na cauda de um cachorro de dias é um procedimento que não acarreta sofrimento para o animal pois a cauda ainda não tem terminações nervosas, é feito sem anestesia até. Daí o "deve".

Agora depois, é um procedimento muito mais complicado, e certamente concordamos neste ponto.
Pessoalmente não sou nada a favor desse tipo de intervenção, mas lá que é legal pelos vistos é. E será que há muitos vets dispostos a amputar uma cauda por motivo estético a um cão com meses ou adulto? :|
Se amputar as orelhas é considerado mutilação e proibido, pela mesma óptica o corte da cauda num animal passados os primeiros dias de vida também devia ser.
Isso do que se deve ou não se deve, é muito mas mesmo muito relativo e cabe ao dono decidir o que é melhor para o seu animal de estimação.

Se é mais complicado aos 5, 10 ou 40 meses? Claro que é ... mas mesmo assim não deixa de ser uma cirurgia relativamente simples em comparação a todas as restantes.
dinodane Escreveu:Se amputar as orelhas é considerado mutilação e proibido, pela mesma óptica o corte da cauda num animal passados os primeiros dias de vida também devia ser
Se tivesse sido o objectivo, estaria bem escrito na lei, né ? ;)
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça out 07, 2008 7:15 pm

Bem, estes assuntos trazem sempre alguma controvérsia.

Pessoalmente eu não sou a favor dessa amputação nessas condições.
Pessoalmente acho a mesma coisa cortar a cauda a um cão com 3 meses ou fazer o cropping às orelhas, e penso que quando se legislou sobre isso considerou-se a situação do corte da cauda nos primeiros dias de vida dos animais, daí não ter sido proibido também. Ou talvez isto seja apenas uma especulação minha.

Postas estas opiniões minhas, é evidente e óbvio que se é legal o dono do animal é que decide!

No entanto gostaria mesmo de saber se haverá muitos vets dispostos a cortar caudas nestas circunstâncias, se alguém souber por favor informe, só por curiosidade minha.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Ritaraujo
Membro
Mensagens: 141
Registado: segunda set 29, 2008 12:22 pm

quarta out 08, 2008 1:37 pm

dinodane Escreveu:CindelP, eu não escrevi "legalmente", eu escrevi "deve"...

Como sabe, a amputação na cauda de um cachorro de dias é um procedimento que não acarreta sofrimento para o animal pois a cauda ainda não tem terminações nervosas, é feito sem anestesia até. Daí o "deve".

Agora depois, é um procedimento muito mais complicado, e certamente concordamos neste ponto.
Pessoalmente não sou nada a favor desse tipo de intervenção, mas lá que é legal pelos vistos é. E será que há muitos vets dispostos a amputar uma cauda por motivo estético a um cão com meses ou adulto? :|
Se amputar as orelhas é considerado mutilação e proibido, pela mesma óptica o corte da cauda num animal passados os primeiros dias de vida também devia ser.
Concordo.
Quanto aos vets , conheço os que fazem sem pestanejar.Qurem é receber e nas cirurgias é onde recebem mais. Acho uma maldade cortar a cauda a um cão jovem/adulto.Mas os donos é que sabem e os cães não têm voto na matéria ... :(
Torrez
Membro Veterano
Mensagens: 269
Registado: domingo jun 29, 2008 1:14 am
Localização: 1 Rott(Black), 1 Yorkshire Terrier (Skippy) e 1 São Bernardo (BIG), 1 Cocker Spaniel (Martinha... no

quarta out 08, 2008 2:42 pm

Não é proibida a caudotomia em portugal, apenas se quiser levar o seu pet a expo's....
É óbvio que a cauda DEVE ser amputada, nos primeros dias/semanas de vida, principalmente por uma questão "nervosa" :wink: (como já foi dito), mas também pelo facto de o cão se habituar a ter mais um ponto de equilibrio.
Num cão adulto, muitas vezes, há relatos de semanas de apatia, desiquilíbrio, andar mais "desconchavado"... enfim uma série de situações perfeitamente evitáveis se o dono for uma pessoa responsável.
Não convém esquecermos qual o motivo deste tipo de amputações.... Por motivos de trabalho ou caça ou apenas por estética??? Eu cá sou suspeito, mas hoje em dia a estética encontra-se como principal motivo...
"A razão de eu amar tanto o meu cão, é que quando chego a casa ele é o único que me trata como se eu fosse os Beatles."
Bill Maher

"Os cães são o nosso elo ao paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão no topo de uma colina, numa tarde linda, é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
Milan Kundera
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta out 08, 2008 4:16 pm

Torrez Escreveu:Não é proibida a caudotomia em portugal, apenas se quiser levar o seu pet a expo's....
:?:
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Torrez
Membro Veterano
Mensagens: 269
Registado: domingo jun 29, 2008 1:14 am
Localização: 1 Rott(Black), 1 Yorkshire Terrier (Skippy) e 1 São Bernardo (BIG), 1 Cocker Spaniel (Martinha... no

quarta out 08, 2008 4:18 pm

CindelP Escreveu:
Torrez Escreveu:Não é proibida a caudotomia em portugal, apenas se quiser levar o seu pet a expo's....
:?:
Não sei qual é a sua dúvida... Tente inscrever um rott (por ex) sem cauda numa expo....
"A razão de eu amar tanto o meu cão, é que quando chego a casa ele é o único que me trata como se eu fosse os Beatles."
Bill Maher

"Os cães são o nosso elo ao paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão no topo de uma colina, numa tarde linda, é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
Milan Kundera
Responder

Voltar para “Cães”