Corte de caudas nos cães
Moderador: mcerqueira
Alguém me sabe informar se o corte de caudas nos cães é definitivamente proibido em Portugal?
Ou é simplesmente desaconselhado?
Se souberem gostaria que identificassem o documento legislativo a referir este assunto
Já procurei esta informação em vários locais mas não encontro
Agradeço antecipadamente
Maria
Ou é simplesmente desaconselhado?
Se souberem gostaria que identificassem o documento legislativo a referir este assunto
Já procurei esta informação em vários locais mas não encontro
Agradeço antecipadamente
Maria
Fiz a citada pesquisa e encontrei muitas opiniões mas não o que procuro:
a identificação completa da portaria, decreto ou qualquer outra coisa do género, em vigor, que me permita concluir que é permitido, ou não é permitido, cortar as caudas aos cães em Portugal.
Aliás também ficaria satisfeita se soubesse onde posso dirigir-me para efectuar esta pergunta e ter a certeza que é a mais recente legislação sobre este assunto.
Agradeço desde já qualquer ajuda
Maria
a identificação completa da portaria, decreto ou qualquer outra coisa do género, em vigor, que me permita concluir que é permitido, ou não é permitido, cortar as caudas aos cães em Portugal.
Aliás também ficaria satisfeita se soubesse onde posso dirigir-me para efectuar esta pergunta e ter a certeza que é a mais recente legislação sobre este assunto.
Agradeço desde já qualquer ajuda
Maria
Está tudo nas 2 primeiras páginas
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=50477
(nicas preguiça de hora de almoço
)

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=50477
(nicas preguiça de hora de almoço

<p>Ivo Pereira</p>
<p><a href="http://fibus12.blogspot.com">http://fibus12.blogspot.com</a></p>
<p><a href="http://fibus12.blogspot.com">http://fibus12.blogspot.com</a></p>
Legalmente o corte de cauda pode ser feito em qualquer altura da vida do animal.dinodane Escreveu:De uma forma resumida: o corte de cauda ainda é permitido MAS deve ser feito durante a primeira semana de vida do cachorro.
Sobre o decreto-lei pode procurar na arca. No Sub-Forum do Rotts tambem está lá tudo chapado.
Porquê? É crime?Ritaraujo Escreveu:E porque quer ter a certeza se é proibido ou não? Quer cortar a cauda ao seu cão mas não queria infringir a lei?

Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
CindelP, eu não escrevi "legalmente", eu escrevi "deve"...
Como sabe, a amputação na cauda de um cachorro de dias é um procedimento que não acarreta sofrimento para o animal pois a cauda ainda não tem terminações nervosas, é feito sem anestesia até. Daí o "deve".
Agora depois, é um procedimento muito mais complicado, e certamente concordamos neste ponto.
Pessoalmente não sou nada a favor desse tipo de intervenção, mas lá que é legal pelos vistos é. E será que há muitos vets dispostos a amputar uma cauda por motivo estético a um cão com meses ou adulto?
Se amputar as orelhas é considerado mutilação e proibido, pela mesma óptica o corte da cauda num animal passados os primeiros dias de vida também devia ser.
Como sabe, a amputação na cauda de um cachorro de dias é um procedimento que não acarreta sofrimento para o animal pois a cauda ainda não tem terminações nervosas, é feito sem anestesia até. Daí o "deve".
Agora depois, é um procedimento muito mais complicado, e certamente concordamos neste ponto.
Pessoalmente não sou nada a favor desse tipo de intervenção, mas lá que é legal pelos vistos é. E será que há muitos vets dispostos a amputar uma cauda por motivo estético a um cão com meses ou adulto?

Se amputar as orelhas é considerado mutilação e proibido, pela mesma óptica o corte da cauda num animal passados os primeiros dias de vida também devia ser.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Isso do que se deve ou não se deve, é muito mas mesmo muito relativo e cabe ao dono decidir o que é melhor para o seu animal de estimação.dinodane Escreveu:CindelP, eu não escrevi "legalmente", eu escrevi "deve"...
Pessoalmente não sou nada a favor desse tipo de intervenção, mas lá que é legal pelos vistos é. E será que há muitos vets dispostos a amputar uma cauda por motivo estético a um cão com meses ou adulto?![]()
Se é mais complicado aos 5, 10 ou 40 meses? Claro que é ... mas mesmo assim não deixa de ser uma cirurgia relativamente simples em comparação a todas as restantes.
Se tivesse sido o objectivo, estaria bem escrito na lei, né ?dinodane Escreveu:Se amputar as orelhas é considerado mutilação e proibido, pela mesma óptica o corte da cauda num animal passados os primeiros dias de vida também devia ser

Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Bem, estes assuntos trazem sempre alguma controvérsia.
Pessoalmente eu não sou a favor dessa amputação nessas condições.
Pessoalmente acho a mesma coisa cortar a cauda a um cão com 3 meses ou fazer o cropping às orelhas, e penso que quando se legislou sobre isso considerou-se a situação do corte da cauda nos primeiros dias de vida dos animais, daí não ter sido proibido também. Ou talvez isto seja apenas uma especulação minha.
Postas estas opiniões minhas, é evidente e óbvio que se é legal o dono do animal é que decide!
No entanto gostaria mesmo de saber se haverá muitos vets dispostos a cortar caudas nestas circunstâncias, se alguém souber por favor informe, só por curiosidade minha.
Pessoalmente eu não sou a favor dessa amputação nessas condições.
Pessoalmente acho a mesma coisa cortar a cauda a um cão com 3 meses ou fazer o cropping às orelhas, e penso que quando se legislou sobre isso considerou-se a situação do corte da cauda nos primeiros dias de vida dos animais, daí não ter sido proibido também. Ou talvez isto seja apenas uma especulação minha.
Postas estas opiniões minhas, é evidente e óbvio que se é legal o dono do animal é que decide!
No entanto gostaria mesmo de saber se haverá muitos vets dispostos a cortar caudas nestas circunstâncias, se alguém souber por favor informe, só por curiosidade minha.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Concordo.dinodane Escreveu:CindelP, eu não escrevi "legalmente", eu escrevi "deve"...
Pessoalmente não sou nada a favor desse tipo de intervenção, mas lá que é legal pelos vistos é. E será que há muitos vets dispostos a amputar uma cauda por motivo estético a um cão com meses ou adulto?![]()
Quanto aos vets , conheço os que fazem sem pestanejar.Qurem é receber e nas cirurgias é onde recebem mais. Acho uma maldade cortar a cauda a um cão jovem/adulto.Mas os donos é que sabem e os cães não têm voto na matéria ...

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 29, 2008 1:14 am
- Localização: 1 Rott(Black), 1 Yorkshire Terrier (Skippy) e 1 São Bernardo (BIG), 1 Cocker Spaniel (Martinha... no
Não é proibida a caudotomia em portugal, apenas se quiser levar o seu pet a expo's....
É óbvio que a cauda DEVE ser amputada, nos primeros dias/semanas de vida, principalmente por uma questão "nervosa"
(como já foi dito), mas também pelo facto de o cão se habituar a ter mais um ponto de equilibrio.
Num cão adulto, muitas vezes, há relatos de semanas de apatia, desiquilíbrio, andar mais "desconchavado"... enfim uma série de situações perfeitamente evitáveis se o dono for uma pessoa responsável.
Não convém esquecermos qual o motivo deste tipo de amputações.... Por motivos de trabalho ou caça ou apenas por estética??? Eu cá sou suspeito, mas hoje em dia a estética encontra-se como principal motivo...
É óbvio que a cauda DEVE ser amputada, nos primeros dias/semanas de vida, principalmente por uma questão "nervosa"

Num cão adulto, muitas vezes, há relatos de semanas de apatia, desiquilíbrio, andar mais "desconchavado"... enfim uma série de situações perfeitamente evitáveis se o dono for uma pessoa responsável.
Não convém esquecermos qual o motivo deste tipo de amputações.... Por motivos de trabalho ou caça ou apenas por estética??? Eu cá sou suspeito, mas hoje em dia a estética encontra-se como principal motivo...
"A razão de eu amar tanto o meu cão, é que quando chego a casa ele é o único que me trata como se eu fosse os Beatles."
Bill Maher
"Os cães são o nosso elo ao paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão no topo de uma colina, numa tarde linda, é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
Milan Kundera
Bill Maher
"Os cães são o nosso elo ao paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão no topo de uma colina, numa tarde linda, é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
Milan Kundera
Torrez Escreveu:Não é proibida a caudotomia em portugal, apenas se quiser levar o seu pet a expo's....

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 29, 2008 1:14 am
- Localização: 1 Rott(Black), 1 Yorkshire Terrier (Skippy) e 1 São Bernardo (BIG), 1 Cocker Spaniel (Martinha... no
Não sei qual é a sua dúvida... Tente inscrever um rott (por ex) sem cauda numa expo....CindelP Escreveu:Torrez Escreveu:Não é proibida a caudotomia em portugal, apenas se quiser levar o seu pet a expo's....
"A razão de eu amar tanto o meu cão, é que quando chego a casa ele é o único que me trata como se eu fosse os Beatles."
Bill Maher
Milan Kundera
Bill Maher
Milan Kundera