Preciso de ajuda! Preciso de saber se estou a exagerar ou se é melhor ir ao vet de urgência...
Sexta os meus pais trouxeram para casa uma gatinha com 2 meses. Fomos com ela ao vet Sábado, tinha a barriga grande, a vet disse q era parasitismo, e desparasitou-a. De resto estava bem, FIV e FELV negativo. Ela tinha a temperatura um pco elevada, mas a vet disse q podia ser stress.
Aconselhou-nos a vigiar e a ligar caso ela vomitasse ou ficasse com diarreia, e q podiamos tirar-lhe a temperatura para vigiar a situaçao, e q nao devia exceder os 38,8ºC.
Na sexta à noite, as fezes da gatinha eram escuras e firmes. Ontem à noite, nao estavam completamente liquidas, mas nao estavam tao firmes e estavam castanhas claras. Liguei à vet hoje, q disse para suspender o leite para gatinhos q lhe estava a dar, e q as fezes soltas podiam ser reacçao à mudança alimentar. Efectivamente, as fezes melhoraram um pouco, ficaram um pouco mais firmes. De resto, a gatinha estava e está bastante desperta, come bem, bebe bem e anda a correr pela casa toda. Ela vai mtas vezes ao caixote evacuar, e há pouco vomitou...mas verdade seja dita, temos a ração (Purina One kitten + Royal Canin BabyCat) à disposiçao dela e ela come que se farta, e vomitou uma grande quantidade de comida. Nao sei até q ponto os vomitos tenham sido resultado de ter comido demasiado, pq ela de resto aparenta estar bem.
Eu e a minha mae tiramos-lhe a temperatura com o termometro digital, mas ela estava a mexer-se mto e a miar, e tinha medo de a magoar, pelo q nao deixei o termometro até apitar. Qdo o tirei, o visor indicava q a temperatura já passava os 39º... Ela continua perfeitamente activa, com apetite, trepa tudo, corre por todo o lado, mia que se farta... nao tem qq tipo de comportamento de um animal doente. Tentei ligar à vet q a viu sabado, mas a clinica ja fechou e ninguem atende...
Estou a exagerar? Ou devo ligar agora para ir a um vet com urgências? Ou deixo até amanha para ver como ela está?
Actualizaçao - liguei para um vet , expliquei a situaçao e disseram q à partida nao havera motivo para preocupaçao, a nao ser q ela fique mto molenga ou prostrada, tenha diarreia ou vomite outra vez. De qualquer modo, gostava à mesma de ouvir as vossas opiniões. Ela já comeu desde que vomitou, continua com apetite, mas ainda devo fica mais uma hora ou duas a vigia-la, ou entao levanto-me durante a noite para a vir espreitar.
Gatinha c 2 meses, foi desparasitada, com vomitos e febre
Moderador: mcerqueira
Acho que deve continuar a vigiar a febre e se estiver mais alta que o normal levá-la ao vet.
Os gatinhos pequenos são como as crianças doentes.
A maior ~parte continua cheia de energia mesmo com 40º
Os gatinhos pequenos são como as crianças doentes.
A maior ~parte continua cheia de energia mesmo com 40º
<p>"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda não há terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p> </p>
-
- Membro
- Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
- Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)
Obrigada pela resposta.
Vim vê-la durante a noite, e ela esteve sempre bem. Tem continuado activa durante o dia, nao voltou a vomitar e as fezes já estão firmes
Foi mesmo ter comido a mais e do leite que lhe estávamos a dar... comprámos da Whiskas só mesmo para safar até comprarmos um melhorzito e já aqui andei a ler que costuma causar diarreia aos gatinhos... devia ter lido isso antes de lho dar
Felizmente, tudo nao passou de uma grande coincidencia!
Vim vê-la durante a noite, e ela esteve sempre bem. Tem continuado activa durante o dia, nao voltou a vomitar e as fezes já estão firmes

Felizmente, tudo nao passou de uma grande coincidencia!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
É muito normal uma cria bebé fazer alterações gástricas quando se muda de alimento ou a marca do leite.
Desde que o gatinho esteja vivaço, brinque, coma, urine e que as fezes não sejam líquidas, não se deve desesperar.
Uma desparazitação também costuma fazer alteração gástrica. Mais nuns que outros mas geralmente se for desparazitante em pasta, acontece.
Quando há prostração, aí sim. Deve mesmo fazer consulta veterinária, independentemente da idade do animal.
Quando as dúvidas sejam mesmo pertinentes, então o melhor a fazer é mesmo um telefonema para o Vet que assiste o animal e falar com ele a explicar a situação e colocar todas as dúvidas
Boa sorte com o pequerrucho,
Leo
Desde que o gatinho esteja vivaço, brinque, coma, urine e que as fezes não sejam líquidas, não se deve desesperar.
Uma desparazitação também costuma fazer alteração gástrica. Mais nuns que outros mas geralmente se for desparazitante em pasta, acontece.
Quando há prostração, aí sim. Deve mesmo fazer consulta veterinária, independentemente da idade do animal.
Quando as dúvidas sejam mesmo pertinentes, então o melhor a fazer é mesmo um telefonema para o Vet que assiste o animal e falar com ele a explicar a situação e colocar todas as dúvidas

Boa sorte com o pequerrucho,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>