AJUDA!! como recuperar o peso?????

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

brokenwings
Membro Veterano
Mensagens: 237
Registado: quarta out 27, 2004 2:44 pm

quarta out 08, 2008 11:28 am

Venho pedir os vossos conselhos pois a Arca de Noe ja me ajudou imenso no esclarecimento de varias duvidas (mas na area dos gatos, pois tenho 3).
O cao em questao chama-se Baco tem 6 anos e é arraçado de labrador (tem o tamanho do labrador so que o corpo é ligeiramente menos corpulento). O cao nao é meu, é do meu namorado e venho aqui pois preocupo-me e gostava de poder ajudar...
No verao devido ao calor o cao costuma perder um pouco de peso mas este ano quando o vi assustei-me. O cao costuma comer uma taça inteira por dia (pois o meu namorado diz que so devem comer uma vez ao dia e nao duas ou tres como os gatos?) e andava a come-la mas estava muito magro.
Penso que o dono tambem assustou.se e começou a dar.lhe uma dose maior...parecia estar a melhorar mas infelizmente tivemos que sair durante uma semana e quem ficou de lhe dar de comer e agua e cuidar dele foi a mae do dono. Enfim... ainda custa.me falar nisto tal é a raiva.
Chegamos e o cao estava outra vez muito magro.
O que fazer?
Estava a pensar mas gostava de saber se nao estou a pensar nada que o prejudique...
dar-lhe um desparasitante pois ja nao o fazem ha algum tempo.
aumentar.lhe a dose para o dobro e incluir raçao humida (ja que a sua raçao é seca e comercial)
comprar umas vitaminas daquelas em gel
e darlhe muita agua
O cao nao tem falta de apetite, nao alterou em nada, apenas está magro e infelizmente deve ter passado fome ou a dose deixou de ser adequada para ele.
Gostava que me dessem a vossa opiniao, nao descrimino qualquer tipo de comentario.
obrigada,
barbara sousa
MDogster
Membro Veterano
Mensagens: 2813
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Localização: Toby (Old English Sheepdog), Ralph (Whippet-like)

quarta out 08, 2008 11:41 am

Antes de mais nada, acho que deviam levar o cão ao veterinário, para verificar se essa magreza não está a ser causada por um qualquer problema de saúde.
brokenwings
Membro Veterano
Mensagens: 237
Registado: quarta out 27, 2004 2:44 pm

quarta out 08, 2008 11:45 am

Sim eu sei que é essencial leva-lo ao veterinario. Mas ha aqui uma questao que me incomoda... o veterinario vai perguntar se ele tem comido. A verdade é que a mae do meu namorado diz que lhe deu de comer normalmente e eu sinceramente nao acredito...nao acredito porque é a segunda vez que vejo esta situaçao acontecer. So que nao tendo a certeza nao sera dificil para o veterinario tirar um diagnostico ? Eu sinceramente acho que o cao passou mas foi fome e isso ultrapassa-me!!! Acham que devia leva-lo logo ao veterinario ou tentar alimenta-lo melhor nos proximos dias? Provavelmente o veterinario é uma melhor opçao...
TiAnPiCa
Membro
Mensagens: 71
Registado: quinta abr 17, 2008 10:34 am

quarta out 08, 2008 12:32 pm

olhe, pode começar por desparasitar, pois os caes devem ser eparasitados de 6 em 6 meses. eu penso k s nao lhe falta comida, só poderá ser lombrigas. ou entao veja se o cao bebe muita agu depois de comer. é k isso por vezes faz com k ele vomite tudo. uma espécie de bolimia canina. as melhoras pro seu cao
mpgbg
Membro
Mensagens: 65
Registado: quarta out 31, 2007 1:53 pm

quarta out 08, 2008 12:51 pm

Na minha mera opinião também acho que deveria ir ao vet.

Mas não será que o Baco esta a passar fome?
brokenwings
Membro Veterano
Mensagens: 237
Registado: quarta out 27, 2004 2:44 pm

quarta out 08, 2008 1:24 pm

Perguntei e parece que o cao nao é desparasitado ha mais de um ano. Lembro-me de ir ao veterinario com o cao ha um ano a tras (com o meu namorado pois tive q ser eu a pagar a consulta)mas foi para tratar uma infecçao de pele devido a picada de pulga. Na altura o meu namorado nao tinha dinheiro suficiente para as vacinas e tudo o mais necessario a um cao, aconselhei que arranjasse um novo dono mas nao quiz. Agora ja se encontra melhor de finanças e por isso penso que a unica coisa sensata a fazer é leva-lo ao veterinario e fazer um check-up o mais rapidamente possivel... provavelmente será amanha. Hoje iremos dar-lhe de comer tres vezes em vez de uma so, pelo que andei a ler é mais aconselhavel ainda para mais o cao come muito depressa e é hiper activo, por isso tenho medo que a refeiçao apenas uma vez nao seja a melhor ... logo direi o que o veterinario disse. Esperemos que seja algo de facil resoluçao.
MDogster
Membro Veterano
Mensagens: 2813
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Localização: Toby (Old English Sheepdog), Ralph (Whippet-like)

quarta out 08, 2008 1:44 pm

brokenwings Escreveu: Hoje iremos dar-lhe de comer tres vezes em vez de uma so, pelo que andei a ler é mais aconselhavel ainda para mais o cao come muito depressa e é hiper activo, por isso tenho medo que a refeiçao apenas uma vez nao seja a melhor ...
Sim, até porque, a ingestão de grandes quantidades de uma só vez, potencia as torções de estômago.
brokenwings
Membro Veterano
Mensagens: 237
Registado: quarta out 27, 2004 2:44 pm

quarta out 08, 2008 1:51 pm

Pois, ao ler a cerca da alimentaçao canina foi referido varias vezes essa questao da torçao do estomago. Perguntei qual a razao so era dada uma refeiçao por dia e ele disse-me que quando o cao era novo o veterinario aconselhou duas vezes ao dia mas que quando se tornasse adulto passaria a uma refeiçao ao dia...
Iurimag
Mensagens: 2
Registado: quarta out 08, 2008 2:36 pm

quarta out 08, 2008 2:41 pm

Espero que não seja Diabetes! :(
brokenwings
Membro Veterano
Mensagens: 237
Registado: quarta out 27, 2004 2:44 pm

quarta out 08, 2008 3:16 pm

Iurmag vou tar atenta..tive a ler um pco soubre isso e muito apetite e perda de peso parece ajustar-se...esperemos que nao seja. De qualquer forma parece q o teste tem q ser feito em jejum. Por isso se alguem me souber informar. Quantas horas sao necessarias de jejum para o cao? Sei que as pessoas basta nao comer o pequeno almoço... hoje podemos ou nao dar lhe o comer a hora d jantar?
Iurimag
Mensagens: 2
Registado: quarta out 08, 2008 2:36 pm

quarta out 08, 2008 3:31 pm

Se vai ao vet amanhã, pode perfeitamente alimentá-lo hoje ao jantar. Minha cadelinha Joana em 3 dias deixou de ver. Fui com ela ao vet e fizeram de imediato uma análise - estava diabética -. O único senão é a administração de insulina injectável de 12 em 12 horas e muito cuidado com a alimentação. Pena não poder ser comprimidos, para os cães só injectável.
Com o seu cão pode ser outra coisa. Não se descuide quanto á ida ao veterinário.
YolaeFifi
Membro Veterano
Mensagens: 2545
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

quarta out 08, 2008 4:13 pm

diga.me uma coisa, que ração dão ao cão? a falta de peso pode ser imensas coisas,mas vamos pensar 1o pelo mais simples.

se a ração for de fraca qualidade (marcas brancas ou de hipermercado) com grande quantidade de subprodutos animais e cinzas, o cão come mas perde peso e defeca muito, isto porque come e sente-se saciado mas não absorve nutrientes suficientes, pois estes não existem

a falta de desparasitação também pode ser um factor, pois se tiver parasitado, os nutrientes são aproveitados pelos parasitas e não pelo cão.

ou pode ser um conjunto das duas coisas. isto excluindo a hipótese de algo mais grave.

caso a ração seja de baixa qualidade, experimentem comprar uma super premium adequada ao peso e idade dele e vejam os resultados. dêm a dose de comida consoante o que vier descrito na embalagem. alimentem assim durante um mês ou 2, mas fiquem atentos se ele continua activo. uma mudança de humor pode querer dizer algo mais grave. o ideal é continuarem com a nova ração para sempre, mas caso não seja possível, pelo menos dar algo intermédio.

no entanto não descurem a visita ao veterinário assim que puderem
ele deve fazer análises para despistar alguma doença

fiquem atentos a quedas exageradas de pelo, diarreias, grandes alterações de temperatura, vómitos, etc. à mínima coisa -> vet

boa sorte
Torrez
Membro Veterano
Mensagens: 269
Registado: domingo jun 29, 2008 1:14 am
Localização: 1 Rott(Black), 1 Yorkshire Terrier (Skippy) e 1 São Bernardo (BIG), 1 Cocker Spaniel (Martinha... no

quarta out 08, 2008 4:26 pm

Sinceramente, se o cão não está demasia do fraco, eu experimentava uma desparasitação, uma ração de boa qualidade, e complementos vitamínicos (VitaVet por ex).
Se ao final de uma semana não tivesse resultados ai sim ia ao vet, mas eu aconselho este método se o animal NÃO se encontrar demasiado fraco.
Boa sorte.
"A razão de eu amar tanto o meu cão, é que quando chego a casa ele é o único que me trata como se eu fosse os Beatles."
Bill Maher

"Os cães são o nosso elo ao paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão no topo de uma colina, numa tarde linda, é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
Milan Kundera
MDogster
Membro Veterano
Mensagens: 2813
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Localização: Toby (Old English Sheepdog), Ralph (Whippet-like)

quarta out 08, 2008 5:00 pm

Só que o "demasiado fraco" é um conceito um bocado subjectivo...
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta out 08, 2008 5:04 pm

Torrez Escreveu:Sinceramente, se o cão não está demasia do fraco, eu experimentava uma desparasitação, uma ração de boa qualidade, e complementos vitamínicos (VitaVet por ex).
Se ao final de uma semana não tivesse resultados ai sim ia ao vet, mas eu aconselho este método se o animal NÃO se encontrar demasiado fraco.
Boa sorte.
É veterinário Torrez? Mas custa alguma coisa levar o animal ao veterinário para ser observado?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Cães”