Dar comidinha na rua

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Torrez
Membro Veterano
Registado: domingo jun 29, 2008 1:14 am
Localização: 1 Rott(Black), 1 Yorkshire Terrier (Skippy) e 1 São Bernardo (BIG), 1 Cocker Spaniel (Martinha... no

quinta out 09, 2008 7:56 am

lagutrop Escreveu:nicaxsi

Eu não sei onde vive mas aconselhava-o a visitar um canil camarário.
Talvez mudasse de ideias.
Tenho a certeza que a nicaxsi/nicosa já visitou um canil camarário lagutrop.... 8)
"A razão de eu amar tanto o meu cão, é que quando chego a casa ele é o único que me trata como se eu fosse os Beatles."
Bill Maher

"Os cães são o nosso elo ao paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão no topo de uma colina, numa tarde linda, é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
Milan Kundera
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta out 09, 2008 9:37 am

Isto não é tão simples como parece.
É evidente que qualquer animal com fome que se atravesse no meu caminho eu alimento. Quanto a isso , tenho muita pena mas não consigo virar costas.

Na zona onde resido existem 3 cães residentes. São alimentados, têm onde dormir, são desparasitados, e vão ao vet quando é necessário.Vivem lá há anos. Porquê? Porque construiram dois edifícios sociais na urbanização onde moro e as pessoas, a grande maioria são idosas e tiveram que assinar um documento em como não podiam ter animais de estimação em casa. Alguns tiveram que os deixar na rua, outros mantêm-nos escondidos, porque não conseguiram separar-se deles...

O problema não são esses. O problema são os das quintas em redor que não estão confinados, não sabem o que é um vet, as cadelas andam prenhas constantemente, têm fome e atacam os caixotes do lixo fazendo a maior porcaria, sobretudo porque as pessoas muitas vezes em vez de colocarem o lixo onde devem, o deixam encostado aos próprios caixotes do lixo...
Acham pouco? Então continuamos... Como as ninhadas, são quase constantes, criam-se autênticas matilhas que atacam os canitos que vão passear e os próprios residentes que estão sossegados nos seus espaços.

Chama-se o canil? Não pode porque os animais têm dono.... O cão que atacou o canito que no seu passeio higiénico foi atacado e morto, sem que a dona conseguisse fazer alguma coisa foi o único que foi parar ao canil....

Isto sem contar com os que lá depejam de vez em quando e que nós moradores, vamos adoptando ( eu incluida ), se vai esterilizando as cadelas e se vão dando para adopção.
Felizmente todos eles sairam de lá.

Soluções? Haveria muitas se realmente as pessoas estivessem empenhadas em resolver. Mas enquanto algumas mentalidades continuarem a existir o problema vai-se manter, senão agravar-se.
Os canis são apenas lugares para os empilharem e para que não estejam à vista. Pelo menos lá ninguém os vê....
Passamos aos abates massivos? Penso que os canis não tinham mãos a medir todos os dias com tanto abate a fazer.. E os responsáveis, esses, continuam impunes e sem que nada os possa deter.
Enfim...
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta out 09, 2008 12:26 pm

Torrez Escreveu:

Tenho a certeza que a nicaxsi/nicosa já visitou um canil camarário lagutrop.... 8)
Já visitei, sim. Confesso, fiquei angustiada.
Mas se o meu cão fugisse ( altamente improvavel, quando me fugir não o vou poder ir buscar :cry: ) o canil seria dos primeiros locais onde o iria procurar.
E, caiam-me lá em cima , se nos canis fizessem o trabalho como compete eles não estariam tão sobrelotados. Se abatessem os cães, velhos, estropiados , em sofrimento, ninhadas, sim ninhadas, talvez houvesse um minimo de condições para os que ficam a aguardar o tempo legal de reclamação.
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quinta out 09, 2008 12:30 pm

Torrez Escreveu:

Pois então não percebo muito bem como fala neles com tanta frequência.
Há excepções felizmente e talvez ela se refira a uma dessas.

Se os serviços camararios, em vez de andarem a apanhar os cães e gatos para os amontoarem e deixarem a sofrer vários dias até á morte, usassem os mesmos recursos para os esterilizar e devolver ao mesmo local, prestariam, na minha opinião um melhor serviço á comunidade e, os animais errantes diminuiriam drasticamente.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
lagutrop
Membro Veterano

quinta out 09, 2008 12:33 pm

Mas lá está.
Se os apanhassem e abatessem de imediato e com dignidade, a minha opinião seria, certamente outra.

Porque eu tambem não acho que um animal que cresceu numa casa e se vê de repente, na rua, não poderá ser feliz de maneira nenhuma.

Esta é uma questão complicada para mim.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
Torrez
Membro Veterano
Localização: 1 Rott(Black), 1 Yorkshire Terrier (Skippy) e 1 São Bernardo (BIG), 1 Cocker Spaniel (Martinha... no

quinta out 09, 2008 12:54 pm

Sim, concordo com vocês, mas o assunto não é esse...
Até termos uma canicultura como deve ser, qual é a vossa atitude perante casos destes? Alimentam, ligam para o canil, escorraçam...???
"A razão de eu amar tanto o meu cão, é que quando chego a casa ele é o único que me trata como se eu fosse os Beatles."
Bill Maher

"Os cães são o nosso elo ao paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão no topo de uma colina, numa tarde linda, é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
Milan Kundera
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

quinta out 09, 2008 1:16 pm

Eu alimento
lagutrop
Membro Veterano

quinta out 09, 2008 1:19 pm

Como já expliquei atrás estou mais vocacionada para os gatos mas já socorri cães em várias situações desde atropelamentos a abandonos.

Claro que conheço na minha zona pessoas que fazem com os cães o mesmo que eu faço com os felinos portanto, se encontrar algum, ligo-lhes.

Se for noutro local, alimento sem duvida nenhuma.
Tive a sorte de nunca ter passado fome e choca-me que qualquer ser, animal ou humano passe por isso.

<p>&nbsp;</p>
Ponky
Membro Veterano

quinta out 09, 2008 1:32 pm

Torrez Escreveu:Sim, concordo com vocês, mas o assunto não é esse...
Até termos uma canicultura como deve ser, qual é a vossa atitude perante casos destes? Alimentam, ligam para o canil, escorraçam...???
Ó Torrez já que estamos aqui todos "a dar a mão a palmatória" :lol: , fiquei curiosa....qual é a sua atitude em relação a este assunto?
TaXa
Membro Júnior
Registado: quinta jul 03, 2008 8:35 pm

quinta out 09, 2008 1:52 pm

Eu alimento!

À semelhança do que ja outras pessoas aqui expressaram, eu não me sinto bem em saber que posso aconchegar a barriguinha de um animal, mesmo que não o possa retirar da rua, ao menos não tem fome... não tenho nada que me sentir envergonhada do que faço, pois vergonha deve ter que os abandonou...

Se estas minhas acções incomodam alguem, então é tb como dizem... chamem os funcionário municipais, existem pessoas a serem remuneradas para esta função... as acções ficam somente para quem as toma, e na consciencia de cada um de nós... e cada um tem a sua, e vive com ela o resto da vida.
<p>Mais valem duas abelhas voando, que uma na m&atilde;o ...</p>
Torrez
Membro Veterano

quinta out 09, 2008 2:31 pm

Ponky Escreveu:
Torrez Escreveu:Sim, concordo com vocês, mas o assunto não é esse...
Ó Torrez já que estamos aqui todos "a dar a mão a palmatória" :lol: , fiquei curiosa....qual é a sua atitude em relação a este assunto?
Já respondi na pág anterior, ou melhor fiz minhas as palavras da user que respondeu antes.
Não, não sou nenhum monstro para os animais.... :| (apesar de ser para alguns users :twisted: :twisted: )
Bill Maher

Milan Kundera
Ponky
Membro Veterano

quinta out 09, 2008 2:42 pm

Mas porque razao havia de pensar que é um monstro?
tanto respeito quem gosta de animais, como respeito quem não gosta, só o consideria um monstro se fizesse aberrações como lançar gatos de castelos, se andasse a atropelar de proposito animais, colocasse veneno na comida e afins..
nao tinha percebido que ja tinha respondido :wink:
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quinta out 09, 2008 8:05 pm

Onde vivo agora não há "cães errantes"....quer dizer, andam por aqui uns cães soltos, mas têm dono e só andam na rua porque saltam as vedações e entram e saiem quando querem.
Mas onde vivi antes, havia cães de bairro, daqueles que vivem na caixinha de papelão e que 2 ou 3 senhoras se revezavam a dar comida e até a vacinar.
Nunca chamei o canil, mas confesso que muitas vezes a ideia me passou pela cabeça. Isto porque os cães vivendo por ali, e numa altura já eram 5, passaram a considerar que aquele era o seu território, e obviamente defendiam-no. Isso quer dizer que quem tinha cães e ia com eles à rua, ou tinha o 'previlégio' de ser conhecido e de 'boas relações' da matilha, ou certamente seria atacado. Também motas e bicicletas que por ali passasem eram perseguidas na certa, e sujeitas a eventuais acidentes.
Pergunto: Será correcta essa situação?
Podem dizer que 'coitados' não tinham dono e assim pelo menos eram acarinhados e tratados, etc. Mas será que toda a gente tem de pensar do mesmo modo? É que se eu tiver 10 cães em casa, e desde que não incomode os vizinhos, ninguém tem nada com isso, mas a RUA é um espaço público, onde circula gente que gosta de cães e gente que não gosta! E todos têm direitos, não são só alguns!
Por isso a minha posição é que as autoridades deviam fazer o que lhes compete, e isso significa fazer TUDO o que lhes compete. Desde penalizar quem abandona, a recolher os animais errantes e abatê-los se não fossem reclamados dentro de um prazo legal razoável. Se calhar no inicio iam haver muitos abates, mas decerto que depois o número se reduziria na medida em que as cadelas que agora parem ao desbarato, e as filhas destas e as filhas destas, e as filhas destas, deixariam de nascer e de se reproduzir. Obviamente que preferia esterlizar e mais esterelizar cães e cadelas, mas como não acredito que isso seria economicamente viável e que mesmo sendo, não haveria casas para todos eles e como não advogo que a rua deva ser um canil ao ar livre, prefiro ser realista.
É que estas coisas não se resolvem com teorias bonitas, com soluções idilicas e cor-de-rosa. Vão lá ver se entidades como a RSPCA guarda os cãezinhos todos que apanha amontoados em canis, ou se os deixa na rua a serem alimentados por 'almas caridosas'...obviamente que não! E será que RSPCA não é um bom exemplo de algo que funciona e bem?
Zenit
Membro Júnior
Registado: terça set 30, 2008 8:44 am

quinta out 09, 2008 8:46 pm

Eu sinceramente também sou contra a este "brincar à caridadezinha" que muitas vezes geram problemas maiores.

Na zona onde moro, há uns anos, também existia quem gostava de ser caridoso como a TVI. A maioria nem cães tinha em casa, mas tinha peninha dos que vagueavam na rua e então lá lhes levavam o almoço e o jantar.

A coisa começou com um, depois apareceu outro e mais outro e às paginas tantas já se tinha ali formado uma matilha de 5/6 cães. Para quem não fazia mais que ir colocar comida 2 vezes por dia (despendendo assim uns bons 10 minutos do seu precioso tempo) isto até era muito engraçado. Pior mesmo foi para aqueles (como eu) que tinham cães e que viram os seus passeios diários transformados num inferno... Tal como focou o membro PauloC1 neste caso a matilha por questões territoriais manifestou sempre comportamentos agressivos para com os outros cães.

O mais engraçado foi quando as pessoas (eram 4 que também se revezavam....) foram abordadas para se tentar solucionar o problema e perguntado se não queriam mesmo adoptar os cães... aí o caso mudou logo de figura. Já não queriam saber e já nem se importavam que os cães fossem para o canil... o que acabou por acontecer.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta out 09, 2008 9:39 pm

nicasxi Escreveu: (...)Mas se o meu cão me fugisse , muito eu quereria que alguem chamasse o canil ....... agora se lhe fossem dando de comer......ele iria ficando por ali, nem quero pensar..... :cry:
Até compreendo aonde quer chegar... mas nem todos os canis eutanasiam sem os terem em sofrimento por vezes por longos períodos...!
Acha que num eventual caso (dum seu, p.e.) o canito era mais feliz, semanas a fio senão mesmo meses, a levar mangueiradas de água fria pela manhã, uma tigela com umas sopas pão ou ração a boiar em água até ao dia seguinte, por vezes já deteriorada... preso numa box com 50cm de corrente, a viver em cima da m**** que a pouca alimentação forma, morrendo, fisicamente e psicologicamente aos bocadinhos…?
Ou seria mais feliz, nem que pelo mesmo tempo que pudesse estar na lista de espera da morte do Canil..., até que alguém lhe deitasse a mão para mandá-lo eutanasiar num Vet, com alguma dignidade ou na melhor das hipóteses o adoptar; isto com alguém que diariamente o alimenta, o trata e acarinha, ou quiçá que até viesse a aparecer o dono?

É tudo muito lindo todo o blá, blá... mas o que vejo diariamente não é de todo o que muitos que conheço apregoam... porque nem alimentam nem lhes acabam com o "sofrimento". E, nem é pela eventual chamada telefónica que poderiam fazer... mas mais por uma coisa que se chama "consciência" :| São "duros" mas só na garganta.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”