[b]MONOPÓLIO DO CLUBE PORTUGUES FELINICULTURA[/b]

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

C.P.F. monopolizado??

Votação encerrada em domingo jan 12, 2003 1:56 pm

C.P.F. em decadência?!?!
3
100%
C.P.F. real ou farsa?!?!
0
Sem votos
C.P.F. p/qualquer um?!?!
0
Sem votos
C.P.F. p/qualquer um?!?!
0
Sem votos

Total de votos: 3
Petruska
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

terça jun 17, 2003 12:14 pm

Boas tardes,

Ora aqui está um Tópico que resolvi puxar a propósito da lita de Criadores e do miguelanjos.

Na minha ingenuidade fiquei intusiasmada quando tive a minha gata Persa. Queria ir mostrá-la em exposições... Afinal descobri a história do tipado, e o desencorajamento de alguns criadores em relação a ela... enfim!

O ambiente do CFP realmente está mau e os criadores.... .....
rst
Membro
Registado: sábado fev 15, 2003 12:35 am
Localização: 2 Gatos - Exótico e Bosques da Noruega (Duarte e Bianca)

terça jun 17, 2003 12:32 pm

Acho que foi um tópico bem puxado.
Gostava que alguém me dissesse quais as características que deve ter um gato para ir a exposições.
Não é que eu esteja interessada em levar o meu, dado que gosto pouco de ambientes agressivos, mas é que não conheço mesmo nada como funciona a dinâmica da classificação dos felinos... alguém sabe?
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

terça jun 17, 2003 12:35 pm

olá
Fizeste bem em puxar. A questão dos persas terem de ser tipados, já começou a ser controversa.
Tenho lido muito a esse respeito. Realmente quanto mais tipado melhor, para os padrões "estabelecidos" de beleza, no entanto se forem muito tipados, podem vir a ter mais problemas de saúde, como por ex., a nivel respiratório.
Já existe uma corrente em que os gatos menos tipados têm mais valor. parece que ainda não chegou a Portugal :?
E depois já viu que quem ganha são quase sempre gatos de pelo longo. Há raças lindissimas de pelo curto, que não são suficientemente apreciadas...
Existe realmente um monopólio. Em relação à sua, mto dificilmente conseguirá que ganhe qq prémio por esta não ser tipada. Pode ser que as coisas daqui a um tempo mudem...
cpts
beta
palhares
Membro
Registado: terça abr 23, 2002 1:41 pm
Contacto:

terça jun 17, 2003 1:26 pm

Não é de estranhar que só ganhem gatos de pêlo longo. A grande maioria dos gatos nas exposições são de pêlo longo e semi-longo. Em Portugal só dão valor aos Persas, Maine Coon e Bosques. É pena porque há gatos lindíssimos de pêlo curto. Sou principiante nas andanças de exposições, portanto não sei se já houve algum gato de pêlo curto que ganhasse o BIS.

Cumprimentos

A.Palhares
Petruska
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

terça jun 17, 2003 1:37 pm

Pois é, :?

O defeito da minha Gata apesar de ter LOP é ter narizinho...

Bom e não é um pachá, nem tem o pêlo tão comprido na cabecinha...

Antes pelo contrário é fresca! :o
rst
Membro

terça jun 17, 2003 2:24 pm

beta1969 Escreveu: olá
Fizeste bem em puxar. A questão dos persas terem de ser tipados, já começou a ser controversa.
Tenho lido muito a esse respeito. Realmente quanto mais tipado melhor, para os padrões "estabelecidos" de beleza, no entanto se forem muito tipados, podem vir a ter mais problemas de saúde, como por ex., a nivel respiratório.
No outro dia falei disso com a minha vet. Segundo ela quanto mais apurada for a raça, mais problemas de saúde tendem a desenvolver.

O meu Duarte é o caso de gato muito original dado que tem o focinho todo enfiado para dentro estilo "bull dog", mas por tal, tem alguns problemas de saúde, tais como excesso de lágrimas, difícil respiração, entre outros...

Quando o comprei não fazia ideia de tal situação... apenas me apaixonei pelo seu ar pachorrento, muito à maneira do famoso Garfield...

Nem imaginam as vezes que vou com ele ao Vet... Como vos disse não percebo muito de exposições mas suponho que existem algumas características físicas que são pontuadas, mas que muitas vezes trazem problemas de saúde para os animais certo?
rst
Membro

terça jun 17, 2003 2:25 pm

beta1969 Escreveu: olá
No outro dia falei disso com a minha vet. Segundo ela quanto mais apurada for a raça, mais problemas de saúde tendem a desenvolver.

O meu Duarte é o caso de gato muito original dado que tem o focinho todo enfiado para dentro estilo "bull dog", mas por tal, tem alguns problemas de saúde, tais como excesso de lágrimas, difícil respiração, entre outros...

Quando o comprei não fazia ideia de tal situação... apenas me apaixonei pelo seu ar pachorrento, muito à maneira do famoso Garfield...

Nem imaginam as vezes que vou com ele ao Vet... Como vos disse não percebo muito de exposições mas suponho que existem algumas características físicas que são pontuadas, mas que muitas vezes trazem problemas de saúde para os animais certo?
miguelanjos
Membro
Registado: segunda nov 25, 2002 5:35 pm

terça jun 17, 2003 4:20 pm

Amigos Foristas...
um dos grandes "problemas" que nos deparamos, é que o persa que existe hoje, a raça que existe hoje é nada mais nada menos que o resultado de sucessivas selecções por parte de criadores em busca de melhores formas! è uma alteração realizada pelo homem com a finalidade de apurar e criar algo que não havia no seu estado inicial!!Recordo, segundo li, que o persa original deve o seu nome por ser utilizado pelo povo persa, povo nomada que os usava com a finalidade de manter os roedores longe das mercadorias que transportavam, eram muito robustos de pêlo espesso e cabeça quadrada, focinho tipado mas em nada semelhante ao que chama-mos "porquinho" e, sim tantos problemas criam ao bixano.
Por isso nas exposições ficamos um pouco à mercê do juri, a minha já fez os 3CAC e um Excellent II; depois desisti, e no entanto não é muito tipada!
Enfim, tretas, porque também tenho a Thais que é uma comum e não gosto menos dela, nem da Bia só porque não concorre!!
Gosto delas como são!

Abraço a todos,
Miguel ;)
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

terça jun 17, 2003 4:40 pm

Miguel,
Concordo plenamente consigo. O que me interessa a mim é que eu GOSTO MUITO, das minhas gatas. Também não são tipadas, mas são LINDAS. Vejam no meu albúm. Já viram os olhos da minha Luna? Não são lindos e o meu morceguito (Blue), com uma mini cabeça, mas completamente louca.:p

É isso só o que interessa, que gostemos dos nossos animais... AMEM OS VOSSOS ANIMAIS.

jinhos a todos

p.s.: Não se esqueçam de amar também as pessoas... ;)
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça jun 17, 2003 11:48 pm

Olá

Por acaso hoje enquanto esperava no vet peguei numa revista de gatos em que a raça em destaque era o Persa. Uma das coisas que referiam era que eles deveriam ser tipados, mas não em excesso porque isso iria criar-lhe imensos problemas a nível da vista e a nível respiratório...

Beijokas
Kathleen
Aby
Membro Veterano
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm

quarta jun 18, 2003 8:24 pm

Bem amigos,
Aqui está um tópico ao qual posso responder a todas as vossas perguntas.
Durante anos frequentei exposições. Fui eu que introduzi a raça Abissínia no nosso País.
Posso garantir-vos que nunca deixei de fazer os pontos de campeonato e de ter nomeações para o Best in Show por os meus gatos serem de pêlo curto.
A Tia chegou a CACE, teve vários Best-in-Show, Best-oposite-sex e BEST-OF BEST, ou seja o máximo, o melhor gato da exposição entre todos os inscritos.
O Mykerinos, nunca perdeu também nenhum ponto de campeonato, também chegou ao CACE e além de Best-in-show, Best-oposite-sex e Best of Best foi o Campeão dos Campeões em 1995, ou seja, considerado o melhor gato do ano.

Estas classificações foram obtidas em Portugal, Espanha, França, Suiça e Itália.

Agora se se tem um Persa, raça muito popular no nosso país, há sempre o risco de não se comprar o excelente, tal como com as raças de cães que ficam populares.

Se estiverem interessados posso descrever em pormenor o que é exigido a um Persa para ser considerado apto a disputar os grandes prémios. Os CAC são fácil, mas daí para cima começa-se a exigir cada vez mais perfeição e aí é inevitável haver uma selecção.

Quanto ao facto de o Persa ter de ser tipado é e sempre foi assim, o problema é o super tipado, o exagero a que se chegou. Pertende-se que o nariz não tenha mais de 0,5cm. Ora isto vem provocar o prognatismo (maxilar superior mais curto do que o inferior). Com o prognatismo e o naris tão curto vem o atrofiamento dos canais lacrimais (aparecimento por isso da lágrima) e obtrução nasal que faz uma respiração ruidosa.

Já há 8 anos, no meeting anual da FIFE (federação internacional felina) eu me bati ao lado dos juízes Ingleses e dos Países Nórdicos pela proibição dos super tipados, mas os Italianos e Franceses não cederam espaço e lá se continuou. É tudo uma questão de moda, que nada respeita, nem o bem estar dos animais que dizem tanto amar.

Espero ter esclarecido as vossas dúvidas, senão ponham as vossas questões que eu tentarei responder.
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quarta jun 18, 2003 8:32 pm

Que saudades que eu já tinha tuas minha querida amiga Aby... ;)
No forum dos cães já sinto a tua falta, então por aqui ainda mais!
Pois é, decidi começar a vir aqui falar com o pessoal dos felinos também! Espero cada vez mais aprender sobre estes animais fantasticos que são os gatos e dos quais sei somente o basico...;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Aby
Membro Veterano
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm

quarta jun 18, 2003 8:44 pm

Olá Joaninha,
Então, vai um Abissínio?
Mas se não quizeres também te arranjo um lindo doméstico. Tenho aí uns bebés para dar lindos de morrer.
Bjocas
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quarta jun 18, 2003 9:16 pm

Aby Escreveu: Olá Joaninha,
Então, vai um Abissínio?
Mas se não quizeres também te arranjo um lindo doméstico. Tenho aí uns bebés para dar lindos de morrer.
Bjocas
Essa de ir um abissinio é realmente tentadora... ;)
Tu sabes o quanto eu sou louca pelos vossos gatos... ;)
Mas ainda estou a tempo de me decidir até setembro não estou? ;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Musky4u
Membro Júnior
Registado: sexta mar 08, 2002 7:25 pm

quarta jun 18, 2003 9:29 pm

O problema dos gatos tipados é que para os obter os pais t~em de ser muito parecidos um com o outro para o apuramento da raça que causa exactamente o mesmo problema nos humanos se 2 irmãos tivessem filhos um com o outro, pois os genotipos recessivos(que são geralmente os que dão origem a doenças) manifestam-se
é muito complicado éxplicar genetica por isso acho que resumi um bocado demais as coisas 8)
Responder

Voltar para “Gatos”