Trabalho na area Comercial de uma Companhia de Seguros
O que o PauloC afirma sobre a posição das Companhias de seguros (estamos a falar de seguros de Responsabilidade Civil) está prfeitamente correcto!
Pagamos indemnizações (danos corporais ou materiais resultantes da accção do cão provando-se a relação causa/efeito) em caso de acontecimento fortuito, ocasional e não intencional e que não tenha a ver com negligência ou desrespeito pela Lei!
Nestes casos e, tal como está estabelecido nas Exclusões da Apólice, a Companhia nada paga o que está correctíssimo!
Um seguro de Responsabilidade Civil para um Capital de Risco de 100.000,00€ (cem mil euros) fica em +- 25,00€/Ano (é verdade, apenas vinte e cinco euros)
A Companhia de Seguros Fidelidade tem um Seguro de Saúde para animais óptimo! Funciona da mesma forma que um seguro de saude tradicional.
Para um Capital de Risco para consultas de 150,00€, com franquia de 10%, tem um prémio anual de +-50,00€ . Tem outras Coberturas e Capitais de Risco possíveis!
Só funciona, obviamente, em caso de doença e não para consultas ou exames de rotina!
Quanto, se me permitem, aos animais andarem soltos, penso que é um crime andarem pela trela aqueles cães cujos donos conhecem perfeitamente o seu comportamento e, por conseguinte, não representam perigo para terceiros!
Tenho cães completamente sociáveis que me acompanham para todo o lado soltos e não são imprevisíveis em nenhuma situação. Eles não são os irracionais que, mesmo muitos amigos de cães, pensam que são!
Agora, se temos duvidas quanto ao comportamento, á imprevisibilidade de caracter de algum dos nossos animais então, por favor, coloquem a trela!
Os Encontros - Caes Soltos em espaços públicos
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: sábado abr 20, 2002 12:26 pm
pois, mas a minha dúvida cai mais para o carácter das pessoas com quem o meu amiguinho de 4 patas se poderá cruzar sem trela...
Quanto aos seguros, a verificar-se a sua cobertura, então de que servem?
Podem dar-me um exemplo real? É que se tiver o Spot preso,controlo-o a 100%. Já me escapou da trela uma vez quando o puxei para cima e o colete saiu, mas como posso provar isso?...
O seguro é bom sim, pelo plano de saúde, mas de resto não me lembro de mais vantagens, tendo de andar com o cão preso.
Podem dar-me um exemplo real? É que se tiver o Spot preso,controlo-o a 100%. Já me escapou da trela uma vez quando o puxei para cima e o colete saiu, mas como posso provar isso?...
O seguro é bom sim, pelo plano de saúde, mas de resto não me lembro de mais vantagens, tendo de andar com o cão preso.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Olá Krotz,
O caso que falas do spot ter 'caido' do colete é um pouco dubio, mas seria eventualmente uma situação coberta pelo seguro. Terias no entanto de provar que o colete tinha sido bem colocado por ti e que foi mesmo por uma situação completamente imprevisivel e acidental que o cão conseguiu sair do colete. Se fosse um defeito a prova fazia-se apresentando o defeito, noutros casos poderias ter testemunhas que confimassem o que aconteceu.
Exemplos de 'para que serve o seguro' e em que deve funcionar:
- Estou a passear um cão à trela e, perante uma provocação ou algo do genero, ele dá um esticão e parte a trela. Foge e ataca uma pessoa;
- Tenho um cão fechado no quintal devidamente acondicionado. Uns marginais forçam o meu portão e abrem-no, sendo que o cão acaba por sair para a rua e provoca danos em propriedade alheia;
- Estou com um cão à trela e uma criança aproxima-se inadvertidamente do cão sem qualquer aviso. O Cão atira-se à criança ( que entretando entrou no curto espaço abrangido pela trela) e fá-la cair. A criança fere-se e necessita de tratamento hospitalar;
- etc..........
O caso que falas do spot ter 'caido' do colete é um pouco dubio, mas seria eventualmente uma situação coberta pelo seguro. Terias no entanto de provar que o colete tinha sido bem colocado por ti e que foi mesmo por uma situação completamente imprevisivel e acidental que o cão conseguiu sair do colete. Se fosse um defeito a prova fazia-se apresentando o defeito, noutros casos poderias ter testemunhas que confimassem o que aconteceu.
Exemplos de 'para que serve o seguro' e em que deve funcionar:
- Estou a passear um cão à trela e, perante uma provocação ou algo do genero, ele dá um esticão e parte a trela. Foge e ataca uma pessoa;
- Tenho um cão fechado no quintal devidamente acondicionado. Uns marginais forçam o meu portão e abrem-no, sendo que o cão acaba por sair para a rua e provoca danos em propriedade alheia;
- Estou com um cão à trela e uma criança aproxima-se inadvertidamente do cão sem qualquer aviso. O Cão atira-se à criança ( que entretando entrou no curto espaço abrangido pela trela) e fá-la cair. A criança fere-se e necessita de tratamento hospitalar;
- etc..........
-
- Membro
- Registado: sexta mar 22, 2002 3:59 pm
Olá em relação a seguros á 2 semanas atras fui a uma companhia para fazer um seguro para a minha cadela e fiquei a saber que em caso de acidente só pagam se o cão na via publica estiver preso com trela e com ançaime mas assim que estragos ela pode fazer não é verdade?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Olá Luis,
A Lei estipula genericamente a obrigatoriedade de andar na via publica com trela OU açaime, e não de trela E açaime. Por vezes há gente que troca este OU pelo E, por confusão, ignorância ou interesse. Sugiro-lhe que confirme se nessa companhia eles estipulam mesmo ( em clausula especial) a obrigatoriedade de Trela E açaime, ou se, tal como a maioria das companhias de seguros, o que exigem é apenas o respeito pela Lei. Neste ultimo caso, o uso de açaime será apenas obrigatório se o animal não estiver de trela. A lei que estipula isto, é a Portaria 1427/2001:
A Lei estipula genericamente a obrigatoriedade de andar na via publica com trela OU açaime, e não de trela E açaime. Por vezes há gente que troca este OU pelo E, por confusão, ignorância ou interesse. Sugiro-lhe que confirme se nessa companhia eles estipulam mesmo ( em clausula especial) a obrigatoriedade de Trela E açaime, ou se, tal como a maioria das companhias de seguros, o que exigem é apenas o respeito pela Lei. Neste ultimo caso, o uso de açaime será apenas obrigatório se o animal não estiver de trela. A lei que estipula isto, é a Portaria 1427/2001:
Mas atenção ao que diz o malfadado Dec. Lei 276/2001 ( o tal dos "Animais Potencialmente Perigosos"):Artigo 16.o
Obrigatoriedade do uso de coleira ou peitoral e açaimo ou trela
1 - É obrigatório o uso por todos os cães na via pública de coleira ou peitoral, no qual deve estar colocado, por qualquer forma, o nome e morada ou telefone do dono ou detentor.
2 - É proibida a presença na via pública ou em quaisquer outros lugares públicos de cães sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à trela ou, tratando-se de animais utilizados na caça, durante os actos venatórios ou em provas e treinos.
Com base nisto, algumas companhias podem estupidamente definir que a raça a que o seu cão pertence o torna só por si "potencialmente perigoso" e por isso ele dever estar sujeito a estas medidas! (TRELA E AÇAIMO). Mas isso é uma regra estupida.... em última análise ainda o obrigavama andar com o cão dentro de uma jaula com rodinhas e, caso assim seja, o melhor que tem a fazer é mudar de companhia de seguros! Por alguma razão este Decreto está a ser reapreciado.....!!Artigo 61. o
Medidas de segurança especiais nos alojamentos e na circulação
1 — O detentor de animal selvagem ou de animal potencialmente perigoso fica obrigado a manter medidas de segurança reforçadas, nomeadamente, nos alojamentos, os quais não podem permitir a fuga dos animais e devem acautelar de forma eficaz a segurança de pessoas, outros animais e bens.
2 — O detentor fica obrigado à afixação no alojamento, em local visível, de aviso da presença e perigosidade do animal.
3 — Sempre que o detentor necessite circular na via pública ou nos lugares públicos com os animais a que diz respeito este capítulo, deve fazê-lo com meios de contenção adequados à espécie e à raça ou cruzamento de raças, nomeadamente, usando contentores adequados (caixas, jaulas, gaiolas ou outros) ou açaimo funcional que não permita comer nem morder e, neste caso, seguro com trela curta (até 1 m de comprimento) que deve estar fixa a coleira ou a peitoral, tudo de material resistente.
Agora por causa do que o kroz disse do spot lembrei-me de uma cena que assisti uns dias atrás:
Estava uma velhota com um chihuahua num parque, nesse parque havia um letreiro a dizer que os cães tinham de estar á trela. Mas o seu cãozinho era tão pequeno que ela deduziu que não faria mal a ninguém.
O que eu sei é que durante a meia-hora que a mulher teve no parque o cão não parou quieto. Ora ia cheirar pessoas, fazer as necessidades mesmo em cima da relva onde estavam umas crianças a brincar, ir chatear outros cães etc. Umas pessoas até lhe achavam piada por ser tão pequeno e engraçado, mas outras queriam estar ali no parque e simplesmente não estavam para aturar o cão.
No caso do atum, ele também não chateia ninguém, nem sai de ao pé de mim, mas não é por isso que o solto, ele anda sempre á trela. Simplesmente tenho que respeitar que haja pessoas que não gostem muito de ter um cão a cheirar-lhe os pés
O que quero dizer com isto é: independentemente da raça ou tamanho do cão, todos os cães deviam andar á trela(já não digo açaime) tanto para proteje-lo como para não chatear as outras pessoas.
É claro que nos espaços desertos,onde não estão cães nem pessoas, podemos muito bem soltar os cães.
Abraços
Estava uma velhota com um chihuahua num parque, nesse parque havia um letreiro a dizer que os cães tinham de estar á trela. Mas o seu cãozinho era tão pequeno que ela deduziu que não faria mal a ninguém.
O que eu sei é que durante a meia-hora que a mulher teve no parque o cão não parou quieto. Ora ia cheirar pessoas, fazer as necessidades mesmo em cima da relva onde estavam umas crianças a brincar, ir chatear outros cães etc. Umas pessoas até lhe achavam piada por ser tão pequeno e engraçado, mas outras queriam estar ali no parque e simplesmente não estavam para aturar o cão.
No caso do atum, ele também não chateia ninguém, nem sai de ao pé de mim, mas não é por isso que o solto, ele anda sempre á trela. Simplesmente tenho que respeitar que haja pessoas que não gostem muito de ter um cão a cheirar-lhe os pés

O que quero dizer com isto é: independentemente da raça ou tamanho do cão, todos os cães deviam andar á trela(já não digo açaime) tanto para proteje-lo como para não chatear as outras pessoas.
É claro que nos espaços desertos,onde não estão cães nem pessoas, podemos muito bem soltar os cães.
Abraços
-
- Membro
- Registado: quarta abr 03, 2002 7:09 pm
- Localização: yorkshire terrier,schnauzer gigante, galgo afegão, tartarugas,coelhos
...a hipocrisia das leis!!!
É grande? Então é perigoso! E faz-se uma lei à sua medida (mais ou menos).Uma lei feita dentro do gabinete, como outras tantas, noutras áreas que agora não interessam para esta questão.O que interessa é que quem dita as leis cá para fora mtas. vezes não tem a menor percepção da realidade, ou dos tamanhos, ou da perigossidade dos animais. Li num post anterior qq.s coisas que, na minha imaginação, já me estava a ver com duas pitons e um crocodilo em casa! E logo eu que nem acho muita graça a reptéis...
É um bocado chato ter animais de quem se gosta muito e por vezes não os levar à rua. Falando por mim, nunca fiz seguro para eles porque tenho a certeza que nunca farão nada "indigno". E porquê? Por que tenho bastante espaço(felizmente) onde são felizes, onde vivem, é tudo deles, controlam à sua maneira. São saem comigo, é sempre de trela. E são animais tão sociáveis que só querem festinhas (os grandes). Mas as pessoas, provavelmente por estigma, olham, adoram e ficam com vontade de fazer uma festa mas cheias de medo de se aproximarem. Incrível!Dá-me um fastio por demais. É preferível sair com a pequena, que detesta pessoas. Olham, não perguntam nada, vão logo fazer uma festa e ela não entra na dança: Ão Ão Ão
E até já deu uma dentadinha num vizinho meu, que eu adorei!!! (Aqui entre nós...)
Os cães são aquilo que os donos conseguem fazer deles.
É grande? Então é perigoso! E faz-se uma lei à sua medida (mais ou menos).Uma lei feita dentro do gabinete, como outras tantas, noutras áreas que agora não interessam para esta questão.O que interessa é que quem dita as leis cá para fora mtas. vezes não tem a menor percepção da realidade, ou dos tamanhos, ou da perigossidade dos animais. Li num post anterior qq.s coisas que, na minha imaginação, já me estava a ver com duas pitons e um crocodilo em casa! E logo eu que nem acho muita graça a reptéis...
É um bocado chato ter animais de quem se gosta muito e por vezes não os levar à rua. Falando por mim, nunca fiz seguro para eles porque tenho a certeza que nunca farão nada "indigno". E porquê? Por que tenho bastante espaço(felizmente) onde são felizes, onde vivem, é tudo deles, controlam à sua maneira. São saem comigo, é sempre de trela. E são animais tão sociáveis que só querem festinhas (os grandes). Mas as pessoas, provavelmente por estigma, olham, adoram e ficam com vontade de fazer uma festa mas cheias de medo de se aproximarem. Incrível!Dá-me um fastio por demais. É preferível sair com a pequena, que detesta pessoas. Olham, não perguntam nada, vão logo fazer uma festa e ela não entra na dança: Ão Ão Ão
E até já deu uma dentadinha num vizinho meu, que eu adorei!!! (Aqui entre nós...)
Os cães são aquilo que os donos conseguem fazer deles.