Crias de periquitos..

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
fallback
Membro
Registado: segunda set 08, 2008 2:18 am

sábado out 11, 2008 12:06 am

boa noite, gostaria de saber qual tipo de alimentação devo por para a periquita com crias, ainda estao os ovos... obrigado
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

sábado out 11, 2008 2:13 pm

Boas!
Os progenitores devem ter à disposição papa de criação para periquitos, que é uma papa amarela e pode comprar em qualquer loja de animais e também na maioria dos hipermercados, para poderem alimentar as crias quando estas nascerem :)
Espero ter ajudado :wink:
Sara
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

sábado out 11, 2008 9:02 pm

Além dessa papa que o forista referiu, que é fundamental, apartir da 1º semana podes dar bastante verduras e fruta que são alimentos fáceis de transformar em papa pelos pais, como verdura aconselho cerralhas, podes dar também couves tenras e nabiças e como fruta maçã e pêra.
Já tive criação de piriquitos há uns anos e as cerralhas eram um dos seus principais alimentos, comiam todos os dias umas quantas e adoravam e fartavam-se de criar, depois eninei isso ao meu pai que tinha vários piriquitos num viveiro muito grande e desde que começou a dar aos dele começaram a criar imenso. Deves também ter sempre à disposição casca de choco, que podes encontrar no mercado, na peixaria. Assim que os passarinhos começarem a comer sozinhos, deves retirá-los para que a fêmea possa tornar a fazer ninho e não ataque os pequenos, isto se os tiveres numa gaiola, se for em viveiro, não há problema, felicidades
fallback
Membro

sábado out 11, 2008 10:34 pm

entao a comida especial é so quando nascerem as crias...
Joaoejoca
Membro Veterano

sábado out 11, 2008 10:54 pm

Não, a papa deve ser dada sempre, pouca por dia e aumentar quando as crias nascerem, as verduras, eu dava todos os dias mas também, ou tinham crias ou ovos ou estavam na semana de descanço que tiravam por si próprios a cada 3 posturas.
Deves dar todos os dias uma alimentação variada e rica para que os piriquitos estejam sempre saudáveis, assim, quando têm crias não se ressentem por ter um esforço extra.
Pekeka
Membro Veterano
Registado: sexta out 12, 2007 11:28 am

domingo out 12, 2008 11:43 am

Boas Fallback

Como já disseram deves dar a papa sempre mas quando as crias nascerem deves dar mais quantidade e tambem ja me disseram que se pode dar aquele papa para crianças so que nao sei por isso nao aconselho. O primeiro ovo se foi posto vai eclodir daqui a 18 dias e ela ira por ovos de 2 em 2 dias.

Boa sorte

Agora joao e joca , podes dizer o que e cerralha ? Nao existe outro nome para essa coisa ? Ajuda os periquitos a porem mais ovos ?

Agradecia resposta!
fallback
Membro

domingo out 12, 2008 5:42 pm

mas essa papa devo misturar com agua?
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

domingo out 12, 2008 6:24 pm

fallback Escreveu:mas essa papa devo misturar com agua?
Não. A papa que que lhe falam é dada tal e qual como vem na embalagem.
Joaoejoca
Membro Veterano

domingo out 12, 2008 9:38 pm

Estimado forista pekeka, cerralha é uma erva daninha que existe bastante em quase todo o território, é uma erva que tem umas flores amarelas pequeninas, não sei como lhe explicar mas amanha já tiro uma foto a uma e depois coloco aqui, eu não sei porquê, mas reparei e comprovei com algumas experiências que dar bastante cerralhas aos piriquitos aumenta a sua capacidade reprodutora, eu tirava sempre entre 3 a 6 passarinhos de cada criação, e as fêmeas assim que lhes retirava os bebes, iam logo novamente para o ninho e começavam a pôr mais ovos e a fazer mais criação, dei esse conselho a vários amigos que tinham piriquitos e todos me comentaram que realmente é como um afrodisiaco e energético, todos eles começaram a ter mais criação e aqueles que ainda não criavam começavam a criar..... As cerralhas encontram-se em todos os locais onde haja humidade na terra, são transportadas pelos passaros que estão em liberdade e nascem sem ninguem as plantar, têm um caule "mole" e folhas sobre o comprido tipo couve quando esta a nascer. ( não são as azedas, aquelas que mordiamos quando eramos crianças), se calhar escreve-se serralhas mas não encontrei nenhuma imagem no google.... depois coloco aqui uma foto para que saibas o que é
Joaoejoca
Membro Veterano

domingo out 12, 2008 10:12 pm

Pois, realmente escreve-se serralha, encontrei uma página onde falam desta erva,
http://paneladecobre.blogspot.com/2007/ ... ladas.html, aqui vais encontrar fotos destas ervas que também são muito boas para os canários e as outras aves em geral, todos gostam.
fallback
Membro

domingo out 12, 2008 11:36 pm

geralmente os periquitos põem quantos ovos? já ta com 2 ovos...
Joaoejoca
Membro Veterano

segunda out 13, 2008 10:02 pm

Os meus punham entre 3 a 6 ovos e normalmente nasciam 4 mas por vezes nasciam os 6, é uma questão de fêmea, varia de fêmea para fêmea. Se a sua for nova pode só pôr esses dois nesta primeira criação, mas não se preocupe, trate de lhes fornecer bons alimentos e vai ver que quando pegarem na criação, não param, tem de tirar de vez em quando o ninho para que descansem.... Boa sorte
fallback
Membro

segunda out 13, 2008 11:57 pm

mas desde que venha esses dois já ta bom...
Joaoejoca
Membro Veterano

terça out 14, 2008 8:59 pm

Fallback, se moras na madeira, tens aí um clima impressionante para a criação de psitacideos, aproveita, fornece serralhas com fartura, vais ver que és recompensado
fallback
Membro

terça out 14, 2008 9:29 pm

nao encontro essa erva...
Responder

Voltar para “Aves”