Dar comidinha na rua

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
123dasilva5
Membro
Registado: terça out 14, 2008 6:12 pm

terça out 14, 2008 6:50 pm

Zenit Escreveu:Mas será dficíl também perceber que este acto de alimentar cães na rua continuadamente, para além dos aspectos negativos focados, é também um acto completamente egoísta e que demonstra enorme falta de respeito para com os outros cidadãos?

Ao alimentar os cãezinhos, o que acontece é que eles vão ficando por ali, fazendo daquela via pública o seu lar. Enquando cair comida dali não saem. E quem não gosta de cães, ou se sente incomodado com a sua presença? Tem que levar com a sua presença, imposta por terceiros? Quem tem por exemplo fobia e medo de cães? Tem que ser exposto a isso porque há uma pessoa que resolve apenas alimenta-lo em vez de o acolher em sua casa? E as fezes e a urina nos passeios? Quem se reponsabiliza pela sua limpeza?

Ou seja... uma pessoa impões a dezenas de outras a sua vontade que o cãozinho ali fique, porque ali é alimentado, não se importanto minimamente que está a desrespeitar tudo e todos.

É que se nós, nós donos de cães, queremos ser respeitados como tal, não nos podemos esquecer que também temos o dever de respeitar quem não gosta de animais.

Essa é que é essa!
Finalmente uma opinião equilibrada e sensata!
E não me venham com a história de ligar para as autoridades para virem buscar. Na minha zona não aparece ninguém!
Parabéns Zenit!
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça out 14, 2008 7:04 pm

Equilibrada e sensata estava a ser esta conversa apesar dos pontos de vista divergentes.

Mas afinal parece que alguem sentiu a necessidade de vir instigar o conflito quem sabe com um nick alternativo para colorir mais as coisas.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

terça out 14, 2008 7:41 pm

jcsousa Escreveu:O Paulo C desculpe mas está enganado, você não pode impedir-me de alimentar cães abandonados na via pública... a não ser que seja autoridade competente para o efeito, claro está, e que tal conduta seja ilegal.´
O Amigo Sousa vai-me desculpar. mas creio que quem está equivocado é o meu amigo ;) É que eu não só não posso impedi-lo, como não faço tenções de fazê-lo. Mas quanto a manifestar a minha opinião de que o acho um comportamento incorrecto e contraproducente, isso também o meu amigo não me pode impedir de fazer ;)
O que o Paulo C pode, e essa seria a prática mais coerente com a teoria do abate que defende, era denunciar casos de animais errantes às autoridades correspondentes a fim de ser providenciada a sua recolha e respectivo abate.
Ok, já percebi....está achado o culpado de todo o flagelo...sou EU! Não só sou tão mau que não quero constituir uma associação ou gerir uma conta para ajudar os animais, como não providencio a recolha (ou a denuncia para o efeito) dos animais errantes para abate! Pronto!

Por outro lado, e não fazendo o Paulo nada de prático para solucionar o problema para além de vir carpir mágoas sobre quem alimenta animais abandonados, se todos deixássemos de alimentar cães vadios o mais certo era haver mais cães doentes e subnutridos, e todos sabemos que esses constituem um perigo público maior, quer a nível de transmissão de doenças, quer a nível de agressividade... devo então entender que, não pretendendo o Paulo, como já é habitual, mexer um dedo para chamar as autoridades para a recolha, prefere antes ver os animais sem serem alimentados, subnutridos, agressivos e doentes, como forma de acabar com a praga dos animais abandonados...
Está mais uma vez o meu caro amigo enganado. O que eu faço ou deixo de fazer, e se é nada ou alguma coisa, SÓ A MIM diz respeito. No entanto se eu quiser 'carpir magoas', dar vivas ao Sporting ou simplesmente debitar sobre a teoria da relatividade, enquanto este forum for público e os moderadores deixarem, nada me impede de fazê-lo.

E a minha OPINIÃO, independentemente da minha 'acção' se limitar unicamente aos meus 5 cães (só dois têm LOP, para meu grande desgosto) ou a tudo o que seja da familia canina, é a que já expressei.

Quanto a 'ir trabalhar', saí de casa às 08:00 da manhã para trabalhar, e cheguei a casa à cerca de 40 minutos, vindo do trabalho....chega?
123dasilva5
Membro

terça out 14, 2008 8:14 pm

lagutrop Escreveu:Equilibrada e sensata estava a ser esta conversa apesar dos pontos de vista divergentes.

Mas afinal parece que alguem sentiu a necessidade de vir instigar o conflito quem sabe com um nick alternativo para colorir mais as coisas.
:o :o :o
Pode ser mais directo (a)?
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

terça out 14, 2008 9:04 pm

Já sei :D É o cãopequeno, grande, etc, etc, etc
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

terça out 14, 2008 10:42 pm

Nâo seguiria por aí. Afinal o que é estranho e está em debate é a hipocrisia de quem "ajuda" somente enqunto lhe é fácil e não quem não ajuda porque não pode.

Alguém é a favor dos telhados e ruas cheios de restos das pessoas que deixam sacos de plástico com restos mas nem os apanham ? Ou dos amigos de animais que alimentam cães literalmente devorados por sarna e leishmaniose e que se gabam disso nos cafés em voz alta enquanto devoram lanches que dariam para uma consulta no veterinário ?

Ou das pessoas que acham giro a cadela da rua velhota e doente que dá à luz a sua vigésima ninhada ? E que depois quando os cachorros morrem de fome, doença ou atropelados dizem #tadinhos#

Pensem nisso e no que será essas ajudas.
Zenit Escreveu:Mas será dficíl também perceber que este acto de alimentar cães na rua continuadamente, para além dos aspectos negativos focados, é também um acto completamente egoísta e que demonstra enorme falta de respeito para com os outros cidadãos?

Ao alimentar os cãezinhos, o que acontece é que eles vão ficando por ali, fazendo daquela via pública o seu lar. Enquando cair comida dali não saem. E quem não gosta de cães, ou se sente incomodado com a sua presença? Tem que levar com a sua presença, imposta por terceiros? Quem tem por exemplo fobia e medo de cães? Tem que ser exposto a isso porque há uma pessoa que resolve apenas alimenta-lo em vez de o acolher em sua casa? E as fezes e a urina nos passeios? Quem se reponsabiliza pela sua limpeza?

Ou seja... uma pessoa impões a dezenas de outras a sua vontade que o cãozinho ali fique, porque ali é alimentado, não se importanto minimamente que está a desrespeitar tudo e todos.

É que se nós, nós donos de cães, queremos ser respeitados como tal, não nos podemos esquecer que também temos o dever de respeitar quem não gosta de animais.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
123dasilva5
Membro

terça out 14, 2008 11:51 pm

Mas o que tem a ver o lixo com os cães de rua?
Eu não comparo cães a lixo!
Acha que é a mesma coisa?
Mais... que história é essa das pessoas se gabarem nos cafés quando tomam o lanche de dar não sei o que a um cão doente...
Já não se pode tomar um lanche?
As pessoas gostam de alimentar/ tratar/ acarinhar e fazem-no... goste-se ou não! A minha opinião é que não o deveriam fazer! As restantes pessoas que pensem o que quiserem!
Acho esta uma obrigação dos serviços municipais. Se o canil está cheio... tenham paciência... faz-se uma selecção dos animais através de vários critério pré-definidos e abatem-se os restantes. Desculpem-me mas é o que penso!
Quanto ao resto a minha opinião é tirada a papel químico do que disse o forista Zenit como já o disse.
Agora gostaria que pensassem numa coisa...
Estamos aki a debater a história de se ajudar os animais de rua com alimentos, assistência veterinária, afecto, etc... etc...
Existem aki pessoas que quase kerem obrigar as pessoas a ajudar estes cães... Tudo bem! E porke é que não pedem também aos veterinários que o façam gratuitamente? Nestes casos, claro!
Pensem nisto!
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta out 15, 2008 7:44 am

Mas muitos veterinarios tratam animais de rua a preços muito reduzidos.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
mpgbg
Membro
Registado: quarta out 31, 2007 1:53 pm

quarta out 15, 2008 7:52 am

Em casa temos um grande problema em relação a esse mesmo aspecto :x , a minha esposa gosta de dar comida aos animais :D que vagabundam nas redondezas, mas eu discordo completamente. :evil:

1º por que foi mordido :twisted: em pequeno por um cão, que supostamente era alimentado por um vizinhos (casa antiga), e na hora ninguém foi capaz de se chegar a frente… (é tudo muito bonito mas quando toca á responsabilidade…)
2º já atropelei um cão :cry: (que também era de rua, alimentado por pessoas da rua), que quando foi saber que era o dono, mais uma vez a resposta foi; que não sabiam era abandonado…mas quem é que o levou ao vet? JE :evil: … e o parachoque do carro que é que pagou? JE :evil:
3º é uma imensa falta de respeitos que se tem para com os vizinhos/condóminos, de um certo espaço publico.

Como já foi referido, porque é que não os levam para casa???? :wink:

Em relação ao vet., por acaso não tenho o que dizer do meus, eles não levam nada/ou preço simbólico nas duas vezes que la foi com cães abandonados. Agora também não posso levar cada cão que encontro na rua para fazer as vacinas, como é obvio. Se não coitados deste pessoal... não ganhavam para os cães abandonados.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quarta out 15, 2008 8:31 am

Para o amigo Paulo C:

- eu não quero proibi-lo de manifestar nenhuma opinião, aliás, por norma, até costumo concordar com as suas... agora, como lhe disse, esta concretamente não tem lógica nem sobretudo coerência entre a teoria e a prática. Mas é tão legítima como qualquer outra, realmente.

- eu também não o acho culpado de nenhum problema. Como disse no início os culpados pelo estado de coisas são em primeiro lugar os donos que abandonam os cães e em segundo lugar as autoridades a quem compete solucionar a questão.

Não percebi porque é que me informou acerca do seu horário de trabalho...

Quanto ao resto do post, tem toda a razão - o Paulo tem todo o direito de resumir o seu apoio aos seus próprios cães; tem todo o direito de não participar em associações e quejandos; tem todo o direito em defender o abate como solução para o problema dos cães vadios; tem todo o direito em achar que os culpados de tudo são os que alimentam os cães abandonados.

E eu tenho também todo o direito de discordar da sua opinião, justificando.
Última edição por jcsousa em quarta out 15, 2008 12:29 pm, editado 1 vez no total.
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

quarta out 15, 2008 10:36 am

Isto não se passa só no “mundo animal”, infelizmente isto passa-se em qualquer “mundo”! Ou seja, é sempre o “elo mais fraco a pagar”! Neste caso o cão e/ou o gato!
O problema, que é realmente um problema, dos milhares de cães/gatos abandonados e a vaguearem na rua, com os consequentes riscos daí adjacentes para todos, não acabará nunca, enquanto a mentalidade de alguns (muitos mesmo!) não mudar!

Até seria capaz de concordar com a recolha dos animais “de rua” e mediante alguns critérios plausíveis, proceder-se ao seu abate! No entanto, mais acima, desta … no fundo, hierarquia, onde nos situamos nós, pessoas, continuaremos a abandonar os canitos/gatitos, continuaremos a cruza-los sem pensar, continuaremos a não castrá-los/esterilizá-los e … nunca, mas nunca mesmo, se conseguirá acabar com estes animais de rua!
Antes de pensarmos nesta solução do abate, é preciso ensinar às pessoas o que é ter um animal! Que este não é descartável, nem tão pouco é infeliz se não for pai ou mãe, etc…

Até lá,… continuarei a fazer o que posso para minorar a infelicidade destes animais. Infelicidade esta provocada por nós, ditos seres pensantes / racionais!

Óbviamente, que respeito, no entanto, a opinião de cada um.
PauloC1
Membro Veterano

quarta out 15, 2008 4:02 pm

jcsousa Escreveu:Para o amigo Paulo C:

- eu não quero proibi-lo de manifestar nenhuma opinião, aliás, por norma, até costumo concordar com as suas... agora, como lhe disse, esta concretamente não tem lógica nem sobretudo coerência entre a teoria e a prática. Mas é tão legítima como qualquer outra, realmente.
Não vejo qualquer incoerência entre a minha teoria e a minha prática!! :o
Não concordo, por opinião, que se alimentem animais errantes de forma idiscriminada, e na prática nao o faço. Onde é que está a incoerência. Incoerência era se eu defendesse uma posição e praticasse a outra. Deve estar a confundir alguma coisa, porque eu não sou dos que acham que deviamos ajudar, constituir associações, gerir contas e mais não sei o quê, mas esperam que sejam outros que o façam ou liderem a iniciativa. Pela minha parte não tenciono de forma alguma decidir o que os outros devem ou não fazer, limito-me a dar a minha opinião num forum de discussao.
Não percebi porque é que me informou acerca do seu horário de trabalho...
A referência ao horário não era para si, era uma resposta a uma 'boca' de uma forista algures lá atrás....
tem todo o direito em achar que os culpados de tudo são os que alimentam os cães abandonados.
Não acho que sejam os culpados de TUDO, mas são culpados de ALGUNS problemas muito concretos.
E eu tenho também todo o direito de discordar da sua opinião, justificando.
Obviamente que sim ;), e gosto sempre de trocar pontos de vista com quem o faz de forma educada e com preocupação em fundamentar o que diz, como é o caso do Jcsousa.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quarta out 15, 2008 4:29 pm

Não acho que sejam os culpados de TUDO, mas são culpados de ALGUNS problemas muito concretos.
Pois se são tão concretos, diga-me o amigo quais são, se faz favor. É que se calhar a situação não é assim tão clara como o Paulo C pensa... Espero que não me venha com o já requentado argumento de que se reproduzem até ao infinito, tornando o problema sem soluçao (o que faz deduzir que se não fossem alimentados seria solucionável...)
123dasilva5
Membro

quarta out 15, 2008 4:35 pm

Pena é o PauloC1 não kerer constituir associações (estou a brincar) :lol:
É que eu constituiria sem problema algum uma associação com ele!
O que ele disse principalmente neste último post é precisamente o que eu penso quanto a dar "comidinha na rua".
Até breve!
PauloC1
Membro Veterano

quarta out 15, 2008 4:37 pm

jcsousa Escreveu:
Pois se são tão concretos, diga-me o amigo quais são, se faz favor. É que se calhar a situação não é assim tão clara como o Paulo C pensa... Espero que não me venha com o já requentado argumento de que se reproduzem até ao infinito, tornando o problema sem soluçao (o que faz deduzir que se não fossem alimentados seria solucionável...)
Então mas não foram aqui já mencionados bastantes?! Inclusivamente com situações de exemplos reais!
É que eu não vou dar soluções, e nem tenciono fazê-lo! Limito-me a dar uma opinião do que vejo e está mal, e isso não me obriga necessariamente a dizer como se faz bem. É que eu posso saber que o meu carro está avariado sem perceber de mecânica ou sequer saber como arranjá-lo! ;)
Responder

Voltar para “Cães”