Dar comidinha na rua

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo out 19, 2008 9:43 am

Ao alimentar os cãezinhos, o que acontece é que eles vão ficando por ali, fazendo daquela via pública o seu lar. Enquando cair comida dali não saem. E quem não gosta de cães, ou se sente incomodado com a sua presença? Tem que levar com a sua presença, imposta por terceiros? Quem tem por exemplo fobia e medo de cães? Tem que ser exposto a isso porque há uma pessoa que resolve apenas alimenta-lo em vez de o acolher em sua casa? E as fezes e a urina nos passeios? Quem se reponsabiliza pela sua limpeza?
Esta pérola argumentativa, que à falta de melhor vem agora evidenciar os direitos de quem não gosta de cães, carece de lógica, como já expus, mas não me cansarei de repetir:

- então quem se sente ameaçado nos seus direitos não tem autoridades próprias para resolver o problema? a alternativa é continuar a haver cães , mas desta vez famintos e portanto mais perigosos?

- e as fezes e a urina nos passeios? esta é de cabo de esquadra! Então e os serviços de limpeza municipais? uma vez mais se esquece a floresta e se arremete contra a árvore... isto para não lembrar que muitas dessas fezes "pertencem" a cães com proprietários que os trazem a aliviar-se à rua sem cuidar da sua recolha...

Cada cavadela, cada minhoca...

A solução do problema cabe às entidades competentes. O que não se pode é ignorar a inépcia dessas entidades por ter peninha das condições dos canis municipais e em vez disso defender que a resolução do problema seja deixar os animais a exaurirem-se pela fome na via pública...

O grande problema, zenit, é que há pouca gente com coragem de agir de acordo com as soluções milagrosas que defende, e carrega por isso com problemas de consciência, criando falsos alvos a abater...

Esta "cruzada" também desrespeita os direitos dos outros, com a agravante de não haver autoridades a quem recorrer...
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

domingo out 19, 2008 11:29 am

Tenho um grande jardim publico vedado em frente de minha casa.
Com guarda durante o dia e que fecha quando acaba a luz solar.

Tem um sinal de proibida a entrada a cães mas:

.se entrar um vadio, que obviamente não vê o sinal, atiram-lhe uma pedra
.Se entrar um pittbull com aqueles grupinhos do costume ninguem faz
nem diz nada
.Os homens escarram para o chão e ninguem abre a boca
.Homens e crianças urinam, quando não é outra coisa no jardim quando
até tem casas de banho e de uma limpeza bastante aceitável

Onde é que fica aqui a questão da higiene?

E os pombos que ninguem alimenta e ficam dias e dias esborrachados no alcatrão e ninguem apanha? Não são um foco de doença?

Já começaram os abandonos dos PP em barda.
E quando as almas generosas os deixarem de alimentar o que é que vai acontecer?

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo out 19, 2008 12:28 pm

lagutrop Escreveu:(...)E os pombos que ninguem alimenta e ficam dias e dias esborrachados no alcatrão e ninguem apanha? Não são um foco de doença?
è proibido alimentar pombos.....
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo out 19, 2008 2:00 pm

A questão da higiene está associada. Cada um interpreta como lhe aprouver.

Quanto aos que dão de comer aos cães PP o que vai acontecer com as almas generosas ? Ora essas não acabam. Acabam mais facilmente as alminhas responsáveis.
lagutrop Escreveu:Tenho um grande jardim publico vedado em frente de minha casa.
Com guarda durante o dia e que fecha quando acaba a luz solar.

Tem um sinal de proibida a entrada a cães mas:

.se entrar um vadio, que obviamente não vê o sinal, atiram-lhe uma pedra
.Se entrar um pittbull com aqueles grupinhos do costume ninguem faz
nem diz nada
.Os homens escarram para o chão e ninguem abre a boca
.Homens e crianças urinam, quando não é outra coisa no jardim quando
até tem casas de banho e de uma limpeza bastante aceitável

Onde é que fica aqui a questão da higiene?

E os pombos que ninguem alimenta e ficam dias e dias esborrachados no alcatrão e ninguem apanha? Não são um foco de doença?

Já começaram os abandonos dos PP em barda.
E quando as almas generosas os deixarem de alimentar o que é que vai acontecer?
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
lagutrop
Membro Veterano

domingo out 19, 2008 2:10 pm

Bem eu não tenho medo dos PP.
Ainda não há muito tempo tiveram a lata de deixar uma femea muito magra e com algumas feridas dentro de um predio num andar alto.
Felizmente hoje tem uns bons donos, vive feliz, tenho noticias dela com muita frequência e foi entregue já esterilizada.

Se os criticos tivessem feito a sua vontade, teria vindo a policia e não sei se não acabaria com ela ali mesmo.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
TheGreatDane
Membro Veterano

domingo out 19, 2008 2:16 pm

lagutrop Escreveu:Bem eu não tenho medo dos PP.
Ainda não há muito tempo tiveram a lata de deixar uma femea muito magra e com algumas feridas dentro de um predio num andar alto.
Felizmente hoje tem uns bons donos, vive feliz, tenho noticias dela com muita frequência e foi entregue já esterilizada.

Se os criticos tivessem feito a sua vontade, teria vindo a policia e não sei se não acabaria com ela ali mesmo.
Essa é uma atitude correcta e muito válida. A incorrecta seria deixá-la aí tempos infindos até ela atacar alguém ercê de maus tratos e medo ou morrer de fome ou doença.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo out 19, 2008 2:36 pm

Aqui há tempos havia aqui uma cadela de médio porte, toda preta, sem coleira.
Era muito mansa mas parecia doente - estava sempre deitada nos passeios.

O pessoal começou por lhe dar comida, pensando que estava fraquinha da fome.
Mas como continuava, fez-se um peditório, levaram-na ao vet (tinha anemia e estava grávida), foi esterilizada e solta no mesmo sitio.
Agora tem um dono.

Se não o tivesse arranjado, estava decidido que continuavamos a alimentá-la, já tinha um abrigo e seria a cadela da rua toda...

Pessoalmente, também ajudei e continuarei a ajudar sempre que se arranjar um meio humano de fazer as coisas.

Não contem comigo para deixar morrer de fome um cão ou qualquer outro animal que apareça.
Agora o melhor é ajudar da forma mais completa possível e, se possível, de forma a envolver a comunidade.

A maioria das pessoas quer fazer o que está certo - só precisam que alguém tome a iniciativa - que não fui eu - e assuma o trabalho maior (ir ao vet, arranjar um abrigo e etc).
TheGreatDane
Membro Veterano

domingo out 19, 2008 2:41 pm

aisd Escreveu:

A maioria das pessoas quer fazer o que está certo - só precisam que alguém tome a iniciativa - que não fui eu - e assuma o trabalho maior (ir ao vet, arranjar um abrigo e etc).
Ou seja, a maioria das pessoas quer que outros façam o trabalho por eles. O que está em bold é bem elucidativo do que eu ando a escrever neste tópico. Epá, até dou comida, mas se fôr algo mais que venha outro, pá.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo out 19, 2008 3:20 pm

lagutrop Escreveu: Se os criticos tivessem feito a sua vontade, teria vindo a policia e não sei se não acabaria com ela ali mesmo.
Esse é mais um ponto a salientar. Alimentar um cão vadio, em vez de deixá-lo a deambular faminto pelas ruas, é dar-lhe mais uma pequena oportunidade de ser adoptado.

Os críticos, nos seus raciocínios assépticos, não têm outra solução que não seja deixá-los morrer à fome, benza-os Deus...
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

domingo out 19, 2008 5:08 pm

já tive diferentes tipos de situações com cães alimentados na rua.

não sei se se lembram do lobito. esteve para adopção durante quase 9 meses. durante esse tempo foi alimentado e foi cão do bairro. o cão estava vacinado, não era agressivo, não fazia necessidades no bairro (esperava que eu saísse com os meus para ir o mato) era alimentado 2 vezes por dia a hora certa para evitar comida pela rua, tomava banho, era amigo das pessoas e dos animais. tive sorte. como sabiam que eu o divulgava, ia a campanhas de adopção, etc, nunca tive problemas com a vizinhança, mas ao 1º passo em falso era o canil chamado. pouco tempo antes de ser adoptado tive um pequeno problema com a vizinha aqui do lado, mas é senil.
era eu que tratava de tudo do cão. foi adoptado.

outro cenário era um cão, tipo serra da estrela, que vivia aqui no bairro, na rua de cima, à uns anos atrás. um cão de porte considerável, agressivo, com um pelo em mau estado, que enchia o ego às supostas protectoras. não podia passar com os meus cães, pois eram lutas garantidas. as pulgas eram imensas pela rua, os ossos de frango espalhados pelo chão. já tinha sido chamado o canil mas as suas 'protectoras' iam sempre buscá-lo para o colocar no mesmo sítio, alegando que só assim se sentiam seguras............. conclusão, chegou o dia que o cão atacou mesmo uma pessoa, e foi abatido.

neste momento vive aqui outro cão, um pointer muito sossegado que quase nunca o vejo. tem um senhor, que impedido de levar o cão para casa, trata dele. tem uma casota numa zona afastada das casas, é bem alimentado nesse local, é medicado diariamente (leish) e protegido de parasitas. não cheira mal, não tem pulgas, não é agressivo, mas uma pessoa que passe com uma cadela em cio tem um 'colas'. não está para adopção porque as pessoas acham que está bem ali.

ou seja, em 3 panoramas diferentes, em que nenhum deles eu concordo, o facto dos animais viverem na rua pode ser mediada por impulsos diferentes como a teimosia em quer lá o animal, o ego de dizer que o ''fui eu que o salvei'', o mostrar que é boa pessoa e alimenta o coitadinho na hora que está tudo a ver, o desespero de querer tirar um animal da situação de abandono mas não encontrar soluções, etc...
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo out 19, 2008 5:09 pm

a maioria das pessoas quer que outros façam o trabalho por eles.
O que me parece normal e não demasiadamente egoísta...

Caxias é uma zona mista de ricos e influentes e de pobres e carenciados.
Há aqui um bairro social conhecido por ser vulgar o tráfico descarado de droga, mesmo ao lado de uma super esquadra...

Só na semana que agora se acaba, houve 2 suicídios + 1 tentativa de suicídio.
Muita gente que conheço tem 2 empregos, filhos a estudar e uma vida bem dura.

Certo - não querem dedicar tempo a levar um animal ao vet, nem a construir abrigos e, mesmo assim, fiquei surpreendida como pessoas de poucas posses deram dinheiro e solidariedade...

Fiquei admirada como as pessoas se mostraram maduras e conscientes da necessidade de esterilizar e de manter limpo o local da comida e de dormida.

Houve quem fizesse peditório no emprego, houve quem oferecesse mantas e resguardos e um abrigo (casa em obras) para o pós-operatório e até os miúdos ajudaram a apanhar a cadela (não foi tão fácil como se possa pensar...).

A cadela teve sorte - foi o comentário final de um vizinho - teve sorte em ter vindo parar aqui, onde as pessoas gostam de cães...

Eu, pex, não dei nem um tostão.
Dei comida, dei transporte uma das três vezes em que foi ao vet.
Sózinha nunca faria nada.
Houve aqui um trabalho colectivo, por si só, de muito valor e uma senhora de mais idade que tudo iniciou e a quem se deve tudo o que de bom resultou - até o dono...
lagutrop
Membro Veterano

domingo out 19, 2008 5:22 pm

De onde se conclui que cada caso é diferente e não se pode julgar o todo por uma parte.

Tambem tive aqui na minha rua, numa parte que não tem saida, um cão grande e muito bonito a viver, durante uns 3/4 anos.

Tirei fotos e fiz apelos, durante meses.
Houve 3 respostas todas de pessoas que o queriam para estar preso a casotas.
Impensável.

Era tratado com carinho pelas pessoas que gostam de animais, muito calmo, não se metia com ninguem e nem barulho fazia.

Um dia, houve mudanças num dos predios, e vieram algumas pessoas pouco recomendaveis.
Poucos dias depois o cão apareceu envenado, coisa estranha porque só aceitava comida de uma pessoa.
Logo a seguir, coincidência ou não, houve imensos roubos nas casas e nos carros.

<p>&nbsp;</p>
TheGreatDane
Membro Veterano

domingo out 19, 2008 6:26 pm

aisd Escreveu:
a maioria das pessoas quer que outros façam o trabalho por eles.
O que me parece normal e não demasiadamente egoísta... ..
Talvez sim,mas quando se começa a usar isso como louro como muitos fazem,já começa a ser.

Seráuma boa acção válida quando uma pessoa pode ir mais longe mas não o faz para não se chatear ou será só válida a 100% quando ela implica que a pessoa faça coisas que a incomodam e obrigam a desviar do caminho ?
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

domingo out 19, 2008 8:14 pm

jcsousa Escreveu:
É muito facil para muitos , arvorarem-se em bons samaritanos. Até nem é muito o que é exigido, é só, e digo outra vez e em letras mais salientes , é só um bocadinho de ração, algumas festinhas e já está..
Vejo que o que a incomoda mais é os outros arvorarem-se em bons samaritanos... se afinal o "preço" é só um bocadinho de ração, que é que a impede de fazer o mesmo? a sua alta consciência cívica? tou como o outro: experimente... vai ver que não doi nada...
Dar de comer a um cão faminto é crime ? Não, claro que não!
Não percebo a lógica deste raciocínio? dar de comer a um cão faminto não é crime, mas se não estiver faminto já é crime? Bem, se eu não lhe der de comer enquanto não está faminto, em breve estará faminto e então já poderei alimentá-lo... será isso que quis dizer?

Dar de comer a um cão faminto é crime ? Não, claro que não!
Mas deixá-lo continuar dias a fio, por ali, por um lado a receber umas festinhas e uma tigelinha de comer, e por outro a ser maltratado pelos demais vizinhos, isso é o quê
E no seu caso, deixá-lo dias a fio sem receber festinhas e a tal tigelinha, e ainda por cima a ser maltratado pelos demais vizinhos, é o quê? Amor pelos animais? Deixe cada um expressar o amor pelos animais da forma que achar mais razoável, alimentando e recolhendo, se tiver possibilidades, mas pelo menos alimentando se as não tiver. Não é, volto a repetir, deixando os bichos passar fome que se resolve o problema dos cães abandonados, por muito que os grandes estrategas aqui do forum teimem em dizê-lo...

Haja bom senso
Mas você que tanto apela ao bom senso, diga lá qual é a sua solução miraculosa?
Menosprezar os direitos dos outros enquanto cidadãos , igualmente com direitos? Ignorar a liberdade de escolha dos vizinhos que que se sentem incomodados com a atitude de alimentar o cão , dias a fio? " Ah! Quem está mal que se mude" É essa a sua politica?
Temos canis municipais. Temos funcionários que lá trabalham. São dinheiros que saem dos nossos impostos. Faça-se o trabalho que é devido. Sofrem no canil? Almas misericordiosas, vão lá buscá-los! Levem-nos para casa e tratem deles.
Ah! Mas tomem nota que se não forem capazes ou não tiverem condições mais vale não os irem lá buscar. Não é por nada , é só para não serem mais uns a andar por aí.....
Realmente é muito bonito ler " Apanhou-se , levou-se ao veterinário, esterelizou-se e a seguir libertou-se no mesmo sitio. " :o :o
Olhe como dizia o outro " Poupe-me...."!!!!!!!!!
lagutrop
Membro Veterano

domingo out 19, 2008 8:57 pm

Perante os que nada fazem acho que já é uma grande acção.
Evita a multiplicação e sabe-se que um animal que vive na rua não tem o mesmo tempo de vida que um que vive em casa.

Todos sabemos que é impossivel arranjar dono para tanto animal.
Canil, desculpe mas não será nunca uma opção para mim.
Tenho um gato que veio do da CML, teve ser amputado e ainda hoje, passados 3 anos de cá ter entrado em casa, entra em pânico com algum ruido metalico ou que lembre correntes.

Os vizinhos não gostam?
Olhe eu tambem não gosto dos meus, nem do barulho que fazem e tenho de os aturar.
A vida é assim mesmo.
Há coisas que gostamos e outras não e temos de aturar.
Podemos até falar no governo.
Não os pus lá, não os gramo e tenho de fazer o que querem.

<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”