Gato idoso com problemas de intestinos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
fatimarr
Registado: sábado mai 24, 2008 9:12 pm

domingo out 19, 2008 11:26 am

Quero partilhar convosco uma experiência que pode ser que seja útil a alguém.

Tenho uma gatinha persa, a Maria, que faz 15 anos amanhã. Tenho-a desde bebé e até há 3 anos viveu num apartamento: e sempre foi alimentada com ração seca.
Quando me mudei para uma moradia com quintal, achei que era a altura certa de ter mais bichanos e adoptei um rafeirinho lindo, amarelo e branco, que fora abandonado com a restante ninhada junto a um restaurante.
A Maria não gostou. Até porque como ele era ainda novinho passava o tempo a querer brincar com ela e ela não o suportava.
Passei a dar-lhe um miminho especial, até porque ela já tinha mais dificuldade em trincar a ração porque os dentinhos dela já não tinham o vigor de outrora. E todas as noites depois do Simão (o outro gatinho) ir dormir dava-lhe meia latinha de Whiskas. Falei no pormenor da comida de lata porque não sei se teve responsabilidade na doença.
Cerca de um mês depois, a Maria começou a vomitar e com diarreia, situação que se manteve durante um certo tempo.
Levei-a ao veterinário, onde fez muitos exames, mas não se descobriu o problema exactamente. Apenas que quando comia a ração normal, seca ou de lata, vomitava e tinha colite.
Passou a comer sempre a dieta i/d da Hill's.
A partir da altura que adoeceu, a Maria que era uma gatinha alegre e brincalhona, ficou completamente diferente: triste, magrinha, a perder pêlo, não deixava tocar-lhe e só queria estar deitada num canto.
A dieta só evitava a colite, continuou muito magra e com pouquissimo pêlo, porque não gostava da dieta e só comia o suficiente para não morrer. Sempre que podia assaltava a comida dos outros gatos (já são cinco, no total) e dava-lhe uma crise de colite. Lá tinha de tomar antibiótico, etc, etc.
Tem vivido assim desde 2005. E eu sempre em pulgas para os outros não comerem a dieta dela (que não é nada barata) e ela não comer a comida dos outros. Desde essa altura que não vou de férias e se saio em fim-de-semana, ela vai comigo.

Há cerca de 2 meses e meio atrás, e perante a constatação da crueldade que é um animalzinho idoso passar o resto dos seus dias a passar fome e a comer o que não gosta, decidi fazer uma experiência.

Verifiquei quais as necessidades nutricionais dos gatos e tornei-me cozinheira da Maria. Em 2 meses e meio, a Maria não vomitou (excepto as bolas de pêlo, claro), nem teve diarreia, aumentou um quilo de peso. O pêlo está a voltar ao antigo esplendor e o comportamento também. Corre como uma louca pela casa, esconde-se debaixo dos tapetes e brinca com tudo o que encontra. Deixa pegá-lo ao colo e parece que voltou a apreciar o contacto físico e as festinhas.
Levei-a ao veterinário e contei sobre a alimentação que lhe estava a dar. Uma vez que ela parece estar excelente de saúde, ele aconselhou a continuar.

Eis a receita para quem interessar:

Cozinha-se em água 4 carcaças de frango, junto com 3 ou 4 pesçoços, 2 fígados e 2 moelas.

Quando estiver bem cozido deixa-se arrefecer.
Retira-se toda a carne, alguma pele (muito pouca) e os pulmões e rins. Retira-se também a carne dos pesçoços.
À parte, coloca-se ao lume cerca de 2 chávenas da água onde cozeram as carcaças, com 2 folhas nabiça ou meia-chávenas de bróculos, meia-chávena de abóbora e meia chávena de arroz. Deixa-se cozer até ficar bastante molinho. Passa-se a varinha mágica tornando tudo em puré. Acrescenta-se a carne e vísceras de frango e volta-se a ralar até ficar numa espécie de paté. Se ficar muito consistente, junta-se mais um pouco do caldo das carcaças. Pode acrescentar-se 2 colheres de sopa bem cheias de carne de vaca moída e deixa-se cozer um pouco mexendo sempre.

Deixa-se arrefecer e divide-se por 4 caixas plásticas congeláveis. Congela-se 3 coloca-se uma em uso. Cada caixa tem comida para 2 dias.

Atenção, nada de sal ou condimentos e nunca se mistura mais do que 2 fígados porque a vitamina A, em que o fígado é muito rico, é tóxica em excesso.

Dá trabalho, mas vale a pena ver os nossos bichinhos felizes saudáveis.
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo out 19, 2008 2:18 pm

Um alerta. Esta dieta é válida para esta gatinha, poderá não o ser para outras ;)
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
mlusa
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 11:49 pm

domingo out 19, 2008 7:49 pm

A dieta que lhe está a fazer pode não ser ideal para todos mas foi a que encontrou como alternativa e que pelos vistos está a resultar. Quando se tem um animal há tanto tempo faz-se de tudo para o salvar.
Os meus parabéns!
Também tenho um gato idoso, que por sinal esteve bastante doente, e fiz de tudo para o por mais confortável.
No entanto, alerto, que não deve descurar as consultas de rotina.
<p>" A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que seus animais s&atilde;o tratados."&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; <strong>M. Gandhi</strong></p>
<p>"Se souberem ser dignos de um gato, ele tornar-se-&aacute; vosso amigo, mas nunca vosso escravo." <strong>T. Gautier</strong></p>
<p><strong>mlusa</strong></p>
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

domingo out 19, 2008 8:15 pm

Obrigada fatimarr por partilhar a sua experiência :)!
Também eu tenho uma gatinha idosa (quase a completar 12 anitos) que felizmente não tem tido grandes problemas de saúde apesar de ser obesa. A única maleita detectada, e recentemente, foi uma artrite que está a ser controlada por via medicamentosa.
Fico satisfeita por saber que encontrou uma forma de contornar o problema e que a sua gatinha recuperou o vigor de outros tempos :wink:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
Responder

Voltar para “Gatos”