Afinal a culpa do abandono é dos criadores
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am
Boa noite,
Estou tão irritada que não resisti a vir aqui desabafar convosco antes de me preparar para ir dormir.
Tive uma discussão hoje com um dos meus chefes e ainda não consegui parar de pensar nela.
Íamos em viagem e ele comentou que gostava de touradas, ao que eu (que as odeio) respondi logo "não me diga isso" e evitei o tema. Infelizmente, a coisa evoluiu para outro tema que acabou por se revelar ainda mais polémico: a superpopulação de animais domésticos.
Além de falar sem parar e quando eu ia a responder nem sequer me deixar terminar uma frase, disse um monte de barbaridades. Na opinião dele, a causa do abandono de animais é o facto de existirem animais de raça (???). Segundo esta lógica, como há cada vez mais criação de animais de raça, estes são preteridos em função dos SRD. E por isso é que há tantos animais abandonados... (!!!)
Diz ele que os criadores de animais de raça é que financiam as grandes associações que dizem proteger animais, compactuando assim umas com as outras!
Bem, eu sou daquelas que até acredita na "teoria da conspiração", mas lá tentei explicar ao senhor que a verdadeira causa da superpopulação de animais domésticos era a ausência de esterilização... Quando eu comecei a defender a esterilização, a conversa passou mesmo para a estupidez, uma vez que o homem, além de argumentar que a esterilização é uma crueldade, ainda comparou a esterilização de animais... ao Holocausto!
Mais idiota ainda, perguntou-me como é que eu não tinha a certeza que um gato, ao ser castrado, não ia ter problemas psicológicos por causa disso... Tentei, em vão, fazer-lhe entender que um animal esterilizado perde o instinto sexual e que não fica traumatizado por isso, pelo contrário, só tem vantagens... Por exemplo, um macho esterilizado não se vai envolver em lutas com outros machos...
Para não variar, o homem não me deixou acabar, ligou novamente a cassete (fala que se farta) e colocou esta brilhante questão:
- Como sabe que ele não se envolve em lutas precisamente por se sentir inferiorizado perante os outros machos?
Ao que eu respondi:
- Acha mesmo que os outros gatos lhe vão apontar o dedo e chamar-lhe mariconço?
Depois teve a brilhante ideia de fazer a comparação de gatas no cio a "mulheres no cio"... A partir daqui decidi calar-me para não lhe partir as trombas, e deixei-o a falar para a p***.
Agora digam-me... como lido eu com mentes iluminadas como esta???
Já lhe mandei o link do Animais de Rua e do Estiriliza-me.org... Não sei se vai servir para alguma coisa.
Será que esta alma tão inteligente acredita mesmo que se se deixasse de fazer criação de animais de raça, não haveria animais abandonados??? Será que não é evidente que a solução é a esterilização dos animais? Choca-o que se esterilize um animal, e não o choca ver um touro a ser espetado com bandeirilhas???
Ajudem-me a entender, por favor...
Estou tão irritada que não resisti a vir aqui desabafar convosco antes de me preparar para ir dormir.
Tive uma discussão hoje com um dos meus chefes e ainda não consegui parar de pensar nela.
Íamos em viagem e ele comentou que gostava de touradas, ao que eu (que as odeio) respondi logo "não me diga isso" e evitei o tema. Infelizmente, a coisa evoluiu para outro tema que acabou por se revelar ainda mais polémico: a superpopulação de animais domésticos.
Além de falar sem parar e quando eu ia a responder nem sequer me deixar terminar uma frase, disse um monte de barbaridades. Na opinião dele, a causa do abandono de animais é o facto de existirem animais de raça (???). Segundo esta lógica, como há cada vez mais criação de animais de raça, estes são preteridos em função dos SRD. E por isso é que há tantos animais abandonados... (!!!)
Diz ele que os criadores de animais de raça é que financiam as grandes associações que dizem proteger animais, compactuando assim umas com as outras!
Bem, eu sou daquelas que até acredita na "teoria da conspiração", mas lá tentei explicar ao senhor que a verdadeira causa da superpopulação de animais domésticos era a ausência de esterilização... Quando eu comecei a defender a esterilização, a conversa passou mesmo para a estupidez, uma vez que o homem, além de argumentar que a esterilização é uma crueldade, ainda comparou a esterilização de animais... ao Holocausto!
Mais idiota ainda, perguntou-me como é que eu não tinha a certeza que um gato, ao ser castrado, não ia ter problemas psicológicos por causa disso... Tentei, em vão, fazer-lhe entender que um animal esterilizado perde o instinto sexual e que não fica traumatizado por isso, pelo contrário, só tem vantagens... Por exemplo, um macho esterilizado não se vai envolver em lutas com outros machos...
Para não variar, o homem não me deixou acabar, ligou novamente a cassete (fala que se farta) e colocou esta brilhante questão:
- Como sabe que ele não se envolve em lutas precisamente por se sentir inferiorizado perante os outros machos?
Ao que eu respondi:
- Acha mesmo que os outros gatos lhe vão apontar o dedo e chamar-lhe mariconço?
Depois teve a brilhante ideia de fazer a comparação de gatas no cio a "mulheres no cio"... A partir daqui decidi calar-me para não lhe partir as trombas, e deixei-o a falar para a p***.
Agora digam-me... como lido eu com mentes iluminadas como esta???
Já lhe mandei o link do Animais de Rua e do Estiriliza-me.org... Não sei se vai servir para alguma coisa.
Será que esta alma tão inteligente acredita mesmo que se se deixasse de fazer criação de animais de raça, não haveria animais abandonados??? Será que não é evidente que a solução é a esterilização dos animais? Choca-o que se esterilize um animal, e não o choca ver um touro a ser espetado com bandeirilhas???
Ajudem-me a entender, por favor...
Não será por causa dos criadores conscenciosos concerteza.
Os criadeiros dão alguma ajuda assim como aquelas pessoas que acham que as femeas devem ter pelo menos uma ninhada na vida.
Assim não se chega a lado nenhum.
Os criadeiros dão alguma ajuda assim como aquelas pessoas que acham que as femeas devem ter pelo menos uma ninhada na vida.
Assim não se chega a lado nenhum.
<p>"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda não há terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p> </p>
De facto esse senhor é mesmo um iluminado, quanto á castração e esterilização, sou contra mas por outros motivos, entendo que não se deve mutilar animais nem submete-los a qualquer tipo de cirurgia que não seja por motivos de saúde, o pretexto da " sobre população " não é suficientemente forte para mim, como não tenho intenções de salvar o mundo... mas isto é a minha modesta opinião....
-
- Membro
- Registado: sábado abr 19, 2008 6:14 pm
O que eu tenho a dizer é que há pouco tempo descobri que o Qi médio do nosso país anda entre os 90-95...
Portanto palavras para quê?
Não vale a pena discutir nem argumentar com pessoas que não percebem.
O pior é saber que as pessoas não são inteligentes e ainda se orgulham disso.
A velha máxima:
"Nunca discuta com um IDIOTA. Primeiro arrasta-o até ao nível dele e depois ganha-lhe em experiência" aplica-se bem à realidade deste país tão pouco interessado no bem estar dos animais.
De qualquer forma gabo-lhe a paciência por ainda tentar explicar.
Portanto palavras para quê?

Não vale a pena discutir nem argumentar com pessoas que não percebem.
O pior é saber que as pessoas não são inteligentes e ainda se orgulham disso.
A velha máxima:
"Nunca discuta com um IDIOTA. Primeiro arrasta-o até ao nível dele e depois ganha-lhe em experiência" aplica-se bem à realidade deste país tão pouco interessado no bem estar dos animais.
De qualquer forma gabo-lhe a paciência por ainda tentar explicar.

Vai-me desculpar mas os motivos de saude cabem perfeitamente na esterlização/castração tanto para gatos como para cães.grchjeep Escreveu:De facto esse senhor é mesmo um iluminado, quanto á castração e esterilização, sou contra mas por outros motivos, entendo que não se deve mutilar animais nem submete-los a qualquer tipo de cirurgia que não seja por motivos de saúde, o pretexto da " sobre população " não é suficientemente forte para mim, como não tenho intenções de salvar o mundo... mas isto é a minha modesta opinião....
No macho:
.previne o cancro da prostata e evita fugas e lutas por causa das femeas
Na fêmea:
.previne piometras, cancro do utero, dos ovários e mamário alem das fugas, e lutas.
.Partos a cada cio não darão concerteza muita saude nem á mãe nem aos filhotes.
Digo eu....
<p>"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda não há terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p> </p>
Desculpe mas submeter a anestesia a pretexto de " medecina preventiva ", não acho plausível, nem coerente.lagutrop Escreveu:Vai-me desculpar mas os motivos de saude cabem perfeitamente na esterlização/castração tanto para gatos como para cães.grchjeep Escreveu:De facto esse senhor é mesmo um iluminado, quanto á castração e esterilização, sou contra mas por outros motivos, entendo que não se deve mutilar animais nem submete-los a qualquer tipo de cirurgia que não seja por motivos de saúde, o pretexto da " sobre população " não é suficientemente forte para mim, como não tenho intenções de salvar o mundo... mas isto é a minha modesta opinião....
No macho:
Na fêmea:
.previne piometras, cancro do utero, dos ovários e mamário alem das fugas, e lutas.
Digo eu....
Eu falo por experiência próprias tenho 3 cães, machos 1 inteiro um castrado e um esterilizado, posso comprovar pois tenho averbamento das cirurgias, e posso-lhe dizer que essas teorias de o cão castrado fica mais calmo são balelas, apenas sou a favor de partos quando são cadelas que no meu entender passam a selecção que eu entendo que deve ser feita, e só depois sim ficam aptas para reprodução, mas nunca cio após cio, mas como nem sequer sou pessoa interessada em reproduzir coisa nenhuma, dai ter 3 machos, portanto cada um têm as suas convicções...... eu falo com conhecimento de causa por experiência própria, essa "catequese", que apregoam que a esterilização é só vantagens é mentira.
"Catequese" não dou porque nem sou catequista.
Compreendo o seu ponto de vista.
Já vi que é criador e tem cuidados.
No entanto, acho que o que foi aqui apresentado foi num sentido bem mais alargado.
No entanto, acho que o que foi aqui apresentado foi num sentido bem mais alargado.
<p> </p>
Mas o TiamPica não vai ficar com um gatinho?
Então pense que se não o castrar, ele vai andar a fazer gatinhos em todas as gatas vadias que encontrar.
Gatinhos esses que ninguem vai querer e acabarão por morrer num enorme sofrimento como de costume.
Isso será certo?
Como já disse atrás, percebo que os bons criadores não o façam, desde que tenham os cuidados que o outro forista referiu.
Então pense que se não o castrar, ele vai andar a fazer gatinhos em todas as gatas vadias que encontrar.
Gatinhos esses que ninguem vai querer e acabarão por morrer num enorme sofrimento como de costume.
Isso será certo?
Como já disse atrás, percebo que os bons criadores não o façam, desde que tenham os cuidados que o outro forista referiu.
<p> </p>
Que tenho cuidados tenho, mas atenção não tenho fêmeas, só machos, não sou criador, não faço criação, nem pretendo fazer, eu estou mais virado para a componente desportiva dos cães.lagutrop Escreveu:"Catequese" não dou porque nem sou catequista.
Só dei a minha opinião porque dos 3 cães que tenho dois deles estão...1 castrado e outro com vasectomia..... o cão que tenho inteiro, dentro dos meus parâmetros, não serve para reproduzir, dai ser algo fora de questão, e digo-lhe no caso dos machos sou muito mais a favor de uma vasectomia do que da castração, tanto em termos de desenvolvimento físico, como em termos comportamentais.
Condeno as ninhadas "acidentais", condeno as pessoas que não são selectivas, e condeno sobretudo quem as faz apenas por dinheiro.....
Não condeno comprar um cão, condeno sim quem cria apenas para vender e não para seleccionar e apurar, de forma a melhorar os exemplares de determinada raça.
Só um pequeno aparte para que não haja equívocos, quando mencionei "catequese" não me estava a referir a si mas sim aos sites que mencionou, que quanto a mim são um tanto ou quanto extremistas.
Última edição por grchjeep em terça out 21, 2008 7:50 am, editado 1 vez no total.
Eu próprio adoraria ter trocado umas ideias com esse senhor iluminado são pessoas como ele que depois dão origem a certos mitos, como cães que mudam de chip, que têm trancas na boca para não abrir, que foram criações nazis,são todos maquinas de matar etc..., entre outras coisas do mais absurdo que existem, enfim pior do que quem não sabe, é aquele que não quer saber porque pensa que sabe tudo.grchjeep Escreveu:Que tenho cuidados tenho, mas atenção não tenho fêmeas, só machos, não sou criador, não faço criação, nem pretendo fazer, eu estou mais virado para a componente desportiva dos cães.lagutrop Escreveu:"Catequese" não dou porque nem sou catequista.
Só dei a minha opinião porque dos 3 cães que tenho dois deles estão...1 castrado e outro com vasectomia..... o cão que tenho inteiro, dentro dos meus parâmetros, não serve para reproduzir, dai ser algo fora de questão, e digo-lhe no caso dos machos sou muito mais a favor de uma vasectomia do que da castração, tanto em termos de desenvolvimento físico, como em termos comportamentais.
Condeno as ninhadas "acidentais", condeno as pessoas que não são selectivas, e condeno sobretudo quem as faz apenas por dinheiro.....
Não condeno comprar um cão, condeno sim quem cria apenas para vender e não para seleccionar e apurar, de forma a melhorar os exemplares de determinada raça.
Só um pequeno aparte para que não haja equívocos, quando mencionei "catequese" não me estava a referir a si mas sim aos sites que mencionou, que quanto a mim são um tanto ou quanto extremistas.
Estamos completamente de acordogrchjeep Escreveu:Que tenho cuidados tenho, mas atenção não tenho fêmeas, só machos, não sou criador, não faço criação, nem pretendo fazer, eu estou mais virado para a componente desportiva dos cães.lagutrop Escreveu:"Catequese" não dou porque nem sou catequista.

<p> </p>
Pois ... diz a lagutrop ... mas e a verdade?lagutrop Escreveu: Vai-me desculpar mas os motivos de saude cabem perfeitamente na esterlização/castração tanto para gatos como para cães.
No macho:
Na fêmea:
Digo eu....
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Não sendo vet nem tendo pretensões a ser, baseio-me na minha experiência pessoal e naquilo que tenho conversado com os inumeros vets que conheço.CindelP Escreveu:.lagutrop Escreveu: Vai-me desculpar mas os motivos de saude cabem perfeitamente na esterlização/castração tanto para gatos como para cães.
No macho:
Na fêmea:
Digo eu....
Pois ... diz a lagutrop ... mas e a verdade?
Não sei se é uma verdade absoluta mas é pelo menos a minha.
No entanto parece-me que não será tambem uma in-verdade.
<p> </p>