iluminação e aquecimento

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
tiago7
Membro Júnior
Registado: domingo out 12, 2008 4:59 pm

quarta out 22, 2008 11:20 am

boas pessoal, eu tinha uma lampeda flurescente 5% uvb para o meu db, e ja comprei outra 8.0, mas depois vi que a minha spot light e uma zoomed 100w d3 e comprei uma exo terra 100w, qual conjunto devo usar???
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quarta out 22, 2008 11:23 am

tiago7 Escreveu:boas pessoal, eu tinha uma lampeda flurescente 5% uvb para o meu db, e ja comprei outra 8.0, mas depois vi que a minha spot light e uma zoomed 100w d3 e comprei uma exo terra 100w, qual conjunto devo usar???
Boas
1º - 8.0 é pouco, tem que ser 10.0.
2º - depende da temperatura que consigas atingir no lado quente. Qual é a temp. que atinges ?

Tens que ter uma lampada de ceramica e um spot. para aquecimento.

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quarta out 22, 2008 1:10 pm

psylizart Escreveu:
tiago7 Escreveu:boas pessoal, eu tinha uma lampeda flurescente 5% uvb para o meu db, e ja comprei outra 8.0, mas depois vi que a minha spot light e uma zoomed 100w d3 e comprei uma exo terra 100w, qual conjunto devo usar???
Boas
2º - depende da temperatura que consigas atingir no lado quente. Qual é a temp. que atinges ?

cumps
8.0 não é pouco, até porque antes de começarem a aparecer as 10.0 eram estas que se utilizavam, e sem qualquer problema. Aliás no meu dual top (enquanto aguentou e não chegou ao ponto que tive de accionar a garantia) sempre utilizei uma 8.o e uma 5.0., e o meu Zé está grande e forte.. aliás parece um tanque alemão!!!

Claro está uma 10.0 oferece mais garantias de proporcionar as quantidades de UVB necessárias ao DB (embora existam casos em que seja possivel ser em excesso e provocar danos), só não me lembro se o comprimento da onda , pelo que também eu quero ver se consigo uma 10.0 tubular, que por enquanto não estão disponiveis (exo-terra), mas não se pode afirmar que uma 8.0 não é suficiente. É suficiente, embora o seu alcance efectivo seja menor que uma 10.0.
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quarta out 22, 2008 2:21 pm

Thorgarth Escreveu:
psylizart Escreveu:
Boas

cumps
8.0 não é pouco, até porque antes de começarem a aparecer as 10.0 eram estas que se utilizavam, e sem qualquer problema. Aliás no meu dual top (enquanto aguentou e não chegou ao ponto que tive de accionar a garantia) sempre utilizei uma 8.o e uma 5.0., e o meu Zé está grande e forte.. aliás parece um tanque alemão!!!

Claro está uma 10.0 oferece mais garantias de proporcionar as quantidades de UVB necessárias ao DB (embora existam casos em que seja possivel ser em excesso e provocar danos), só não me lembro se o comprimento da onda , pelo que também eu quero ver se consigo uma 10.0 tubular, que por enquanto não estão disponiveis (exo-terra), mas não se pode afirmar que uma 8.0 não é suficiente. É suficiente, embora o seu alcance efectivo seja menor que uma 10.0.

Era neste ponto que eu me estava a referir, porque como tu dizeste e muito bem antes nao existiam as de 10.00, e tinha que se usar as de 8.00. Mas as de 10.00 penso que sao as mais eficaces no caso de so se usar uma lampada.

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Thorgarth
Membro Veterano

quarta out 22, 2008 2:54 pm

Sim deverão ser mais eficazes... Mas isso não quer dizer que uma 8.0 não seja suficiente, nomeadamente se o setup do terrario estiver pensado tendo em conta este elemento, nomeadamente com plataformas ou pontos elevados que permitam ao DB estar dentro do limite útil, que se não estou em erro serão 30 cm, embora aconselhe uma distância não maior do que 20 cm. Com um background que permita ao DB trepar o problema é minimo já que trepar é coisa que eles adoram. O meu mesmo com lâmpadas de 10.0 (compactas a utilizar de forma temporária até a questão do Dual top estar resolvida) e com um tronco que o coloca a cerca de 25cm, muitas vezes trepa pelo background até ficar a uma distância mínima.... aliás nestes casos tenho o cuidado de não o deixar ficar muito tempo nestas posições, já que tem sido relatados alguns problemas por excesso de radiação com lâmpadas 10.0 quando a pouca distância do animal.
tiago7
Membro Júnior
Registado: domingo out 12, 2008 4:59 pm

quarta out 22, 2008 4:18 pm

o lado quente esta a 30º no ar e 36º junto ao spot, tenho um tapete de aquecimento e o spot mais nada, agora nao sei qual das lampedas de spot usar
Thorgarth
Membro Veterano

quinta out 23, 2008 8:44 am

tiago7 Escreveu:o lado quente esta a 30º no ar e 36º junto ao spot, tenho um tapete de aquecimento e o spot mais nada, agora nao sei qual das lampedas de spot usar
30º no ar a que altura? O spot que tu dizer é obtido com que lâmpada?

Regra geral é utilizado fontes de aquecimento superior para sáurios, nomeadamente lâmpadas de cerâmica e um de spot, mas pesoalmente no caso do meu DB tenho um set up que me parece ser semelhante ao teu. Ou seja, a fonte de aquecimento principal é um tapete de aquecimento due ocupa +- 40% do substrato, controlado por um termostato, com uma temperatura diurna entre os 31 e 32º. E para o spot utilizo uma tight beam de 75w que atinge temperaturas entre os 37º e os 39º, a incidir sobre uma área com rochas de xisto relativamente baixas, que aliás vão acumulando carga térmica durante o dia e onde ele muitas vezes dorme durante a noite... (isso ou na vertical no background :twisted: , ou por vezes escavando uma pequena cova na areia para se ajeitar bem).

Se utilizas UTH (under tank heating) convem controlares a temperatura ao nivel do substrato ou até 2,5cm, para evitares excessos.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”