karrla Escreveu:Eu só falei nos dentes visto que ela disse que come muito pouco da ração e do feno.
Como o feno é fininho e a ração, ela fala que ele pôe de parte alguma da ração, pensei que talvez comesse só as sementes mais pequenas, não sei talvez por isso... ate pk os dentes não crescem de repente de um dia para o outro, é um processo gradual...
Tive um macho que teve um problema nos dentes de trás, cresceram demasiado (por isso se aconselha muito feno para haver desgaste dos dentes, que não param de crescer durante a vida do cavia) e deixou logo de comer. Foi operado para se cortar a parte de cima dos dentes, mas durante a operação, ao colocar o aparelho para abrir a boca, partiram-se os incisivos inferiores. Embora não tivessem sido partidos na totalidade, ele não comia pq não conseguia agarrar a comida para depois a passar para os dentes de trás e conseguir mastigar. Tive que o alimentar com papa própria do vet para este tipo de situação até que os dentes crescessem, processo que se começa a notar só em 15 dias aproximadamente. Ou seja... o que quero dizer, é que se for problema de dentes, eles não comem, sendo por crescimento dos dentes ou por terem sido partidos. Eles por vezes tentam, como aconteceu com o meu após a cirurgia, mas com os incisivos partidos não conseguia. E foram apenas os incisivos inferiores. O que o médico me explicou é que os porquinhos são muito "maricas" nestas questões de dentes e por vezes é complicado.
Em relação ao porquinho pôr de parte alguma ração... faz alimentação selectiva, é preciso ter cuidado com a ração que se lhe dá, a marca e a gama...

Se a ração for boa eles não fazem isso. O meu conselho é, nesta fase, tentar comprar a gama Complete da Versele-Laga. Eles com essa ração não fazem alimentação selectiva pois está tudo compacto em pequenos sticks de apenas 3 cores. Atenção que não é a gama Duo. A Complete é a mais cara das 4 gamas para cavia que a V-L tem mas talvez valesse a pena dar agora, como tb não tem muitos porquinhos e só se deve dar cerca de 60 gr diariamente, não será muita a despesa. Atenção também que a mudança de ração,
ainda que dentro da própria marca para uma gama diferente,
tem que ser feita gradualmente, pois pode provocar um choque grande em termos gástricos e as coisas podem terminar mal. Não falo nada de cor... também tive esta má experiência (felizmente fui logo ao vet, pois não percebia o que se estava a passar, e ele explicou-me tudo depois de fazer algumas perguntas: tinha sido da mudança de ração). Espero ter ajudado.

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."