Dar comidinha na rua

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta out 24, 2008 10:25 pm

nicasxi Escreveu: (...)E citando a D. Leonilde , com a sua assinatura, " a bondade não se ostenta......" , nem a meu ver se apregoa.....
Com TODA a certeza que a sua "boca" não será à minha pessoa, presumo!
NUNCA leu neste tópico, UMA ÚNICA vez, a minha pessoa a a apregoar ou a ostentar o que quer que fosse!!! Se alguém o fez, pois dirija-se DIRECTAMENTE à pessoa em questão sem ter que se valer dos meus posts neste tópico, incluindo a minha assinatura!!!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sexta out 24, 2008 10:28 pm

O que me parece é que muita gente pensa que a solução passa sempre pelos outros.

É ofensivo dizer que muia gente se dedica a alimentar somente animais sem fazer mais nada e fugindo literalmente quando surge algum problema como uma doença do animal. Será ofensivo por ser verdade.

Muitas sugestões se deram de soluções,inclusivése falou da RSPCA como um modelo a seguir...curiosamente a RSPCA tinha uma politica de abate de animais não recuperáveis. Duvido que tenha mudado.

As sugestões dadas por algumas pessoas cuja participação desde já agradeço passam por colocar os animais em canis, saudávei ou não, recuperar os ditos e ficarem lá todos até serem adoptados...ou não.

A mim configura-se-me mais uma confortável teoria do " já está entregue" a partir da qual a pessoa fica satisfeita por ter deixado o cão em um canil...muitas vezes sem se preocupar em fazer mais que tão somente deixar um saco de ração e muitas vezes nem isso.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta out 24, 2008 10:43 pm

leonildecarvalho Escreveu:
nicasxi Escreveu: (...)E citando a D. Leonilde , com a sua assinatura, " a bondade não se ostenta......" , nem a meu ver se apregoa.....
NUNCA leu neste tópico, UMA ÚNICA vez, a minha pessoa a a apregoar ou a ostentar o que quer que fosse!!! Se alguém o fez, pois dirija-se DIRECTAMENTE à pessoa em questão sem ter que se valer dos meus posts neste tópico, incluindo a minha assinatura!!!

Leo
Ó D. Leo, não era dirigido à sua pessoa , nem tão pouco é " boca" é apenas e somente uma citação da citação que por acaso é a sua assinatura. Nada mais que isso. :wink:
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

sexta out 24, 2008 11:08 pm

Thegreatdane
Para mim uma entidade como a RSPCA em Portugal seria uma mais valia, até porque providencia a protecção de todos os animais e não só dos domésticos.
Deixo aqui o link para quem se queira informar sobre o trabalho deles:

http://www.rspca.org.uk/servlet/Satelli ... _the_rspca

Se têm uma política de abate para "animais não recuperáveis" tal facto ocorre em qualquer canil municipal de Portugal, a diferença estará no tratamento e acomodação desses animais até ao seu destino final. E pelo que sei os que são recuperáveis não são abatidos e tentam arranjar famílias para adopção.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
TheGreatDane
Membro Veterano

sábado out 25, 2008 7:11 am

Mario, vejamos que a RSPCA é apresentada como uma entidade 100% quando faz aquilo que foi aqui repudiado, o abate deanimais abandonados
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sábado out 25, 2008 7:54 am

Terei de intervir uma vez mais, já que se estão a deturpar as posições aqui assumidas.

Aqui não se disse que um solução adequada do problema não tem também que passar pelo abate. O que se disse foi que as condições de espera pelo abate são indignas.

Uma solução global do problema passaria por:

- chipagem efectiva de todos os cães;
- recolha dos animais errantes e sua identificação;
- alojamento temporário, em boas condições, dos animais e notificação aos proprietários com a coima correspondente;
- caso o proprietário não resgatasse o cão no prazo estabelecido, o mesmo seria dado para adopção ou abatido se a adopção não fosse possível; neste caso a coima ao proprietário seria bastante mais elevada.

Tudo isto seria um procedimento eficaz e compreensível,se:

- as entidades cumprissem efectiamente o seu dever;
- as condições de alojamento e abate fossem dignas.

Com nada disto se verifica, há que jogar com a realidade e não com os nossas utopias. Nestes termos, a alimentação dos cães vadios é um mal menor cujas consequências, quer nas condiçoes de vida dos animais quer em termos de saúde pública, são menos negativas do que deixá-los exaurir-se pela subnutrição na via pública, como alguns defendem.
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sábado out 25, 2008 8:17 am

A nicasxi estava a dirigir-se a mim?
Vá ao meu perfil, leia todos os meus posts e veja bem como me gabo do que faço ou deixo de fazer.
Aqui neste forum, expus-me um bocadinho, apenas para ilustrar o que defendo.
Não sou melhor nem pior que ninguem.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sábado out 25, 2008 8:21 am

jcsousa Escreveu:Terei de intervir uma vez mais, já que se estão a deturpar as posições aqui assumidas.

Aqui não se disse que um solução adequada do problema não tem também que passar pelo abate. O que se disse foi que as condições de espera pelo abate são indignas.

- alojamento temporário, em boas condições, dos animais e notificação aos proprietários com a coima correspondente;
- caso o proprietário não resgatasse o cão no prazo estabelecido, o mesmo seria dado para adopção ou abatido se a adopção não fosse possível; neste caso a coima ao proprietário seria bastante mais elevada.

Com nada disto se verifica, há que jogar com a realidade e não com os nossas utopias. Nestes termos, a alimentação dos cães vadios é um mal menor cujas consequências, quer nas condiçoes de vida dos animais quer em termos de saúde pública, são menos negativas do que deixá-los exaurir-se pela subnutrição na via pública, como alguns defendem.
É exactamente assim que penso.
Mas, como alguem disse, este assunto está mais que esgotados e os pontos de vista bem marcados, portanto, saio da discussão.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
TheGreatDane
Membro Veterano

sábado out 25, 2008 9:02 am

marijonscp Escreveu:
Se têm uma política de abate para "animais não recuperáveis" tal facto ocorre em qualquer canil municipal de Portugal, a diferença estará no tratamento e acomodação desses animais até ao seu destino final. E pelo que sei os que são recuperáveis não são abatidos e tentam arranjar famílias para adopção.
Em Portugal, os canis municipais ( com honrosas excepções) são a antecâmara da morte em muitas situações, a morte seria mais misericordiosa.

Um tópico aberto agora fala de um animal em situação de facto lastimosa, mais um que é somente alimentado por pessoas que o deixam na rua, sme se preocupar com as suas feridas ?

NO fundo isso acontece muito mais vezes do que o apoio correcto. A idéia que se passou de que quem dá de comer aos animais na rua é quasi sempre um benemérito é falsa. Tivemos aqui exemplos de pessoas que ajudam e procuram fazer o que podem e a mais não poderão ser obrigados.

Mas serão eles a maioria ? Na minha modesta opinião, não. Aliás pode-se fazer uma simples pesquisa na arca para ver a quantidade de animais em mau estado na rua, que eram alimentados pelos vizinhos, ou a cadelinha que está sempre grávida mas que ninguém se junta para esterilizar.

Um grande problema da esmola, é que serve de limpeza.

A Madre Teresa de calcutá era uma espécie de colectivo de expiação cristã. Aquela Albanesa servia de limpar de consciência para muitos cristãos. basta ver o valor que lhe davam. Vejam quantos foram ao seu enterro e quantos foram ao da Diana.
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sábado out 25, 2008 9:13 am

Um tópico aberto agora fala de um animal em situação de facto lastimosa, mais um que é somente alimentado por pessoas que o deixam na rua, sme se preocupar com as suas feridas ?
a quantidade de animais em mau estado na rua, que eram alimentados pelos vizinhos, ou a cadelinha que está sempre grávida mas que ninguém se junta para esterilizar.
Parece que não percebeu nada do que se escreveu... FACE Á ACTUAL SITUAÇÃO, ESSES ANIMAIS PELO MENOS COMERAM! Vai em maiúsculas para perceber melhor...
A idéia que se passou de que quem dá de comer aos animais na rua é quasi sempre um benemérito é falsa.
Não vi ninguém aqui a armar-se em benemérito, mas se o seu problema é esse, não considero que as pessoas que alimentam cães sejam beneméritas. Assim como quem não alimenta não é benemérito. Esta mania de catalogar os outros...
Aquela Albanesa servia de limpar de consciência para muitos cristãos. basta ver o valor que lhe davam.
Aquela albanesa deixou-se de teorias e foi à luta minorando o sofrimento em casos concretos, enquanto os grandes pensadores debitavam estratégias muito elaboradas para acabar com a miséria. Merece o meu respeito.
TheGreatDane
Membro Veterano

sábado out 25, 2008 9:24 am

´Leonilde, se há exemplo de pessoa responsável que ajuda os animais é a Leonilde, se alguém usou o topico para a atacar, lamento que tenha dado azo a isso, mas a Leo é exactamente o exemplo de como se ajuda animais de rua de forma responsável.Existissem mais Leos...

No entanto lendo, não vejo nenhum ataque a si, nem a nenhuma pessoa.Como se pode comparar com pessoas que deixam sacos de plástico com comida podre e vêm cães a morrer sem nada fazer ou que em grupo numa urbanização alimentam um animal e vêm-no a ser sistemáticamente coberto e a ter ninhadas que morrem de frio na rua ?

quote="leonildecarvalho"]

Leo[/quote]
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sábado out 25, 2008 9:26 am

Chega-se agora ao extremo de "exigir" que se alimentem também as ratazanas... senhores, e porque não os mosquitos, as melgas, as pulgas e as carraças? E porque não o famoso flebótomo?
Bem, tenho de intervir tamb+em, porque realmente esta tirada do amigo JCsousa deixou-me muito surpreendido! Independentemente da discordância relativamente a algumas posições, tenho-o por uma pessoa inteligente e a quem respeito. Custa-me acreditar, precisamente porque o tomo por uma pessoa inteligente, que sejam estas as conclusões que tirou daquilo que eu escrevi. Se, por outro lado, percebeu perfeitamente que o que eu estava dizer e o está a tentar deturpar, então a desilusão é ainda maior.
Vou por isso assumir que estivesse cansado ou com pressa e que leu na diagonal, e por isso vou passar a explicar (lá se vai mais um bocado da minha quota anual de fundamentações):
Alguém, de forma despropositada e sem nexo, comparou animais a seres humanos. Concretamente, comparou cães e gatos errantes a sem abrigo. Disseram que os cães e gatos também sofrem, também têm necessidades e também têm direito a ser ajudados, e que tal como não se deve mandar matar pessoas, também não deveriam abater aqueles animais (por estas ou outras palavras, mas com este sentido).
Foi dito, e muito bem, que isso não faz qualquer sentido. E EU ESTOU DE ACORDO.
No entanto, para mostrar o ridiculo da comparação e a inutilidade destes argumentos, permiti-me chamar às 'comparações' um animal que não é tido pela maioria como 'fofinho' e 'quiduxo', mas que também é um animal. É uma comparação ridicula, eu sei e disse-o quando escrevi. Mas concerteza que é até menos ridiculo comparar um gato ou um cão a uma ratazana (como se não bastasse serem animais, todos são usados com pets) do que um cão ou um gato com um ser humano.
Por isso, meu caso JCsousa, que fique claro que eu não advogo que se deviam alimentar ratazanas, o que seria até um contrasenso da minha parte!! Aliás, quem alimenta cãe e gatos na rua, um dos 'males' que causa, é que não consegue (na maioria das vezes) impedir que ratazanas e outros animais 'indesejáveis' se alimentem e proliferem também à custa das suas 'boas acções'. Serviu portanto a minha comparação apenas para MOSTRAR que determinados argumentos são absurdos, e nada mais.
Já agora, agradecia que o meu amigo tentasse manter alguma da congruência que apregoa, que isto de estar a acusar os outros de se desviarem dos temas e de falarem de alhos em tópicos sobre bogalhos, sem atentar naquilo que escreve, não é nada bonito ;)

Cumprimentos
Paulo C.

P.S. - Era engraçado que a Claudiaest nos viesse dizer como trabalha a RSPCA a nível de abates e qual é o nível de animais errantes na Inglaterra comparativamente a POrtugal (porque as necessidades de alojamento e de abate para um país que capture 2 cães por dia não são as mesmas para um pais que capture 20 por dia).
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sábado out 25, 2008 9:55 am

Foi dito, e muito bem, que isso não faz qualquer sentido. E EU ESTOU DE ACORDO.
No entanto, para mostrar o ridiculo da comparação e a inutilidade destes argumentos, permiti-me chamar às 'comparações' um animal que não é tido pela maioria como 'fofinho' e 'quiduxo', mas que também é um animal. É uma comparação ridicula, eu sei e disse-o quando escrevi.
Anes de mais agradecer a consideração que tem por mim,que, como sabe, é recíproca.

Penso que no post não referiu quem era o forista visado. E também estou de acordo que não se deve misturar alhos com bugalhos. De qualquer modo, admitindo a ironia, peço-lhe que considere a minha um prolongamento da sua.

Quanto ao não atentar naquilo que escrevo, pode crer que atento.
Torrez
Membro Veterano
Registado: domingo jun 29, 2008 1:14 am
Localização: 1 Rott(Black), 1 Yorkshire Terrier (Skippy) e 1 São Bernardo (BIG), 1 Cocker Spaniel (Martinha... no

sábado out 25, 2008 10:19 am

jcsousa Escreveu:Terei de intervir uma vez mais, já que se estão a deturpar as posições aqui assumidas.

Pois... mas o mundo não é um mar de rosas...
Mesmo com coimas os alojamentos continuavam medíocres.
Penso que nenhuma quantia compra a vida de um animal... não concordo consigo nesse aspecto, era mais uma forma de encher bolsos, "o dono não vem? mata o cão que ganhamos mais"
Acho que não se deveria sequer ponderar o abate, levar-se-ia o cão a casa do dono e se este não o quizesse pagaria então uma coima avultada.
"A razão de eu amar tanto o meu cão, é que quando chego a casa ele é o único que me trata como se eu fosse os Beatles."
Bill Maher

"Os cães são o nosso elo ao paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão no topo de uma colina, numa tarde linda, é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
Milan Kundera
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sábado out 25, 2008 10:26 am

Exactamente! O mundo não é um mar de rosas. Foi o que eu disse.

Se você fosse avisado para recolher um cão de sua propriedade e pagar uma coima de 50 euros, sabendo que se deixasse passar o prazo o cão seria abatido e pagaria uma coima de 500, que opção escolheria?
Responder

Voltar para “Cães”