Olá a todos.
Sistemáticamente, e com cada vez mais frequência as pessoas pedem na net informações sobre o veterinário A ou B ou o treinador B ou C.
Grosso modo temos como não deixaria de ser, respostas diferentes. Um diz que fulano de tal é bom, outro diz que é péssimo, outro ainda refere outra pessoa na mesma zona e finalmente aparece ainda quem sugere um profissional no Burkina Faso.
Curiosamente a grande maioria das respotas prende-se com "é muito simpático e humano". Felizmente logo atrás vem " é bom profissional".
As pessoas depois de receberem esta miríade de informações ( sem falar nas "Olá, sou a Marta, tenho a Clinica ou centro de Treino XPTO e faço um desconto se vieres cá".) têm de fazer uma triagem sobre qual será a opção a seguir.
O que me questiono é " como conseguem discernir o que é verdade e falso" ?
Eu recorro por sistema a amigos ou conhecidos para ter uma opinião, seja desde escolher um carro, um médico, um restaurante. Não será complicado e extremamente dificil de destrinçar o trigo do joio recorrer a fórum da net ?
Darei só um exemplo da arca" um célebre vendedor de animais que criava vários clones para responder a si mesmo a dizer-se satisfeitissimo com a sua loja de animais ".
Não há razão, nem refiro isso( há gente que lê mal) que as pessoas na arca estão todas feitas ou têm interesses em dizer aqui a que treinador, loja de animais ou vet ir. Mas algumas estarão e essas participam sempre nos tópicos para dizer "vá a sitio tal"pois querem fazer a sua pub, ao contrário de muitas isentas).
Não será melhor, usar a net somente como um localizador e depois em deslocação ou por pesssoas que realmente conhecemos aí sim tecer considerações ?Não será isso mais valido, mais seguro para nós em termos de fiabilidade ?
É uma opinião, e as vossas?
Escolha do Veterinário ou Treinador na net. Boa opção ?
Moderador: mcerqueira
-
TheGreatDane
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm
Última edição por TheGreatDane em sábado out 25, 2008 9:26 am, editado 1 vez no total.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Ter ou dar informação pela net não é nenhum crime. Cabe aos interessados utilizar essa informação conscientemente.
-
Torrez
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 29, 2008 1:14 am
- Localização: 1 Rott(Black), 1 Yorkshire Terrier (Skippy) e 1 São Bernardo (BIG), 1 Cocker Spaniel (Martinha... no
TheGreatDane Escreveu:Olá a todos.
Não será melhor, usar a net somente como um localizador e depois em deslocação ou por pesssoas que realmente conhecemos aí sim tecer considerações ?Não será isso mais valido, mais seguro para nós em termos de fiabilidade ?
É uma opinião, e as vossas?
Resumindo e baralhando... Esta é a parte mais importante do texto, para além de ser um conselho mais do que válido.
Concordo plenamente com o seu ponto de vista da situação em causa, apesar de achar (e não me leve a mal) que este assunto já nem devia ser falado nem aqui nem em lado nenhum, pois este tipo de procedimentos já devia estar enraízado na mente de todos.
Acho que é uma questão perfeitamente lógica colocar-mos em dúvida tudo o que nos dizem, depois filtrar o que interessa, e a partir daí ver as condições/qualidade/preço e ponderar. Se interessar tudo bem, se não...
Temos que desenvolver espírito crítico, sem ele nada feito, iremos ser "comidos por lorpa" a cada paço.
"A razão de eu amar tanto o meu cão, é que quando chego a casa ele é o único que me trata como se eu fosse os Beatles."
Bill Maher
"Os cães são o nosso elo ao paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão no topo de uma colina, numa tarde linda, é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
Milan Kundera
Bill Maher
"Os cães são o nosso elo ao paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão no topo de uma colina, numa tarde linda, é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
Milan Kundera
-
N0kas
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
- Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...
Eu acho que a escolha de um treinador deve ser efectuada um pouco como a escolha de um criador: contactar vários, pedir para assistir a uma ou duas aulas, combinar uma "entrevista" levando o seu cão para ver como reagem e lidam um com o outro... muitos treinadores aceitam este contacto primário e só traz benefícios. 
Quanto ao veterinário, é um caso mais complicado... eu passeo recentemente pela escolha de um novo veterinário e passei por 3 mãos completamente distintas! E todos me foram recomendados por pessoas de confiança. Mas tendo em conta o que eu pretendia, relação qualidade-preço, empenho, serviços disponibilizados, gostei mais do 3º, embora todos me tenham parecido muito bons!
Agora o que é importante realçar é o seguinte: se o forista Manel vier à Arca e pedir um vet e a Maria lhe disser que o Dr. X é bom, convém que o Manel analise bem a situação em vez de dizer "uhhh, que fixe... borá lá com o cão porque a gaja disse que era o mais cool de Portugal!!!" Há que haver espírito crítico...
Numa emergência, bemmm, já convinha ao dono do cão ter um veterinário escolhido previamente antes da tal emergência, senão pode sair-lhe o "tiro pela culatra" e ir parar a uma espécie de negociante de cuidados médicos (também os há por aí...
) Acaba por ser como nós quando vamos parar ao hospital por alguma coisa, pode sair-nos um excelente médico ou um matarruano que nos extrai o apêndice quendo o que temos é um espeto no pé!
Quanto ao veterinário, é um caso mais complicado... eu passeo recentemente pela escolha de um novo veterinário e passei por 3 mãos completamente distintas! E todos me foram recomendados por pessoas de confiança. Mas tendo em conta o que eu pretendia, relação qualidade-preço, empenho, serviços disponibilizados, gostei mais do 3º, embora todos me tenham parecido muito bons!
Agora o que é importante realçar é o seguinte: se o forista Manel vier à Arca e pedir um vet e a Maria lhe disser que o Dr. X é bom, convém que o Manel analise bem a situação em vez de dizer "uhhh, que fixe... borá lá com o cão porque a gaja disse que era o mais cool de Portugal!!!" Há que haver espírito crítico...
Numa emergência, bemmm, já convinha ao dono do cão ter um veterinário escolhido previamente antes da tal emergência, senão pode sair-lhe o "tiro pela culatra" e ir parar a uma espécie de negociante de cuidados médicos (também os há por aí...