Ácaros nos ouvidos?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

sexta jun 20, 2003 1:46 pm

Olá!
Há quase duas semanas verifiquei que as orelhas do Matisse tinham, no interior, uns pontinhos castanhos. Com uma lanterna, constatei que as impurezas se concetravam no fundo do ouvido. Resolvi limpar o pavilhão auricular com muito cuidado, usando algodão e óleo de amêndoas doces.
No dia seguinte, reparei que os pontos castanhos tinham voltado a aparecer e surpreendi o gatinho a espirrar. Pensei tratar-se de uma alergia e marquei consulta no veterinário para o dia seguinte.
Ao examinar as orelhas do Matisse, a veterinária disse que ele tinha ácaros e receitou antibiótico e gotas.
Segui a medicação à risca e o gatinho deixou de espirrar, embora continuassem sempre a aparecer sujidades nas orelhas.
Ontem de manhã dei o último dos 5 comprimidos e à noite o Matisse voltou a espirrar.
Estou preocupada porque parece que afinal a medicação não fez efeito. Já marquei nova consulta para hoje às 19:00 e confesso que estou um pouco apreensiva... Na segunda-feira conto-vos o diagnóstico.
Alguma vez tiveram um caso semelhante? De que se tratava exactamente?
Petruska
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

sexta jun 20, 2003 2:03 pm

Olá, boa tarde,

É muito comum isso aparecer, o gatinho também deve ter dores e comichão, pois infelizmente provoca uma Otite.

A sua Vet. tem de receitar "Oridermyl" (penso ter dito o nome correctamente) é uma pomada que combate os àcaros dos ouvidos e ao mesmo tempo, ajuda na Otite. deve ainda pôr uma pipeta de "Strongold", pois ajuda o combate de ácaros.

Limpa-se muito bem os pontos castanhos com cotonetes, de seguida põe-se a pomada, massage a orelha (ele não gosta). Repita este passo todos os dias, pois os pontos são persistentes... até já não aparecerem os ácaros desagradáveis que incomodam o Matisse.

Boa sorte,
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta jun 20, 2003 2:06 pm

Olá,

Isso é muito frequente em gatos, eles são muito dados a problemas de ouvidos.

Ele para além dos ácaros não terá tambémuma otite? É que se for esse o caso é possível que precise de por gotinhas no ouvido dele para que a infecção passe. Fale bem com avet para que ela o medique.

As melhoras do Matisse.

Beijokas
Kathleen
Cleopatre
Membro Veterano
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

sexta jun 20, 2003 2:20 pm

Petruska Escreveu: A sua Vet. tem de receitar "Oridermyl" (penso ter dito o nome correctamente) é uma pomada que combate os àcaros dos ouvidos e ao mesmo tempo, ajuda na Otite. (...)
Limpa-se muito bem os pontos castanhos com cotonetes, de seguida põe-se a pomada, massage a orelha (ele não gosta). Repita este passo todos os dias, pois os pontos são persistentes... até já não aparecerem os ácaros desagradáveis que incomodam o Matisse.
Foi exactamente Oridermyl que a Veterinária receitou! :D É uma espécie de gel bastante líquido e amarelado que vem numa bisnaga com aplicador de silicone. Administro de manhã e à noite, depois de limpar com algodão, e massajo bem (ele parece não se importar, mas depois o líquido faz comichão e ele coça...).
Não me parece que tenha otite, pois não acusa dores, não deita cheiro e não oiço líquido quando massajo a base da orelha... Penso que a própria Vet. tê-lo-ía diagnosticado e eu também suspeitaria, pois adoptei a Anaïs com uma otite bem violenta que lhe dava dores e inflamou um olho... Foi horrível, mas consegui curar-lha de vez e ela nunca mais teve qualquer complicação do género! :D
Vamos ver o que hoje dizem no consultório... :roll:
Petruska
Membro Veterano

sexta jun 20, 2003 2:37 pm

Pois...

Infelizmente é muito aborrecido porque os ácaros cutam muito a desaparecer (são bastante contagiosos).

A minha Gata veio para mim nesse estado e levou quase o Verão todo em tratamento. Primeiro que os malditos ácaros desaparecessem...

Mas vai correr tudo bem.

Persistência,
Cleopatre
Membro Veterano

sexta jun 20, 2003 2:51 pm

Petruska Escreveu: os ácaros custam muito a desaparecer (são bastante contagiosos).
Ai! E a Anaïs que de vez em quando se lembra de lamber o Matisse... Logo agora que se começavam a dar bem é que vou ter de os afastar? :( Que maçada! Mas antes isso que o contágio! Livra!
Obrigada pelo aviso!
Petruska
Membro Veterano

sexta jun 20, 2003 3:06 pm

...Humm...

... creio que não é para tanto... :?: mas sempre que aplicar, tem de desinfectar com Alcool o funil do gel antes de passar a cada ouvido.
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

sexta jun 20, 2003 7:46 pm

Tenho uma gata (a Scarlet) que também é atreita a ácaros nos ouvidos. Levou igualmente com Orydermil durantes 10 dias (não sei se na sua foi tanto tempo) e ficou praticamente boa.

Só que quando a veterinária espreitou lá para dentro do ouvido viu ainda uns resquícios mas não me receitou mais Orydermil e em vez disso ela própria tem administrado de 15 em 15 dias um pouco de um líquido especial em cada orelha (não sei qual o nome) que só os veterinários têm e que aplica com uma espécie de seringa.

A minha gata Tétis também teve uns ácaros muito persistentes e só ao fim da 5ª aplicação quinzenal deste líquido se viu definitivamente livre de ácaros nos ouvidos.

Caneco
Piolha
Membro Veterano
Registado: terça jun 11, 2002 9:55 pm

sexta jun 20, 2003 8:37 pm

olá!

esse likido de k falas trata-se de um medicamento ainda não aprovado para esse tipo de tratamento em portugal, daí não serem muitos a faze-lo....

trata-se de um medicamento para a sarna (igualmente um acaro) k se dá injectavel

eu tenho isso em casa a dra lena ensinou-me a dose e o modo de administrar e é assim k trato os acaros dos ouvidos
como tenho gatos com fiv e felv é o ideal pois o oridermyl já não fazia nada
tb nos do gatil (todos com fiv) faço isso

resta esperar k seja aprovado de facto para esse fim para todos poderem usufruir dele pois é milagroso acabam-se mesmo os acaros sem contar k é mais facil do k colocar o oridermyl 2x por dia....

piolha
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

sexta jun 20, 2003 9:28 pm

O meu vet também combate a "praga" dos acaros com um injectavel. Quando faz isso já nem preciso de desparazitar com Drontal o gato que é medicado. Já tive problemas serios de acaros nos gatos que trago da rua e sempre sem excepção ao fim de pouco tempo com o injectavel e com um medicamento chamado Conofit ou o Orydermil, os acaros vao-se num espaço de tempo curto!
Um abraço
Fátima
Adopte ou apadrinhe um gato- Visite www.felinus.tk
Cleopatre
Membro Veterano

segunda jun 23, 2003 11:17 am

Obrigada a todos pelos vossos contributos! :D
Tal como havia dito, na 6ª feira levei mesmo o Matisse à veterinária e esta ficou boquiaberta com a minha preocupação... Disse-me que era excesso de zelo, mas que mais valia assim do que não dar importância a algo que até a poderia ter... :oops:
Após observação, a médica disse que o tratamento estava mesmo a fazer efeito e que o que eu via no fundo dos ouvidos não eram mais do que peles secas, acastanhadas, sinal de que o epitélio auricular estava a regenerar muito bem. :) Com uma cotonette embebida em óleo de amêndoas doces, retirou algumas dessas peles e mostrou-mas. De facto, o aspecto era bem diferente dos pontinhos acastanhados que antes apareciam no pavilhão auricular... Aconselhou-me a repetir aquela operação em casa, até que todas as peles fossem removidas.
Referi ainda que o gatinho havia espirrado outra vez e ela disse-me que deveria ter sido alguma poeira que ele inalou, pois normalmente os gatos pequenos metem-se em tudo quanto é canto e respiram imenso pó. Avisou-me que, se, no entanto, os espirros persistissem, eu deveria lá voltar. Felizmente isso não aconteceu e as orelhas já estão a ficar limpinhas! :D A Anaïs, até agora, não foi contaminada e a veterinária disse que ela já deve estar imune... Assim espero... :roll:
Vou continuar a aplicar o Oridermyl até terminar a bisnaga, de modo a que os ácaros sejam completamente irradicados e não haja recidivas.

Uma vez mais, obrigada a todos! ;)
Última edição por Cleopatre em segunda jun 23, 2003 12:03 pm, editado 3 vezes no total.
Flora
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 2:02 pm
Localização: 3 gatos(Pirilampo,Jasmim e Nina) e 3 peixes(Shizuka,Silver e Preta)
Contacto:

segunda jun 23, 2003 11:25 am

Cleopatre, os meus gatinhos tb têm pontinhos castanhos nos ouvidos e eu pensei q era cera. :(

Eles não espirram. :)
Cleopatre
Membro Veterano

segunda jun 23, 2003 12:10 pm

Flora:
Nem todos os gatinhos que têm ácaros nos ouvidos espirram. Além disso, também nem todos os pontinhos castanhos são forçosamente indício de ácaros... Só o veterinário poderá diagnosticar o que realmente têm os teus gatinhos. Leva-os a uma consulta o mais rapidamente possível para que o tratamento comece logo. Aliás, não é já altura de eles serem desparasitados e levarem a primeira vacina? Não descuides isso, pois ainda vais a tempo de prevenir alguns males. ;)
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda jun 23, 2003 12:58 pm

acinderela desde bebé que tem tendência a ter otites. é contagioso, por isso torna-se num círculo vicioso. melhorou muito com o tratamento específico e com program que combate parasitas intestinais, pulgas, ácaros, etc.
Cleopatre
Membro Veterano

segunda jun 23, 2003 1:28 pm

Anja Azul:
Parece-te, então, que os ácaros possam ter uma quota parte de responsabilidade no aparecimento de otites? Olha que és capaz de ter razão...
Responder

Voltar para “Gatos”