O que acham deste criador?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado out 25, 2008 1:07 pm

BigBrother Escreveu: Está a ver como não pesca mesmo nada? :D Os Boxers brancos já podem ser registados no LOP. Registo limitado, claro.
Já me tinha esquecido disto... :oops:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

sábado out 25, 2008 1:42 pm

angeleyes20 Escreveu:Acabou por servir de garantia de que a mãe do escovi não andava de parideira ninhada sobre ninhada.
Um pequeno alerta em relação a esta frase: o CPC obriga a que entre o nascimento de ninhadas decorram pelo menos 6 meses de intervalo, o que não impede, por essa mesma razão, que a cadela crie cio sim, cio sim, que geralmente acontece de 6 em 6 meses. Se o CPC atribuísse LOPs a ninhadas da mesma mãe com pelo menos intervalo de um ano, aí sim poderiam haver mais garantias...

Quanto ao post de resposta ao meu:

Tenho consideração pelo seu trabalho e pelo trabalho de tantas pessoas ligadas ao ramo da agro-pecuária mas... as finalidades são diferentes, com lucros ou sem lucros, não se compara o trabalho de um criador de cães e gatos a um produtor de animais com utilidade directa (carne) ou indirecta (derivados)... os produtores pecuários são profissionais, vivem do seu trabalho, têm empresas montadas no ramo, se isso não lhes trouxesse algum sustento então não haveria exploração... um criador de cães tem a sua própria profissão (pode até ser ligada ao ramo, ser veterinário, ter uma escola de treino, uma loja, ser distribuidor de uma marca de ração) E a criação de cães é apenas um "hobbie" caro...eu poderia ocupar o meu tempo de forma igualmente cara, por exemplo ir todos os dias ao ginásio e ao spa, mas prefiro gastar o meu dinheirinho a criar cães... são manias minhas :P

Quanto ao caso dos ovos caseiros... bem, eu provenho de uma zona rural e só não vê quem não quer ver... por baixo do balcão ou à esquina, os ovos caseiros proliferam e são bem pagos, para além de serem o deleite das cozinheiras :) É certo que não são devidamente "analisados" no que respeita à sua qualidade, mas quem já os comeu sabe muito bem que o sabor (e até a cor da gema!) são completamente distintos... e melhores!
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sábado out 25, 2008 4:17 pm

Casadelmar, eu expressei-me mal. Claro que não garante : só teste genético garante. Quis dizer que, uma vez que nunca tinha aparecido (que a criadora soubesse) nenhum cão dela, daquela linhagem, com problemas genéticos, me deixou mais descansada.

:oops: brigada Casadelmar, acabei por acidentalmente dizer disparate
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sábado out 25, 2008 4:22 pm

n0kas, também gosto mais de ovos "caseiros" apesar do maior risco de salmonelose caso sejam mal confeccionados... (mas não conte a ninguém que eu não vejo porque não quero hehehe)
sim, mas repare que há produtores (como os bons produtores com explorações de pequena dimensão) que não vivem da pecuária. Têm outros empregos...
de resto concordo inteiramente. não gostei foi da parte em que ficou insinuado que não fazemos selecção genética nem nada :wink: mas ja esta esclarecido. continua a não haver o lucro que há na criadeirice. um borrego é um décimo do preço de um cachorro de raça. (para dar uma ideia)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado out 25, 2008 5:00 pm

fang Escreveu:
BigBrother Escreveu: Está a ver como não pesca mesmo nada? :D Os Boxers brancos já podem ser registados no LOP. Registo limitado, claro.
Já me tinha esquecido disto... :oops:
E os DA merle também. Mas é um registo condicionado, que não permite que se registe no LOP a sua eventual descendência, o que acho muito bem pois estes exemplares não devem criar.

100% de acordo com tudo o que a BB escreveu e o CasaDelMar, idem.
Está na altura das pessoas compreenderem o que o registo no LOP é.

Angeleyes20, o facto de um criador testar os progenitores não garante a 100% que o cachorro não venha a sofrer de uma dessas doenças. Mas pelo menos o criador está a esforçar-se e a desempenhar o seu papel para erradicar essas doenças da sua linhagem de cães.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

aldaa
Membro Veterano
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am

terça out 28, 2008 3:09 pm

BigBrother Escreveu: (...)
Felizmente que o CPC finalmente abriu os olhos e permite ao criador hoje em dia fazer registos limitados.
(...)
Permite? Mas só para aqueles que têm um desvio muito grave ao estalão? Ou para todos os cachorros que o criador entende pelo seu aspecto geral como sendo apenas de companhia?

É que, o que me disseram não vai há muito tempo, é que se não tem defeitos genéticos pode reproduzir, se o criador não quer que reproduza então que não entregue o LOP.
<p>"A verdadeira medida de uma pessoa &eacute; a maneira como ela trata algu&eacute;m que n&atilde;o lhe pode fazer bem nenhum." - Samuel Jonhson</p>
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça out 28, 2008 3:23 pm

À partida, terá que haver um desvio http://www.cpc.pt/cpc/regulamentos/lo_normas.pdf vidé CAPÍTULO III
aldaa
Membro Veterano
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am

terça out 28, 2008 4:14 pm

Sim eu vi, mas aí não são bem explícitos (ou eu ando mesmo lerda…).

Desvios todos têm, só que uns mais, outros menos, uns mais graves outros menos graves.
O que eu gostava de saber é se o CPC dá liberdade ao criador para condicionar um registo mediante as características que o criador entende como não sendo boas para reprodução. Porque segundo percebi, o CPC é que vai determinar dentro de cada raça as características que o cachorro deverá ter para ser admitido neste registo condicionado. Ou percebi mal…

O que me foi dito quando questionei o CPC a respeito disso, é que o cão tinha de ter um defeito grave, como progantismo, criptorquidismo, peso fora do estalão, cor incorrecta, etc… Mas e se não tiver um defeito grave mas no seu aspecto geral não se tratar de um exemplar bom para criação ou exposição? Tipo maus aprumos, angulações pouco correctas, cabeça pouco bonita, má linha dorsal. No fundo não são defeitos assim tão eliminatórios, mas no seu conjunto um cão que possa apresentar vários destes defeitos não deveria ser um cão de criação. Mas segundo a óptica que me foi dito por alguém do CPC pode!
<p>"A verdadeira medida de uma pessoa &eacute; a maneira como ela trata algu&eacute;m que n&atilde;o lhe pode fazer bem nenhum." - Samuel Jonhson</p>
MDogster
Membro Veterano

terça out 28, 2008 4:48 pm

aldaa Escreveu: O que eu gostava de saber é se o CPC dá liberdade ao criador para condicionar um registo mediante as características que o criador entende como não sendo boas para reprodução.
Não me parece... Pelo que está escrito, tudo indica que tenha que haver uma característica não aceite pelo estalão. O não aceite presumo que corresponda a uma falta desqualificante, mas só mesmo vendo as definições específicas que o CPC venha a listar...
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

terça out 28, 2008 8:04 pm

MDogster Escreveu:
aldaa Escreveu: O que eu gostava de saber é se o CPC dá liberdade ao criador para condicionar um registo mediante as características que o criador entende como não sendo boas para reprodução.
Não me parece... Pelo que está escrito, tudo indica que tenha que haver uma característica não aceite pelo estalão. O não aceite presumo que corresponda a uma falta desqualificante, mas só mesmo vendo as definições específicas que o CPC venha a listar...
Nisto tenho de concordar que é uma pena porque há falhas presentes em cães (como olhos claros no Boxer) que não são consideradas desqualificantes mas que, hoje em dia, um bom criador já não utiliza cães com essas características porque há "nnnnnnnnnn" cães com melhores características e simplesmente não se justifica. Eu entreguei, por exemplo, uma fêmea exclusivamente para companhia que à saída de minha casa apresentava um focinho muito estreito, é admitido pelo estalão e aos olhos do CPC é apta a criar, mas eu com essa característica excluo de imediato, não vale a pena se tenho outros muito melhores...

Agora isto tudo baseia-se num acto de confiança, o dono pode no futuro entender que quer cruzar com ela, e o que é que posso fazer? Nada...

Vai melhorar a raça? Não... a menos que escolha um bom macho e a genética se "resolva" a dar-lhe filhos com características favoráveis das suas linhas de sangue... Mas para isto é também necessário que o seu proprietário saiba fazer a coisa...

Se ter LOP condicionado ajudaria nestes casos? Penso que sim!
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça out 28, 2008 9:58 pm

MDogster Escreveu:
Claro que se trata de faltas desqualificativas descritas pelo estalão da raça, para se obter LOP condicionado!

Agora, por haver um pequeno defeito penalizante, mas em que no restante poderá ser uma mais valia na raça, seria condicionado e não poderia contribuir para a melhoria da mesma?? :roll:

Isso seria absurdo!! Para além de colocar nas mãos de criadores factores algo "obscuros"!! :roll:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta out 29, 2008 8:48 am

fang Escreveu:
MDogster Escreveu:
Claro que se trata de faltas desqualificativas descritas pelo estalão da raça, para se obter LOP condicionado!

Agora, por haver um pequeno defeito penalizante, mas em que no restante poderá ser uma mais valia na raça, seria condicionado e não poderia contribuir para a melhoria da mesma?? :roll:

Isso seria absurdo!! Para além de colocar nas mãos de criadores factores algo "obscuros"!! :roll:
O grande busilis, é que há raças, como a minha, que não têm defeitos desqualificantes, ficando a gravidade dos mesmos ao critério de quem avalia. Como fazer nestas condições ?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
MDogster
Membro Veterano

quarta out 29, 2008 9:14 am

casadotrevo Escreveu:
fang Escreveu:
MDogster Escreveu:

O grande busilis, é que há raças, como a minha, que não têm defeitos desqualificantes, ficando a gravidade dos mesmos ao critério de quem avalia. Como fazer nestas condições ?
Ter até tem, não estão é detalhados :wink: De qualquer modo, à semelhança das restantes raças, será sempre o CPC a definir as características que irão permitir o registo condicionado.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta out 29, 2008 12:06 pm

Eu até via as coisas de outra forma. O criador é que decidia de vendia os cachorros com registo condicionado ou não. Independentemente de terem ou não defeitos e da sua gravidade.

Algo parecido ao Limited Registration do AKC.

Isto sim era de aplaudir ...
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta out 29, 2008 1:17 pm

CindelP Escreveu:Eu até via as coisas de outra forma. O criador é que decidia de vendia os cachorros com registo condicionado ou não. Independentemente de terem ou não defeitos e da sua gravidade.

Algo parecido ao Limited Registration do AKC.

Isto sim era de aplaudir ...
Era aí mesmo que eu queria chegar ...
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Responder

Voltar para “Cães”