Sociabilização gatos-caes

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
pitbully
Mensagens: 4
Registado: quarta out 29, 2008 4:35 pm

quarta out 29, 2008 4:44 pm

Como sociabilizar correctamente um gato com um cão desde o inicio?
Começando o gatinho por bufar, e o caozinho po ladrar para o gatinho?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quarta out 29, 2008 7:15 pm

Se este meu artigo lhe servir de alguma ajuda, aqui vai :wink:


Muitas pessoas prendem-se com a preocupação de indecisão na escolha dum felino para o seu lar.
Tanto na raça, idade e sexo há que ponderar tudo para que a escolha seja a mais acertada.
Muitos deparam-se com o facto de nunca terem tido um felino e pensam que adquirir um é o mesmo que adquirir um canídeo.
São duas espécimes diferentes embora ambos sejam animais de companhia e sendo diferentes têm todo um comportamento diferente e o trato e educação deve ser diferenciada também.

Para quem já tem um cão em casa pode pensar ser difícil dar-lhe um amiguinho felino para companhia, independentemente da raça, pois ainda existe o mito de cão e gato…não dá. Desenganem-se, então! O cão e gato podem ser dois amigos inseparáveis.
Deve adquirir um gatinho bebé, independentemente ser de raça ou SRD, pois os cães, normalmente, têm uma enorme sensibilidade para respeitar os mais frágeis bem como uma mais provável adaptabilidade se o felino for bebé.
Neste caso, deve sempre dar a sua maior atenção ao animal que já se encontrava em casa a fim de não espoletar ciúmes o que iam desajustar um bom entendimento entre eles.

Inicialmente, quando o novo elemento chega ao lar, o que normalmente acontece é um desenrolar de curiosidade por parte de ambos e essa nunca deve ser entreposta por parte dos donos, mas sim encorajada, embora que com supervisionamento, a fim de não haverem percalços…!
Ter a certeza de que o gatinho tem as unhas cortadas para que não fira o cão nas suas brincadeiras e ter a certeza de que nunca deixa os dois a sós enquanto não houverem certezas concretas de que são “fieis” amigos. Sempre que se tiver de ausentar da casa, deve mantê-los separados até ao próximo reencontro.

Este texto aplica-se também a quem já tenha um felino e adquira um canídeo.
Neste caso é igualmente importante levar um amiguinho, bebé canídeo, para o seu felino, por todas as vantagens já acima descritas.
Ter também em atenção de que as unhas do seu felino, já existente no lar, estão cortadas.
Nunca insistir com o felino para estar junto do cachorro. Ele entenderá, a seu tempo, quando a melhor altura duma aproximação… como diz o ditado “a curiosidade matou o gato” e o que quero dizer é que será ele, por iniciativa própria, que irá fazer uma abordagem ao cachorro a fim de “matar” a sua curiosidade felina.

Os cuidados a ter no caso de se ausentar, descritos acima, aplicam-se a este caso, de igual modo.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
JuSi
Membro
Mensagens: 174
Registado: sexta set 14, 2007 9:31 am

quinta out 30, 2008 11:19 am

Estou com o mesmo problema... pois tenho uma gata de 1 ano e queria adoptar um pincher bebé mas tenho medo que a gata lhe faça mal e que não se adaptem (e visto morar num T1 não posso mantê-los separados eternamente)...
Claudiaest
Membro Veterano
Mensagens: 455
Registado: sexta out 17, 2008 11:15 am
Localização: Tó, Matilde, Ruppert, Hector, Jaime, Sofia, Joel, Safira

quinta out 30, 2008 11:26 am

Cire associações positivas entre os dois. Mantenha-os separados no início quando não os pode supervisionar e quando pode, o que deve fazer é o seguinte:

Se o gato estiver apreensivo coloque-o no topo de uma mesa por exemplo, um local onde ele possa observar calmamente mas com seguranaça. Traga o cão para dentro da mesma sala á maior distância possível do gato, e comece a interagir com o cão, dê-lhe uma guloseimas, brinque com ele etc... Isto dá a oportunidade ao gato se observar o cão sem se sentir ameaçado. Deixe o gato fazer o que quer, se ele se aproximar continue a brincar com o cão, mas atire pedaçinhos de comida ao gato de forma a incentivá-lo a aproximar-se. O cachorro deve estar sempre de coleira claro. se o cachorro começar a ladrar ou a focar-se no gato e o assustar, afaste-o mais e volte a interagir com o cão.

Se o problema maior fôr o gato, tente dar guloseimas aos dois ao mesmo tempo. Numa mão dê ao gato noutra ao cachorro durante um bocadinho e depois deixe-os ir. O meu gato Jaime não é muito amigos de cães e aos FATS que aui passam fazemos sempre esta introdução controlada e temos tido bons resultados, mas só resulta se o cão não estiver interessado no gato e se o gato mostrar interesse pela comida.

Enquanto ele não estiverem bem, sem supervisão terão que estar sempre separados.

Espero ter ajudado.
<p>"mostra-me o teu c&atilde;o, dir-te-ei quem &eacute;s" </p>
<p>Claudia Estanislau </p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com">http://chamaram-mesafira.blogspot.com</a></p>
<p><a href="http://caosciencia.blogspot.com">http://caosciencia.blogspot.com</a> </p>
<p><a href="http://caoacorrentado.blogspot.com/">ht ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.itsallaboutdogsforum.net"></a></p>
Responder

Voltar para “Gatos”