Últimas da Xana

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
MFR
Membro Veterano
Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm

sábado jun 21, 2003 3:41 pm

Olá a todos :)

Faz hoje 14 dias que a Xana , veio para nossa casa, foram dias bastante tortuosos, para nós, e principalmente para ela, agora passados estes dias, ela ainda não está a 100%, mas está em franca recuperação, é uma gatinha muito sociavél, come bem, brinca muito, e dorme bastante.
Estamos com receio de que os olhos não se vão safar, já abre os dois, mas um deles, ainda não tivemos o prazer de ver a iris é como se ela não existisse. o outro vê-se a iris, mas com uma mancha branca no centro, ela é capaz de ficar cega de uma e a vêr mal da outra. Esperemos que não. tivemos que lhe parar com a medicação dos olhos durante esta semana, porque estes tipos de medicamentos, só são aconselhados até 5 dias seguidos e ela já estava a ultrapassar este tempo,e em vez de melhorar estava a ficar com feridas nos olhos.
o vet não deu muita esperânça na total recuperação dos olhos dela.
Ainda faz barulho a respirar, mas quando dorme, já não o faz de boca aberta.
A minha outra gata a Rita, não lhe faz mal, mas basta a Xana se aproximar dela para brincar, que a Rita bufa-lhe e vai-se embora, a Rita não gosta da "cara" da Xana,porque é uma "cara" sem olhos, são dois buracos um preto com uma mancha branca e outro só carne ensanguentada, até a nós nos faz impressão.
É uma pena,
os olhos dos gatos são lindos parecem berlindes de vidro colorido.
A minha Xana não os vai ter assim. :( :cry:
beijocas p/ todos
Mena
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado jun 21, 2003 4:21 pm

se visse o estado de um dos olhos da sara, nem dava para acreditar. entre outras mazelas, era quase do tamanho da cara, de doente que estava. o vet disse que se não melhorasse, tinham de o extrair. não foi preciso. o tratamento durou 6 meses. ela ficou sempre com uma mancha esbranqiçada. com o tempo, parecia que tinha 1 olho verde e outro castanho. não foi por isso, que teve problemas.
MFR
Membro Veterano

sábado jun 21, 2003 4:52 pm

Olá
anjaazul
Já agora, qual foi tratamento que a sua gatinha andou a fazer?

Mena
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sábado jun 21, 2003 4:58 pm

Olá

Já viu a gatinha da semana? Ela também deve ter tido um problema desse tipo e só vê de um dos olhos. O importante é que ela tem o amor dos donos para a ajudarem.
E vai ver que a sua gata com o tempo acaba por aceitar a Xana.

beijokas
Kathleen
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado jun 21, 2003 5:32 pm

a sara andou a por umas pomadas e por fim umas gotas. ela tinha o olho completamente desfeito. eu não me lembro do nome, porque isto já foi há uns 3 anos. além disso, o problema podia ser diferente e com a vista não se brinca. ela ao princípio estava a ser mal medicada. tive de mudar de vet. senão ficava mesmo sem o olho. olha, depois de tanto trabalho, desapareceu :cry: :cry:
MFR
Membro Veterano

sábado jun 21, 2003 6:05 pm

Eu perguntei porque estes medicamentos, são "perigosos", tanto podem curar como estragar.
Eu tive que parar com os da Xana, também um é em gotas e uma pomada, e os olhos dela pareciam dois berlindes sempre colados e cheios de puz por dentro, parei com os medicamentos há 2 ou 3 dias e só lhe limpo os olhos com um pouco de água morna para descolar as palpebras e em seguida com o soro. e nunca mais criou aquelas quantidades de puz amarelo.
e as feridas já sararam.
Agora estou tentada a voltar a pôr a pomada mas uma vez por dia, só á noite.

Mena
Piolha
Membro Veterano
Registado: terça jun 11, 2002 9:55 pm

sábado jun 21, 2003 6:15 pm

olá!

o importante é ela estar bem medicada, o k descreves como mancha esbrankiçada deve ser uma ulcera da cornea como tal não lhe podes por medicamnetos k contenham corticoides (vulgo cortisona),
se for pomada com antibiotico só, não deve ser interrompido o tratamento

vai ao meu album, está lá a minha iris! qk a adoptei era totalmente cega em 3 semanas de tratamento intensivo consegui k um dos olhos visse kk coisa pois apareceu iris e retina
nesse dia morreu de um problema agudo k se pensa tenha sido pif
o k kero dizer é para não desistires pode recuperar kk coisa ainda
se não recuperar nada vai conseguir fazer uma vida normal e ser feliz
nunca te vai ver com os olhos mas a alma (eu acredito k os animais a tenham) dela vai conseguir fazer o k os olhos não conseguem

tenho 2 gatos completamente cegos, um podes ver no album é o cupido
é cego desde bebé qd o tive já era irrecuperavel
ele só não consegue subir para a bancada da cozinha pois nem sabe k existe, tudo o resto ele faz desde brincar com bolas, caçar moscas e brigar com os outros, tudo!
qk estou sentada ao computador o meu colo é para ele, qk como ele senta-se ao meu colo e fica kieto até eu acabar sem meter o focinho no prato!

o outro, o mateus deve ter cegado em adulto por alguma pancada na cabeça, tem olhos k até reagem à luz mas não vê nada
não está tão bem adaptado como o cupido mas agora mal se nota pois já ganhou confiança para pedir festas e vir para o colo
é supermanso adora lamber os outros e tem um grande companheiro de lutas o alex
nenhuma visita o vê pois com barulhos estranhos esconde-se

só para dizer k aconteça o k acontecer a xana vai ser muito feliz contigo e tu com ela

piolha
MFR
Membro Veterano

sábado jun 21, 2003 6:36 pm

Obrigado pela inforemação fui ver a composição das gotas , e cá está contém um corticosteróide (dexametasona)
e mais uma carrada de coisas
este medicamento foi-lhe prescrito pela vet. durante 2 dias colocar duas gotas em cada olho de 2 em 2 horas e a partir do 3º dia, colocar 3x ao dia a mesma quantidade e ao mesmo tempo a pomada.
A mancha branca só apareceu a semana passada foi quando deixei de lhe colocar as gotas e a pomada, porque ela não tinha a mancha.
O olho que estava mal era o outro e agora são os dois.
A pomada é antibiótico, e diz que está indicada para conjuntivites, blefarites, dacriocistites, úlceras da córnea, tracoma e queratites.
têm imensas contra-indicações, inclusivé fala em irritação, e até aparecimento de superinfecção, entre outras e o tratamento não pode ultrapassar os 5 dias.
a vet disse para lhe colocar até 10 dias, assim como o xarope antibiótico 10 dias, mas na literatura deste xarope têm um aviso de que só pode ser consumido até 7 dias após aberto e feita a mistura ( água destilada+o pó).
vamos lá entender isto.

agora vou ver as fotos dos teus gatinhos
Mena
Última edição por MFR em domingo jun 22, 2003 8:12 pm, editado 1 vez no total.
MFR
Membro Veterano

sábado jun 21, 2003 6:58 pm

Sara, já vi as fotos fiquei impressionada, a minha Xana é quase igual á tua Iris, a minha tem menos tigrado e mais branco.
O teu Francisco é lindo, é quase igual ao meu Samuel esse malandro que quando mudei de casa ele fugiu-me para a rua, e quando dei por falta dele corremos estas ruas todas á procura delee nunca mais o vimos, tinha coleira vermelha com identificação e inclusivamente com a nova morada e contactos de telef. e telemóvel, desapareceu-me há 4 anos nessa altura ele já era um gatão enorme pesava quase 9 quilos, foi criado comigo desde muito bébé ( 12 dias), nasceu no dia 12 de Setembro de 95, era um machão, pois não era castrado. Ainda guardo o boletim de vacinas dele.
E tenho uma foto dele no album com o patola ao lado, é um patinho de lago, que nós trouxemos de Serpa, e que adoptou o Samuel como pai andava sempre atrás dele e dormia com ele.

Mena
Piolha
Membro Veterano
Registado: terça jun 11, 2002 9:55 pm

sábado jun 21, 2003 7:02 pm

olá!

pois kd estão mt inflamados a cortisona funciona como anti-inflamatório mas tem k ser usada com precaução qk há ulceras
se for só antibiotico põe pomada varias x ao dia, o clorocil é cloranfenicol não é má mas o terricil é melhor
eu colocava cerca de 5 x dia nunca piorou por causa disso

o antibiotico oral deve ser feito 10 dias terás k comprar outro frasco!

estou a ver k a xana tem uma dona mt dedicada!

tenho uns penduras agora com cerca de um mês e um deles tem ambos os olhos cheios de pus, estou a lavar com soro e a colocar pomada mas ele kd abre o olho ve-se iris e retina não está como a xana

o meu cupido foi operado e retirou o k restava de ambos os globos oculares para não ser um foco de infecção permanente e pk em termos esteticos fica melhor parecer k está de olhos fechados do k ter akilo tipo carne viva k faz impressão
a operação correu bem agora parece k tem os olhos fechados

boa sorte

piolha
MFR
Membro Veterano

sábado jun 21, 2003 7:34 pm

segunda-feira vou comprar a terricil, em tempos usei esta pomada em mim. Vou usar na Xana.
agora tive a colocar-lhe a pomada.
e tirei mais fotos dela agora só falta revelar o rolo, e depois coloco aqui no meu album.

Mena
MFR
Membro Veterano

sábado jun 21, 2003 7:48 pm

tinha-me esquecido em relação ao antibiótico, eu fiz isso comprei outro e dei-lhe os 10 dias.
Mas a vet não me chamou a atenção desse pormenor, eu é que li na embalagem, e agora fiz esse comentário.
Mas se não calha-se a ler...
Eu até provo os medicamentos antes de os dar
Só as injecções é que eu dispenso de "provar" .

:) :)
Agora só falta os olhitos ficarem bons.

Mas ela é tão gira, gosta que se fale com ela, e quando ficamos calados ela vai com a patita direta á nossa boca, como quem diz - então, calaste-te, vá lá eu estava a gostar.
lambe e morde-me o nariz.

Gosto de cães e já tive, mas os gatos são os meus rebeldes preferidos, gosto da elegância deles, são independentes, eles é que mandam.
Se podesse tinha um de cada côr, não há dois iguais, são lindos.
são........

Mena
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sábado jun 21, 2003 8:33 pm

Olá!

Estive a ler com toda a atenção o que diz, e parece-me que não devia medicar a gatinha sem falar 1º com o veterinário! Se for ver ao 1º tópico que abriu, eu avisei-a que isso de andar a pôr coisas sem ser indicadas pelo veterinário dava mau resultado, que a gatinha podia inclusive cegar!
Detesto estar a ver que eu tinha razão!
Mas a tentação das pessoas fazerem de médicos continua a ser grande!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
MFR
Membro Veterano

sábado jun 21, 2003 9:12 pm

Miadores agradeço que não volte ao mesmo assunto pois eu não coloquei nada na gatinha sem ser indicado por pessoas competentes (farmaceutico que é médico e os veterinários) para esse efeito.
Estamos continuamente a bater na mesma tecla.
Se não leu tudo como deve de ser volte a ler.
Eu não sou atrasada mental, nem estou a brincar ás bonecas
o 1º gato que tive tinha 6 anos agora tenho 39, acha que estou a brincar?
ou a fazer experiências?
Aceito as opniões e depois falo com os entendidos.
Tenho um filho com 15 anos e já esteve algumas vezes doentes e não o tratei, sem falar com os médicos.
Mais uma vez - eu não sou atrasada mental-

Mena
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado jun 21, 2003 9:47 pm

Boa noite MFR e restantes.

Foi com grande emoção que li sobre o que se está a passar com a visão da sua Xana e também reparei que há foristas que gostam de ajudar, dando sugestões " veterinárias " ( ? ) mas acho que em casos extremamente delicados, como o da Xana, deviam de se abster...esta gatinha, não deve seguir qlq tipo de sugestão para ser novamente medicamentada com outros tipos de fármacos, sem ser rigorosamente observada por um profissional de saúde veterinária ( desculpem-me mas não ficaría bem da minha consciência se não a alertasse para este facto ).

Qnt há gatinha vir a cegar ( se é que já não está...) lamento imenso, estou solidária consigo e concordo com a forista que diz que ela vê com a alma ...

Boa sorte,

Leonilde
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Bloqueado

Voltar para “Gatos”