Esterilizacao de cadelas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

sábado jun 21, 2003 1:05 pm

Boa Tarde

No caso de o uso de um contraceptivo ser unica e exclusivamente dado 1 vezes sem exemplo, tudo bem eu acho que é solução. Eu ao dizer que não concordava não estava a referir que fosse uma unica vez mas sim que essa se tornasse em solução permanente e aí eu não concordo, mas por mim façam o que quiserem o que me limitei a dar foi uma opinião e não uma sugestão ou conselho. Eu prefiro não aplicar nem por uma unica vez, prefiro ir ao vet directamente. Pq imagine que com uma unica injecção contraceptiva a piometra e isto é perfeitamente possivel pq eu já passei por isto e não volto a cometer o mm erro duas vezes,se não havia dinheiro para esterilizar mto menos haverá para levar a cadela de urgencia para o vet por causa dessa mm piometra.

Aliás eu nem vim a este topico por causa das injecções mas sim pq a sugestão dada para os animais de rua , eram exactamente os canis municipais.

Fiquem bem
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sábado jun 21, 2003 1:46 pm

Concordo inteiramente com o que a Siioux escreveu.

Na minha opinião, dever-se-ia prioritariamente ajudar as associações que recolhem animais abandonados.

Porque resolve o problema do pós-operatório.

Porque as associações precisam imenso de toda a ajuda que lhes derem.

Porque ao ajudar uma associação de recolha de animais abandonados estamos a ajudar os animais abandonados.

No entanto também mantenho que em casos específicos, como por exemplo o caso exposto pela Filipa, se poderia dar ajuda também a uma cadela de rua, no sentido em que esta já tem algumas pessoas que podem cuidar, mais ou menos, dela.

Como não podemos ajudar todos e resolver todos os problemas, dever-se-á, ainda na minha opinião, maximizar tanto quanto possível o resultado positivo da nossa ajuda.

E ajudar dentro de um esquema já organizado parece-me uma aposta que à partida tem mais hipóteses de ser ganha.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado jun 21, 2003 4:02 pm

Pois, eu também gosto da ideia dos contraceptivos.
Parece-me que
De 5 em 5 ou de 6 em 6 meses, se for injectável
é razoável.
O problema é que as vadias não são sempre estáveis.
Por vezes mudam de sitio e nunca mais se veêm.
Aconteceu isso com aquela cadela grávida que eu queria levar para fazer um aborto e que a pessoa que denunciou a situação não quis ter o trabalho de ir comigo buscá-la.(Imagine-se se eu ia sózinha, com indicações vagas do local, sem ter ninguém que me ajudasse a capturá-la, a metê-la no carro e a sustê-la até ao vet...- fiquei indignada com este pedido de ajuda que me atirava para cima a totalidade do problema !).

Depois arrependi-me (pensando nos coitados dos nascituros e na cadela).
Perguntei por ela noutro dia e parece que ela e a matilha com quem nada desapareceram do local onde costumava estar com o seu bando.

Eu continuo na minha, que 1º estão as vadias (porque não queremos mais vadios).
Que se deve tentar um acordo com as associações para o período pós-operatório e o depois, logo se vê (que remédio - o ideal seria que a associação a aceitasse, mas se não der, do mal o menos - rua, mas sem mais cachorrinhos a nascerem mal).
Eu, de vez em quando vou dando apoio a esta ou àquela associação, mas faço-o em termos genéricos (para o que fôr preciso) e de forma irregular.
Não é a mesma coisa que um acordo entre duas partes que se pretende benéfico para ambas, mas que têm condições prévias.

Resta saber se alguma associação estaria interessada num acordo assim, e em que termos.

PS - só uma pequena nota para a "Sioux".
Quero render-lhe a minha homenagem pois sei que, quando abate cachorrinhos, o faz com muita pena !
Ninguém têm o número de cães adoptados que a Sandra tem, se o primeiro instinto não fosse o de salvar, de proteger, de ajudar.
Se tomou essa decisão foi porque era a melhor nas circunstâncias e deve-lhe ter custado muito.
Como custou à Filipa.

Filipa,
ás vezes faz-se o que é preciso, não o que gostaríamos de fazer...
A sua base é correcta - a vida é sagrada (toda ela) e não deve ser levianamente que se tira.
Mas não houve nada de leviano na decisão da Sandra (estou convencida).
Houve uma decisão difícil mas necessária, que ás vezes, é preciso tomar.
E que é preciso ter coragem para tomar (eu não sei se eu teria...)
É por coisas destas que é necessário esterilizar as cadelas da rua.
Também para não termos que tomar decisões de vida e de morte (em qualquer dos casos, ficamos na dúvida se fizémos bem e torturados pelas consequências...)

Um "bem hajam" para as duas - muito sentido.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo jun 22, 2003 12:24 am

Última edição por SeaLords em quinta nov 20, 2008 10:31 am, editado 1 vez no total.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo jun 22, 2003 1:10 am

Olá Sandra,
Devias estar 'distraída' ou então muito cansada quando escreveste este post!! Em primeiro lugar aconselho-te a leres bem a minha mensagem, porque me parece que não entendeste nada!
O que eu escrevi foi que os vizinhos que andaram a alimentar as cadelas, e nada mais fizeram, deveriam ter chamado a Camara. De facto, se não podiam adoptá-las, recolhê-las, arranjar-lhes donos ou esterelizá-las, então acabaram por fazer o pior! É obvio que chamar a Camara teria eventualmente como consequência a eutanásia das cadelas, mas em termos de vidas qual a diferença entre o sacrificio delas ou o dos 3 cachorros? A idade dá à vida um valor menor?
O chamar a Camara é um caso extremo! Tão extremo como foi para ti a eutanásia dos cachorros!

Há pessoas que acham que ajudar os animais é alimentá-los na rua e dar-lhes uma caixa de papelão! Depois deixam para pessoas como tu a parte pior! Pelo facto de eles não terem assumido uma decisão extrema e drástica, como seja chamar a camara, tiveste tu de tomar essa decisão! Não percebes isso? O mal é ter-se chegado onde se chegou, obrigando-te a ter de tomar opções como a que tu tiveste de tomar!
Se tivessem sido eles a fazer o que é mais dificil na ajuda aos animais, teriam eventualmente sido "responsáveis" pela morte de 3 cadelas, mas teriam salvo quantos cachorros?
Ainda para mais, se tu não tivesses aparecido para esterelizar as mães, a saga iria continuar até que elas morressem atropeladas, de doença, de parto ou de outra coisa qualquer!
Infelizmente por estas 3 que TU ajudáste, há dezenas e dezenas que nunca viste e que vão continuar a reproduzir-se, graças à 'ajuda' de pessoas como os vizinhos destas cadelas.
TU não podes estar em todo o lado nem tens recursos ilimitados. Muitas cadelas continuam por aí a reproduizir-se e a aumentar o problema dos cães de rua cada vez mais! O que eu defendo é que, se não se podem ajudar, não se vai continuar a deixar o "problema" alastrar indeterminadamente! Assim, nunca mais acaba e só se torna é cada vez maior! Há outras soluções podem dizer-me...educação das pessoas, mudança de mentalidades, pressão às autoridades, penalização de quem abandona animais, etc.....mas o que é que se faz até que a nossa sociedade mude? É que eu acho que isso não vai acontecer a curto ou médio prazo! Até lá...quantos cães será preferível abater, 10 agora ou 10.000 depois? Achas mesmo que com a sociedade 'mudada' há lares para todos?

Quanto a ir visitar um canil municipal....talvez isto de ajude a recordar:
Imagem

Dou-te um Euro se adivinhares quem são as pessoas que estão a segurar no cachaço dos cachorros! Uma ajuda...um deles tem um nick começado por "S" e o outro começado por "P" e a foto foi tirada no Canil municipal de Almada.

Em resumo, quem ficou sem saber se estava a ler bem, fui eu! E só mesmo pelo cansaço ou distração posso 'tentar' compreender este teu aceso 'ataque' à minha pessoa!

Fica bem
Paulo C.
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

domingo jun 22, 2003 10:13 am

OLá Paulo

Infelizmente não precisavas de me reavivar a memória pq eu sei bem que já tinhas ido ao canil municipal , o que me faz confusão é teres visto o canil e ainda por cima o sugerires como solução.
Eu vou continuar a fazer o que sempre fiz e CANIS MUNICIPAIS não obrigado.
Sabes Paulo estou efectivamente cansada, tenho os meus animais, tenho os do canil, tenho os da velha a que morreu o marido e agora tem 3 cães velhos para dar, tenho o cães de um gajo novo que deixou a casa com tb 3 cães, tenho mais o cão de não sei onde que anda ferido e alguém tem que tratar, tenho mais os meus afilhados, etc isto sem duvida nenhuma que cansa e muito. E sabes porque é que cansa pq não vejo mtos dos que andam aqui a fazer coisa alguma e é isso que realmente me cansa é as pessoas falarem e nada fazerem.
Tou cansada sabes, mas ao mm tempo não estou a lamentar mas sim a criticar todos aqueles que poderiam sentir-se um bocadinho mais uteis e que não tê capacidade e nem vontade para tal.

Em relação à foto eu lembro-me MUITO bem, fica descansado que eu não esqueci assim como não esqueco outras tantas coisas.
Responder

Voltar para “Cães”