Vacinacao anual - racao seca - Medicina Holistica

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

hsn
Membro
Registado: sexta jun 10, 2005 11:50 pm

quarta nov 05, 2008 10:00 pm

PaulloSantos Escreveu:
hsn Escreveu: Fiquei curiosa porque não sei de nenhuma vacina que se dê para doenças inexistentes.
Não ?

A unica que é obrigatória é exactamente para uma doença que não existe em Portugal.... a vacina contra a raiva
Também não é verdade. A raiva está considerada como erradicada em Portugal, mas continua a existir em Espanha, aqui mesmo ao lado, e os animais, quer selvagens, quer domésticos errantes ou assilvestrados, não conhecem fronteiras. E continua a existir em toda a Europa, excepto em Inglaterra, onde, pelas suas leis de rigorosa quarentena de animais entrados e condição de ilha, a erradicação é de facto total.

No nosso caso, com a livre circulação de pessoas e animais dentro do espaço Schengen, estamos sujeitos à entrada de animais infectados e falsamente dados como vacinados. De resto, e segundo informação restrita da DGV, há cerca de dois anos registou-se um caso desses: um cão com raiva entrou em Portugal pelo Algarve. Na mesma altura, houve outro cão com suspeita de raiva em Espanha, que entrou no país, vindo de Marrocos, com um boletim de vacinas falso.

Para além de todas estas razões, note-se que só a obrigatoriedade de vacina contra a raiva em Portugal e a sua gratuidade permitiu restringir a doença ao ponto de ser considerada erradicada. Mas o risco continua a existir e é do maior interesse de todos continuarmos a vacinar os nossos animais, sem darmos ouvidos a esse facilitismo nem propalarmos uma mentira.
taniaxana
Membro Veterano
Registado: quinta jul 18, 2002 7:00 pm

quinta nov 06, 2008 9:19 am

Venham os Srs. defensores dos moralistas...

Mais uma vez a história do costume...
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

quinta nov 06, 2008 7:24 pm

.

Permitam-me uma opinião longa e que, desculpe, quem está convencido de que tem razão, "porque sim", não perca tempo a ler, siga em frente.

Primeiro, Não existe vacina "contra" a Leishmaniose em Portugal. Isso não se deve como foi aqui dito "por os laboratórios ganharem mais dinheiro com o tratamento". Isso deve-se a que a vacina foi desenvolvida nos laboratórios da Forte Dodge, em Campinas, no Brasil e somente é eficaz para a estirpe americana. Não serve para a estirpe que nos aflige aqui na Europa. Duvidam ? Perguntem à Fort Dodge.

Segundo. Já perdi a conta ao numero de vezes que se tem aqui neste site falado de "novas" e "velhas" teorias da vacinação. De conluios e outras coisas

São todas velhas as teorias. Há mais de 20 anos que leio, discuto sobre a vacinação Anual, Bianual, Trienal e Vitalicia. Ou seja, não há duas teorias, há que eu saiba pelo menos quatro e desde os anos setenta do século passado que se discute isso, são teorias diferentes, não têm nada de novo a não ser para quem as ouve pela primeira vez. Qual está correcta ? Todas e nenhuma. Não existe nenhuma fórmula mágica que diga que o cão A está inoculado exactamente 365 dias, o cão B 986 dias e o cão C 12754 dias.
Eu pessoalmente sou pela revacinação anual pelo simples facto de que os beneficios ultrapassam os efeitos secundários. Só vacina de 3 em 3 anos ? Perfeitamente. Mas nada garante que o seu cão não esteja inoculado somente dois anos ou um ano e meio. A responsabilidade é do dono . Cada qual faça como quiser.

Pesquisem a net em faculdade de medicina veterinária e verão se não digo verdade.

Veterinários Holisticos ?

Bem, pela definição de holistico...são todos. Cada médico veterinário dentro da medicina vai tratar a doença do animal na sua especificidade. A designação "holistico" é uma palavra cara usada pelos americanos e Ingleses para efeitos de marketing. Dir-me-ão que Holisticos não usam só a alopatia, mas recorrem à homeopatia e acupunctura...bem, conheço vários médicos veterinários que usam há 20-30-40 anos essas e mais disciplinas, recorrem ainds À etologia, Fisioterapia, Florias de Bach...usam tudo em conjunto para tratar melhor os animais, alias veterinários com as clinicas mais antigas de Lisboa e Porto. O que se passa é que as pessoas não dão por isso porque eles não usam um nome novo...é como aquela história de ração superpremium, megapremium e premium...marketing...

Para isto..pesquisem as clinicas mais velhas de Lisboa...e ficarão surpreendidos.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

quinta nov 06, 2008 7:30 pm

PaulloSantos Escreveu:
A unica que é obrigatória é exactamente para uma doença que não existe em Portugal.... a vacina contra a raiva

hsn Escreveu: Também não é verdade. A raiva está considerada como erradicada em Portugal, mas continua a existir em Espanha....

Sem colocar em causa o restante texto de resposta à minha afirmação, que está, como é fácil de perceber, correctissimo, deixe-me só dizer-lhe que, pelo menos por enquanto, Portugal ainda não é Espanha, e em Portugal a doença está erradicada.

Assim sendo, não deixa de ser verdade que em Portugal, ministramos uma vacina (e muito bem) para uma doença que não existe no País.... foi somente essa a minha resposta a uma simples questão colocada, pese embora o facto de que, tal como o Fang referiu, não era certamente a essa que a taniaxana se referia.

Quanto à possibilidade de vir a existir um animal portador de raiva no nosso País, como é óbvio, é algo a que estamos sujeitos, nós, mas também a Ingleterra, ainda que, com uma probabilidade menor, mas não está livre disso.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
hsn
Membro

quinta nov 06, 2008 8:42 pm

Nenhum país está livre, é certo. E que a raiva é considerada erradicada em Portugal também é verdade eu própria já o tinha dito no meu post anterior. Não há casos declarados desde, salvo erro, 1945 ou 46.

Que Portugal não é Espanha, também é sabido, mas por nós. Uma raposa, por exemplo, não o sabe e percorre a distância que lhe parecer necessária para caçar o coelho que lhe matará a fome. E a certo ponto desse percurso passa a linha imaginária marcada pelos humanos para delimitar os dois países. Se estiver contaminada pelo vírus, pode transmiti-lo a todos os animais susceptíveis de contágio que encontrar pelo caminho, de ambos os lados dessa linha.

Também não é avisado dormir-se sobre a possibilidade de uma doença só porque não temos notícia da ocorrência de casos dela, sob pena de podermos vir a ter uma surpressa bem desagradável. E, como já disse, ainda há pouco tempo houve um caso no Algarve e os veterinários foram notificados dele pelas autoridades competentes.

Por tudo isto, o melhor é não dormirmos sobre os louros e jogarmos pelo seguro e vacinar os nossos animais, largando a ideia feita e falsa de que já não há raiva no país. O que não há é casos declarados.
Theicelady
Membro Júnior
Registado: segunda mai 05, 2008 3:07 pm

sábado nov 08, 2008 11:21 pm

hsn Escreveu:
PaulloSantos Escreveu:
hsn Escreveu: Fiquei curiosa porque não sei de nenhuma vacina que se dê para doenças inexistentes.
Não ?

Também não é verdade. A raiva está considerada como erradicada em Portugal, mas continua a existir em Espanha, aqui mesmo ao lado, e os animais, quer selvagens, quer domésticos errantes ou assilvestrados, não conhecem fronteiras. E continua a existir em toda a Europa, excepto em Inglaterra, onde, pelas suas leis de rigorosa quarentena de animais entrados e condição de ilha, a erradicação é de facto total.

No nosso caso, com a livre circulação de pessoas e animais dentro do espaço Schengen, estamos sujeitos à entrada de animais infectados e falsamente dados como vacinados. De resto, e segundo informação restrita da DGV, há cerca de dois anos registou-se um caso desses: um cão com raiva entrou em Portugal pelo Algarve. Na mesma altura, houve outro cão com suspeita de raiva em Espanha, que entrou no país, vindo de Marrocos, com um boletim de vacinas falso.

Para além de todas estas razões, note-se que só a obrigatoriedade de vacina contra a raiva em Portugal e a sua gratuidade permitiu restringir a doença ao ponto de ser considerada erradicada. Mas o risco continua a existir e é do maior interesse de todos continuarmos a vacinar os nossos animais, sem darmos ouvidos a esse facilitismo nem propalarmos uma mentira.

Gostava de saber onde dão a dita vacina de graça, porque quando a dei a minha cadela, tive que a pagar, e o meu pai todos os anos também a paga para a dar aos dele.
Quanto mais conhe&ccedil;o o Ser Humano, mais gosto da minha Puka!
hsn
Membro

domingo nov 09, 2008 12:34 am

Quando me referi a vacinação gratuita estava a referir-me à prática de décadas, em que ela era mesmo totalmente gratuita e obrigatória. Todos os anos, salvo erro em Junho, eram efectuadas campanhas de vacinação contra a raiva, tanto nos serviços camarários, como nas juntas de freguesia e outros edifícios municipais, sendo as populações avisadas do calendário e deslocações dos veterinários.

Mas há poucos anos este regime sofreu alterações. Penso que hoje as câmaras municipais a dão contra pagamento de uma pequena taxa. Tanto quanto sei, ela ainda é distribuída gratuitamente aos veterinários, que depois cobram consulta, e não sei se mais alguma taxa. Sempre que a dei aos meus, foi incluída numa consulta geral.
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

domingo nov 09, 2008 12:56 pm

lilin Escreveu: - Nao e benefico para a saude do animal dar as vacinas anualmente?
Já sei que muitos foristas não vão gostar do que vou escrever... azar.

Uma veterinária (e não era de medicina holística, mas sim de medicina "convencional") disse-me que isso das vacinas anuais era somente uma forma de levar mais dinheiro às pessoas, pois em regra os anticorpos mantêm-se nos animais durante... 7 anos :o

Ainda bem que se começa a falar nisto.
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo nov 09, 2008 2:02 pm

Butterfly_21 Escreveu:
lilin Escreveu: - Nao e benefico para a saude do animal dar as vacinas anualmente?

Uma veterinária (e não era de medicina holística, mas sim de medicina "convencional") disse-me que isso das vacinas anuais era somente uma forma de levar mais dinheiro às pessoas, pois em regra os anticorpos mantêm-se nos animais durante... 7 anos :o

Como já referi atrás existem várias teorias, todas com prós e contras, o que a Butterfly refere não é uma teoria, é sim polémica de alguém que se quer fazer melhor que os outros. Os estudos efectuados mostram valores extremamente diversos na imunização( essa dos 7 anos é de uma precisão curiosa quando não se conseguiu chegar a conclusões...se calhar a sua amiga deveria ir para Cornell fazer investigação, já que se assemelha tanto ao Engenheiro Faísca do "Espelho Poliédrico") e essa é uma das razões de existirem várias linhas de pensamento... E como eu disse essas linhas de pensamento existem e são faladas em Portugal há mais de 20 anos...lá por a Butterfly nunca ter ouvido falar delas, não quer dizer que não existam.

Se calhar essa veterinária era a mesma que há anos mandou a vários criadores emails a propôr assistência veterinária com descontozinhos nas vacinas. 8) .
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

segunda nov 10, 2008 8:02 am

TheGreatDane Escreveu:
Butterfly_21 Escreveu:

Como já referi atrás existem várias teorias, todas com prós e contras, o que a Butterfly refere não é uma teoria, é sim polémica de alguém que se quer fazer melhor que os outros. Os estudos efectuados mostram valores extremamente diversos na imunização( essa dos 7 anos é de uma precisão curiosa quando não se conseguiu chegar a conclusões...se calhar a sua amiga deveria ir para Cornell fazer investigação, já que se assemelha tanto ao Engenheiro Faísca do "Espelho Poliédrico") e essa é uma das razões de existirem várias linhas de pensamento... E como eu disse essas linhas de pensamento existem e são faladas em Portugal há mais de 20 anos...lá por a Butterfly nunca ter ouvido falar delas, não quer dizer que não existam.

Se calhar essa veterinária era a mesma que há anos mandou a vários criadores emails a propôr assistência veterinária com descontozinhos nas vacinas. 8) .
Se há várias teorias, então ela simplesmente defende uma delas. Qual é o mal?

E porque esta a difamar uma pessoa que nem sequer sabe quem é?
CaoVermelho
Membro
Registado: quarta nov 05, 2008 7:08 am

segunda nov 10, 2008 8:57 am

Theicelady Escreveu:
hsn Escreveu:
PaulloSantos Escreveu:
hsn Escreveu: .
Gostava de saber onde dão a dita vacina de graça, porque quando a dei a minha cadela, tive que a pagar, e o meu pai todos os anos também a paga para a dar aos dele.
Ligue para o canil Municipal. Haverá, concerteza, um dia por semana em que a vacinação contra a raiva á gratuíta. Tenho a certeza! Ligue e depois diga alguma coisa!

Ó pá mas não diga nada à outra forista que dá vacinas ao seu cão!

:D :) :o :D :) :o :D :) :o
Responder

Voltar para “Cães”