cancro da mama nas gatinhas
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm
Já que parece haver tanta incidência de piómetras e tumores mamários em gatas domésticas, alguém sabe se o mesmo acontece com tanta frequência com o gato-bravo (Felis silvestris). 

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm
A primeira veterinária (que só lá está de vez em quando) nem conseguiu analisar a Luz em condições... Limitou-se a dizer que não devia ser nada mas para voltar lá, caso continuasse, para ser observada pela outra veterinária...LuMaria Escreveu:Moreirinha, a piometra aberta caracteriza-se pela saída quase constante de corrimento cheio de pús. É um corrimento grosso e muito mau cheiroso. No entanto a piometra aberta dá mais margem de manobra uma vez que a porcaria vai saindo. Já a piometra fechada, o pús não sai e o animal ou é operado com urgência ou morre.
No caso da sua gatinha, poderia eventualmente ter alguma infecção mas se fosse piometra fechada não teria aguentado nem de longe nem de perto 2 meses. Em caso de piometra aberta tería facilmente detectado a infecção pela saída de pús. E não faz o menor sentido um veterinário ocultar uma piometra ou não.
Eu não sei se a Luz tinha, ou não piometria, mas sei que tinha alguma coisa no utero... mas já li que não é normal elas deitarem, seja o que for, pela zona genital... e a admiração da veterinária perante o tamanho do útero também não foi normal... na altura eu estava tão alterada por causa da operação que nem me lembrei de perguntar fosse o que fosse e a veterinária também não quis dizer nada, disse apenas que a Luz estava bem e foi tudo o que quis ouvir naquele momento!!
E sei, pelo que tenho lido, que não é assim tão incomum uma gata fazer uma piometra no primeiro cio... daí, a minha desconfiança...
Uma coisa é certa...TitvsLivivs Escreveu:Já que parece haver tanta incidência de piómetras e tumores mamários em gatas domésticas, alguém sabe se o mesmo acontece com tanta frequência com o gato-bravo (Felis silvestris).
A esperança média de vida de um gato de rua é de 5anos, enquanto que a dos domésticos é de 15anos... e não acredito que os gatos-bravos morram todos apropelados ou envenenados ou vítimas de ataques...
Já vi gatas vadias com as maminhas em muito mau estado... e isso é a única coisa que podemos ver...
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre =^.^=</p>
-
- Membro Veterano
mOreirinha01 Escreveu:Uma coisa é certa...TitvsLivivs Escreveu:Já que parece haver tanta incidência de piómetras e tumores mamários em gatas domésticas, alguém sabe se o mesmo acontece com tanta frequência com o gato-bravo (Felis silvestris).
A esperança média de vida de um gato de rua é de 5anos, enquanto que a dos domésticos é de 15anos... e não acredito que os gatos-bravos morram todos apropelados ou envenenados ou vítimas de ataques...
Já vi gatas vadias com as maminhas em muito mau estado... e isso é a única coisa que podemos ver...
Acho que não me fiz entender...
Quando me referi a gatas domésticas referi-me a gatas da espécie [Felis silvestris catus, ou seja, os vulgares gatos que vemos e temos, quer vivam em casa ou na rua. Quando falo do gato-bravo, refiro-me a um animal de uma subespécie distinta o Felis silvestris silvestris(tem aqui uma foto http://de.wikipedia.org/wiki/Wildkatze), o gato-bravo de que falei. E portanto a minha pergunta era se o gato-bravo também sofre tanto deste tipo de problemas que pelo que leio parecem ser bastante frequentes.
Penso que nós, humanos, ao domesticarmos os nossos animais e na ansia de os protegermos e tentarmos dar o melhor, que pensamos ser o melhor para eles, lhes alteramos todo o seu habitat e instinto... assim, o gato bravo, talvez não sofra tanto dessas doenças que nós vemos nos nossos animais domesticos.
Alteramos a sua alimentação e passamos a dar-lhes rações, produzidas artificialmente, limitamos a sua energia fisica, submetemo-los a uma tentativa de quase "humanização"... Então, acho que não nos devemos admirar ao ver nos nossos bichinhos um conjunto de doenças que não são observadas na natureza, ou pelo menos em casos muito reduzidos! terão outras... resultantes do meio ambiente em que vivem!
Tudo em prol do que pensamos ser o melhor para eles... Não é?!
Alteramos a sua alimentação e passamos a dar-lhes rações, produzidas artificialmente, limitamos a sua energia fisica, submetemo-los a uma tentativa de quase "humanização"... Então, acho que não nos devemos admirar ao ver nos nossos bichinhos um conjunto de doenças que não são observadas na natureza, ou pelo menos em casos muito reduzidos! terão outras... resultantes do meio ambiente em que vivem!
Parece-me que esse é um problema que não estará pelo menos a condenar a espécie. Se existir, deve ser numa margem bem pequena.TitvsLivivs Escreveu:Já que parece haver tanta incidência de piómetras e tumores mamários em gatas domésticas, alguém sabe se o mesmo acontece com tanta frequência com o gato-bravo (Felis silvestris).
Encontrei este link sobre tumores em felinos selvagens. Em que mais uma vez, parece haver uma associação entre acção do homem/ longevidade do animal.
http://www.sovergs.com.br/conbravet2008 ... 1190-1.pdf
É! Penso que é!pathelen Escreveu:Alteramos a sua alimentação e passamos a dar-lhes rações, produzidas artificialmente, limitamos a sua energia fisica, submetemo-los a uma tentativa de quase "humanização"... Então, acho que não nos devemos admirar ao ver nos nossos bichinhos um conjunto de doenças que não são observadas na natureza, ou pelo menos em casos muito reduzidos! terão outras... resultantes do meio ambiente em que vivem!

Pode postar um link que aborde esse tema? Desde já agradeço, uma vez que a informação que tenho, aponta para uma percentagem 40 cadelas/ 7 gatas aproximadamente e com idades após 6 anos, sendo que nas cadelas também é relativamente comum após os 4 anos. Isto devido às caracteristicas do cio de cada espécie.mOreirinha01 Escreveu:E sei, pelo que tenho lido, que não é assim tão incomum uma gata fazer uma piometra no primeiro cio...
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
Mas duvido que se assim não fosse, os nossos bichanos não teriam a esperança média de vida que têmpathelen Escreveu:Penso que nós, humanos, ao domesticarmos os nossos animais e na ansia de os protegermos e tentarmos dar o melhor, que pensamos ser o melhor para eles, lhes alteramos todo o seu habitat e instinto... assim, o gato bravo, talvez não sofra tanto dessas doenças que nós vemos nos nossos animais domesticos.

-
- Membro Veterano
Pode postar um link que aborde esse tema? Desde já agradeço, uma vez que a informação que tenho, aponta para uma percentagem 40 cadelas/ 7 gatas aproximadamente e com idades após 6 anos, sendo que nas cadelas também é relativamente comum após os 4 anos. Isto devido às caracteristicas do cio de cada espécie.[/quote]mOreirinha01 Escreveu:E sei, pelo que tenho lido, que não é assim tão incomum uma gata fazer uma piometra no primeiro cio...
eu estava a referir-me a experiências que tenho lido.... as que dinodane postou e o que me disseram quando, na altura, abri o tópico sobre o problema da minha gata...
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ht=#595861
por exemplo, este site...
diz que as piometrias costumam aparecer nas gatas, nas idades compreendidas entre 1 e 20 anos... desde novinhas, por tanto...
http://www.caozinholegal.com/forum/viewtopic.php?t=55
e quando eu a levei à vet, ela pensou logo na hipótese de piometria, apesar dela estar com 4 meses... tanto que tentou apalpar-lhe a barriga no sentido de ver se teria alguma coisa no útero...
e, ela própria, relatou um caso de uma gatinha que fez uma piometria muito cedo...
e depois ainda disse, como se fosse a coisa mais normal do mundo:
- fez bem em trazê-la porque ela podia estar a formar uma piometria...
daí eu dizer que não deve ser assim tão incomum...
Pode aparecer... não refere que é comum aparecer. A minha pergunta baseava-se no facto de se ter tornado um problema comum e com eventual aumento, segundo as suas indicações. Disse que segundo o que tem lido é comum as gatas terem piometra após o primeiro cio.mOreirinha01 Escreveu:por exemplo, este site...
diz que as piometrias costumam aparecer nas gatas, nas idades compreendidas entre 1 e 20 anos... desde novinhas, por tanto...
http://www.caozinholegal.com/forum/viewtopic.php?t=55
Quanto á sua gatinha, sem ter falado com a veterinária ou ter resultados de testes não adianta andar a arranjar uma explicação que pode nem estar correcta. A piometra caracteriza-se por presença de pus no utero. A sua veterinária não lhe disse que ela tinha pus no utero. Além disso pelo que sei, não teve qualquer sintoma da existência de uma piometra.

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
-
- Membro Veterano
Eu não disse que era comum, disse que não era assim tão incomum, não é a mesma coisa!!LuMaria Escreveu:Pode aparecer... não refere que é comum aparecer. A minha pergunta baseava-se no facto de se ter tornado um problema comum e com eventual aumento, segundo as suas indicações. Disse que segundo o que tem lido é comum as gatas terem piometra após o primeiro cio.

E não... a veterinária não disse que ela tinha uma piometria, mas disse que o utero estava inchado, ou dilatado, e eu vi que ela deitava um líquido espeço pela zona genital... podia até nem ser piometria alguma, mas que ela tinha alguma coisa fora do normal, tinha... Enfim... Já passou, a Luz está bem e nunca há de ter piometria alguma ou algum problema no sistema reprodutor, quanto a isso, estou descansada!!
-
- Membro Veterano