Pois eu discordo a 100% em deixar o cão numa escola em regime de internato, para ser treinado por alguém.
Em primeiro lugar, quem tem de aprender, e quem demora mais a aprender, por muito que custe ouvir, é o dono e não o cão. Os cães respondem imediatamente à ordem se ela for dada por quem sabe, é por isso que se ouve muitas vezes dizer "o cão nas suas mãos (do treinador), faz tudo o que lhe mandam, até parece que sabe quem manda!"... pois, e sabe mesmo. É a atitude do dono que tem de ser moldada e ensinada, não é só o cão.
A título de exemplo, uma vez uma pessoa minha conhecida tinha uma cadela que puxava pela trela ao ponto de vomitar com o esforço que fazia a puxar presa pela coleira. A dona dizia que já tinha tentado tudo e nada resultava, que não havia nada a fazer. Um dia fui ter com ela e peguei na trela e na cadela e fomos dar um passeio. A cadela não saiu do meu lado o tempo todo... A dona perguntou-me como é que eu conseguia fazer aquilo, e eu estive com muita calma a explicar-lhe a atitude que ela deveria ter perante a situação. Custou a perceber, mas ao fim de um tempo lá conseguiu...
Portanto, o papel do dono é muito importante num treino, e tal como já referiram atrás, eu não confiava os meus animais nas mãos de estranhos...
Ah, e não sou "credenciada"