Comecem por pensar o que é uma raça e o que permite definir uma raça

Moderador: mcerqueira
Sim. Começando pela "identidade morfológica".PauloC1 Escreveu:Interessante é pensar nos motivos alegados para o não reconhecimento.
isto é um bocado bicudo... para quem conhece a raça, conhece as diferenças. tenho pena quando dizem que não vale a pena preservar os apbt porque temos os ast. mas, por exemplo, os ast não podem ser red ou blue nose que, na minha opinião, são dos cães mais morfologicamente bomitos, e íamos perder essas linhagens.fang Escreveu:Sim. Começando pela "identidade morfológica".PauloC1 Escreveu:Interessante é pensar nos motivos alegados para o não reconhecimento.
Mas os "pitbull" já têm a sua raça definida e padronizada há muitos anos. Chamam-lhe é AST.
Pois... mas eu já vi reds com diferenças de 20 cm ao garrote entre eles... Onde está a "linhagem" se existem discrepâncias desta ordem?YolaeFifi Escreveu: isto é um bocado bicudo... para quem conhece a raça, conhece as diferenças. tenho pena quando dizem que não vale a pena preservar os apbt porque temos os ast. mas, por exemplo, os ast não podem ser red ou blue nose que, na minha opinião, são dos cães mais morfologicamente bomitos, e íamos perder essas linhagens.
e se fossêmos pensar que não valia a pena manter uma raça porque já existe uma muito parecida e talvez com a mesma linha de origem, então não haviam silkys terrier ou parson russel terrier...
Qual foi a funcionalidade?dinodane Escreveu:E convenhamos que a funcionalidade não foi das melhores.
Pois.. E quem faz isso??snoppy Escreveu:Porque não pegar num estalão já existente (exemplo ADBA) e fazer uma selecção dos cães que existem. Fazer se um RI e ao fim de, não sei, 5/6 gerações, quando as caracteristicas morfologicas e psicologicas estejam já estáveis atribuir um LOP.
Eu ia por outro caminho ...fang Escreveu:Pois.. E quem faz isso??snoppy Escreveu:Porque não pegar num estalão já existente (exemplo ADBA) e fazer uma selecção dos cães que existem. Fazer se um RI e ao fim de, não sei, 5/6 gerações, quando as caracteristicas morfologicas e psicologicas estejam já estáveis atribuir um LOP.
Se em nenhum país ainda conseguiram promover a "raça" de modo a a uniformizar (embora algumas associações continuem a fazer um esforço...) com vista ao seu reconhecimento pelas entidades cinófilas internacionais, como é que em Portugal se leva a cabo um "bico de obra" desses??![]()
É que a raça não é Portuguesa...
Pois, mas também diz "Nose : Definitely black" ...CindelP Escreveu: Falaram ainda das cores (red nose e afins): ora bem, o estalão do AST nesse aspecto é bem claro: "Colours: All colours allowed!"
Claro. Aliás, quem tem lido as minhas intervenções noutros foruns ou mesmo neste, sabe o quanto considero importante esse ponto.BigBrother Escreveu:Pois, mas também diz "Nose : Definitely black" ...CindelP Escreveu: Falaram ainda das cores (red nose e afins): ora bem, o estalão do AST nesse aspecto é bem claro: "Colours: All colours allowed!"
Estamos a falar do que se acha porque, em 1936 nem eu ainda sonhava nascer e acredito que a CindelP também não.CindelP Escreveu:Eu ia por outro caminho ...fang Escreveu:Pois.. E quem faz isso??snoppy Escreveu:Porque não pegar num estalão já existente (exemplo ADBA) e fazer uma selecção dos cães que existem. Fazer se um RI e ao fim de, não sei, 5/6 gerações, quando as caracteristicas morfologicas e psicologicas estejam já estáveis atribuir um LOP.
Se em nenhum país ainda conseguiram promover a "raça" de modo a a uniformizar (embora algumas associações continuem a fazer um esforço...) com vista ao seu reconhecimento pelas entidades cinófilas internacionais, como é que em Portugal se leva a cabo um "bico de obra" desses??![]()
É que a raça não é Portuguesa...
Os amantes do Pit (do verdadeiro) nunca mostraram nenhum interesse em que a raça fosse reconhecida ou que sequer houvesse um estalão.
Eles sabem como deve ser "o cão" e sabem para que função deve servir. Essa é a filosofia do Pit.
Por isso, sobre o reconhecimento : a raça já foi reconhecida em 1936. Quem quisesse ter Pits registados, teve aí a oportunidade (e olhem que o stud book teve aberto mt tempo e durante mt tempo foram metidos em AST).
Falaram ainda das cores (red nose e afins): ora bem, o estalão do AST nesse aspecto é bem claro: "Colours: All colours allowed!"
Sobre a funcionalidade ... boa ou má, foi ela que deu origem a esta raça e foi talvez o afastamento desse mesma funcionalidade que causou tantos hipertipos e mais importante, a BSL hoje existente ...
n
Permite todas as cores mas só black nose, logo não permitem todos os APBTS serem registados como AST.CindelP Escreveu:Claro. Aliás, quem tem lido as minhas intervenções noutros foruns ou mesmo neste, sabe o quanto considero importante esse ponto.BigBrother Escreveu:Pois, mas também diz "Nose : Definitely black" ...CindelP Escreveu: Falaram ainda das cores (red nose e afins): ora bem, o estalão do AST nesse aspecto é bem claro: "Colours: All colours allowed!"
E a nivel pessoal, por exemplo, considero um cão todo branco ou um tricolour "mais dentro" do estalão do que um figado ou um azul.
Mas mesmo assim, o AST infelizmente é categorico ao afirmar "Colours: All colours allowed"
Figados e azuis vão esbarrar no nariz é certo, mas no que toca à coloração, continuam a estar "in"
snoppy Escreveu:
Permite todas as cores mas só black nose, logo não permitem todos os APBTS serem registados como AST.
Eu também vi e sei de APBTs conseguirem um RI como AST.
O Pit sempre foi um cão de lutas. Criado e selecionado para esse fim. E aqui não há volta a dar ..snoppy Escreveu:O APBT era, e acho que finalmente está voltando a ser um cão de familia, de companhia.
http://www.youtube.com/watch?v=x4mlkjLESnc
O Pit sempre foi um cão de lutas. Criado e selecionado para esse fim. E aqui não há volta a dar ..
Claro que essas mesmas caracteristicas que o permitiram ser um excelente cão de lutas, tambem o tornam num excelente Pet nas mãos certas.
Mas pf, estar a dizer que o Pit era um cão de companhia é esticar muito, muito a corda e só vem provar a tal teoria.