Também não é verdade. A raiva está considerada como erradicada em Portugal, mas continua a existir em Espanha, aqui mesmo ao lado, e os animais, quer selvagens, quer domésticos errantes ou assilvestrados, não conhecem fronteiras. E continua a existir em toda a Europa, excepto em Inglaterra, onde, pelas suas leis de rigorosa quarentena de animais entrados e condição de ilha, a erradicação é de facto total.PaulloSantos Escreveu:Não ?hsn Escreveu: Fiquei curiosa porque não sei de nenhuma vacina que se dê para doenças inexistentes.
A unica que é obrigatória é exactamente para uma doença que não existe em Portugal.... a vacina contra a raiva
No nosso caso, com a livre circulação de pessoas e animais dentro do espaço Schengen, estamos sujeitos à entrada de animais infectados e falsamente dados como vacinados. De resto, e segundo informação restrita da DGV, há cerca de dois anos registou-se um caso desses: um cão com raiva entrou em Portugal pelo Algarve. Na mesma altura, houve outro cão com suspeita de raiva em Espanha, que entrou no país, vindo de Marrocos, com um boletim de vacinas falso.
Para além de todas estas razões, note-se que só a obrigatoriedade de vacina contra a raiva em Portugal e a sua gratuidade permitiu restringir a doença ao ponto de ser considerada erradicada. Mas o risco continua a existir e é do maior interesse de todos continuarmos a vacinar os nossos animais, sem darmos ouvidos a esse facilitismo nem propalarmos uma mentira.